As redes sociais são poderosos canais de venda para quem sabe trabalhar com bons conteúdos que demonstrem o verdadeiro valor e uso dos produtos. Investir na divulgação de produtos virais ajuda a impulsionar, enquanto conquistar o público garante o relacionamento a longo prazo com a marca.
Se você quer saber como vender mais nas redes sociais e transformar a sua loja virtual em um negócio lucrativo, está no lugar certo.
Além de entender os pilares de uma boa operação de uma loja virtual em canais, planejar, testar e utilizar as ferramentas certas são peças complementares na construção de um caminho de atração, conversão e fidelização de clientes.
Segundo a Adyen, 65% dos brasileiros que utilizam redes sociais já realizaram compras através deste tipo de canal – e o seu e-commerce merece estar presente onde o público com maior potencial de compra também está..
Por isso, neste artigo, reunimos dicas práticas e diretas para quem deseja vender mais nas redes sociais e impulsionar o próprio e-commerce através desses canais.
Vamos nessa?
Cenário de vendas nas redes sociais
Antes de entrarmos nas dicas de fato, vamos entender um pouco mais sobre o cenário de vendas em redes sociais com alguns dados importantes do segmento:
- Segundo a Kelpios, existem, mundialmente, cerca de 5,31 bilhões de usuários de redes sociais;
- A mesma pesquisa mostra que, em média, um usuário comum passa mais de 18 horas semanais em diferentes mídias sociais;
- De acordo com o GWI, 27% dos usuários afirmam que utilizam redes sociais para buscar novos produtos para comprar;
- A mesma fonte mostra que pessoas com idade entre 35 e 44 anos, esse número sobe para 29,5%.
- Ainda, a plataforma favorita para 16,3% das pessoas é o WhatsApp.
Ou seja: muita gente investe muito tempo do dia em redes sociais, e uma considerável parte busca, justamente, novos produtos.
Como vender mais nas redes sociais? 10 estratégias fáceis
Está mais do que na hora da sua loja virtual aproveitar o potencial dos canais digitais para alavancar as vendas e faturar mais, mas indo além da produção de conteúdo pura e simples.
Confira, a seguir, dicas práticas voltadas para vender mais utilizando as redes sociais.
Entenda a dinâmica das redes sociais
Cada rede social possui uma lógica própria de funcionamento e entrega de conteúdo.
Por exemplo: o Instagram prioriza engajamento e constância, o TikTok valoriza criatividade e retenção de atenção, enquanto o YouTube favorece conteúdos mais longos e aprofundados.
É possível fazer testes replicando um mesmo tipo de conteúdo em diferentes canais, mas é um erro esperar que tenha o mesmo resultado.
Entender essas diferenças ajuda você a adaptar a estratégia de comunicação e vendas para cada ambiente.
Planeje o conteúdo com estratégia
Mesmo que um conteúdo performe bem, vender nas redes sociais vai além do engajamento. É preciso planejar o que será postado, com quais objetivos e para quem.
Por isso, mantenha um calendário de publicações que mescle diferentes tipos de conteúdo: informativo, inspiracional, de prova social (como depoimentos e vídeos de clientes), e claro, os comerciais.
Estabeleça uma régua de conteúdo que envolva o cliente em diferentes fases da jornada de compra, desde a descoberta à decisão de compra com links diretos. Mas sem forçar a ação. Lembre: redes sociais preveem interação entre as partes, o conteúdo precisa respeitar isso.
Foque nos formatos que mais geram visibilidade
Em todas as redes, os algoritmos favorecem conteúdos que mantêm as pessoas engajadas.
No Instagram, por exemplo, os Reels têm prioridade na entrega, enquanto os Stories possuem ferramentas para clique em link que ajudam em comunicações mais diretas.
Já no TikTok, vídeos rápidos, envolventes e com áudios em alta geram maior engajamento e, por consequência, performam melhor na plataforma.
Trabalhe esses formatos com consistência e aproveite as tendências sem perder a identidade da sua loja virtual.
