Para criar um site de vendas profissional e seguro, é necessário escolher uma boa plataforma e fazer as integrações necessárias. O custo mensal de manter um site de vendas também deve ser considerado para garantir a sustentabilidade da loja. Escolher uma plataforma com plano mensal gratuito, como a Yampi, é fundamental para quem está começando.
Aprender a como criar um site de vendas é uma tarefa mais simples do que parece.
O aumento do número de e-commerces aberto no Brasil valida essa informação: até 2023, havia cerca de 1,9 milhões de lojas virtuais registradas, com dados da BigDataCorp. Esse número já ultrapassa a casa dos 2 milhões.
Então, se este é o seu objetivo, está no lugar certo. Vamos falar sobre como criar um site de vendas, custos envolvidos e um passo a passo simplificado para colocar o seu e-commerce no ar.
Continue a leitura para aprender mais!
O que é preciso para criar um site de vendas?
Você decidiu que quer empreender na internet e criar um site de vendas. Essa é uma ótima ideia, ainda mais considerando que o e-commerce é o segundo maior canal em faturamento no país, de acordo com a edição 50 do relatório Webshoppers.
Antes de abrir um site de vendas de fato, existem definições que precisam ocorrer para estruturar o negócio:
- A escolha do que se deseja vender: o segmento de mercado e mix de produtos, que podem ser definidos por gosto pessoal, familiaridade ou relação entre oferta e demanda;
- O plano de negócio: contendo as definições de estoque, de marketing, de precificação dos produtos, para garantir o crescimento sustentável do site de vendas;
- O sistema de estoque: que pode ser com estoque próprio ou utilizando o sistema de dropshipping, importando e vendendo produtos de fornecedores terceiros;
- A identidade visual da loja/site de vendas: importante para criar um visual único no site de vendas e identificar a loja em meio às demais;
- Cadastro em gateways de pagamentos: o sistema de pagamentos do site de vendas depende de um gateway de pagamento, conectado à plataforma. Que, por sua vez, depende de um cadastro externo.
É mais sobre investimento em tempo de planejamento do que a criação de um site de vendas. E isso faz toda a diferença no sucesso do seu futuro negócio.
Quanto custa criar um site de vendas?
Os custos iniciais para criar um site de vendas envolvem, basicamente, a assinatura de plataformas.
Em termos de cursos mensais, é necessário considerar o plano escolhido da plataforma de e-commerce e a sustentação do site, que possuem custos variados – que podem ir de 0 a mais de R$450,00 em planos premium.
A hospedagem do site de vendas também possui custo. Em provedores populares, como a HostGator, é possível ter um plano a partir de R$9,89 por mês.
A maior parte das plataformas de e-commerce e provedores já contam com certificados de segurança, um custo a menos de implementação do site de vendas.
Outros gastos a serem considerados envolvem o desenvolvimento da identidade visual, cujo custo varia de acordo com a complexidade do projeto. É possível encontrar profissionais na internet que cobram por um projeto simples de identidade visual cerca de R$1.000,00, chegando até R$3.000,00.
Os demais pontos de organização do negócio em si não possuem custos financeiros, se você optar por seguir pessoalmente com o desenvolvimento. Algumas entidades, como o SEBRAE, possuem workshops e consultorias especializadas para novos empreendedores gratuitos ou com baixo custo.
É caro manter um site?
A manutenção de um site de vendas envolve os pagamentos de sustentação mensais, que mencionamos no tópico anterior, e as taxas sobre as vendas realizadas.
Se, ao longo do desenvolvimento do e-commerce, você incluiu ferramentas terceirizadas pagas para integrar na loja, a mensalidade delas também entra no custo de manter o site de vendas.
Então, se é caro ou não, tudo depende das escolhas feitas na criação da loja – mas manter costuma ser mais barato do que iniciar um site de vendas do zero.
Como criar um site de vendas grátis: passo a passo
Se você decidiu criar um site de vendas, é porque já definiu o segmento de produtos a serem vendidos e organizou os processos de estoque e gerenciamento.
Considerando isso, o passo a passo a seguir foca nas etapas práticas da criação de um site de vendas.
Acompanhe:
Escolha a plataforma ideal
Tudo começa com a escolha da plataforma de e-commerce para o site de vendas.
