Armazenamento de produtos: como escolher o melhor tipo para sua loja

Aurea Araujo 28/08/2023 8 min de leitura
Armazenamento de produtos

Sua loja virtual está pronta para receber visitantes, mas você ainda tem dúvidas sobre o armazenamento de produtos e como isso pode influenciar nas suas vendas?

Estamos aqui para te ajudar!

Acompanhe para saber tudo sobre armazenamento de produtos para a sua loja virtual, quais são os principais tipos de armazenagem, benefícios e dicas práticas para que a gestão de estoque do seu e-commerce seja à prova de falhas!

Vamos nessa?

O que é armazenamento de produtos?

Começando pelo básico: armazenamento de produtos é, resumidamente, a organização do estoque disponível em um espaço físico apropriado

A armazenagem faz parte das rotinas administrativas de uma loja virtual. A menos que seja um sistema de dropshipping, sua loja depende de um local para guardar os produtos até que sejam vendidos.

Para desenvolver um bom sistema de armazenamento, você deve considerar:

  • O tipo de produto vendido;
  • A quantidade de estoque;
  • A distância entre o centro logístico;
  • O sistema de logística e frete;
  • A gestão do estoque.

Por exemplo: para uma loja que vende produtos personalizados, o estoque provavelmente será menor e dependerá de um espaço compacto de armazenamento, que seja de fácil acesso para baratear os custos de frete até o cliente final.

Quando você entende quais são os produtos, as quantidades e a manutenção do estoque, fica mais simples escolher qual é o melhor tipo de armazenamento para investir. 

Tipos de armazenamento de produtos

Existem três principais tipos de armazenagem que você pode utilizar na sua loja virtual – próprio, terceirizado e contratado.

Vamos explicar os detalhes, vantagens e desvantagens de cada tipo abaixo:

Armazenamento próprio

O armazenamento próprio é o mais comum. Nesse tipo de armazenamento, a empresa tem um armazém ou espaço para estoque que é da própria empresa, além de equipamentos e funcionários que fazem o trabalho de organização. 

Assim, a empresa também é responsável por todas as despesas relacionadas ao espaço, como aluguel, energia, manutenção e seguro.

É a opção de armazenagem que permite ao lojista ter maior controle sobre o estoque, mas também é a mais cara.

Armazenamento terceirizado

No armazenamento terceirizado, uma empresa contrata outra especializada em armazenagem de estoque para guardar e gerir os produtos disponíveis. 

Portanto, a empresa contratante é responsável por pagar os encargos do contrato, enquanto a terceirizada fica com a gestão do espaço, manutenção e contratação de pessoas, por exemplo.

Financeiramente falando, utilizar empresas terceirizadas para armazenar os produtos da sua loja é muito vantajoso, mas pode gerar transtornos com o controle do estoque. Afinal, essa importante parte da sua operação fica sob responsabilidade de outra empresa.

Armazenamento contratado

Já o armazenamento contratado é quase um meio termo entre o próprio e o terceirizado. Nessa modalidade, a empresa que possui os produtos aluga um espaço (por exemplo, uma sala ou um container), em um armazém que é operado por uma empresa externa. 

No armazenamento contratado, o lojista é responsável apenas pela manutenção do espaço contratado, enquanto o armazém ou pavilhão fica a cargo da empresa contratada. Pode ser uma boa opção, principalmente para quem atua com pouco estoque ou alta rotatividade de produtos.

Como escolher o melhor tipo de armazenagem para meu e-commerce?

Agora que você já sabe quais são os tipos de armazenamento disponíveis, vamos explicar mais detalhes sobre o que considerar na hora de escolher qual é o melhor para o seu e-commerce.

Por isso, algumas perguntas que você precisa responder nesse momento: 

  • Quais são os produtos disponíveis no mix da sua loja?
  • Qual é o valor do produto mais caro?
  • Quais são os que possuem maior saída nas vendas?
  • Quais são os parceiros de frete da sua loja?

Vamos explicar melhor cada ponto para não restar dúvidas.

Análise do mix de produtos

Considere qual é o volume de produtos que você vende, o tamanho das embalagens, se possui algum material que seja perecível, a fragilidade e, principalmente, o tamanho do estoque fixo.

Essas informações ajudam a entender, entre outros pontos, o quão grande seu espaço de armazenamento precisa ser.

Valor dos produtos

Aqui, estamos falando sobre segurança. A depender do tipo de produto que você está vendendo na sua loja virtual, o investimento em segurança dentro do espaço de armazenamento precisa ser maior.

