O TikTok Shop chegou ao Brasil como uma nova solução de e-commerce integrada à plataforma, permitindo que marcas e criadores vendam diretamente por vídeos, lives e vitrines. Com recursos próprios, a ferramenta permite a comercialização e saque de valores direto na conta do responsável pela loja, e é uma ótima estratégia para aumentar as vendas do e-commerce.
O TikTok Shop está oficialmente disponível para o público brasileiro.
Com o crescimento da rede social no país, a chegada da ferramenta de vendas da rede social de vídeos gera uma nova oportunidade para lojistas expandirem as vendas com o uso da plataforma, atingindo novos públicos para o e-commerce.
Quer entender como é possível usar o TikTok Shop para vender mais na sua loja virtual?
Então, acompanhe o texto que vamos falar sobre todas as novidades da ferramenta, com dicas de uso e dados importantes para considerar na sua estratégia de vendas.
O que é TikTok Shop?
O TikTok Shop é uma solução de e-commerce integrada à rede social de vídeos curtos que permite a criadores e marcas a venda de produtos diretamente no aplicativo, aproveitando o alto engajamento dos usuários para aumentar as conversões.
Essa funcionalidade já é popular em outros locais, como China e Estados Unidos, e passou a estar disponível no Brasil em 2025. Nos EUA, a ferramenta de social Commerce movimentou mais de US$500 milhões em 2024, segundo dados divulgados no portal Exame.
A grande proposta do TikTok Shop é unir conteúdo e comércio na mesma plataforma. Com isso, ao invés de apenas gerar tráfego para lojas externas, os vendedores podem exibir os produtos em vídeos, transmissões ao vivo e perfis com links diretos para a venda, e os clientes podem finalizar as compras dentro da plataforma, sem redirecionamento.
Essa funcionalidade faz parte de um conjunto de ferramentas chamado TikTok Commerce, com foco na conversão dentro da plataforma.
Diferença entre TikTok Shop e Vitrine
Além do TikTok Shop, a rede social também disponibilizou o recurso Vitrine, que permite a criação de uma vitrine virtual dentro de um perfil comercial na plataforma.
São recursos complementares do TikTok Commerce, mas com finalidades e estruturas diferentes.
O TikTok Shop é uma loja com controle total do vendedor, onde os produtos são cadastrados, gerenciados e divulgados dentro dos conteúdos da plataforma. Já a Vitrine é um tipo de mostruário interativo que fica acessível no perfil dos criadores, através de um ícone de sacola.
Inclusive, é possível ter uma Vitrine sem ter um TikTok Shop para promover produtos em uma conta conectada. E vice-versa.
Como funciona a TikTok Shop no Brasil?
O TikTok Shop já é uma ferramenta popular em vários países, mas ainda não está disponível mundialmente. No Brasil, foi ativada em 2025, por conta do alto número de usuários da rede social.
Atualmente, o país é o terceiro maior em número de usuários ativos no TikTok, com mais de 91 milhões de contas registradas, segundo dados do Statista.
O comportamento de busca dos usuários na rede social de vídeos curtos facilita a divulgação e venda de produtos, e torna o canal um centro propício para aumentar as vendas de e-commerces já estabelecidos.
Taxas da TikTok Shop no Brasil
O TikTok Shop cobra uma taxa de 6% sobre o valor bruto dos produtos vendidos. Mas novos vendedores possuem uma isenção de taxa pelos primeiros 90 dias de atividade, juntamente com um programa da plataforma que garante frete grátis para incentivar novas vendas.
Além da taxa de comissão, existe uma cobrança extra sobre produtos considerados baratos (vendidos a menos de R$79,00), que consiste em R$2,00 por produto.
Ainda existe as taxas por transação e para o sa
Para quem está interessado em vender na plataforma, é importante considerar essas taxas como parte da precificação do produto.
Quais são os requisitos para entrar na TikTok Shop?
Para abrir uma loja na TikTok Shop, basta ter uma conta na plataforma ou abrir uma nova para essa finalidade. Além de endereço fiscal e documentos de identidade.
Nos casos de perfis empresariais vendendo na plataforma, é necessário enviar o cartão de CNPJ e documentos oficiais da empresa.
Só é possível abrir uma conta com CNPJ para vender no TikTok, válido para empreendedores individuais que possuam MEI.
Como se inscrever na TikTok Shop?
Qualquer pessoa que deseja vender na rede social pode criar uma conta no TikTok Shop.
O primeiro passo é configurar uma conta na Central de Vendedores do TikTok, com o login e senha de uma conta já existente na plataforma. Ou, então, criar um novo perfil com e-mail e número de telefone.
É necessário preencher dados pessoais, como endereço, nome completo e documento de identificação. Lembrando que a informação do CNPJ é obrigatória.
Após essa etapa, o vendedor configura os dados de logística para a loja, como endereço fiscal, CEP e demais dados de localização, além de um endereço de devolução.
Com todos os dados preenchidos corretamente, basta clicar em “Iniciar empresa” e passar para a etapa de verificação de documentos, incluindo licença e registro oficial da empresa.
A última etapa envolve o cadastro dos dados para transações financeiras, em “Vincular conta bancária”. Um ponto importante nesse momento é ter atenção ao nome e dados de identificação da conta e da pessoa ou empresa registrada na plataforma, pois precisa ser o mesmo.
Com todas as informações preenchidas, a loja no TikTok está pronta para iniciar as operações, com cadastro de produtos e divulgação dos links em novos vídeos.
Como sacar o dinheiro da TikTok Shop?
