Blog Yampi
  • E-commerce
    • Loja Virtual
      Loja VirtualArtigos para quem quer abrir ou otimizar uma loja virtual
    • Checkout Transparente
      Checkout TransparenteEntenda mais sobre checkout e como usar seus recursos
    • Yampi
      YampiConfira novidades e lançamentos da Yampi
    • Gateway de Pagamento
      Gateway de PagamentoSaiba mais sobre os sistemas financeiros no e-commerce
    • Dropshipping
      DropshippingAprenda sobre o universo do e-commerce sem estoque

    Confira as trilhas da Yampi Academy

    Video Cover Assista agora
  • Gestão
    • Logística
      LogísticaArtigos sobre gestão de transporte e armazenamento
    • Aplicativos
      AplicativosFerramentas e plataformas para integrar à loja virtual
    • Atendimento
      AtendimentoDescubra dicas importantes para oferecer suporte na loja virtual
    • Negócios
      NegóciosConteúdos exclusivos para ajudar a administrar os negócios
    • Frete
      FreteEntenda mais sobre o processo de entregas no e-commerce

    Confira as trilhas da Yampi Academy

    Video Cover Assista agora
  • Marketing
    • Datas comemorativas
      Datas comemorativasArtigos sobre datas comerciais importantes para o e-commerce
    • Redes sociais
      Redes sociaisDicas para impulsionar as vendas nas principais mídias sociais
    • Tráfego
      TráfegoConfira conteúdos sobre tráfego para atrair mais visitantes
    • Vendas online
      Vendas onlineTudo o que você precisa saber para vender produtos na internet
    • Branding
      BrandingDescubra como criar uma estratégia para a sua marca
    • Eventos
      EventosArtigos com todos os eventos que a Yampi já participou

    Confira as trilhas da Yampi Academy

    Video Cover Assista agora
  • Downloads
    • Guia de Bolso Yampi
      Guia de Bolso YampiBaixe o nosso manual com 7 ferramentas gratuitas
    • Calendário Comercial  2025
      Calendário Comercial 2025Confira as datas comerciais de 2025
    • Insights NRF 25
      Insights NRF 25Tendências para e-commerce
    • Relatório Black Friday 2024
      Relatório Black Friday 2024Infográfico com dados e tendências
    • Plano de Marketing
      Plano de MarketingMaterial com exemplos práticos
    • Planilha de Fluxo de Caixa
      Planilha de Fluxo de CaixaAcompanhe as receitas e despesas
    • Calendário de Conteúdo
      Calendário de ConteúdoGerencie posts nas redes sociais
    • Como atrair clientes
      Como atrair clientesGuia completo e checklist
    • Template de Personas
      Template de PersonasModelo editável para criar
    • Ferramentas de E-commerce
      Ferramentas de E-commerceChecklist de ferramentas para e-commerce
    • Checklist para LP
      Checklist para LPGuia para criar landing pages
    • KPIs para e-commerce
      KPIs para e-commercePlanilha para acompanhar KPIs
    • Calculadora de lucro
      Calculadora de lucroCálculo de lucro no e-commerce
    • Planilha de Precificação
      Planilha de PrecificaçãoCálculo de preço de produtos
    • Calculadora de desconto
      Calculadora de descontoCálculo de desconto para lojas
    • Empreendedorismo feminino
      Empreendedorismo femininoGuia de empreendedorismo feminino
    • Política de Troca e Devolução
      Política de Troca e DevoluçãoModelo de política de troca
    • Planilha controle de estoque
      Planilha controle de estoqueControle de estoque em lojas
  • Cases
  • Notícias
Criar conta grátis
Criar conta grátis
  • E-commerce
    • Loja Virtual
      Loja VirtualArtigos para quem quer abrir ou otimizar uma loja virtual
    • Checkout Transparente
      Checkout TransparenteEntenda mais sobre checkout e como usar seus recursos
    • Yampi
      YampiConfira novidades e lançamentos da Yampi
    • Gateway de Pagamento
      Gateway de PagamentoSaiba mais sobre os sistemas financeiros no e-commerce
    • Dropshipping
      DropshippingAprenda sobre o universo do e-commerce sem estoque

