Como fazer logística para e-commerce? [Guia 2023]

Redação Yampi 11/05/2023 9 min de leitura
Logística para e-commerce

Fundamental para ter uma loja virtual bem-sucedida, o planejamento da logística para e-commerce é uma atividade que requer atenção, estratégia e muita análise. 

Isso porque a logística para e-commerce envolve uma série de processos que vão desde o recebimento dos produtos até a entrega para o cliente final, passando também pela logística reversa – quando o cliente devolve um item. 

Portanto, merece atenção especial para garantir a satisfação e fidelização dos clientes. 

Se você quer saber tudo sobre logística para e-commerce, confira este guia completo e atualizado que vai te ajudar a ter muito sucesso nas entregas da sua loja virtual. 

Você vai descobrir: como montar uma boa estratégia de logística para e-commerce, dicas de gestão e aspectos importantes a serem considerados no planejamento.

Como funciona a logística para e-commerce?

Com o crescimento do comércio eletrônico, uma coisa é certa: ter uma logística eficiente é crucial para qualquer empresa que deseja ter sucesso nesse mercado.

Afinal, a logística para e-commerce envolve todas as atividades e processos relacionados a estoque, transporte e entrega de produtos. Ou seja: junto com a criação da loja virtual, a logística é o coração de qualquer operação de comércio eletrônico. Até mesmo no dropshipping – modelo de vendas em que a parte logística fica com fornecedores. 

A logística para e-commerce funciona da seguinte maneira:, começa com o recebimento dos produtos pelo fornecedor ou fabricante. Dessa forma, é preciso fazer o armazenamento desses produtos em um local adequado, garantindo a segurança e a integridade dos itens. 

Uma dica para garantir um bom armazenamento é desenvolver um sistema de organização que facilite a separação de itens para o envio. Inclusive, esta é a próxima etapa da operação: separar os pedidos e preparar os produtos para a expedição, incluindo a embalagem e a identificação de cada pacote.

Após a preparação dos pedidos, é hora de realizar a entrega, que pode ser feita por meio de transportadoras ou pelos Correios. Durante essa etapa, é preciso acompanhar o rastreamento das mercadorias, enviar o código para o cliente e garantir que todas as entregas sejam feitas no prazo estabelecido. 

Além disso, é importante ter um sistema de atendimento ao cliente eficiente, que possa responder dúvidas e solucionar quaisquer problemas que surjam rapidamente.

A importância da logística para o e-commerce

A logística para e-commerce é uma atividade que exige muita atenção e organização, desde o recebimento dos produtos até a entrega para o cliente final. Veja porque é tão importante contar com uma boa logística:

  • 71% dos consumidores brasileiros afirmam que o frete rápido é decisivo para finalizar uma compra, segundo um relatório da FreteRápido
  • 65,9% dos gastos de uma empresa com logística são relacionados ao frete, como mostra uma pesquisa da ABComm
  • 73% dos consumidores esperam prazos de entrega super rápidos, de acordo com um levantamento do Capterra. 

A falta de organização em qualquer uma dessas etapas pode causar problemas como atrasos nas entregas, extravios de mercadorias e insatisfação dos clientes.

Com processos bem definidos e otimizados, é possível evitar desperdícios e retrabalhos, reduzir o tempo de espera dos clientes e minimizar o impacto de problemas, contribuindo com a redução dos custos operacionais do negócio.

5 dicas para montar uma boa logística para e-commerce

Montar uma logística para e-commerce organizada e que traga bons frutos aos negócios demanda estudo e entendimento do mercado e, também, do público. Por isso, veja a seguir 5 dicas para montar uma logística eficiente e atualizada para a sua loja virtual:

1. Conheça as melhores práticas do mercado

Uma boa forma de montar uma operação de sucesso é utilizando as melhores práticas de logística para e-commerce. Portanto, vale fazer uma pesquisa de mercado para entender como os grandes players estruturam seus processos logísticos e buscar por erros que podem prejudicar a sua operação.  

2. Tenha um planejamento estratégico

O planejamento deve incluir todas as etapas do processo logístico: é ele que vai guiar todas as ações e planos para essa área do seu e-commerce. 

Portanto, para entender o que está funcionando e o que pode ser melhorado, tenha metas e dados estipulados, e realize avaliações constantes no sistema de logística.

Leia também: 12 métricas fundamentais para e-commerce

3. Utilize tecnologias avançadas

As tecnologias podem ser grandes aliadas na otimização da logística para e-commerce. Ferramentas de gestão de estoque, automação de processos, rastreamento de entregas e atendimento ao cliente são alguns exemplos de soluções que podem ajudar a melhorar a eficiência dos processos e reduzir os erros. 

Na sua Loja Virtual da Yampi, por exemplo, você pode definir e acompanhar as principais métricas  em um dashboard de fácil acesso e com monitoramento em tempo real.

