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Blog » E-commerce » Funil de recuperação de carrinho abandonado: saiba como aumenta vendas 

Funil de recuperação de carrinho abandonado: saiba como aumenta vendas 

Marina Montenegro 23/05/2024 5 min de leitura
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O funil de recuperação de carrinhos abandonados funciona como um funil de vendas, mas com o intuito de resgatar a receita proveniente da desistência dos consumidores. 

Não tem jeito: os carrinhos abandonados são uma realidade e seus números podem chegar a uma média impressionante de 70%, de acordo com um compilado de dados da Baymard Institute. Mas, você sabia que criar um funil de recuperação de carrinho abandonado pode ser a solução para contornar essa situação e resgatar as vendas? 

Afinal, apesar de serem inevitáveis, os carrinhos abandonados não precisam ser um pesadelo. Ao criar uma estratégia para conversão dessas vendas, você não só recupera uma fatia generosa do faturamento, como também encanta o seu consumidor com uma experiência agradável. E isso vale ouro no e-commerce!

Neste artigo, você vai conferir como criar um funil de recuperação de carrinho abandonado e como esse recurso gratuito da Yampi pode dar uma ajudinha na hora de aumentar as vendas. 

  • O que é um funil de recuperação de carrinho abandonado?
  • 3 benefícios da funil de recuperação de carrinho
  • O recurso de funil de recuperação de carrinho é grátis?
  • Como criar um funil de recuperação de carrinho abandonado
  • É obrigatório preencher todos os 4 e-mails do funil?
  • Recupere mais vendas com o funil de recuperação de carrinho da Yampi 

O que é um funil de recuperação de carrinho abandonado?

A recuperação de carrinhos abandonados é essencial para garantir que a sua loja não perca vendas valiosas. No e-commerce, essa recuperação acontece a partir do envio de mensagens automáticas, que relembram o consumidor dos itens esquecidos no carrinho. 

Ou seja, é aí que entra o funil de recuperação de carrinho abandonado: esse recurso gratuito da Yampi permite que o lojista configure e personalize as comunicações enviadas para relembrar o cliente sobre os produtos esquecidos em quatro etapas diferentes da jornada de compra. 

Com o recurso gratuito da Yampi, os lojistas conseguem personalizar o conteúdo e as mensagens automáticas enviadas via SMS ou e-mail. Isso aumenta a taxa de abertura das comunicações, além de impulsionar a conversão dessas vendas. O funil de recuperação de carrinhos abandonados permite configurar os canais de comunicação, personalizar as mensagens enviadas e oferecer cupons diferentes nos envios, tudo para construir, de fato, um funil que leve o consumidor até a finalização da compra

Karoline Walczak, gerente de produto na Yampi

A personalização de mensagens é a chave para recuperar ainda mais carrinhos: e-mails personalizados têm uma taxa de abertura 46% maior do que e-mails comuns. É uma estratégia importante também para construir um relacionamento com o cliente, encantando ele com mensagens atraentes e cativantes, capazes não só de converter as vendas, mas também de fidelizar. 

No funil de recuperação de carrinhos abandonados da Yampi, o lojista consegue configurar elementos como:

  • Nome do cliente;
  • Link direto para o carrinho abandonado; 
  • Cupom de desconto personalizado;
  • Botões de CTAs atrativos;
  • Nome da loja.

Cada mensagem ainda pode possuir configurações diferentes, para criar um funil que oriente o consumidor a realizar a compra. Por exemplo, é possível deixar o 1º e-mail inativo, enquanto o 2º contém um assunto e o 3º contém outro. 

💡Leia também: Como criar uma mensagem para recuperar carrinho?

3 benefícios da funil de recuperação de carrinho

O funil de carrinhos abandonados, ao oferecer mais opções de configuração e personalização nas comunicações de carrinho, garante uma série de benefícios aos lojistas que montam essa estratégia nas suas lojas:

Aumento na recuperação de carrinhos

Ao personalizar as mensagens de recuperação de carrinhos abandonados com textos informativos, cupons promocionais e até um CTA mais chamativo, o lojista aumenta as chances de persuadir o cliente a concluir a compra. 

Assim, pode haver um aumento de cerca de 15% na conversão de carrinhos abandonados em vendas realizadas. 

Melhora a experiência do cliente 

A personalização de comunicações tem um papel que vai além das conversões: ela cria uma experiência mais relevante e única para o cliente. Dessa forma, contribui para construir um relacionamento mais próximo com a loja e pode levar à fidelização a longo prazo.

Maior taxa de abertura e clique 

Mensagens personalizadas têm taxas de abertura e clique mais altas do que mensagens genéricas. Isso porque quando os clientes veem que a mensagem é relevante para eles, são mais propensos a abrir o e-mail ou clicar no link.

O recurso de funil de recuperação de carrinho é grátis?

