A falta de estoque no e-commerce acontece quando um ou mais produtos se tornam indisponíveis. Pode ocorrer por falhas no planejamento ou por um pico de compras sazonais, por exemplo. Para evitar frustrações com o cliente final, é necessário ter uma programação com base nos pedidos mais feitos, contar com um sistema de ERP com alerta de estoque e manter mais de um fornecedor para eventuais urgências de reposição.
Mundialmente, 56% dos consumidores online já experienciaram a falta de estoque na busca por um produto em e-commerces, segundo o Statista.
Portanto, garantir que a falta de estoque não seja uma questão no e-commerce é um desafio para os gestores.
Ao perceber a falta de um produto na loja virtual, quem está comprando pode buscar o mesmo em outro local – e, assim, a loja perde uma possível venda.
Para previnir que ocorram falhas no abastecimento, o planejamento é, sim, muito importante – mas existem outros pontos que auxiliam a manter o nível de estoque mínimo necessário para que a loja continue ofertando determinados produtos, sem impactar negativamente na experiência do cliente.
A seguir, vamos compartilhar tudo o que sabemos sobre técnicas para evitar a falta de estoque e como lidar com possíveis falhas. Vamos nessa?
Quais as principais causas da falta de estoque?
A falta de estoque em um e-commerce acontece, basicamente, por 5 motivos:
- Previsão de demanda imprecisa;
- Alta repentina e inesperada nas vendas;
- Falta de abastecimento por parte de fornecedores;
- Gestão inadequada de estoque;
- Integração falha entre sistemas de venda e estoque.
Para cada situação, existe uma ação para solucionar ou evitar que ocorra novamente. Vamos entender os detalhes a seguir.
Previsão de demanda imprecisa
🤔 O que é: quando as estimativas de vendas futuras são calculadas com falha, levando a um estoque insuficiente ou excessivo.
💡 Como solucionar: investir em ferramentas de análise preditiva que utilizem dados históricos de vendas e comportamento do consumidor e sazonalidade.
Alta repentina e inesperada nas vendas
🤔 O que é: a alta repentina nas vendas ocorre quando há um aumento inesperado na demanda de produtos, muitas vezes por fatores sazonais, promoções ou mudanças no comportamento do consumidor.
💡 Como solucionar: monitorar tendências de mercado e datas sazonais, além de utilizar históricos de vendas para prever esses momentos, inclusive mantendo um estoque de segurança para items de alta demanda e usar campanhas de marketing para orientar a compra de produtos com estoque maior.
Falta de abastecimento por parte de fornecedores
🤔 O que é: quando os fornecedores não conseguem entregar os produtos dentro do prazo acordado, resultando na falta de estoque, seja por problemas de logística, produção ou falhas internas dos fornecedores.
💡 Como solucionar: estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis e diversificar a base para reduzir o impacto de falhas no abastecimento.
Gestão inadequada de estoque
🤔 O que é: uma gestão inadequada de estoque acontece quando não há controle eficiente sobre a entrada, saída e reposição de produtos, o que pode resultar na falta de itens em momentos de alta na demanda do e-commerce.
💡 Como solucionar: implementar um sistema de gestão de estoque(ERP) eficiente, que monitore o inventário em tempo real, dispare alertas automáticos sobre níveis baixos de estoque e integre dados de vendas para evitar problemas de falta ou excesso de produtos.
Leia também: Como fazer gestão de estoque no e-commerce
Integração falha entre sistemas de venda e estoque
🤔 O que é: o sistema de vendas não se comunica de maneira adequada com o sistema de gestão de estoque, o que pode resultar em uma divergência entre o que é vendido e o que realmente está disponível no inventário.
💡 Como solucionar: adotar uma integração completa entre o sistema de vendas e ERP, garantindo que ambos se comuniquem em tempo real.