4. Acompanhe as tendências do mercado

Novas soluções para otimizar a logística e melhorar a experiência dos clientes surgem todos os dias no mercado. Ou seja: fique por dentro dessas tendências e se adapte, sempre que necessário, para manter a eficiência da logística para e-commerce e garantir o sucesso do negócio.

5. Tenha parceiros confiáveis

A escolha dos parceiros logísticos pode garantir a qualidade das entregas e reduzir os custos operacionais. Assim, escolha sempre empresas que tenham um bom histórico de atendimento, experiência no mercado e uma estrutura adequada para atender as demandas de logística do seu e-commerce. 

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Modelos de logística para e-commerce

Para ter uma logística eficiente, é fundamental que você saiba cada um dos tipos que existem. Até porque, esse conhecimento te ajuda a avaliar cada uma das novas oportunidades disponíveis no mercado e entender a que mais faz sentido com o negócio desenvolvido. 

Algumas delas são:

Logística reversa: 

Este é um modelo que visa otimizar o processo de devolução de produtos, uma ocorrência comum no comércio eletrônico. A logística reversa envolve a criação de uma estratégia de gestão de devoluções, incluindo políticas claras de devolução, a criação de um processo eficiente para lidar com as devoluções e a possibilidade de reutilizar ou reciclar os produtos devolvidos.

Logística omnichannel:

Oferece uma experiência de compra unificada, independentemente do canal de compra utilizado. Isso significa que os clientes podem comprar online e retirar na loja física, por exemplo, ou comprar na loja física e receber em casa. Isso requer uma integração eficiente de todos os canais e um gerenciamento de estoque integrado.

Logística com inteligência artificial: 

É uma tendência emergente no setor de logística para e-commerce. Neste modelo, algoritmos e sistemas de inteligência artificial são utilizados para otimizar a gestão de estoques, prever demandas, melhorar a eficiência das entregas e reduzir custos logísticos.

Logística colaborativa: 

Consiste na colaboração entre diferentes empresas para compartilhar recursos e melhorar a eficiência logística. Por exemplo, empresas com segmentos parecidos ou próximos podem compartilhar o mesmo tipo de armazenamento de produtos, para economizar com a logística de armazenagem.

Quando e como terceirizar a operação logística de um e-commerce?

Um ponto importante da logística para e-commerce é que ela não se resume à entrega do produto ao cliente. Como vimos, existem muitas etapas entre a aquisição de produtos com fornecedores e a entrega do produto. 

Existem quatro principais tipos de logística:

  1. Logística de produção: para produzir os produtos comercializados;
  2. Logística de distribuição: para distribuir esses produtos;
  3. Logística reversa: para receber pedidos devolvidos pelos clientes;
  4. Logística de suprimentos: para todos os insumos necessários dentro dos três primeiros tipos.

Considerando isso, terceirizar a operação logística de um e-commerce pode ser uma boa opção em alguns casos, especialmente para empresas que estão começando ou que não têm a estrutura necessária para gerenciar toda a cadeia logística.

Situações para terceirizar a logística:

  • Escalabilidade: se a empresa está em um momento de crescimento acelerado, pode ser difícil manter o controle da cadeia logística e acompanhar a demanda de forma eficiente. Terceirizar a logística pode ajudar a aumentar a capacidade de armazenagem e distribuição, além de permitir que a empresa se concentre em outras áreas do negócio.
  • Redução de custos: terceirizar a logística pode ser uma opção mais econômica do que manter uma operação interna, especialmente se a empresa não tem a escala necessária para obter preços competitivos em transporte e armazenagem.
  • Acesso a expertise e tecnologia: empresas especializadas em logística de e-commerce possuem conhecimento e tecnologia atualizada para gerenciar a operação de forma eficiente e oferecer serviços personalizados.
  • Flexibilidade: a terceirização permite que a empresa se adapte às mudanças no mercado de forma mais rápida e flexível, sem a necessidade de investir em ativos fixos, como armazéns, veículos, entre outros.

Para terceirizar a operação logística, é importante buscar empresas confiáveis e com boa reputação no mercado, que ofereçam serviços de qualidade e suporte ao cliente. E é sobre isso que trataremos no próximo tópico!

4 empresas de entrega para e-commerce

Tanto no sistema de logística colaborativa quanto nos demais, escolher bons parceiros de logística faz parte do planejamento estratégico da área. Por isso, veja algumas opções de empresas que atuam com entregas para e-commerce:

1. Correios

O sistema de logística e entrega dos Correios é o mais utilizado no país, principalmente por ser a única empresa que está presente em todos os municípios do Brasil. O Correios é uma empresa pública e de administração federal. No Reclame Aqui, site para avaliação e reclamação de empresas e serviços, os Correios aparecem com nota 6,8 de 10.

2. Jadlog

Uma das maiores empresas de transporte de cargas do país, a Jadlog também faz parte de um grupo de transporte e logística que atua na Europa, chamado GeoPost, e é classificado como a segunda maior rede de entregas e encomendas internacionais na região. No Reclame Aqui, a nota da Jadlog é 7,4 de 10.

