Mulheres no e-commerce: 4 exemplos inspiradores e dicas para vender mais 

Marina Montenegro 13/03/2023 7 min de leitura
Mulheres no E-commerce

O crescimento do empreendedorismo feminino não surpreende e só mostra a força das mulheres nos negócios. Para você ter uma ideia, a porcentagem de mulheres no e-commerce, isto é, empreendedoras que vendem online, já chega a 72%, contra 64% dos homens. 

Esses números mostram não só que as mulheres estão ocupando seu espaço em um ambiente que costumava ser predominantemente masculino como o e-commerce, mas principalmente que é preciso destacar exemplos que podem inspirar outras empreendedoras a buscar o sucesso. 

Neste artigo, conheça 4 exemplos inspiradores de mulheres que revolucionaram as vendas online e confira dicas para ter sucesso no e-commerce ⭐

Quais as estatísticas das mulheres no e-commerce brasileiro?

As mulheres hoje são maioria quando o assunto é começar um negócio digital: 72% dos empreendedores que realizam vendas online são mulheres. 

Existem muitos motivos que levam à abertura de um e-commerce: vontade de ter um negócio próprio, dificuldades financeiras, necessidade de conquistar a independência… 

Afinal, o e-commerce abre portas para mulheres que desejam ter um empreendimento lucrativo e que permita conciliar com outros desafios, como maternidade e carreira. Em 2021, mais de 81% das empreendedoras abriram uma loja virtual também porque não tinham melhores opções de empregos. 

Elas também representam a maioria do público do e-commerce brasileiro, com uma participação de 61,4% no número de pedidos realizados online. E, muito além disso, as mulheres lideram quando o assunto é faturamento: elas foram responsáveis por 52% do valor total movimentado pelo e-commerce no segundo trimestre de 2022, de acordo com um estudo da Neotrust.

Dados empreendedorismo mulheres

A importância de cada vez mais mulheres no e-commerce

A luta das mulheres por direitos é uma constante: já conquistamos o direito ao voto, à educação superior e ao trabalho, mas ainda enfrentamos desigualdade salarial e de oportunidades na carreira. 

Nesse cenário, o e-commerce surge como uma oportunidade para que as mulheres tenham mais autonomia e liberdade. Além de maior flexibilidade nos horários, é possível conciliar o empreendimento com a maternidade, garantir uma renda extra e ter um negócio altamente lucrativo

Mas uma coisa é certa: quanto mais mulheres no e-commerce, mais exemplos para inspirar outras mulheres a conquistar seu espaço em um segmento que já foi majoritariamente masculino. 

Inclusive, uma pesquisa do Ibope Conecta revelou que as mulheres têm mais iniciativa na hora de arriscar, inovar e empreender. Em vista disso, observamos um crescimento no número de mulheres que buscam o e-commerce como forma de ter o próprio negócio. 

3 desafios para alavancar os negócios de mulheres no e-commerce

Não é segredo que as mulheres enfrentam mais desafios no mercado de trabalho e no e-commerce não é diferente. São muitos os obstáculos que as empreendedoras encontram na hora de colocar uma loja virtual no ar. 

Apesar disso, as mulheres conseguem superar as dificuldades, empreender e conseguir altos faturamentos.

🚨Veja 3 desafios para alavancar os negócios de mulheres no e-commerce:

1. Falta de conhecimento

Na hora de abrir e montar uma loja virtual, não basta contar com uma boa plataforma, que facilite a criação do site e tenha recursos fundamentais para escalar o negócio, mas é preciso, também, saber por onde começar.

Esse é um dos grandes desafios enfrentados pelas mulheres: conhecer o mercado do e-commerce, o nicho de atuação e as tendências dos consumidores. Mais do que isso, nem sempre é fácil encontrar conteúdos realmente úteis para quem está começando. 

É por isso que a gente desenvolve o Blog da Yampi: para ajudar quem está começando no e-commerce e quem quer vender mais, mas não sabe como. Esse também foi o mote para criarmos a Yampi Academy, um canal com aulas gratuitas para impulsionar o empreendedorismo no e-commerce.

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2. Jornada tripla

Ao contrário dos homens, as mulheres geralmente ficam responsáveis pela maior parte das tarefas domésticas e cuidado com os filhos, além do trabalho. Essa desigualdade gera mais estresse e menos tempo para planejar um negócio e empreender. 