Prejuízos trazidos pela falta de estoque
Quando falta um ou mais itens no estoque do e-commerce, o primeiro efeito negativo é, com certeza, a perda de uma possível venda e a ida do cliente para um concorrente.
Um dado divulgado pela consultoria IHL mostrou que, em 2023, a perda financeira das empresas por conta de produtos fora de estoque chegou a USD 1,2 milhões na América Latina.
Ainda, existe uma consequência que possui um custo intangível, que é o impacto negativo na percepção dos clientes.
Para quem está comprando, não conseguir adquirir o produto desejado é frustrante e pode gerar uma experiência negativa.
O estoque não disponível também implica em custo de oportunidade para o e-commerce. Afinal de contas, se quem está visitando uma loja virtual não consegue comprar porque o produto está indisponível, vai buscar alternativas no mercado – e, provavelmente, vai encontrar.
Entenda o cálculo do custo da falta de estoque
Para entender quanto, de fato, custa para a loja virtual não contar com algum produto em estoque e perder vendas por isso, é utilizado o cálculo de ruptura de estoque.
O cálculo é realizado da seguinte maneira:
Quantidade de produtos sem estoque ÷ quantidade de produtos em estoque x 100.
O resultado disso é um número percentual, que indica a ruptura do estoque.
Exemplo:
- Na loja virtual, atualmente existem 15 produtos em falta;
- Em estoque, temos 43 produtos.
O cálculo de ruptura fica assim:
15 ÷ 43 = 0,34 x 100 = 34,88% de ruptura.
Para saber se o resultado está adequado, considere a regra geral: quanto menor o percentual de ruptura, melhor.
Como evitar a falta de estoque no e-commerce?
É possível garantir que não haja ruptura no estoque do e-commerce? Na maioria das vezes, sim.
Para isso, é necessário investir em tecnologia e analisar o histórico de dados do e-commerce e outros pontos, que detalhamos a seguir.
Utilize um sistema de gestão de estoque eficiente
Implementar um sistema de gestão de estoque que ofereça controle em tempo real e alertas automáticos pode evitar que o estoque acabe sem que você perceba.
A maioria dos sistemas de ERP podem ser integrados às plataformas de e-commerce, facilitando o acompanhamento do fluxo de entrada e saída de produtos – na Yampi, possuímos várias opções disponíveis na Loja de Aplicativos.
Ao garantir que tudo esteja automatizado, você minimiza as chances de surpresas desagradáveis como a ruptura de estoque
Faça previsões baseadas em dados
As previsões baseadas em dados são mais precisas, pois analisam históricos de vendas, sazonalidades e até mesmo tendências de mercado. Usar dados históricos de compras, campanhas anteriores e o comportamento de consumo ajuda a prever picos e quedas na demanda.
Mantenha um estoque de segurança
O estoque de segurança (ou estoque mínimo) é a quantidade adicional de produtos que você mantém para lidar com variações inesperadas na demanda ou atrasos dos fornecedores.
Esse tipo de estoque é fundamental para evitar rupturas durante picos de demanda.
O cálculo do estoque de segurança deve ser baseado no histórico de vendas e no tempo médio de reposição dos produtos pelos fornecedores.
Falamos melhor sobre isso nesse conteúdo, recomendamos a leitura!
Trabalhe com fornecedores confiáveis
Escolher fornecedores que ofereçam prazos de entrega curtos e previsíveis ajuda a manter o fluxo de estoque em dia para a loja virtual.
Alguns setores da indústria, inclusive, utilizam o jargão: “quem possui apenas um fornecedor, não possui nenhum”, para ilustrar a necessidade de contar com mais de um parceiro na cadeia de suprimentos.
Crie relacionamentos fortes com fornecedores que possam se adaptar às necessidades do seu negócio e, se possível, diversifique as opções de fornecimento.
Faça editorias de estoque regulares
Mesmo com um sistema automatizado, realizar auditorias regulares de estoque é uma prática recomendada para garantir que os números do sistema estejam alinhados com o estoque físico.