    Confira as trilhas da Yampi Academy

    Video Cover Assista agora
  • Gestão
    • Logística
      LogísticaArtigos sobre gestão de transporte e armazenamento
    • Aplicativos
      AplicativosFerramentas e plataformas para integrar à loja virtual
    • Atendimento
      AtendimentoDescubra dicas importantes para oferecer suporte na loja virtual
    • Negócios
      NegóciosConteúdos exclusivos para ajudar a administrar os negócios
    • Frete
      FreteEntenda mais sobre o processo de entregas no e-commerce

    Confira as trilhas da Yampi Academy

    Video Cover Assista agora
  • Marketing
    • Datas comemorativas
      Datas comemorativasArtigos sobre datas comerciais importantes para o e-commerce
    • Redes sociais
      Redes sociaisDicas para impulsionar as vendas nas principais mídias sociais
    • Tráfego
      TráfegoConfira conteúdos sobre tráfego para atrair mais visitantes
    • Vendas online
      Vendas onlineTudo o que você precisa saber para vender produtos na internet
    • Branding
      BrandingDescubra como criar uma estratégia para a sua marca
    • Eventos
      EventosArtigos com todos os eventos que a Yampi já participou

    Confira as trilhas da Yampi Academy

    Video Cover Assista agora
  • Downloads
    • Guia de Bolso Yampi
      Guia de Bolso YampiBaixe o nosso manual com 7 ferramentas gratuitas
    • Calendário Comercial  2025
      Calendário Comercial 2025Confira as datas comerciais de 2025
    • Insights NRF 25
      Insights NRF 25Tendências para e-commerce
    • Relatório Black Friday 2024
      Relatório Black Friday 2024Infográfico com dados e tendências
    • Plano de Marketing
      Plano de MarketingMaterial com exemplos práticos
    • Planilha de Fluxo de Caixa
      Planilha de Fluxo de CaixaAcompanhe as receitas e despesas
    • Calendário de Conteúdo
      Calendário de ConteúdoGerencie posts nas redes sociais
    • Como atrair clientes
      Como atrair clientesGuia completo e checklist
    • Template de Personas
      Template de PersonasModelo editável para criar
    • Ferramentas de E-commerce
      Ferramentas de E-commerceChecklist de ferramentas para e-commerce
    • Checklist para LP
      Checklist para LPGuia para criar landing pages
    • KPIs para e-commerce
      KPIs para e-commercePlanilha para acompanhar KPIs
    • Calculadora de lucro
      Calculadora de lucroCálculo de lucro no e-commerce
    • Planilha de Precificação
      Planilha de PrecificaçãoCálculo de preço de produtos
    • Calculadora de desconto
      Calculadora de descontoCálculo de desconto para lojas
    • Empreendedorismo feminino
      Empreendedorismo femininoGuia de empreendedorismo feminino
    • Política de Troca e Devolução
      Política de Troca e DevoluçãoModelo de política de troca
    • Planilha controle de estoque
      Planilha controle de estoqueControle de estoque em lojas
  • Cases
  • Notícias
Ícone de busca

Revolucione as suas vendas online agora mesmo!

Criar conta

Blog » Gestão » O que é estoque mínimo? Conheça vantagens e como calcular

O que é estoque mínimo? Conheça vantagens e como calcular

Aurea Araujo 27/03/2024 6 min de leitura
  • Compartilhar post no Whatsapp
  • Compartilhar post no Linkedin
  • Compartilhar post no Facebook

Quem empreende no e-commerce, inevitavelmente vai presenciar um momento de alta nas compras que resulta na falta de produtos para os clientes. Afinal, esse risco vem com qualquer negócio que dependa de estoque.

É por isso que é tão importante ter um estoque mínimo de produtos: isso evita estresses e gastos não planejados com a reposição de estoque, garantindo a continuidade das vendas entre uma reposição e outra.

Aprenda tudo sobre o estoque mínimo, a importância de manter o nível de produtos disponíveis no estoque e como fazer o cálculo com a Yampi!

Continue a leitura para saber mais.