Utilize as ferramentas de venda das próprias redes sociais
As principais plataformas oferecem recursos nativos de vendas que facilitam a jornada do consumidor. Veja como aproveitar cada uma delas:
💰 Instagram Shopping:
- Configure sua loja pelo Gerenciador de Catálogos no Meta Business Suite;
- Marque produtos diretamente nos posts do feed, Stories e Reels;
- Os usuários podem comprar sem sair do app ou serem direcionados para sua loja virtual.
Leia também: Como vender pelo Instagram
💰 Facebook:
- Permite a venda de produtos através do Marketplace ou em catálogos, como no Instagram;
- Os produtos também podem ser compartilhados em anúncios pagos, com links que enviam direto para o WhatsApp.
Leia também: Como vender no Facebook
💰 TikTok Shop:
- Permite vender diretamente dentro da plataforma;
- Os produtos podem ser inseridos nos vídeos, lives ou vitrine do perfil;
- É possível integrar com ferramentas de dropshipping e e-commerce.
Aprenda tudo sobre o TikTok Shop aqui!
💰 YouTube:
- Canais que fazem parte do Programa de Parcerias do Youtube podem vincular catálogos de produtos;
- A marcação pode ser feita em vídeos ao vivo ou gravados.
💰 WhatsApp:
- As lojas virtuais que utilizam perfis Business possuem um catálogo disponível na descrição do perfil;
- Além disso, também é possível criar listas de transmissão e enviar produtos com links para finalização na loja virtual, através de novas conversas com os contatos.
Leia também: Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp
Conecte com a dor do cliente
Divulgar produtos é fácil, o complexo é conectar com quem está do outro lado e com o que essa pessoa precisa.
Identifique o que motiva o seu cliente: é a busca por praticidade? Preço? Se manter alinhado com as tendências de consumo do momento? Ou é a solução para um problema específico?
Ao criar conteúdo, utilize esses gatilhos e mostre como o seu produto resolve uma dificuldade real ou como melhora a vida de quem o consome.
Isso cria conexão emocional e desperta o desejo de compra com mais facilidade.
Demonstre o uso com produtos reais
Conteúdos que mostram o produto em uso geram mais confiança do que apenas fotos de catálogo. Os famosos unboxings são ótimos exemplos disso.
Vale criar resenhas, bastidores da produção, e principalmente, compartilhar prova social, com clientes reais usando e elogiando o produto da sua loja virtual.
Disponibilize provas sociais nas redes sociais
Falando em prova social, o uso de conteúdo gerado por clientes é uma ótima maneira para garantir mais vendas nas redes sociais.
Depoimentos, avaliações, capturas de conversas com clientes satisfeitos, vídeos de unboxing e até comentários positivos nas redes sociais funcionam como validação social para novos compradores. Mostrar que outras pessoas compraram, aprovaram e tiveram uma boa experiência com os produtos vendidos na sua loja virtual ajuda outros clientes a comprovarem a veracidade da oferta e a qualidade do produto.
Importante: para qualquer conteúdo de terceiros, solicite a aprovação para compartilhamento antes de fazer alguma captura de tela ou salvamento de imagens.
Use a IA, mas sem exageros
Ferramentas de inteligência artificial podem ajudar muito no processo de criação de conteúdo, facilitando a criação de legendas, roteiros para vídeos, variações de anúncios e até mesmo o aprimoramento de imagens.
Mas tenha cuidado. Perfis que parecem artificiais perdem o engajamento, principalmente quando falamos sobre imagens – sem contar que a oferta precisa condizer com o produto enviado, sob risco de penalizações de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Então, use a IA para otimizar o tempo de produção, mas sempre revise e humanize o conteúdo antes de qualquer publicação.
Invista em comunicação por WhatsApp
O WhatsApp é uma das redes sociais mais efetivas para conversão, com 67% das empresas utilizando como um canal de vendas, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
No WhatsApp Business, além dos catálogos e das listas de transmissão que mencionamos, é possível organizar clientes por etiquetas, automatizar mensagens, e tudo isso facilita o fechamento da venda diretamente através dessa rede social – sim, o WhatsApp também é uma rede social.
Leia também: Dicas para fazer atendimento pelo WhatsApp
Utilize anúncios pagos nas redes sociais
Utilizar anúncios pagos nas redes sociais é uma das maneiras mais objetivas para escalar vendas e atingir o público desejado, com o produto mais adequado para o momento da compra.