Por isso é tão importante a conscientização da sociedade e o combate à desigualdade da jornada de trabalho entre homens e mulheres. 

Uma dica para tornar esse desafio menos complicado é contar com uma base de apoio feminina e abrir espaço para conversas com os parceiros sobre a divisão igualitária de tarefas domésticas. 

3. Dificuldade no acesso ao crédito

É normal que, para tirar um negócio do papel, seja preciso fazer financiamentos e pegar empréstimos. No caso das mulheres, esse acesso ao crédito é ainda mais desafiador: de acordo com o estudo Mapeamento dos Negócios Inspiradores Femininos 2022.

Cerca de 39% das mulheres consideram extremamente difícil a captação de recursos para a abertura de um empreendimento. 

Isso, no entanto, pode mudar nos próximos anos: o projeto de financiamento ao empreendedorismo feminino, Programa Crédito da Mulher, vai definir que linhas de crédito do governo tenham percentuais mínimos para empresas de mulheres. 

4 exemplos inspiradores de mulheres no e-commerce

Não faltam exemplos de mulheres que revolucionaram o e-commerce e construíram negócios bem-sucedidos. Mais do que empreendedoras de sucesso, essas mulheres são uma fonte de inspiração para quem quer começar o próprio negócio online.

Conheça 4 mulheres no e-commerce que são uma fonte de inspiração:

1. Luiza Trajano

A empresária por trás da Magazine Luiza é um exemplo de como é fundamental se reinventar para ter um negócio próspero. 

Foi sob o comando de Luiza Trajano que a rede varejista abriu suas primeiras lojas virtuais, em 2000, e se tornou líder no segmento, alcançando, ano após ano, resultados surpreendentes. 

Além de ter impulsionado o negócio, Trajano também é uma das fundadoras do grupo Mulheres do Brasil, instituição que luta para fomentar políticas afirmativas e eliminar as desigualdades de gênero no país.  

2. Carolina Moreno 

Fundadora da organização Mulheres no E-commerce, Carolina Moreno luta pelo empoderamento feminino no comércio eletrônico. O projeto nasceu com o propósito de criar uma rede de apoio entre mulheres e fortalecer o gênero no segmento, ainda majoritariamente masculino. 

Fundamental para que mais mulheres sigam o empreendedorismo digital, o movimento fundado por Carolina visa tornar o mercado mais igualitário e acessível, fomentando o networking, gerando oportunidades e atuando em iniciativas inclusivas.

A Yampi, que também tem o propósito de democratizar o acesso ao e-commerce e gerar oportunidades para quem enfrenta dificuldades na hora de empreender, é uma das parceiras do Mulheres no E-commerce.

3. Zica Assis

Co-fundadora do Beleza Natural, Zica Assis tem mais do que uma história de sucesso para contar: ela é um exemplo de como encontrar um nicho de atuação pouco explorado. No segmento de e-commerce, principalmente, onde há forte concorrência em muitos mercados, essa proeza é ainda mais admirável. 

Heloísa Helena de Assis foi babá, empregada doméstica e faxineira antes de abrir o Instituto Beleza Natural, e-commerce voltado para cabelos crespos, cacheados e ondulados. 

A rede especializada, que começou com salões de beleza no Rio de Janeiro e a produção dos seus próprios produtos, logo abriu sua loja virtual para a comercialização dos itens para cuidados do cabelo em casa. 

4. Marina Bezerro

Marina respira enxoval desde criança, paixão que herdou de sua família, que atua no ramo têxtil há 35 anos. É a responsável pelo projeto de atuação da sua marca no online, fundando a loja Dona da Casa enxovais, revendedora oficial da marca Marina enxovais, antes presente apenas no varejo físico.

