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Blog » Marketing digital » Análise SWOT para e-commerce: o que é e como fazer passo a passo

Análise SWOT para e-commerce: o que é e como fazer passo a passo

Aurea Araujo 05/02/2025 9 min de leitura
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A análise SWOT é uma ferramenta estratégica utilizada para identificar os pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) de um negócio. Para quem tem um e-commerce, essa análise é crucial para entender os aspectos internos e externos que podem impactar o desempenho da loja virtual.

A análise SWOT, ou análise FOFA, é uma ferramenta poderosa para identificar melhorias no seu e-commerce e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Afinal, esse é um dos métodos mais populares de avaliação, e tem grandes benefícios para você e seu e-commerce.

Portanto, acompanhe este artigo até o fim para entender tudo sobre a origem da SWOT, benefícios e exemplos práticos para replicar na gestão da sua loja virtual.

  • O que é análise SWOT?
  • Para que a análise SWOT serve em um e-commerce?
  • 5 benefícios de usar matriz SWOT nas empresas
  • Onde usar a análise SWOT no planejamento da loja?
  • Pontos de análise da matriz SWOT
  • Quem pode preencher a matriz SWOT?
  • Como fazer análise SWOT para uma loja virtual
  • Exemplos de matriz SWOT para e-commerce
  • Bônus: +5 modelos de plano estratégico para empresas

O que é análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramenta de análise utilizada para auxiliar na tomada de decisão dentro de um planejamento estratégico, a partir da consulta de uma matriz de informações. A sigla SWOT é composta pelas iniciais das palavras-chave em inglês:

  • S – Strengths, ou “forças”;
  • W – Weaknesses, ou “fraquezas”;
  • O – Opportunities, ou “oportunidades”;
  • T – Threats, ou “ameaças”. 

Em uma versão brasileira, a SWOT também é chamada de FOFA – forças, oportunidades, fraquezas, ameaças.

A origem mais aceita da matriz SWOT tem como referência o consultor de gestão Albert Humphrey, que desenvolveu a técnica enquanto trabalhava no Instituto de Pesquisa de Stanford, na década de 1960.

Mas existem relatos de que a técnica apareceu em alguns estudos de caso na década de 1950, no periódico Harvard Business School. 

Mas o que veio primeiro, a matriz ou a análise? A matriz SWOT. Isso porque o método de análise foi desenvolvido apenas na década de 1980. 

Assim, de lá até os dias atuais, a análise SWOT segue sendo um  dos principais métodos de avaliação, que direciona a estratégia de vários setores e é muito utilizada no comércio virtual.

Para que a análise SWOT serve em um e-commerce?

Agora que entendemos o que é e qual a origem da análise SWOT, a dúvida que fica é: como utilizar essa metodologia para a gestão de um e-commerce?

Para isso, precisamos explorar um pouco mais sobre cada ponto.

Considere que a análise SWOT – ou FOFA – cria uma relação de informações importantes sobre a empresa.

💪 Em Forças, relacionamos todos os pontos positivos da loja virtual, que a diferem dos concorrentes;

💡 Em Oportunidades, alocamos as informações sobre onde ainda há espaço para inovar na loja virtual;

😧 Em Fraquezas, estão os pontos internos que podem ser prejudiciais ao e-commerce;

😠 Em Ameaças, estão os fatores externos que podem prejudicar a operação do e-commerce.

Dessa forma, cada um desses pontos deve ser preenchido, preferencialmente, em um documento para manter o registro e acompanhamento, seja em papel ou digital.

Ao preencher cada um dos pontos, ganhamos visibilidade sobre o cenário da loja virtual e podemos analisar qual a melhor estratégia para aproveitar as Forças e Oportunidades na solução das Fraquezas e Ameaças.

