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Blog » E-commerce » Como vender infoprodutos na internet? Veja nichos, plataformas e mais

Como vender infoprodutos na internet? Veja nichos, plataformas e mais

Aurea Araujo 27/06/2025 7 min de leitura
como vender infoprodutos na internet
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Os infoprodutos consistem em mentorias, e-books, cursos e outros materiais informativos que são comercializados na internet. Se você está pensando em como vender infoprodutos, comece por aqui e aprenda sobre nichos, técnicas e dados do mercado.

O mercado de infoprodutos já movimentou R$ 30 bilhões no Brasil nos últimos anos e deve seguir crescendo até 2027, segundo dados divulgados pelo portal Economia SP. A Creator Economy, segmento da economia de criação de conteúdo que engloba infoprodutos, já é uma das mais lucrativas no mundo – com um lucro mundial estimado em US$ 250 bilhões, segundo a Deloitte.

Ao entender como criar, promover e comercializar esses produtos digitais através de uma loja virtual, o lojista ganha uma nova opção de segmento e transforma conhecimento em receita recorrente, sem depender de estoque. 

Neste artigo, vamos ensinar tudo o que sabemos sobre infoprodutos, com dados do mercado atualizados, para auxiliar quem deseja ter esse tipo de produto disponível para venda no e-commerce. 

Vamos lá?

  • Venda de infoprodutos: como funciona​?
  • O que é preciso para vender infoprodutos?
  • Os 13 nichos de infoprodutos mais vendidos
  • Como vender infoprodutos na internet? 8 dicas essenciais
  • Onde vender infoprodutos online?
  • Qual a melhor plataforma para venda de infoprodutos?

Venda de infoprodutos: como funciona​?

Partindo do básico, vamos entender no que consiste um infoproduto. 

Você já deve ter se deparado com PDFs que ensinam a fazer algo do zero, com receitas para pratos diversos, cursos de como investir, entre outros exemplos. Todos esses são infoprodutos.

Como o nome sugere, o infoproduto é um tipo de comercialização de conhecimento, ou de informações. São geralmente arquivos digitais em formato de texto, gráficos, cursos online em vídeo ou conteúdo em áudio fechado em plataformas para assinantes. Também podem ser considerados infoprodutos streamings de conteúdo (como podcasts, séries e filmes). 

Para iniciar a venda, é necessário, antes, criar o produto-base. O conteúdo é criado uma vez só e é disponibilizado em uma plataforma, como um e-commerce ou uma landing page específica para isso. Ao longo do tempo, mesmo que o conteúdo passe por atualizações, pode seguir na mesma plataforma para venda.

A venda acontece como em um produto normal: o lojista virtual descreve do que se trata o infoproduto, como acontece o acesso, o preço e as condições de pagamento, com imagens do material ou do que pode ser encontrado ao acessar o conteúdo.

Quando a venda é finalizada, o cliente recebe o acesso imediato, sem frete ou logística envolvida, o que diminui parte dos custos na geração do material. 
A remuneração de quem cria, do infoprodutor ou lojista, acontece através da venda direta, e tem uma margem de lucro alta em comparação a outros tipos de produto. 

O que é preciso para vender infoprodutos?

O primeiro item é, claro, um produto para ser vendido.

Como a base de um infoproduto é o conhecimento necessário para criar o material, é importante que o conteúdo seja do interesse de quem está criando, com informações validadas e que solucionem alguma necessidade, ou “dor”, do público-alvo.

Depois, é necessário criar a estrutura para a venda do material. Pense na venda do infoproduto como um produto comum que é comercializado em e-commerces. Para isso, é necessário ter:

  • Loja virtual ou plataforma de venda, como a Yampi;
  • Página de checkout;
  • Canais de divulgação;
  • Forma de distribuição/entrega do material;
  • Canais de atendimento ao cliente.

Com isso você já consegue abrir uma página de vendas, gerar conversões e entregar um suporte básico ao cliente. 

Como evitar plágios na venda de infoprodutos

É importante ter atenção à hospedagem do material. Conteúdos em PDF ou outros formatos de arquivo de texto podem ser facilmente copiados e distribuídos por pessoas mal intencionadas. 

As plataformas especializadas em infoprodutos possuem por padrão sistemas que evitam a cópia não autorizada de conteúdos digitais.

Outras alternativas para evitar o compartilhamento ou penalizar quem faz isso é criar edições limitadas e colocar marcas d’água, ou contratar um serviço de DRM (Digital Rights Management), que funciona como um gerenciador de direitos digitais.

Quanto ganha uma pessoa que vende infoprodutos?