Por isso, produtos de ticket alto, como eletrônicos e celulares, precisam estar em espaços monitorados com sistemas de entrada e saída, para evitar danos ou furtos.

Número de vendas

Se a sua loja trabalha com produtos que têm uma saída muito grande, você precisa garantir que o seu estoque esteja sempre abastecido, com quantidades mínimas de produtos armazenados.

Consultando os dados de vendas no painel da sua Loja Virtual da Yampi, você pode conferir quais são os produtos que mais vendem. 

Frete e logística

A proximidade do local de armazenamento com os centros logísticos do seu parceiro de frete impacta no preço que o seu cliente vai pagar pela entrega do produto.

Por isso, é importante ter muita atenção na localização do espaço de armazenagem.

Benefícios do armazenamento de produtos para seu e-commerce

Ainda em dúvida se você precisa investir em armazenamento de produtos para a sua loja virtual? 

Veja o que acontece quando você tem um sistema adequado de armazenagem:

Você tem eficiência operacional

Um sistema de armazenamento bem organizado permite que você otimize os processos de gerenciamento de estoque, separação de pedidos e envio. Ou seja: uma operação mais suave e eficiente, reduzindo o tempo gasto na busca por produtos e aumentando a produtividade da equipe.

Você reduz o erro humano

A organização adequada e a rotulagem clara dos produtos diminuem a probabilidade de erros, como enviar o item errado para o cliente. Portanto, sua loja tem menos devoluções, trocas e insatisfação dos clientes, economizando tempo e recurso financeiro.

Você melhora a experiência do seu cliente

Um armazenamento bem gerenciado significa que os produtos estão prontos e disponíveis para envio. Assim, é possível o cumprimento de prazos de entrega, aumentando a satisfação do cliente e construindo uma reputação positiva para a sua loja virtual.

Você otimiza espaço

Ao utilizar métodos eficientes de empilhamento e armazenamento, você pode maximizar o uso do espaço disponível no seu espaço. Aliás, com um espaço menor, é possível economizar em aluguel, em manutenção e limpeza do espaço, além de permitir o crescimento exponencial sem a necessidade imediata de expandir o espaço.

Você reduz a perda de produtos

Um controle preciso do estoque com um bom armazenamento ajuda a evitar a obsolescência de produtos e o vencimento de itens perecíveis, se for o caso. Assim, o desperdício de recursos e o potencial de prejuízos financeiros também diminuem.

Você ganha vantagem competitiva

Com um sistema de gerenciamento de estoque eficaz, você tem acesso a informações atualizadas sobre o status dos produtos, as tendências de demanda e as margens de lucro da sua empresa. Ou seja, você pode tomar decisões mais informadas sobre compras, promoções e estratégias de vendas online.

13 dicas para fazer um bom armazenamento de produtos

Além de encontrar um bom espaço para armazenar os produtos da sua loja virtual, você precisa manter o estoque organizado. 

E isso não somos nós que estamos dizendo: uma das principais consequências de um estoque desorganizado é a perda de produtos e, consequentemente, o prejuízo financeiro. 

Você com certeza não quer experimentar isso, certo? Então, está na hora de aprender a manter o armazenamento dos seus produtos com base em 13 pontos importantes:

1. Rotulagem

Coloque etiquetas em todos os produtos e caixas de armazenamento com informações claras, como nome do produto, SKU (Stock Keeping Unit – ou Unidade de Manutenção de Estoque), descrição e quantidade. Isso agiliza o processo de localização e evita erros.

2. Controle de estoque

Utilize um sistema de gerenciamento de estoque para monitorar as entradas e saídas de produtos, o que auxilia na manutenção das quantidades de produtos, além de oferecer uma visão precisa do nível de estoque em tempo real.

Botão para ler artigo sobre gestão de estoque

3. Priorização

Coloque os produtos de maior demanda ou que estão para expirar na frente, deixando mais acessíveis. Esse ponto ajuda a otimizar a rotatividade e, se for o caso de perecíveis, reduzir o risco de produtos vencidos.

4. Padronização

Mantenha um layout padrão para o armazenamento, para que todos os funcionários possam facilmente localizar produtos em qualquer área do armazém ou espaço onde está alocado o seu estoque.

5. Empilhamento seguro

Ao empilhar caixas, produtos ou paletes, tenha certeza  de que estão devidamente equilibrados e seguros para evitar quedas e danos.