O funil de recuperação de carrinhos abandonados é um recurso gratuito para quem usa a Yampi. Ou seja: não é preciso pagar nada a mais para configurar e personalizar as mensagens automáticas. 

Além disso, é também uma funcionalidade nativa, isto é, ela já vem no painel da Yampi, não é preciso instalar nada. Basta configurar e começar a recuperar vendas. 

Como criar um funil de recuperação de carrinho abandonado

Para começar a criar o seu primeiro funil de recuperação dos carrinhos abandonados, é preciso entrar na sua conta da Yampi. Em seguida, no menu lateral esquerdo, é só clicar em Configurações > Recuperação de Carrinhos, como mostra a imagem abaixo:

Antes de mais nada, é importante saber que é possível configurar 4 envios de comunicação para o cliente e cada envio pode ser configurado e personalizado de formas distintas.

Além disso, um envio poderá assumir dois status:

  • Ativo → quando pelo menos 1 disparo (e-mail ou SMS) está ativo
  • Inativo → quando todos os disparos daquele envio estão inativos

Vamos para a configuração por etapas? 👇

Cupom de desconto

Cada envio tem uma seção Cupom. Nela, você pode selecionar o cupom que deseja enviar via e-mail e/ou SMS. Ou criar um novo. 

É possível aplicar cupons diferentes em envios diferentes. Ou seja: o 1º envio pode conter um cupom de 5% de desconto e o 2º envio, um cupom de 10%, por exemplo.

E-mail

Cada envio também tem uma seção E-mail, onde você pode ativar ou inativar essa comunicação e personalizar o e-mail a ser enviado.

No botão, clique em ativo/inativo para definir se o disparo do e-mail deverá ser realizado ou não naquela etapa do funil. Nesta seção, você também visualiza em quanto tempo, após o abandono, o disparo do e-mail será realizado.

Agora, vamos para a personalização do conteúdo! É possível personalizar o assunto do e-mail, a mensagem inicial do e-mail e o botão que leva o cliente à compra (CTA).

Uma dica? No assunto e no conteúdo do e-mail aplique variáveis que tornam a sua mensagem ainda mais atraente, como o nome do cliente e o link direto para o carrinho abandonado. 

Quer mais uma dica? Crie e-mails diferentes com configurações diferentes de assunto e cupons para convencer o consumidor a voltar para a sua loja! 

SMS

As mensagens de texto via SMS só podem ser enviadas na primeira comunicação do funil. Assim como na seção de e-mail, aqui você também pode ativar e desativar, além de personalizar o conteúdo. 

Finalizou as configurações do primeiro envio? É só salvar e seguir para o próximo!

É obrigatório preencher todos os 4 e-mails do funil?

Você não precisa preencher todos os quatro envios disponíveis no nosso recurso de funil de recuperação de carrinho! 

Cada um dos envios tem um tempo, após o abandono, que será efetuado o disparo: 

  • 30 minutos após o abandono do carrinho
  • 2 horas após o abandono do carrinho
  • 24 horas após o abandono do carrinho
  • 48 horas após o abandono do carrinho

Cabe a você decidir o que funciona melhor com o seu consumidor. Se não quiser enviar as quatro possibilidades, é só desativar a função no seu painel. 

Recupere mais vendas com o funil de recuperação de carrinho da Yampi 

Com o funil de recuperação de carrinho da Yampi, os lojistas têm total controle e liberdade para configurar e personalizar quatro comunicações, em etapas distintas da jornada de compra. 

Isso significa mais do que a possibilidade de um aumento de 15% nas conversões: é uma oportunidade da sua loja estreitar o relacionamento com o cliente, ao tempo que oferece uma experiência personalizada e única. 

Ao oferecer cupons de desconto personalizados e específicos para cada etapa do funil de recuperação, você também contribui para a tomada de decisão e encanta o seu cliente. 

A melhor parte? Esse é um recurso nativo e gratuito da Yampi!

botão para conhecer os recursos gratuitos da Yampi
O que é um funil de recuperação de carrinho abandonado?

O funil de recuperação de carrinho abandonado é um recurso gratuito da Yampi que permite que o lojista configure e personalize as comunicações enviadas para relembrar o cliente sobre os produtos esquecidos em quatro etapas diferentes da jornada de compra. 

Quais os benefícios do funil de recuperação de carrinho?

Os principais benefícios do funil de recuperação de carrinho abandonado são aumento na recuperação de carrinhos, melhora na experiência do cliente e maior taxa de abertura e clique.

É obrigatório preencher todos os 4 e-mails do funil?

Não é obrigatório preencher todos os quatro envios disponíveis no nosso recurso de funil de recuperação de carrinho. Cada um dos envios tem um tempo, após o abandono, que será efetuado o disparo, e cabe ao lojista decidir o que funciona melhor com o seu consumidor. 

Assinatura Marina
  • E-commerce
  • Gestão
  • Loja Virtual
  • #Recursos da Yampi
  • #Vendas online

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