O rendimento de um infoprodutor é muito variável, e depende de fatores como tipo de conteúdo vendido, nicho de mercado e custos envolvidos na produção dos materiais comercializados.

Mas, para termos uma noção se vale a pena investir nesse segmento de vendas, vamos conferir alguns dados de mercado:

  • Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas levantou que 42% dos criadores de conteúdo tem como principal fonte de renda a venda de produtos digitais;
  • A mesma pesquisa mostra que um infoprodutor ganha, em média, até R$12 mil reais com a venda de cursos online, e-books e podcasts; 
  • Outro dado, divulgado no portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios, aponta que 54% dos brasileiros que usam a internet já compraram ou consumiram algum infoproduto

Os 13 nichos de infoprodutos mais vendidos

A Confederação Nacional de Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil realizaram uma pesquisa sobre o consumo de infoprodutos pelos brasileiros.

Entre os respondentes que compraram algum tipo de no período de 12 meses, 

Os três principais nichos de compra são: música (16% dos respondentes), cursos preparatórios (12%), e beleza e estética (12%).

A lista completa contém outros 9 segmentos, que listamos abaixo:

  • Empreendedorismo;
  • Tecnologia;
  • Marketing e marketing digital;
  • Saúde e bem-estar;
  • Vendas;
  • Viagens;
  • Redes sociais;
  • Moda e maquiagem;
  • Finanças e investimentos;
  • Nutrição e alimentação. 

Vamos entender as opções dentro de cada tipo de segmento apontado na pesquisa, com exemplos práticos para inspirar você, lojista, que está pensando em investir no segmento.

Música

Cursos e materiais para aprender instrumentos, canto ou produção musical.

💡 Exemplos para inspiração: curso de violão para iniciantes, e-book de teoria musical, masterclass de mixagem em home-studio.

Cursos preparatórios

Conteúdo focado em provas e concursos (ENEM, OAB, concursos públicos em geral).

💡 Exemplos para inspiração: pacotes de videoaulas, simulados, mapas mentais de disciplinas específicas.

Beleza e estética

Tutoriais, técnicas e certificações para cuidados pessoais. 

💡 Exemplos para inspiração: curso online de extensão de cílios, guia de skincare vegano, workshop de design de sobrancelhas.

Empreendedorismo

Métodos para abrir ou escalar negócios e desenvolver mentalidade de gestão.

💡 Exemplos para inspiração: mentoria “Primeira Loja Virtual”, curso de precificação para artesãos, checklist de plano de negócios.

Tecnologia

Habilidades de programação, análise de dados e ferramentas digitais. 

💡 Exemplos para inspiração: bootcamp de Python, treinamento em Power BI, aula expressa de IA generativa.

Marketing e marketing digital

Estratégias de tráfego, conteúdo e conversão, além de técnicas de marketing tradicional, como branding, desenvolvimento de identidade visual, entre outros. 

💡 Exemplos para inspiração: curso de anúncios pagos, e-book de copywriting, planilha de funil de e-mail marketing.

Saúde e bem-estar

Programas de exercícios, equilíbrio mental e qualidade de vida. 

💡 Exemplos para inspiração: desafio de yoga em 30 dias, série de meditação guiada, planner de hábitos saudáveis.

Vendas

Técnicas de prospecção, negociação e fechamento. 

💡 Exemplos para inspiração: treinamento de inside sales, script de ligação B2B, masterclass de pitch irresistível.

Viagens

Planejamento econômico e lifestyle nômade. 

💡 Exemplos para inspiração: guia “Europa por R$ 100/dia”, planilha de milhas, curso de fotografia de viagem no celular.

Redes sociais

Crescimento, engajamento e criação de conteúdo para redes como Instagram, Facebook, TikTok, entre outras. 

💡 Exemplos para inspiração: desafio TikTok de 7 dias, calendário de conteúdo para Instagram, curso de Shorts no YouTube.

Moda e maquiagem

Estilo pessoal, composição de looks e técnicas de maquiagem. 

💡 Exemplos para inspiração: workshop de colorimetria, curso de automaquiagem profissional, guia de guarda-roupa cápsula.

Finanças e investimentos

Organização financeira e construção de patrimônio. 

💡 Exemplos para inspiração: planilha de orçamento familiar, curso de ações para iniciantes, e-book de renda fixa.

Nutrição & alimentação

Dietas, receitas e performance alimentar. 

💡 Exemplos para inspiração: programa de marmitas fitness, e-book low-carb, cardápio vegano para atletas.

Como vender infoprodutos na internet? 8 dicas essenciais

Agora que você já sabe quais são os nichos que mais vendem, está na hora de aprender a comercializar o seu infoproduto.

É preciso criar uma oferta clara, chegar ao público certo, medir resultados e cultivar relacionamento para repetir o ciclo. 