Além de auxiliar na visão geral do negócio, a análise SWOT ajuda no crescimento do e-commerce, na avaliação da maturidade e na identificação de pontos a serem melhorados. É uma técnica que não deve ser ignorada, pois pode guiar a tomada de decisão de forma mais assertiva e estratégica

Nathalia Bettoni, Coordenadora de Marketing na Yampi

5 benefícios de usar matriz SWOT nas empresas

Falamos sobre alguns usos da análise SWOT, mas é importante detalhar as vantagens de utilizar essa metodologia na gestão de lojas virtuais, que são:

  1. Maior estratégia competitiva: a análise SWOT também ajuda os lojistas a compreenderem melhor os concorrentes e como estão posicionados no mercado, permitindo a criação de estratégias como ajuste de oferta ou novos produtos, para competirem com maior assertividade.
  2. Identificação de oportunidades de mercado: a análise SWOT permite que os e-commerces identifiquem novas oportunidades de mercado, baseadas em tendências ou comportamento dos próprios clientes.
  3. Gestão de riscos: ao avaliar as ameaças, os gestores podem desenvolver estratégias proativas para diminuir possíveis riscos, como mudanças no consumo dos clientes, novos concorrentes no mercado ou produtos. 
  4. Otimização de recursos: a gestão da loja virtual ganha um aliado na otimização de recursos ao entender quais são as fraquezas e as oportunidades, fortalecendo as áreas que mais precisam de investimento.
  5. Oportunidade de inovação: a metodologia de análise SWOT pode inspirar inovações e melhorias nos produtos existentes, ajudando os lojistas virtuais a se manterem relevantes no mercado. 

Em resumo: utilizar o método de análise SWOT levanta informações, que geram conhecimentos aprofundados sobre o negócio, transformando dados em vantagem competitiva para as lojas virtuais.

Onde usar a análise SWOT no planejamento da loja?

O uso da análise SWOT, ou análise FOFA, para a gestão de uma loja virtual acontece em várias frentes, e não é exclusivo de uma só área.

Assim, é possível criar uma matriz SWOT para:

  • Estratégia de marketing;
  • Comunicação da loja virtual;
  • Lançamento de novos produtos;
  • Expansão da operação;
  • Abertura de loja física;
  • Em qualquer tipo de planejamento.

Por exemplo: ao levantar as forças da empresa, você está nomeando as vantagens frente aos concorrentes – o que gera argumentos de venda.

Ao listar as fraquezas, facilita a visualização de quais são os pontos a melhorar, que podem impactar negativamente o e-commerce.

Para fazer um bom uso da metodologia SWOT/FOFA, é importante entender, no detalhe, quais são os pontos de análise. E é sobre isso que vamos falar a seguir.

Pontos de análise da matriz SWOT

Como sabemos, a análise FOFA/SWOT considera 4 pontos: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Ainda, existe uma segunda divisão, que considera os fatores internos e externos à empresa. 

Fatores internos

Os fatores internos são os que dizem respeito ao que acontece na gestão e dentro da operação de e-commerce. São eles: forças e fraquezas.

Forças

Forças, no contexto de um e-commerce, incluem os pontos fortes que diferenciam a empresa no mercado digital. Por exemplo: 

  • Plataforma de e-commerce robusta;
  • Sistema de logística eficaz;
  • Fornecedores de confiança;
  • Atendimento ao cliente com qualidade.

Fraquezas

Já as fraquezas são os elementos internos que podem limitar o desempenho ou o crescimento da loja virtual, como:

  • Falta de diversificação no mix de produtos;
  • Gestão de estoque pouco organizada;
  • Hospedagem de site com falha de segurança;
  • Gateway de pagamento ineficaz.

Fatores externos

Os fatores externos estão relacionados ao mercado e às situações que ocorrem fora do ambiente da empresa. São eles: oportunidades e ameaças.

Oportunidades

Oportunidades são elementos que a empresa de e-commerce pode explorar para crescer ou melhorar o desempenho, tais como:

  • Expansão da loja virtual para física;
  • Parcerias estratégicas;
  • Tendências de consumo favoráveis;
  • Sazonalidade.

Ameaças

Ameaças são os riscos ou desafios no ambiente externo que podem afetar negativamente o desempenho do e-commerce. Por exemplo:

  • Concorrência acirrada;
  • Mudanças em regulamentação e taxas;
  • Falta de insumos por conta de crises climáticas.

Quem pode preencher a matriz SWOT?