  • O que é estoque mínimo?
  • Para quem o estoque mínimo é indicado?
  • Vantagens e desvantagens do estoque mínimo
  • Como calcular o estoque mínimo?
  • Estoque mínimo e máximo: qual a relação entre os dois?
  • A plataforma de e-commerce para gestão de estoque

O que é estoque mínimo?

O estoque mínimo é um sistema de armazenagem que considera a quantidade mínima que o e-commerce necessita para funcionar sem interrupções.

Dessa forma, a quantidade de produtos é determinada a partir de alguns fatores, internos e externos:

Fatores internos:

  • Giro de estoque;
  • Tempo de produção;
  • Variedade de produtos.

Fatores externos:

  • Demanda de compra dos clientes;
  • Sazonalidade;
  • Prazo de reposição por fornecedores externos;
  • Preço de custo por quantidade.

No e-commerce, funcionar sem interrupções é, basicamente, ter os produtos em quantidade disponível o suficiente para que os clientes consigam comprar e a loja se mantenha ativa vendendo, dentro do prazo de recebimento de novos produtos (por exemplo: quinzenal, mensal, trimestral).

Qual a diferença entre estoque mínimo e estoque de segurança?

Para solucionar de uma vez por todas a dúvida sobre as diferenças entre estoque mínimo e estoque de segurança, vamos entender o que define cada uma.

Assim, ambos termos representam o mesmo conceito: um estoque que garanta a continuidade da operação, mesmo sem abastecimento imediato. Essa definição é entendida por muitos autores, entre eles Hamilton Pozo, especialista em administração de recursos materiais.

Além de estoque mínimo e estoque de segurança, é possível encontrar o mesmo conceito com o nome de estoque de reserva. Mas na prática, os três significam a mesma coisa. 

Para quem o estoque mínimo é indicado?

Entendendo qual é a finalidade do estoque mínimo, vemos que a prática vale para todos os tipos de empresa.

Mas manter um estoque de segurança se torna fundamental em algumas áreas específicas, como:

  • Varejo;
  • Manufatura;
  • Distribuição;
  • Empresas de mercados voláteis.

Você deve estar se perguntando: “mas eu tenho uma loja virtual que trabalha apenas com vestuário, e a moda é algo que muda constantemente. Devo ter um estoque de reserva?”

A resposta é: depende. Isso porque é necessário entender o comportamento de consumo do público da sua loja, quais são os produtos com maior e menor saída, e quais são as peças-chave que se mantêm mesmo com a mudança de estilo e tendência. 

Assim, o que vai determinar se a sua loja virtual precisa de um estoque de segurança é, em resumo, o comportamento do consumidor da loja. 

botão para acessar planilha gratuita de controle de estoque

Vantagens e desvantagens do estoque mínimo

Existem vantagens e desvantagens no uso do estoque mínimo, ou estoque de segurança, para lojistas virtuais. 

Vamos explicar os principais a seguir:

Vantagens do estoque mínimo

Conheça algumas vantagens de utilizar o estoque mínimo.

  • Otimização de espaço: com menor volume de produtos, os lojistas com estoque próprio podem armazenar em espaços menores, de maneira organizada;
  • Diminuição de custos de armazenagem: o volume diminuído de produtos também permite que os custos com armazenagem sejam baixos, permitindo a contratação de espaços menores ou, até mesmo, organização na residência do lojista virtual;
  • Aumento da rotatividade de produtos: o estoque mínimo para lojistas permite que o giro de estoque aconteça com frequência, evitando produtos “encalhados” no estoque e, como consequência, prejuízo financeiro;
  • Melhoria na experiência do cliente: ter um estoque de segurança garante que o cliente sempre pode encontrar o produto de interesse na loja virtual, evitando que a falta de estoque ocasione a compra em outro e-commerce.

Desvantagens do estoque mínimo

Tenha atenção às desvantagens de estoque mínimo para a sua loja virtual.

  • Menor poder de negociação: é comum para fornecedores oferecerem margens de preço menores para compras em quantidade. Com o estoque mínimo, o “poder de barganha” do lojista diminui, por sempre comprar menores quantidades;
  • Maior necessidade de controle: ao mesmo tempo, o lojista precisa ter o controle total do estoque para entender quando é o momento de atualizar as compras ou apontar produtos indisponíveis no e-commerce, o que exige atenção e esforço diário;
  • Criação de planos de contingência: além dos produtos com estoque mínimo, os lojistas precisam criar planos de contingência para eventuais momentos em que o estoque fica totalmente em baixa, como a substituição de produtos no comércio virtual.