Exemplo inspirador de como reinventar um negócio pode ser a chave para conquistar novos públicos e expandir a marca, Marina criou sua loja virtual com a Yampi e traz esse espírito inovador até na escolha do nome da empresa:

Por muitos anos, o único contexto em que a palavra ‘Dona’ era usada para se referir a uma mulher, era para defini-la como uma dona de casa. Pouquíssimas mulheres sabiam de fato o que significa ser dona de algo. Nem mesmo “liberdade” era uma palavra usual. Por isso, hoje nos referimos carinhosamente a “Dona da casa”, donas da sua vida e das suas próprias escolhas. A Yampi é nossa parceira de anos, e um exemplo de empresa que atua nesse movimento

Marina Bezerro Constantino, Sócia-proprietária da Dona da Casa enxovais

5 dicas para ser uma empreendedora de sucesso no e-commerce

Facilidade e baixo investimento inicial são dois grandes atrativos do e-commerce para mulheres que querem ter um negócio digital. 

💡Confira abaixo 5 dicas para ser uma empreendedora de sucesso no e-commerce:

1. Faça conexões

Um dos segredos do sucesso é contar com um bom networking e o apoio de outras mulheres. Vale buscar por grupos que fomentam o empreendedorismo feminino e apoiam iniciativas de mulheres no e-commerce. 

Não esqueça de construir conexões também com seus clientes e investir em uma boa estratégia de CRM (Customer Relationship Management). O planejamento de ações de engajamento à marca também são importantes, como campanhas para datas comemorativas e comunicações em redes sociais.

2. Conte com uma boa plataforma

Além de enfrentar dificuldades de acesso ao crédito e trabalhar uma jornada dupla, às vezes tripla, as mulheres não precisam adicionar ainda mais um desafio ao escolher uma plataforma ruim para a sua loja virtual. 

Por isso, é essencial buscar por um lugar como a Yampi, que facilita a criação e personalização do e-commerce, além de contar com recursos para garantir que a sua loja tenha muitas vendas e altos faturamentos. 

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3. Estude o mercado

Não tem como ter um e-commerce que vende mais sem estudar bem o mercado, conhecer os hábitos do seu público-alvo e analisar a concorrência. Só com muito estudo e dedicação é possível identificar oportunidades e pontos fortes e fracos do seu negócio. 

Vale buscar conteúdos relevantes para e-commerce e encontrar materiais ricos que te ensinam como escalar o e-commerce e aumentar as taxas de conversão. Uma boa dica é ficar de olho aqui no Blog da Yampi e se inscrever no nosso canal do YouTube, onde você encontra conteúdos variados sobre o universo do e-commerce.

4. Utilize as redes sociais para vender mais

Ferramentas poderosas para alavancar as vendas no e-commerce, as redes sociais como Instagram, Facebook e Tik Tok não podem ser ignoradas na hora de criar e montar uma loja virtual bem-sucedida. Inclusive, sabia que 20% dos negócios liderados por mulheres têm 75% do seu faturamento proveniente das mídias sociais? 

Por isso, uma boa ideia é criar estratégias de vendas e trabalhar a comunicação delas nas redes sociais, adaptando a linguagem de acordo com a mídia e conduzindo a sua audiência de forma fluida para o seu e-commerce. 

5. Tenha um diferencial

Em um cenário altamente competitivo como o do e-commerce, ter um diferencial competitivo é essencial para se destacar, atrair consumidores e garantir boas vendas. 

Para isso, é preciso que você faça uma análise minuciosa da concorrência, identifique seus pontos fracos e saiba posicionar a sua marca de forma vantajosa perante seu público-alvo. 

Uma boa dica é realizar uma análise SWOT, método para facilitar a tomada de decisão e que permite identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do seu negócio. 

Exemplo de como fazer análise SWOT

A Yampi quer cada vez mais mulheres no e-commerce

Uma das missões da Yampi é democratizar o acesso ao e-commerce e gerar oportunidades de empreendedorismo. 

Não só no mês de março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres, mas durante o ano todo: somos parceiros oficiais da organização Mulheres no E-commerce, que tem o objetivo de incentivar a transformação da sociedade, em busca de um futuro mais inclusivo.

No mês da mulher, também realizamos uma série de ações para fomentar a presença das mulheres no e-commerce e trazer exemplos que possam inspirar outras empreendedoras a reivindicar seu lugar neste segmento. 

As desigualdades de gênero estão presentes também no segmento do e-commerce. Por isso é tão importante ações e parcerias como as que a Yampi tem buscado, para incentivar a presença feminina no comércio eletrônico e estimular oportunidades e conexões para quem tem vontade de empreender

Gabriela Maria, Analista de Parcerias da Yampi
Assinatura Marina Montenegro

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