Ainda que seja uma ferramenta de análise, a SWOT não é um documento restrito para gestores. Na prática, qualquer pessoa envolvida com as mudanças dentro de uma operação de loja virtual pode preencher uma matriz SWOT para realizar a análise.

O ideal, porém, é que isso seja realizado por um time envolvido e responsável por aplicar as mudanças decorrentes da avaliação das informações.

Ou seja: não é um processo apenas “para o papel”, deve ser utilizado com responsabilidade e acompanhado periodicamente.

Como fazer análise SWOT para uma loja virtual

Iniciar uma análise SWOT requer um processo. Ou, melhor, uma organização em etapas, para garantir que a matriz seja preenchida da melhor maneira possível com as informações sobre a empresa.

Confira, no passo a passo a seguir, como realizar a análise SWOT/FOFA na sua loja virtual.

Crie uma equipe

Como falamos, a matriz SWOT pode ser preenchida por várias pessoas. Por isso, forme um grupo diversificado, incluindo membros de diferentes áreas da empresa, como finanças, marketing, vendas e operações. 

A diversidade de opiniões enriquece a análise e garante que todos os aspectos que envolvem a loja virtual sejam abrangidos. 

Defina o objetivo

A partir da equipe formada, está na hora de especificar o que se deseja alcançar com a análise SWOT para loja virtual.

Pode ser o lançamento de um novo produto, a expansão para novos mercados, ou a melhoria de processos internos. Ter um objetivo claro ajudará a orientar a análise e as discussões da equipe.

Preencha a matriz SWOT

Agora, chegou o momento de criar a matriz SWOT propriamente dita.

Para isso, divida uma folha em quatro quadrantes, para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

matriz swot

Criar um modelo visual, como no exemplo acima, ajuda a organizar as informações de maneira clara e acessível.

Comece pelos fatores internos

Por ordem de prioridades, a equipe deve iniciar o levantamento dos pontos internos da loja virtual, como as forças e fraquezas.

Em comparação com a próxima etapa, essa é mais simples porque requer o conhecimento interno da empresa.

Liste os fatores externos

Os fatores internos, como oportunidades e ameaças, necessitam de pesquisa e avaliação, principalmente da concorrência.

Priorize o levantamento interno e direcione o time para avaliar os pontos externos com fontes e dados confiáveis.

Crie um plano de ação

Com base nas informações presentes na matriz SWOT, está na hora de partir para a análise.

Crie estratégias para aproveitar as forças e oportunidades, além de abordar as fraquezas e ameaças, definindo um prazo para que cada ação seja desenvolvida com responsabilidade.

Documente o processo

Além de descrever a matriz SWOT/FOFA, registre todos os detalhes ao longo do processo e as decisões tomadas.

Esse cuidado ajuda a manter a equipe alinhada, ao mesmo tempo que também serve como um registro valioso para análises futuras.

Acompanhe periodicamente

Na internet, as coisas estão sempre mudando. Para lojas virtuais, acontece o mesmo.

Revisitar o documento e atualizar a análise SWOT periodicamente garante que as ações estão sendo seguidas e abre espaço para reavaliar necessidades. 

Exemplos de matriz SWOT para e-commerce

Para facilitar o entendimento de como fazer uma análise SWOT para o seu e-commerce, criamos dois exemplos de matriz para loja virtual.

O primeiro, sobre uma loja de roupas e, o segundo, sobre uma loja de eletrônicos.

Matriz SWOT para loja de roupas

Nesse exemplo, o objetivo da análise SWOT para a loja de roupas é expandir o mix de produtos, investindo em novas opções para um e-commerce que já tem uma base de clientes fiéis.

