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Blog » Marketing digital » Tráfego » Como divulgar loja virtual? Confira dicas fáceis para atrair clientes

Como divulgar loja virtual? Confira dicas fáceis para atrair clientes

Aurea Araujo 08/01/2025 8 min de leitura
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Você criou o seu e-commerce, cadastrou todos os produtos, mas não sabe por onde começar a divulgar a loja virtual? 

É sobre isso que falaremos por aqui.

Seguindo essas dicas, você aprende a divulgar a sua loja virtual nos diversos canais disponíveis e aumenta a visibilidade da marca. Boa leitura!

  • Como divulgar minha loja virtual e atrair clientes?
  • 7 dicas de marketing digital para divulgar loja online
  • Bônus: como divulgar a inauguração de uma loja virtual
  • Divulgue uma loja virtual de qualidade para seus clientes

Como divulgar minha loja virtual e atrair clientes?

Considere o funil de vendas clássico. O topo do funil se chama Descoberta, e é o momento em que o futuro cliente toma conhecimento da loja virtual ou de um produto específico.

Essa descoberta pode acontecer por diferentes meios, mas os mais comuns são através do resultado de uma busca ativa ou pelo impacto de um anúncio pago, direcionado para o perfil daquela pessoa.

Uma vez que você compreende isso, fica claro que divulgar a loja virtual por esses meios é a ação necessária para que a sua loja seja descoberta e atinja novos públicos – com potencial para se tornarem clientes.

Cada canal de divulgação possui funcionalidades específicas e maneiras de aprimorar os resultados de alcance da loja virtual, e vamos explicar alguns dos principais a seguir.

Como divulgar loja virtual no Google

Você, com certeza, quer que a sua loja virtual e seus produtos apareçam nos resultados de pesquisa do Google, né? Para isso acontecer, você precisa criar estratégias e seguir os passos abaixo:

Utilize técnicas de SEO

As técnicas de otimização para mecanismos de busca, ou SEO (Search Engine Optimization), ajudam a posicionar a loja virtual a partir do uso de palavras-chave, imagens leves, elementos de carregamento rápido e vários outros pontos do site.

Essa etapa é tão importante para a divulgação do e-commerce que decidimos criar uma trilha de vídeos na Yampi Academy ensinando tudo sobre SEO. Confira:

Registre produtos no Google Shopping

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e aparece uma aba chamada Compras? Essa é a nova apresentação do Google Shopping.

Com uma conta no Google Ads, é possível integrar o feed de produtos da sua loja virtual na ferramenta. Assim, seus produtos se tornam disponíveis nas pesquisas dos usuários.

Confira como fazer isso com a loja virtual da Yampi em nossos artigos de suporte ao cliente.

Faça anúncios no Google Ads

Fazer publicidades no Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, expande o alcance da loja virtual e tem maior propensão a atingir o público certo para o que você vende. 

Para você ter ideia, com essa ferramenta é possível que a sua loja e os seus produtos apareçam em resultados de pesquisa, mas também em sites e até no YouTube. O grande segredo aqui é segmentar bem o público nas suas campanhas, assim você garante que os seus anúncios vão aparecer para as pessoas certas, que realmente têm interesse na sua marca.

🎥Aprenda a fazer tráfego pago com a Yampi Academy:

Como divulgar loja virtual nas redes sociais

As redes sociais são essenciais para complementar a estratégia de divulgação da loja virtual. Isso porque elas são ótimas para alcançar novos públicos, tanto de maneira orgânica, quanto por meio de anúncios. Confira como: 

Utilize a ferramenta de marketplace

No Facebook e no Instagram, por exemplo, existe o recurso de marketplace – no Instagram, se chama Compras.

Compartilhe os produtos da loja virtual integrando o feed com a divulgação no marketplace para atingir novas pessoas.

Investa no Instagram

Para divulgar a sua loja virtual no Instagram, primeiro você precisa ter um perfil comercial, com uma biografia clara e informativa, incluindo um link para o site. 

Em seguida, publique conteúdo visualmente atraente, como fotos de produtos, vídeos curtos e outros formatos, além de usar hashtags relevantes para aumentar a visibilidade das suas postagens. 