O saque de valores da TikTok Shop funciona de maneira integrada ao painel do vendedor. Assim que os pedidos são concluídos (entregues e aceitos pelo cliente), o saldo é liberado para saque e cai diretamente na conta cadastrada.
Por isso, vale redobrar a atenção no momento de preencher os dados da conta bancária, atentando para que o nome e CNPJ, da conta sejam os mesmos de quem realizou o cadastro. Ou seja, se cadastrar uma conta bancária PF em uma conta do TikTok registrada em um CNPJ, o saque não ocorrerá.
Os valores podem demorar alguns dias para estarem disponíveis, dependendo das políticas de verificação e prazos logísticos do envio dos produtos. Mas a plataforma indica um tempo médio de 1 a 3 dias úteis para liberação dos valores.
Como usar a TikTok Shop? 10 dicas para vender mais
Agora que você já sabe como criar uma conta no TikTok Shops, como finalizar o cadastro e receber os pagamentos na sua conta bancária, vamos entender quais são as melhores práticas para vender mais na plataforma.
Confira, abaixo, 10 dicas para utilizar da melhor maneira possível a central de vendas do TikTok e extrair o potencial da ferramenta para o benefício do seu e-commerce.
Escolha produtos com potencial de viralização
78% das pessoas que já compraram na plataforma afirmam que conheceram o produto a partir da divulgação de um influenciador ou criador de conteúdo que viralizou, de acordo com esse levantamento da Amra & Elma.
Produtos que encantam ou que solucionam problemas reais possuem um grande potencial de viralização na plataforma e, por isso, tendem a render mais vendas. Aposte nesse tipo de produto.
Crie conteúdo original e autêntico
Evite vídeos puros de propaganda, chamando direto para a compra.
Desenvolva um storytelling para o uso do produto, mostrando desde o unboxing até demonstrações reais de uso cotidiano. Esse tipo de conteúdo cativa o público e mantém a audiência engajada.
Publique com frequência e consistência
Em média, usuários usam o TikTok por quase uma hora por dia online, demonstrando a importância da relevância constante.
Seguindo essa lógica, quanto mais o perfil publicar, maiores são as chances do algoritmo se manter ativo e distribuir melhor o conteúdo com os produtos do Shop para novas visualizações.
Faça transmissões ao vivo com ofertas especiais
Contrariando outras redes sociais, as lives ainda têm forte poder de conversão no TikTok.
Um dado da Fitsmall Business mostrou que até 10% das vendas que ocorreram no TikTok Shops vieram através de transmissões ao vivo na plataforma.
Colabore com criadores afiliados
A opção de afiliados está disponível para quem utiliza o TikTok Shops e a função Vitrine, o que permite que influenciadores e outros usuários da plataforma divulguem produtos e ganhem por isso.
Essa estratégia ajuda os dois lados, vendedor e afiliado, e gera uma nova possibilidade de renda para a loja na rede social.
Invista em anúncios baseados nos vídeos de maior sucesso
Vale a pena criar anúncios pagos na plataforma em cima dos vídeos que mais renderam visualizações.
Converter conteúdo orgânico em anúncios pode render CTRs (taxa de cliques) acima da média na rede social, que costuma ficar entre 0,5% e 1,5%, segundo a plataforma Lebesgue.
Use imagens e vídeos de alta qualidade
Conteúdo bem produzido e iluminado chama a atenção da audiência.
Invista em um cenário adequado para produzir os conteúdos de divulgação de produtos, com câmera ou celulares com boa resolução, além de luzes externas de apoio.
Aposte em hashtags e tendências populares
O uso estratégico de hashtags e músicas em alta posiciona os vídeos na aba “Para Você”. Use isso a seu favor e impacte mais pessoas a partir de conteúdo já viralizado.
Para ter acesso às tendências e virais do momento, fique de olho ao hub de tendências da plataforma.
Conecte a loja virtual à estratégia do TikTok
As vendas no TikTok fluem melhor quando o usuário encontra o mesmo catálogo em um e-commerce estruturado.
Essa consistência aumenta a chance de recompra e fortalece a marca, além de ajudar na estratégia multicanal, ou omnichannel.
Garanta uma jornada de compra clara e confiável
Exiba informações sobre prazos, devoluções e meios de pagamento no TikTok Shop e na loja virtual.
A integração entre as duas plataformas ajuda na segurança da audiência, que tem a certeza de que o produto divulgado no Shop existe e é de uma marca confiável.
Integre vendas em redes sociais com uma loja virtual própria
Ter uma loja virtual própria ajuda a construir autoridade de marca e fidelizar clientes. Utilizar o TikTok Shop ajuda a alavancar o alcance dos produtos vendidos e gerar mais conversões para o e-commerce, direto na plataforma.
A Yampi está aqui para unir o melhor dos dois mundos!
Ao criar uma conta gratuita, completa e de fácil configuração, você monta a sua loja com rapidez e conecta todos os canais de venda, incluindo o TikTok, dentro da Yampi. Além disso, ainda conta com a integração com o TikTok Widget, um aplicativo que transforma os vídeos do TikTok em vitrines interativas dentro da loja virtual.
Com o TikTok Widget e a loja da Yampi, você consegue exibir vídeos diretamente no site, destacar produtos nos conteúdos, direcionar visitantes para o carrinho e acompanhar métricas de engajamento.
Enquanto isso, os produtos também estão disponíveis nos vídeos dentro do TikTok Shops.
Promova uma jornada de compra fluida com a Yampi.