O preenchimento da matriz fica assim, seguindo a tradução FOFA:

FORÇAS

Reputação forte
Base de clientes leais
Experiência na gestão de e-commerce
OPORTUNIDADES

Tendências de moda nas redes sociais
Expansão de atuação
Facilidade de encontrar novos fornecedores
FRAQUEZAS

Limitação de produtos
Capacidade logística diminuída
Recursos financeiros limitados
AMEAÇAS

Concorrência intensa
Mudanças rápidas no modo de consumo
Economia do país

A partir dessas informações, podemos traçar alguns planos de ação para cumprir o objetivo de aumentar o mix de produtos, como:

  • Realizar uma pesquisa detalhada para identificar quais categorias de produtos novos teriam maior demanda e aceitação.
  • Introduzir pequenas quantidades de novos produtos como testes e medir a resposta do consumidor, sem sobrecarregar o estoque.
  • Investir em novas soluções logísticas para gerenciar eficientemente um inventário maior e mais diversificado.

Matriz SWOT para loja de eletrônicos

Nesse outro exemplo, uma loja virtual de eletrônicos tem o objetivo de investir na venda de smartphones. 

O preenchimento da matriz fica assim, seguindo a tradução FOFA:

FORÇAS

E-commerce estabelecido
Experiência técnica
OPORTUNIDADES

Crescimento do mercado de smartphones
Parcerias com desenvolvedores de apps para divulgação
FRAQUEZAS

Alta competitividade de preços da concorrência
Dependência de terceiros para logística
AMEAÇAS

Instabilidade na economia do país
Lançamentos mais rápidos do que a capacidade de acompanhar/investir

Com esse cenário, para atingir o objetivo de investir nesse novo produto, o e-commerce pode estipular os seguintes planos de ação:

  • Acompanhamento de tendências: pesquisar quais são os smartphones mais desejados para garantir que o estoque esteja alinhado com as preferências do consumidor.
  • Estratégias competitivas de preços: criar estratégias como descontos por tempo limitado, ofertas de lançamento e programas de cashback na compra de aparelhos novos.
  • Campanhas de marketing direcionadas: investir em campanhas de lançamento de novos modelos, utilizando segmentação em mídia paga nas redes sociais para atingir as pessoas mais adequadas para os smartphones.

Bônus: +5 modelos de plano estratégico para empresas

Gostou da análise SWOT e quer aprender mais sobre outros tipos de metodologia que ajudam na gestão do e-commerce? 

Além da SWOT/FOFA, existem mais ferramentas que são muito utilizadas para estabelecer objetivos e auxiliar na tomada de decisão:

  • SMART: sigla em inglês para Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal. Esta ferramenta é usada para definir objetivos claros e alcançáveis dentro de um período específico. 
  • OKR (Objectives and Key Results): é uma framework de gestão que ajuda as organizações a definir e rastrear objetivos e resultados-chave correspondentes. É uma ferramenta poderosa para alinhar e engajar equipes em torno de metas ambiciosas. 
  • Matriz de Eisenhower: método de organização para priorizar afazeres entre questões urgentes e importantes, ótimo para gerenciar pontos estratégicos no e-commerce.
  • Business Model Canvas: o canvas de modelo de negócio utiliza elementos como propostas de valor, segmentos de clientes, canais de comunicação e vendas, estrutura de custos, e fontes de receita para organizar e relacionar as necessidades do e-commerce e ter uma visão completa do e-commerce.
  • Análise de valor agregado: conhecida como EVA, é uma técnica de gestão de projetos utilizada para medir o desempenho através da comparação entre o trabalho planejado e o trabalho efetivamente realizado, em termos de custo e tempo.

Cada técnica pode ser usada de maneira independente ou em conjunto com a análise SWOT, para atingir os objetivos de crescimento do e-commerce.

Botão para ler artigo sobre marketing digital no e-commerce
O que é análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramenta estratégica utilizada para identificar os pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) de um negócio, auxiliando na tomada de decisão.

Quem pode preencher a matriz SWOT?

Qualquer pessoa envolvida com as mudanças dentro de uma operação pode preencher uma matriz SWOT – ou seja, não precisa necessariamente ser uma pessoa em cargo de liderança. Nesse sentido, indica-se que o preenchimento seja realizado por um time responsável por aplicar as mudanças decorrentes da análise.

Como fazer análise SWOT para uma loja virtual?

Crie uma equipe
Defina o objetivo
Preencha a matriz SWOT, primeiro pelos fatores internos e, depois, externos
Crie um plano de ação
Documento o processo
Acompanhe periodicamente

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