Você já ouviu falar em Boxing Day?
O dia é considerado um feriado em países como Inglaterra, Canadá e Austrália, e passou a ser uma ocasião que reúne grandes promoções no comércio.
Assim, o Boxing Day acontece após o Natal e é uma grande chance para fazer liquidações, liberar estoque para o início do próximo ano e atrair consumidores que desejam gastar seus vale-compras ou trocar presentes.
Por isso, a sua loja virtual pode se beneficiar – e muito – dessa data comercial!
Vamos entender tudo sobre o Boxing Day, a origem do feriado e como utilizar a ocasião para vender mais no fim de ano!
O que é Boxing Day?
O Boxing Day é uma data comemorativa celebrada em 26 de dezembro é considerada feriado em alguns países de língua inglesa, como Inglaterra, Canadá e Austrália.
Tradicionalmente, o Boxing Day é algo muito popular no campeonato de futebol da Inglaterra. Aliás, no dia do evento acontecem rodadas simultâneas de jogos da Premier League, uma das ligas mais importantes do mundo.
Os registros históricos não possuem um senso comum da origem da celebração, mas tem alguns pontos interessantes sobre a data:
- Para o futebol, no dia 26 de dezembro de 1860 aconteceu a primeira partida a nível de competição de dois grandes times ingleses;
- Para os religiosos, 26 de dezembro é o dia de Santo Estevão;
- Ainda, nas igrejas anglicanas da região, o dia 26 marca a abertura oficial das caixinhas de doações das igrejas para arrecadação de dinheiro, com o objetivo de ajudar comunidades locais;
- Na história popular, o Boxing Day era o dia em que os empregadores entregavam caixas aos subordinados com alimentação e parte da ceia natalina.
Mas e para o comércio? Nesse sentido, a data tem uma grande importância, sendo até mais popular do que a Black Friday para alguns países! No Boxing Day, as lojas costumam liquidar os estoques disponíveis com grandes promoções, tanto no comércio eletrônico quanto nas lojas físicas.
Qual a data do Boxing Day 2023?
Como falamos, a data é celebrada no dia 26 de dezembro, no dia seguinte ao Natal.
A data não é exatamente móvel, mas como é considerada um feriado, costuma ser celebrada no mesmo dia, desde que não seja um sábado ou domingo.
Ou seja: diferente da Black Friday, que contempla a última sexta-feira do mês de novembro, mas se estende ao longo do final de semana, o Boxing Day segue a prerrogativa de ser o próximo dia útil após o Natal.
Grandes comércios brasileiros, como a Centauro, já realizaram promoções de Boxing Day ao longo da semana, mas essa ainda é uma data pouco popular no Brasil.
Leia também: Como fazer promoções em e-commerce?
E o que o Boxing Day representa para o e-commerce?
Passadas as datas mais relevantes para o comércio no fim de ano, como a Black Friday e o Natal, as vendas têm uma baixa quase natural.
O período pós-Natal e pré-Reveillon costuma ser quase um limbo entre datas. Muitas empresas fornecem um recesso aos funcionários no período, para que descansem e aproveitem com a família.
No e-commerce, esses dias ganham menos movimentação e finalização de compras. Ou seja: é aí que entra a vantagem do Boxing Day.
Como o comércio está mais parado entre o Natal e o Ano Novo, fazer promoções alusivas à data é uma estratégia interessante para o calendário comercial das lojas virtuais.
O público-alvo do Boxing Day é, em maioria, quem deixou para comprar os presentes de Natal atrasados ou para amigo secreto, por exemplo. E, também, quem optou por esperar promoções mais interessantes após a época festiva.
Por isso, utilizar o dia 26 como mote para liquidar estoque é uma grande chance de aumentar o fluxo de caixa em um momento de baixa.
A comemoração do Boxing Day já acontece no Brasil?
Sim, o Boxing Day acontece no Brasil!
Mas não é tão popular quanto outras datas comerciais que importamos de outros países. Ao pesquisar “Boxing Day” no Google Trends, vemos que, nos últimos 12 meses, a pesquisa do termo teve um pico de interesse na última semana de dezembro de 2022.
Ou seja: exatamente quando as promoções alusivas à data começam a ser lançadas.