Uma boa ideia para divulgar sua loja é considerar parcerias com influenciadores no seu nicho de mercado para ampliar o alcance da sua marca. 

Por fim, mas ainda mais importante: utilize os recursos de compras no Instagram, como o Instagram Shopping, para facilitar a compra direta pelos seus seguidores. 

Crie anúncios pagos

Os anúncios pagos nas redes sociais são maneiras de segmentar o público para compartilhar conteúdos mais assertivos.

Com os ajustes de dados demográficos, preferências de conteúdo e comportamento na rede social, a divulgação da loja virtual nas redes sociais têm maiores chances de atingir as pessoas certas para converter novas vendas.

Como divulgar loja virtual no WhatsApp

Utilizado por 93% dos brasileiros, o WhatsApp merece um tópico só para ele. 

Para divulgar a loja virtual no WhatsApp, existem alguns caminhos possíveis:

  • Criar uma conta no WhatsApp Business: para centralizar os contatos, ter acesso a funcionalidades exclusivas como catálogo de produtos e profissionalizar o canal;
  • Utilizar listas de transmissão: para disparar mensagens a contatos segmentados, através da criação de etiquetas;
  • Publicar imagens na aba Status: a funcionalidade permite o compartilhamento de textos, fotos, vídeos e animações em formato .gif, que ficam disponíveis por 24 horas e podem ser vistos por todos os contatos.

⚠️ Para utilizar o WhatsApp na divulgação da loja virtual, é preciso ter uma base de contatos dos clientes e a permissão para enviar mensagens – importante incluir uma caixa de seleção para que o cliente possa se cadastrar na sua loja virtual.

7 dicas de marketing digital para divulgar loja online

Sem dúvidas, o marketing digital é o melhor caminho para divulgar uma loja virtual.

Mas não é necessário ser um expert na área para criar boas estratégias de marketing digital. Aqui estão 7 dicas práticas que vão te ajudar a divulgar a sua loja virtual na internet: 

1.Esteja nos canais certos

Mais do que estar em todas as redes sociais, o que faz diferença mesmo é estar nos canais certos para o público que você tem interesse em atingir para a sua loja virtual.

Identifique quais são as plataformas de rede social com maior atividade do público-alvo, como Facebook, Instagram, TikTok e demais possibilidades, e adapte sua estratégia de conteúdo para cada uma delas.

✨ Dica extra: pesquise sobre os melhores formatos de conteúdo para cada uma das redes sociais escolhidas e faça adequações para ter melhores resultados em alcance. Por exemplo: se no Facebook, uma publicação estática tem um bom desempenho, siga a mesma temática e crie um vídeo curto para o Instagram Reels.

2. Interaja com o seu público

A interação com o público ajuda a construir relacionamentos e cultivar a confiança das pessoas na sua loja. 

Ao seguir um plano de divulgação para redes sociais, é esperado que a sua loja receba mais interações. Por isso, reserve um tempo diário para responder comentários, mensagens diretas e avaliações nas redes sociais e em outros canais de comunicação. A atenção investida nas interações demonstra cuidado com os clientes e pode resultar em uma experiência mais positiva para eles.

✨ Dica extra: sua loja recebeu uma menção no Instagram Stories de um cliente satisfeito compartilhando o produto recebido? Faça um repost com uma mensagem de agradecimento.

3. Participe de datas comemorativas

Aproveite as datas comemorativas do comércio para impulsionar as campanhas de marketing da sua loja virtual. 

Com o mote da data – exemplo: Dia dos Namorados – crie artes, textos e promoções especiais que sejam atrativas e, principalmente, compartilháveis.

botão para baixar calendario comercial para e-commerce

4. Invista em anúncios pagos

Mencionamos que investir em anúncios pagos é uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade da sua loja virtual.

As plataformas de anúncios como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads possuem ferramentas para segmentar o público-alvo com precisão e alcançar mais pessoas com potencial para se tornarem clientes. 

