Os clientes recorrentes são uma excelente maneira de tornar a sua loja virtual mais lucrativa e rentável por mais tempo. Quer saber como?
Continue a leitura para entender os benefícios de investir nesse tipo de estratégia, dicas para adquirir e manter clientes recorrentes no seu e-commerce e como a Yampi pode ajudar nesse processo.
O que é um cliente recorrente?
Cliente recorrente é aquele que permanece adquirindo um produto ou serviço da sua loja virtual periodicamente – pode ser mês a mês, a cada 45 dias, a cada semestre, ou um período de tempo que faça sentido para o que você comercializa.
A grande ideia por trás do cliente recorrente é ofertar algo que possa ser consumido como uma “assinatura”, em que o comprador paga um valor estipulado com frequência e recebe o produto ou serviço no prazo informado.
Existem diferentes tipos de negócio que utilizam o sistema de cliente recorrente, como assinatura de clube de vinhos, produtos para pets, cuidados pessoais e limpeza, entre outras modalidades.
6 benefícios do cliente recorrente para sua loja virtual
Ter um cliente recorrente pode ser o segredo para a sua loja render mais. Mas não é só isso. Confira os 6 principais benefícios de investir em um sistema de compra recorrente para o seu e-commerce:
Rentabilidade por mais tempo
A recorrência de compras permite que o negócio tenha uma previsibilidade maior do ticket atingido por período.
Como consequência, a loja virtual vende mais e gera mais lucro a médio e longo prazo para o mesmo cliente.
→ Leia também: Loja Virtual vale a pena? Conheça benefícios para o seu negócio
Fidelização do cliente
Complementando o ponto anterior, os clientes recorrentes de uma loja são, por muitas vezes, fiéis aos produtos ou serviços consumidos. Ou seja: eles dificilmente vão trocar uma loja por outra quando tem uma boa experiência de compra.
Em outras palavras, fidelizar um cliente é um dos pontos-chave de lojas virtuais: um cliente fiel compartilha a marca e ajuda no feedback positivo.
Personalização de ofertas
Manter clientes recorrentes também auxilia a criar novas e melhores ofertas personalizadas, com base no consumo atual da pessoa na sua loja.
No caso dos sistemas de assinatura de produtos, à medida em que você entende o perfil do consumidor recorrente, pode oferecer upgrades e novos pacotes que fazem sentido, e aumentam o seu ticket médio por consequência.
Aumento do Lifetime Value
Lifetime Value (LTV) é uma métrica que serve para entender o valor que determinado cliente possui junto ao seu negócio a longo prazo.
Sendo assim, o valor de tempo de vida, quando falamos em clientes recorrentes, aumenta – e muito! Assim como a previsibilidade de ganhos e ticket médio de vendas.
Diminuição de investimento em captar novos cliente
Manter e fidelizar um cliente custa menos do que captar novos. Por isso, o cliente recorrente é mais lucrativo a longo prazo, em comparação aos gastos para adquirir novos clientes.
Mas entenda que a sua loja deve, sim, prospectar novos clientes, além de investir na fidelização, para se manter ativa e sempre presente no mercado.
→ Leia também: Como fazer vendas online? Dicas de produtos, plataformas e muito mais
Maior chance de indicação
Sabe quando falamos em prova social? Pois é: clientes recorrentes são uma grande fonte de indicações e feedbacks positivos para o seu negócio.
Além de manter um relacionamento mais próximo, as lojas com sistemas de vendas recorrentes contam com clientes engajados e maior abertura para solicitar opiniões e avaliações no que for vendido.
Como tornar um cliente recorrente em 5 passos
Você já sabe a importância de ter clientes recorrentes. Agora, vamos te ajudar a criar uma estratégia para tornar o cliente recorrente dentro do seu negócio.
Mantenha sua loja virtual atrativa
O primeiro passo para que o cliente tenha o desejo de retornar à loja virtual é ter um layout intuitivo, bonito e atrativo. Por isso, é muito importante pensar em uma identidade visual e planejar o branding da sua marca.
Existem muitos templates de lojas virtuais que auxiliam a manter um estilo e personalização, dentro das especificidades do negócio. Confira os temas disponíveis para criar a sua loja virtual na Yampi.
→ Leia mais: O que é a loja virtual da Yampi? Descubra diferenciais e como criar a sua
Determine os produtos ou serviços a serem vendidos
Com a loja pronta e atrativa, está na hora de entender quais produtos o seu público mais consome e que podem ser oferecidos periodicamente em um sistema de assinatura.
Bens de consumo recorrente, como higiene, maquiagem, cuidados pessoais, limpeza, suplementos, bebidas e alimentos, são os mais indicados para esse tipo de negócio. Mas existem assinaturas no mercado até mesmo de roupas íntimas.
Vale entender o que o seu público atual mais consome.
Facilite o sistema de pagamentos e entregas
As compras recorrentes devem contar com meios de pagamento com cobrança periódica e frete direcionado ao endereço de entrega.