A seguir, veja sete passos práticos que transformam conhecimento em receita recorrente para lojistas virtuais.

Escolha um segmento de mercado

A escolha do segmento do infoproduto pode ser feita com base nos nichos que mais vendem ou no conhecimento próprio de quem está desenvolvendo. 

É importante ter familiaridade com o assunto para criar conteúdo de valor para o público.

Valide a necessidade do público antes de criar

Converse com possíveis compradores através de enquetes ou pesquisa de mercado. Melhor do que criar, é criar para um público com dores reais que podem ser solucionadas com o seu conhecimento. 

Escolha o formato adequado para o material

Entregar o conteúdo no formato certo melhora a percepção de qualidade do que está sendo comercializado.

Vídeos estruturados servem para aulas passo a passo; e-books funcionam para guias de consulta rápida; planilhas ou modelos de apresentação agregam valor em nichos técnicos. 

Construa uma landing page simples e persuasiva

Use título direto, benefícios em lista, prova social e um botão de compra visível. 

Evite excesso de distrações para que o visitante foque direto na ação que você deseja: a finalização da compra.

Invista em tráfego pago e segmentado

Anúncios bem segmentados trazem público qualificado; UTMs mostram quais canais convertem. Assim, você realoca verba para a campanha que entrega melhor custo por venda.

Use provas sociais

92% das pessoas hesitam em realizar uma compra online que não tenha depoimentos de outros compradores, segundo o Exploding Topics. 

As provas sociais reais reduzem o medo de comprar “no escuro” e aumentam a confiança no infoproduto. 

Trabalhe o pós-venda

Inclua sessões de dúvidas ao vivo, comunidade exclusiva ou checklist complementar. 

Além de elevar o ticket médio, o suporte no pós-venda gera indicações e prepara o terreno para futuros lançamentos.

Diversifique as plataformas de vendas

Além da loja virtual, vale a pena investir na disponibilização e venda de infoprodutos através de plataformas especializadas, como a Hotmart e a Monetizze.

Esses canais também permitem aumentar a renda através de programas de afiliados, em que outras pessoas divulgam o seu produto para novos compradores. 

Onde vender infoprodutos online?

Falando em diversificar as plataformas de venda, vamos entender quais são os canais mais adequados para comercializar infoprodutos na internet.

Existem três caminhos principais para colocar um curso, e-book ou mentoria à venda. O primeiro envolve os marketplaces especializados, que funcionam como grandes shoppings virtuais de produtos digitais, com vitrine pronta, meio de pagamento integrado e rede de afiliados. Mas tenha atenção às taxas, que variam entre 9% e 12% sobre cada venda, além de regras de layout e preço que você não controla totalmente.

Alguns exemplos de marketplace para infoprodutos:

  • Hotmart;
  • Udemy;
  • Eduzz;
  • Hotscool.

A segunda alternativa é utilizar os recursos de venda de redes sociais como Instagram Shop (Compras no Instagram), Facebook Marketplace e TikTok Shop. São alternativas rápidas, relativamente baratas e ótimas para testar oferta e demanda. 

Quando o volume cresce, o ideal é combinar esse tráfego orgânico ou pago com uma estrutura fixa, seja o marketplace ou loja própria. 

Nesse contexto, outra opção é ter uma loja própria usando plataformas de e-commerce que aceitam arquivos digitais, como a Yampi. Nesse modelo você paga apenas a taxa por pedido e tem total controle sobre a sua loja, com domínio próprio e recursos de venda nativos, como o Checkout Transparente. 

E, claro, você pode – e deve – mesclar as três alternativas até encontrar o canal com melhor conversão e investir mais tempo e esforço nele.

Qual a melhor plataforma para venda de infoprodutos?

Seja para vender produtos com estoque ou infoprodutos, a Yampi tem tudo o que é necessário para criar uma loja virtual completa. 

Com o plano Basic gratuito, é possível hospedar arquivos, liberar acesso imediato e usar o Checkout Transparente sem custo de manutenção mensal.

Além disso, a plataforma conta com uma loja de aplicativos que conta com integrações para disparo de e-mail marketing, CRM e atendimento. Assim, você vende mais e mantém um relacionamento mais próximo com os seus clientes, para informar sobre atualizações, novos infoprodutos e compras complementares.

A Yampi combina o controle de uma loja própria com custo variável baixo, e é a plataforma ideal para quem quer começar na venda de infoprodutos, testar nichos e escalar sem taxas escondidas.

Assinatura Aurea
  • E-commerce
  • Marketing digital
  • #Marketing Digital
  • #Marketing para e-commerce
  • #Vendas online

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