A análise deve considerar a estabilidade da plataforma, os custos de manutenção envolvidos, as ferramentas internas disponíveis para aumento do ticket médio de vendas.
A Yampi é uma ótima alternativa para isso. Além de possuir uma estrutura estável e contar com várias funcionalidades disponíveis para gerar mais conversões, ainda possui um plano gratuito, sem custo de manutenção mensal para o lojista.
Personalize a loja
Depois de escolher a plataforma, é hora de deixar a loja com a cara do seu negócio.
Com a identidade visual definida, crie banners, selecione cores e desenvolva os textos das páginas de produtos, seguindo as definições previstas para a marca.
A ideia aqui é criar uma unidade visual no site de vendas, que seja clara e demonstra confiança logo no primeiro clique.
💡Leia também: Como personalizar loja virtual?
Atualize os produtos
Agora vem a parte prática: cadastrar os produtos a serem vendidos.
Utilize boas fotos e descrições, e seja transparente na definição de preços e variações disponíveis, como tamanhos e cores.
O upload de produtos no site de vendas pode ser realizado através de planilhas de dados ou uso de aplicações terceirizadas, que são mais simples mas possuem um curso extra (lembra dos valores envolvidos na manutenção do site? Isso entra aqui também).
Conecte os aplicativos terceirizados
Você pode facilitar a gestão do site de vendas conectando aplicativos e ferramentas úteis, como sistemas de frete, ERPs, automação de marketing ou chat para atendimento.
Essas integrações ajudam a manter tudo organizado e a ganhar tempo no dia a dia.
Integre os meios de pagamento
Defina como os clientes poderão pagar: cartão de crédito, Pix, boleto, carteiras digitais. Quanto mais opções, maior a chance de fechar a venda.
Importante lembrar que a escolha dos afiliados, ou gateways de pagamentos, é anterior à abertura do site de vendas. Preze pela confiança e segurança dos gateways, além das taxas sobre as vendas, importantes para prever o custo de manutenção da loja.
Divulgue e comece a vender
Com o site de vendas pronto, é hora de atrair visitantes. Utilize redes sociais, crie anúncios, envie e-mails, produza conteúdo. Enfim, coloque a loja virtual “na rua”.
É importante trabalhar a divulgação desde o início, testando formatos e canais até entender o que mais traz melhores resultados na atração de futuros compradores.
Qual a melhor plataforma para criar um site de vendas?
A escolha da plataforma que vai sustentar o seu site de vendas impacta na experiência de compra dos clientes, nos custos de abertura e na manutenção. E, para garantir a melhor experiência com um plano completo e gratuito, vá de Yampi.
A plataforma de e-commerce é uma das melhores opções no mercado brasileiro para quem está começando a empreender na internet – e, também, para lojistas de todos os níveis, sendo uma solução completa para quem quer criar um site de vendas do zero ou migrar de outra plataforma.
Além disso, você pode começar gratuitamente com o plano Basic, que oferece recursos robustos como integração com os principais meios de pagamento, loja de aplicativos para automatizar processos, painel de controle intuitivo e atendimento especializado com a equipe de suporte. Tudo isso com custo 0 de manutenção mensal.
Escolha uma plataforma estável, segura, acessível e preparada para escalar seu negócio online, como a Yampi!
Para criar um site de vendas, inicialmente você precisa escolher o que vai vender, ter um plano de negócios, decidir seu sistema de estoque, criar uma identidade visual da marca e fazer o cadastro em gateways de pagamento seguros.
Criar um site de vendas envolve custos iniciais com a assinatura de plataformas de e-commerce e mensais com o plano da plataforma, que vão de planos grátis até a mais de R$450,00. Além disso, a hospedagem do site também tem um custo, que em planos populares começa a partir de R$9,89. Os certificados de segurança geralmente estão inclusos nas plataformas de e-commerce ou provedores de site, o que é um custo a menos. Por fim, a identidade visual feita com designers pode custar de R$1.000,00 a R$3.000,00, dependendo da complexidade.
– Escolha uma plataforma com mensalidade grátis
– Personalize a sua loja
– Atualize os produtos
– Conecte os aplicativos terceirizados
– Integre os meios de pagamento
– Divulgue e comece a vender