Parece óbvio, mas precisa ser reforçado: a ideia da compra recorrente é que seu cliente receba, dentro do período estipulado, aquilo que escolheu comprar, sem ter a necessidade de investir mais tempo no futuro. Por isso, o pagamento e o frete também devem ser simplificados.
Leia também: Guia completo de logística para e-commerce
Crie estratégias de nutrição para os clientes
O marketing será um grande aliado na manutenção dos clientes recorrentes.
Dentro do que chamamos de régua de nutrição, é preciso também manter o comprador sempre estimulado. Para isso, você pode ofertar novos produtos, oferecer upgrade de categoria, cupons de desconto por tempo de permanência, entre várias outras possibilidades.
Tenha um atendimento personalizado
Com os produtos certos, uma loja atrativa, tecnologias simplificadas de pagamento e entrega, você investe na fidelização do cliente.
Mas é o atendimento que garante que esse cliente permaneça comprando de você.
Auxilie os clientes e simplifique a interação integrando a sua loja virtual com sistemas de atendimento em tempo real e criação de tickets. Além de manter uma área com perguntas e respostas frequentes.
Métricas para acompanhar o ganho de clientes recorrente
Entender como está o ganho de clientes recorrentes na sua loja envolve monitorar várias métricas importantes que fornecem informações sobre a fidelidade dos clientes. Além disso, é possível obter o valor que eles trazem para o negócio e como as estratégias de manutenção desses clientes estão funcionando.
Essas são algumas das métricas que você deve ficar de olho para entender como está a conquista de clientes recorrentes no seu e-commerce:
- Taxa de retenção: quanto tempo um mesmo cliente permanece comprando da sua loja;
- Ticket médio por cliente: qual é o valor de compra por cliente;
- Taxa de recompra por produto: a quantidade de vezes que determinado produto foi comprado em um período de tempo;
- Net Promoter Score: como está o nível de satisfação dos clientes com a sua loja;
- Taxa de abandono de carrinho: quantas vezes os clientes colocam produtos no carrinho e encerram a sessão antes de finalizar a compra;
- Taxa de churn: quantos clientes deixaram de comprar ou cancelaram as compras recorrentes na sua loja.
Os recursos de gestão da Yampi contam com essas e outras métricas valiosas para o seu e-commerce. Veja aqui como é possível monitorar o seu negócio em tempo real.
E como recuperar clientes inativos?
Já que falamos sobre a taxa de churn, você precisa entender o que faz os clientes desistirem de comprar na sua loja, ou cancelar a assinatura recorrente dos produtos ou serviços.
Uma taxa de churn muito alta representa, além de outros fatores, a insatisfação dos clientes com o que você oferece.
É sempre válido realizar pesquisas de satisfação periódicas para entender como está o relacionamento do cliente com o seu e-commerce, para manutenção do relacionamento enquanto o cliente está ativo.
Se o cliente se tornar inativo, realizar disparos de pesquisa, cupons e ofertas para retomar o contato podem ser ótimas estratégias. Mas nada de forçar o retorno ou, até mesmo, dificultar a saída do cliente do sistema de compra recorrente.
3 estratégias para manter os clientes recorrentes
Sua loja já tem tudo o que precisa para conquistar clientes recorrentes? Então está na hora de manter esses clientes.
Separamos 3 estratégias práticas para que você utilize na sua loja virtual, aproveitando ao máximo as funcionalidades e integrações com outras ferramentas que podem auxiliar no processo de manutenção dos clientes.
Personalize ofertas com segmentação de dados e CRM
As plataformas de CRM – Customer Relationship Management – encontram dados sobre os clientes e histórico de compras.
Com os insumos disponíveis no sistema de CRM, você ganha vantagem competitiva com um maior entendimento de como é o comportamento do seu cliente, e pode desenvolver ofertas mais assertivas, segmentadas a partir desses dados.
Crie programas de fidelidade e recompensas
Os clientes que mais consumirem da sua loja podem integrar um programa de pontuação, que resulte em recompensas como prêmios, brindes em compras e cupons de desconto.
Isso também auxilia na manutenção e fidelização do relacionamento com quem compra de maneira recorrente na sua loja.
Utilize as automações de marketing para informar e nutrir os clientes
Configure disparos automáticos para aniversário dos clientes, datas comemorativas gerais, datas mais específicas e que sejam relacionadas com o seu tipo de negócio, entre outras possibilidades.
As automações de marketing também servem para reengajar clientes inativos por determinado período de tempo, recomendar novos produtos e oferecer descontos. Tudo isso com base em dados.
Uma loja virtual atrativa garante clientes recorrentes
Nós falamos antes, mas é sempre bom reforçar: quando a loja virtual é atrativa, intuitiva e de fácil navegação, o cliente vai querer voltar.
Os temas disponíveis para personalização da sua loja na Yampi são apenas parte de todos os recursos disponíveis para engajar novos compradores e manter clientes recorrentes.
Além disso, com o painel de gestão, as integrações com sistemas de atendimento e CRM, entre várias outras possibilidades, sua loja pode render muito.