3. Total Express

A Total Express possui parceiros de negócio que também realizam entregas em nome da empresa, como os Correios. No site Reclame Aqui, Total Express aparece com nota 7,7 de 10.

4. Braspress 

A Braspress é uma empresa de cargas que possui uma frota única de veículos para atender todo o país. No Reclame Aqui, a empresa possui nota 6,8 de 10.

Cada empresa possui pontos positivos e negativos, como as avaliações em sites específicos, que devem ser considerados antes de firmar um contrato ou parceria. E, caso não consiga decidir qual opção é a mais adequada, você ainda pode ter parceiros diferentes para cada região do país, por exemplo. 

Dicas para gestão de logística para e-commerce

Além de escolher bons parceiros para entrega, tenha em mente essas dicas importantes para a gestão da logística do seu negócio:

Tenha um sistema de gestão de estoque eficiente

Utilize um sistema de gestão de estoque para monitorar o nível de estoque, programar reposições, evitar desperdícios e evitar perdas financeiras, garantindo a melhor experiência para os seus clientes.

Utilize ferramentas de rastreamento

Monitore o status de entrega dos produtos com o uso de ferramentas e tecnologias específicas. Com isso, você pode identificar possíveis problemas na cadeia de logística e, futuramente, evitar atrasos nas entregas.

Invista em embalagens adequadas

Embalagens personalizadas, por exemplo, fortalecem a identidade visual da sua marca e aumentam o reconhecimento pelos clientes. Mas não esqueça da qualidade do material para que os produtos cheguem intactos ao seu cliente final.

Esteja preparado para imprevistos 

Atrasos nas entregas, extravios de mercadorias ou problemas com a qualidade dos produtos podem acontecer. Assim, tenha um plano de contingência para lidar com essas situações e estabeleça um canal de comunicação eficiente com os clientes para manter todos informados sobre o status da entrega e resolver problemas que possam surgir.

Quais as principais tendências de logística para e-commerce?

Novidades e tendências estão sempre surgindo quando o assunto é logística para e-commerce. Por isso, veja 3 grandes tendências de tecnologia que podem ser aplicadas à logística de e-commerce ainda em 2023:

Automatização de processos: 

A automação de processos logísticos é uma tendência crescente, com a utilização de tecnologias como robôs autônomos, drones e veículos autônomos para otimizar a gestão de estoque e as entregas.

Logística verde: 

Envolve a utilização de práticas sustentáveis, como a redução de emissões de gases poluentes, o uso de fontes de energia renovável e redução do desperdício para minimizar o impacto negativo no meio ambiente.

Inteligência artificial e big data: 

A utilização de inteligência artificial e big data na logística do e-commerce permite uma análise mais detalhada dos dados de estoque e vendas, permitindo previsões de demanda mais precisas e uma gestão de estoque mais eficiente.

4 dificuldades de logística para e-commerce (e como contornar)

Sim, dificuldades existem. Falamos sobre como os e-commerces devem estar preparados para imprevistos na cadeia de logística. Agora, vamos detalhar quais são os principais problemas e, principalmente, como resolver essas questões::

Problemas com a qualidade dos produtos

Os problemas com a qualidade dos produtos podem ser uma fonte de insatisfação para os clientes e um desafio para a logística do e-commerce. Você já sabe, mas não custa relembrar: a escolha de parceiros faz toda a diferença na qualidade do que é ofertado aos clientes, desde suprimentos até entrega.

Prazos de entrega

Essa é uma das principais exigências dos clientes e uma das maiores dificuldades para a logística do e-commerce. Para contornar isso, voltamos ao ponto de escolher bons parceiros de entrega, além de ter um sistema de gestão de estoque eficiente, para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis para envio.

Custo do frete

O frete representa uma porcentagem significativa do preço final do produto e, como consequência, impacta na decisão de compra do cliente. 

Negocie preços com as fornecedoras de entrega para oferecer opções de frete mais baratas para determinados produtos, e tente sempre estabelecer parcerias com transportadoras locais para reduzir os custos de envio.

Devoluções

Receber a devolução de produtos faz parte do processo de vendas do e-commerce, mas também podem ser uma fonte de problemas para a logística. Para contornar essa questão, desenvolva uma política de devolução clara e com um processo simples para os clientes, oferecendo opções de logística reversa, por exemplo.

Integre seu serviço de logística com uma Loja Virtual completa

Você aprendeu os principais pontos para gestão da logística do seu e-commerce e, com certeza, já sabe por onde começar a desenvolver um planejamento estratégico para vender ainda mais.

Com essas informações, você poderá dar os primeiros passos para criar uma logística sólida e bem estruturada, que vai garantir a satisfação dos seus clientes e impulsionar o crescimento do seu e-commerce. 

Aliás, sabia que o sistema logístico pode ser integrado à plataforma da Yampi, dentro do seu e-commerce? 

Com a Yampi você consegue integrar o seu site com sistemas de logística e rastreamento de entregas. Assim, você economiza na gestão de fretes, otimiza o seu negócio e garante uma melhor experiência para os clientes. 

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