O importante é entender que toda ação sobre o estoque mínimo tem impacto na experiência de compra do cliente, e isso deve ter atenção total dos lojistas. 

Como calcular o estoque mínimo?

Algo que precisa ficar claro para os gestores: o estoque mínimo não deve baixar. Então, para evitar a falta de produtos, calculamos qual é a quantidade ideal para o estoque de segurança.

A fórmula para calcular o estoque mínimo para a loja virtual depende de outros dados, como consumo médio diário e tempo de reposição. 

Consumo médio diário

O consumo médio diário é a quantidade de produtos consumidos (no caso da loja virtual, vendidas) todos os dias.

Para uma loja que vende bens de consumo não duráveis, como alimentação e limpeza, é necessário levantar as quantidades vendidas todos os dias e fazer a média, dividindo o valor total por período (por exemplo, 30 dias).

Se a loja vende bens de consumo duráveis, o período considerado talvez seja maior. Entenda como funciona para a sua loja e adeque o valor.

Tempo de reposição

O tempo de reposição representa o período entre a encomenda de novos produtos e o tempo de entrega do fornecedor.

Por exemplo, para a loja de produtos de limpeza, cada lote encomendado leva 20 dias para chegar. 

Fórmula para calcular o estoque mínimo

A fórmula para o cálculo do estoque mínimo é a seguinte:

Estoque Mínimo = Consumo Médio Diário x Tempo de Reposição

Exemplo prático:

A loja vende 25 produtos de limpeza por dia, em média. A reposição acontece a cada 20 dias.

  • EM = 25 x 20
  • EM = 500 produtos de limpeza

Ou seja: quando o estoque dos produtos chegar a 500, a empresa precisa fazer uma nova encomenda junto ao fornecedor.

💡Leia também: Métricas essenciais para o seu e-commerce

Estoque mínimo e máximo: qual a relação entre os dois?

Até aqui, entendemos qual é o objetivo do estoque mínimo e como calcular o nível de produtos para que a loja virtual funcione sem interrupções.

O estoque mínimo possui relação com o estoque máximo. Como o próprio nome sugere, os dois são opostos.

Estoque máximo é o maior nível de produtos que a empresa ou loja virtual deve ter para evitar prejuízos com produtos parados, armazenamento ou perda por prazo de validade.

Para calcular o estoque máximo, precisamos de duas informações:

  • Estoque médio;
  • Lote de compra.

O estoque médio é a quantidade média de produtos disponíveis calculada entre períodos.

O lote de compra é a quantidade de produtos comprada de uma só vez. 

Exemplo:

A loja tinha 500 produtos de limpeza no início do mês e, ao final dos 30 dias, contava com 300. 

  • Estoque Médio = (500 + 300) ÷ 2 = 400

A cada nova compra, são adquiridos 1.500 produtos.

Agora que temos todas as informações necessárias, vejamos a fórmula para calcular o estoque máximo:

Estoque Máximo: Estoque Médio + Lote de compra

O cálculo prático fica assim:

  • Estoque Máximo = 400 + 1.500
  • Estoque Máximo = 1.900 produtos

Ou seja: para que a loja não tenha nenhum tipo de perda financeira e prejuízo, no máximo pode ter 1.900 produtos disponíveis no estoque.

Vantagens e desvantagens do estoque máximo

O estoque máximo também possui vantagens e desvantagens para a gestão. Vamos entender algumas delas a seguir.

Vantagens do estoque máximo

Ter um sistema de estoque máximo estipulado traz vantagens como:

  • Maior poder de negociação: com a compra em quantidades maiores, o estoque máximo permite que os lojistas tenham uma margem de negociação maior com os fornecedores;
  • Otimização de recursos: a consequência de compras maiores é, geralmente, ter mais descontos na compra, o que otimiza os recursos financeiros para gestão de estoque;
  • Prevenção de faltas: o estoque máximo permite que os lojistas tenham maior controle sobre a falta de produtos entre lotes de reposição, principalmente se o ramo de atuação for algo muito específico e com possibilidade de falta de fornecedores.