6. Condições ambientais

Alguns produtos podem precisar de temperatura controlada, umidade mínima, ou proteção contra luz solar direta. Dessa forma, armazene produtos em condições ambientais adequadas. 

7. Limpeza

Mantenha o espaço limpo e livre de poeira. A higiene não só prolonga a vida útil dos produtos, como também cria um ambiente mais agradável para os funcionários.

8. Separação de produtos

Desenvolva um sistema eficiente para o processo de separação de produtos para envio – ou picking. Isso pode envolver a criação de listas de separação, otimização de rotas, entre outros.

9. Capacitação de equipe

Dependendo do tamanho da operação da sua loja, você pode depender da equipe para fazer o trabalho de organização do estoque. Invista em treinamentos para manuseio e organização de produtos, principalmente para evitar que sejam danificados e geram perdas financeiras.

10. Monitoramento

Faça auditorias periódicas do estoque para identificar produtos danificados, vencidos ou com pouca saída para manter o seu inventário saudável e corrigir as necessidades que aparecerem.

11. Embalagem

Armazene produtos em embalagens adequadas para que tenham proteção contra possíveis danos durante o manuseio e o armazenamento.

12. Devoluções

Tenha um processo claro para lidar com devoluções e produtos danificados, minimizando o impacto no estoque e aprimorando a experiência do cliente.

13. Expansão

Se tudo der certo, a sua loja virtual venderá cada vez mais e, com o tempo, você precisará de um espaço de armazenamento maior. Sendo assim, desenvolva um plano de expansão e escalonamento do espaço para prevenir surpresas futuras.

Quanto custa a armazenagem de produtos?

Esse é um ponto muito importante para prever os gastos totais da sua loja virtual.

A armazenagem dos produtos, quando não é em um espaço próprio da empresa, gera custos de aluguel e manutenção do espaço. Mas existe um cálculo que você pode fazer para ajudar a levantar custos. 

Você precisa dos seguintes dados:

  • Custo total da armazenagem no período (preço do aluguel)
  • Produtos vendidos no período
  • Espaço do galpão/armazém/local de estoque

O cálculo fica assim:

(Custo total do aluguel + quantidade de produtos vendidos) / espaço disponível = custo de armazenamento por metro quadrado.

Um exemplo prático:

  • Custo total da armazenagem no período: R$5.000 mensais
  • Produtos vendidos no período: 200
  • Espaço do galpão/armazém/local de estoque: 20 metros quadrados

(5000 + 200) / 20 = R$ 260 por metro quadrado

Ou seja: o estoque da sua loja que ficará armazenado custa R$260 a cada metro quadrado.

Ter a informação do custo do metro quadrado do espaço de armazenamento ajuda a entender os valores que devem ser investidos em um momento de expansão

Portanto, se você precisa adquirir mais produtos para armazenar, é isso que vai custar a cada novo metro quadrado a ser aderido no espaço. 

Cuidados essenciais para armazenar produtos da sua loja virtual

Cuidado nunca é demais! Além das dicas de como fazer um bom armazenamento de produtos, você precisa ter atenção nos principais pontos da armazenagem. 

Itens como segurança, limpeza e estrutura do ambiente são inegociáveis – e básicos no processo de armazenagem. 

Mas você também precisa ter cuidado com o empilhamento das caixas, a sustentação de prateleiras e estantes (se houver), ventilação e proteção das embalagens.

Tudo isso para garantir que a qualidade dos produtos enviados esteja sempre de acordo com os padrões da sua loja.

Quais são os tipos de armazenamento de produtos?

– Próprio
– Terceirizado
– Contratado

Como fazer uma boa armazenagem de produtos?

Coloque rótulos em todos os produtos e caixas
Realize o controle de estoque
Priorize produtos
Padronize o layout da armazenagem
Faça um empilhamento seguro
Verifique as condições ambientais
Mantenha a limpeza do espaço
Separe os produtos corretamente
Capacite sua equipe
Monitore seu estoque periodicamente
Utilize embalagens adequadas
Tenha um processo claro de devoluções
Crie um plano de expansão

Quanto custa a armazenagem de produtos?

Para entender o valor necessário para a armazenagem de produtos da sua loja virtual, realize o seguinte cálculo: (Custo total do aluguel + quantidade de produtos vendidos) / espaço disponível = custo de armazenamento por metro quadrado.

Aurea é Jornalista, formada pela PUCRS, e Especialista em Comunicação e Marketing Estratégico. Atua com redação e criação de conteúdo desde 2016, e é redatora para o blog da Yampi.

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