Alinhe um período mensal, trimestral ou anual para levantar todos os produtos disponíveis e identificar rupturas que podem não ter entrado no controle automatizado.
Os direitos do consumidor frente a falta de estoque
No Brasil, existe uma série de normativas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que protege clientes em relações comerciais.
Para os casos de falta de estoque após uma compra finalizada, o CDC prevê duas situações de resolução:
- Estorno do pagamento: se o pagamento já foi realizado e o produto não estiver disponível, o lojista deve reembolsar o valor integral imediatamente a quem realizou a compra;
- Opções de substituição: o consumidor tem o direito de escolher outro produto dentro do valor pago ou, em caso de não haver mais opções similares, a loja pode oferecer produtos que tenham um valor maior do que o pago originalmente – nunca menor, o direito é sempre em benefício a quem está comprando.
Seguindo o que recomenda o CDC e garantindo que os direitos de quem consome são preservados na loja virtual, a reputação e a confiança com o atendimento da loja ganham pontos positivos.
Faltou estoque na loja. Como comunicar meus clientes?
Faltou um ou mais produtos no estoque da sua loja virtual? Seus clientes precisam saber.
Ainda que o ideal não seja enviar uma notificação para a base de clientes com o título “o produto XYZ está em falta!”, algumas ações precisam ser colocadas em prática para evitar frustrações.
A primeira delas envolve atualizar a loja virtual, indicando uma mensagem de “produto temporariamente indisponível”, mas abrindo um espaço para que quem está visitando indique o interesse em saber quando o produto retorna ao estoque.
Muitos e-commerces utilizam um espaço de e-mail para isso, com a mensagem: “quer saber quando o produto volta? Entramos em contato com você”.
Agora, se não houver uma atualização na loja e o sistema finalizar a compra de um produto indisponível, o cliente deve ser comunicado imediatamente. Para simplificar o processo, ofereça as opções previstas no CDC:
- Reembolso integral;
- Troca por produtos similares, de valor igual ou superior (aqui, uma dica é enviar os produtos próximos do que foi adquirido e está em falta).
Assim, você garante uma comunicação transparente e efetiva com o cliente, auxiliando para que a relação se mantenha saudável e o cliente volte quando tiver interesse em outros produtos.
Utilize apps de gestão de estoque na sua loja
Os aplicativos e softwares de gestão são fundamentais para garantir uma gestão otimizada do estoque do e-commerce.
Para quem possui loja na Yampi, sabe que contamos com grandes parceiros integradores em sistemas de ERP, com conexão simplificada no e-commerce.
Por exemplo, ao ter uma loja na Yampi, você tem acesso:
- Ao Tiny ERP: um dos apps mais populares para gestão de e-commerce, que oferece integração com várias plataformas e permite o controle eficiente de estoque, vendas e pedidos;
- Ao Bling: uma opção muito eficiente para pequenos e médios lojistas virtuais, o Bling facilita a gestão integrada de estoque, emitindo notas fiscais automaticamente e alertando sobre a necessidade de reposição;
- Ao SoftUp ERP: uma plataforma completa de gestão para e-commerce, com módulos de estoque e controle de pedidos.
Entre mais de 50 outras opções para gestão completa da loja virtual.
A utilização dessas ferramentas contribui para um controle eficiente do e-commerce, o que ajuda a reduzir a chance de falta no estoque e, como consequência, melhora a experiência de compra do cliente.
Previsão de demanda imprecisa
Alta repentina e inesperada nas vendas
Falta de abastecimento por parte de fornecedores
Gestão inadequada de estoque
Integração falha entre sistemas de venda e estoque
Utilize um sistema de gestão de estoque eficiente
Faça previsões baseadas em dados
Mantenha um estoque de segurança
Trabalhe com fornecedores confiáveis
Faça editorias de estoque regulares