O Boxing Day no Brasil é uma oportunidade de aumentar os lucros com as vendas de fim de ano, ainda mais considerando o desempenho da Black Friday 2023 – que, segundo dados do jornal Valor Econômico, teve um rendimento menor que no ano passado.
Então, se você está em busca de uma oportunidade para fechar 2023 com saldo positivo e, de quebra, renovar o estoque da sua loja virtual, essa é a sua oportunidade!
Aprenda com a Yampi quais ações você pode fazer no Boxing Day de 2023 a seguir!
5 promoções para fazer durante o Boxing Day 2023
Sim, você pode aproveitar o Boxing Day para vender mais na sua loja virtual, e nós explicamos como.
Compartilhamos 5 ideias de promoção para colocar em prática na data, que funcionam para diversos segmentos de mercado.
Vamos analisar cada uma delas a seguir.
Promoção relâmpago
Aproveitando que a data é pouco popular e não é muito conhecida pelos brasileiros, faça anúncios nos meios de comunicação para “salvar a data”, mas sem entrar em detalhes.
No dia 26 de dezembro, dispare uma série de comunicados com promoções surpresas de Boxing Day.
A ideia, diferente de outros períodos promocionais, é deixar o público atento de que algo está acontecendo, mas que as promoções sejam, de fato, uma surpresa.
Cupons para categorias específicas de produto
Já que essa é uma data temática, selecione categorias de produtos para ofertar cupons de desconto.
Por exemplo: se a sua loja vende produtos esportivos, conecte com a movimentação do campeonato de futebol inglês.
Se vende produtos de decoração, brinque com as festas de fim de ano.
Frete grátis
Não é novidade, mas é sempre bem-vindo. O frete grátis impulsiona as compras e tem o poder de converter os compradores indecisos.
Mas tenha cuidado com os prazos de entrega no fim do ano, que geralmente são maiores pela movimentação no comércio eletrônico.
Leia também: Dicas para ter frete mais barato
Descontos progressivos
Ofereça descontos progressivos com base no valor total da compra. Por exemplo, 10% de desconto em compras acima de R$100,00, 20% em compras acima de R$250,00.
Os descontos progressivos, além de incentivarem mais compras, também auxiliam no aumento do ticket médio da loja virtual.
Compre 1, leve 2
Implemente promoções “compre um, leve outro” para incentivar as vendas online. A estratégia funciona muito para produtos que são frequentemente comprados juntos, como calçados e roupas.
Independente da estratégia escolhida, avalie com cuidado quais são as margens de lucro que podem ser reorganizadas para que as ofertas não se tornem um problema para as finanças da sua loja.
Bônus: como preparar a loja virtual para o Boxing Day
Desde o início desse artigo, mencionamos que o Boxing Day é uma ótima data para renovar o estoque da sua loja virtual. Mas como fazer isso? Vamos explicar em alguns passos:
1. Avalie quais produtos têm menor saída: na visão geral do seu e-commerce, é possível analisar quais produtos mais saem e quais estão estacionados. Comece por aqui.
2. Calcule a margem de lucro dos produtos: ou seja, qual é o valor mínimo que cada produto pode ser comercializado sem que impeça o crescimento da loja;
3. Identifique o período promocional: inclua banners e comunicações que demonstrem para os clientes que a sua loja virtual aderiu ao Boxing Day;
4. Analise o resultado: se for a sua primeira vez fazendo liquidações na data, mantenha um registro de tudo o que foi ofertado e a relação de vendas. Esses dados ajudam a entender se faz sentido manter a promoção na sua loja.
Esperamos que o Boxing Day traga ótimos resultados para a sua loja virtual. 🙂
Precisando de ajuda para avaliar a margem de lucro dos seus produtos antes de fazer uma liquidação? Nós te ajudamos!
O Boxing Day é uma data comemorativa celebrada em 26 de dezembro e considerada feriado em alguns países de língua inglesa, como Inglaterra, Canadá e Austrália. No comércio, a data é usada pelas lojas para liquidar os estoques remanescentes da Black Friday e do Natal com grandes promoções.
Sim, o Boxing Day acontece no Brasil, mas não é tão popular quanto outras datas comerciais que importamos de outros países. Porém, já é possível notar o interesse do público pela data, especialmente nas últimas semanas de dezembro.
Promoção relâmpago
Cupons para categorias específicas de produto
Frete grátis
Descontos progressivos
Compre 1, leve 2