Desvantagens do estoque máximo

As desvantagens do estoque máximo impactam em:

  • Maior custo de armazenamento: a compra de mais produtos gera a necessidade de ter um armazém ou espaço de armazenagem de estoque maior, resultando em mais custos;
  • Maior risco de perda de produtos: quando o estoque está alto, existe um risco maior de que os produtos fiquem parados por muito tempo, gerando prejuízo para a empresa;
  • Maior complexidade na gestão: com muitos produtos, o controle manual se torna mais difícil, e exige um trabalho maior por parte da gestão para ter as informações completas sobre o giro de estoque da loja virtual.

A plataforma de e-commerce para gestão de estoque

Fazer a gestão de estoque da sua loja virtual é simples com a Yampi.

Com uma plataforma de e-commerce completa, os empreendedores contam com um painel de administração acessível, que mostra dados de venda, estoque e faturamento.

O controle de estoque na Yampi é feito de duas maneiras: por análise de produtos e a partir de uma planilha com dados cadastrais (SKU). E todo o processo é intuitivo e de fácil entendimento, para que você invista tempo no que realmente importa: vender mais.

Crie a sua loja virtual grátis na Yampi e veja como é simples abrir um e-commerce!

botão para conhecer mais sobre a Yampi
O que é estoque mínimo?

O estoque mínimo é um sistema de armazenagem que considera a quantidade mínima que o e-commerce necessita para funcionar sem interrupções levando em conta fatores internos e externos.

Qual a diferença entre estoque mínimo e estoque de segurança?

Não há diferença entre estoque mínimo e estoque de segurança: ambos termos representam o mesmo conceito: um estoque que garanta a continuidade da operação, mesmo sem abastecimento imediato. 

Qual a fórmula para calcular estoque mínimo?

A fórmula para o cálculo do estoque mínimo é: Estoque Mínimo = Consumo Médio Diário x Tempo de Reposição.

Qual a relação entre estoque mínimo e máximo?

Enquanto o estoque mínimo é o mínimo necessário de armazenagem para que um e-commerce funcione adequadamente, o estoque máximo é o maior nível de produtos que a empresa ou loja virtual deve ter para evitar prejuízos com produtos parados, armazenamento ou perda por prazo de validade.

Assinatura Aurea
  • Gestão
  • Logística
  • #Estoque
  • #Logística

E aí, curtiu?

Compartilhe:

  • Compartilhar post no Whatsapp
  • Compartilhar post no Linkedin
  • Compartilhar post no Facebook

Conteúdos relacionados

Atendimento Gestão

Relacionamento com o cliente: como fazer a gestão e…

Marketing digital Negócios Vendas online

Como trabalhar com vendas online? 13 dicas e produtos…

E-commerce Gestão Loja Virtual Negócios Yampi

Descubra quais são os Planos Yampi e as taxas…

Revolucione suas
vendas online com nossa Loja Virtual completa e o Checkout Transparente que mais vende no Brasil!

Criar conta grátis
Crie uma conta grátis na Yampi.

Crie uma conta grátis na Yampi

Cadastre-se no plano gratuito e revolucione suas vendas online.

Criar conta
Blog Yampi
Facebook Instagram Linkedin Youtube Youtube
Yampi
  • Sobre nós
  • Planos e preços
  • Depoimentos
  • Vagas disponíveis
  • Blog
Plataforma
  • Loja Virtual
  • Checkout Transparente
  • Temas
  • Recompensas
  • Rastreio
Serviços
  • Ajuda e Suporte
  • Página de Status
  • Avisos e entregas
  • Documentação da API
  • Denúncias
Parcerias
  • Seja um Afiliado
  • Seja um Especialista
  • Nossos Especialistas
Transparência
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos de Parcerias

© 2025 Yampi Desenvolvimento de Softwares LTDA 15.699.640/0001-09
Feito por brasileiros para empreendedores brasileiros. Mapa do site

Reclame aqui PCJ
Pessoa utilizando dispositivo celular