Em redes como Facebook e Instagram, é possível obter resultados com um investimento acessível e controle total sobre o orçamento, permitindo que os produtos alcancem quem de fato tem maiores chances de comprar
Isso é facilitado com o uso de segmentação com base em interesses, comportamentos ou até mesmo por ações anteriores (como pessoas que visitaram a loja virtual ou interagiram com determinados conteúdos).
Mesmo para lojistas iniciantes, vale disponibilizar um valor mensal para investimentos em anúncios pagos nas redes sociais.
Qual é a rede social que mais vende?
Agora que você já sabe qual caminho seguir para vender mais nas redes sociais, será que a sua loja virtual está presente nos canais que mais vendem?
Opções não faltam, mas algumas convertem mais do que outras.
De acordo com dados compartilhados pela CNN Brasil, a partir de uma pesquisa da Adyen de 2024, o Instagram segue como a rede social com maior interesse dos consumidores brasileiros, contabilizando 61% de preferência.
A seguir, o Facebook aparece no ranking, com 52%, seguido pelo TikTok, com 19% de interesse dos consumidores.
Então, se o Instagram faz parte da sua estratégia de comunicação e marketing, a sua loja virtual está no caminho certo.
Como otimizar o atendimento de vendas pelas redes sociais?
Além de vender nas redes sociais, você também deve almejar a retenção desses clientes para que comprem mais vezes. É o que chamamos de fidelização, e o atendimento é parte importante desse processo.
Considere como pilares a agilidade, a personalização e resolução de problemas. Quanto mais rápido e efetivo for o retorno da loja no atendimento ao cliente, melhores são as chances de fidelização.
Também vale investir em uma equipe e uma rotina de monitoramento das mensagens diretas, comentários e menções nas redes sociais, afinal, é por esses canais que queremos vender mais.
Para os primeiros atendimentos, mantenha uma seção de perguntas e respostas para as questões mais frequentes na loja virtual e com um link de redirecionamento nos perfis das redes sociais.
✨ Dica: no caso do Instagram, vale criar um destaque com Stories respondendo às perguntas frequentes para simplificar o atendimento.
Bônus: os 12 produtos mais populares em vendas nas redes
Os produtos que mais vendem nas redes sociais variam de acordo com as tendências do momento.
Uma ótima maneira de acompanhar as atualizações em tempo real é buscar, nas próprias ferramentas desses canais, quais são os produtos em alta no momento.
Na Central de Criativos do TikTok existe uma seção que mostra os produtos mais vendidos e com maior popularidade em um período de 7 a 30 dias.
Por exemplo, entre os produtos mais populares comercializados na ferramenta, estão:
- Perfume;
- Capas, protetores de tela e acessórios para celular;
- Produtos de limpeza;
- Vestuário masculino;
- Celulares;
- Essências;
- Hidratantes;
- Tratamentos para cabelos;
- Chocolates;
- Notebooks/laptops;
- Camisetas;
- Óculos de sol.
Para fazer novas pesquisas, acesse este link, selecione o país de interesse, o período e analise os produtos com maior popularidade ou que estão em ascensão.
Integre sua rede social com uma loja própria e impulsione vendas
Nas redes sociais, você impulsiona o alcance e atrai novos compradores. Com uma loja própria, você ganha autonomia sobre o layout, condições de pagamento, estratégias promocionais e captação de dados, em um espaço seguro e estável.
A Yampi é uma das plataformas mais indicadas para quem deseja unir redes sociais com uma loja virtual de alta performance. Com recursos como o Checkout Transparente, você pode vender diretamente através de links em publicações ou anúncios, sem que o cliente precise navegar por várias páginas.
Além disso, a loja de aplicativos da Yampi oferece integração com ferramentas como o TikTok Widget, que transforma vídeos em vitrines interativas, e permite marcar produtos em conteúdos e Stories do Instagram com facilidade.
Na página inicial das lojas virtuais, também é possível configurar o compartilhamento de publicações do Instagram no layout, unificando a comunicação das plataformas em um ambiente estável e seguro.
Traga a sua loja virtual para a Yampi e veja, na prática, como vender mais com uma loja completa, desenvolvida para o público brasileiro.