✨ Dica extra: antes de criar anúncios ocultos, chamados de darkposts, acompanhe o desempenho orgânico das publicações e invista no impulsionamento das que apresentarem melhores resultados.

5. Não esqueça do e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma ferramenta ótima para engajar clientes e promover produtos. Com um assunto atrativo no e-mail, as chances de abertura e clique se tornam ainda maiores.

Mantenha uma lista de contatos atualizada e segmentada dos clientes existentes da sua loja e envie regularmente campanhas de e-mail com conteúdo relevante, como novos lançamentos, promoções e conteúdo exclusivo. Personalize as mensagens sempre que possível para aumentar a taxa de abertura e conversão.

✨ Dica extra: disponibilize na loja virtual um espaço para cadastro na newsletter, aumentando a coleta de e-mails para a lista de clientes e possíveis clientes.

6. Desenvolva um blog

O blog é uma alternativa para atingir novos públicos de maneira orgânica, porque permite o desenvolvimento de textos ricos e com aplicação de técnicas de SEO.

Quanto mais útil for o conteúdo, maiores são as chances de receber uma boa pontuação do Google e demais mecanismos de busca e, como consequência, aparecer para mais pessoas.

✨ Dica extra: não sabe sobre o que escrever? Pesquise os produtos da sua loja virtual no Google e analise o que aparece na sessão “As pessoas também perguntam”. Comece escrevendo para responder às perguntas. 

7. Atualize os conteúdos do site

Parte do uso de SEO também envolve atualizar o conteúdo que já existe no site, para que esteja sempre novo e relevante.

Isso vale para textos, títulos, descrições e, também, imagens.

✨ Dica extra: confira qual é o formato e o peso das imagens e artes estáticas utilizadas no site. Se necessário, faça a conversão das imagens para .webp ou .png comprimido para que tenha um melhor desempenho. Importante manter as imagens com o menor peso (kbps) possível, mas sem perder a qualidade. 

Bônus: como divulgar a inauguração de uma loja virtual

O momento de abrir um novo negócio virtual e divulgar a inauguração é único e deve ser trabalhado da melhor maneira possível.

Veja quais fatores ajudam na divulgação da loja virtual antes mesmo de iniciar as operações:

Ter canais oficiais da loja nas redes sociais

O perfil da loja virtual nas redes sociais não deve deixar dúvidas sobre a autenticidade da marca.

Inclua uma descrição completa na biografia, com link para o e-commerce, canais de suporte ao cliente e WhatsApp oficial.

Se possível, invista na compra de um selo de conta verificada, como o que é comercializado no Instagram.

Criar as primeiras publicações

Com o perfil pronto, você precisa povoar a rede social antes de fazer a divulgação propriamente dita.

Afinal de contas, as pessoas e futuros seguidores precisam entender do que se trata o perfil e o teor do que é comercializado.

Além da foto de perfil e da capa (nas redes sociais que houver essa configuração), crie publicações explicativas sobre a loja e informativas sobre a inauguração.

Desenvolver a expectativa das pessoas

Nas publicações pré-inauguração, instigue o imaginário das pessoas criando expectativa sobre o que vem por aí.

Por exemplo: trabalhe o conceito da loja, o estilo, apresentando como a melhor opção do segmento. Utilize frases de efeito como: “Experimente o novo. A partir do dia X”.

Veicular anúncios

Após os primeiros passos, veicular anúncios pagos nas redes sociais ajuda a trazer mais pessoas para visitarem o perfil completo e começarem a seguir a loja virtual.

A ideia da expectativa pode e deve ser replicada em anúncios, com chamadas para seguir o perfil e acompanhar as novidades.

Transmitir a inauguração em uma live

As lives trazem ótimos resultados quando trabalhadas com a proposta de responder questões sobre algo e interagir com os seguidores.

Para a inauguração de uma loja virtual, essa possibilidade deve ser usada em complemento aos demais conteúdos, como um meio para apresentar tudo o que as pessoas devem esperar daquela loja virtual.

É o momento para compartilhar promoções e comunicar que haverá condições especiais para quem assistir.

Nas publicações e anúncios de algumas redes sociais, como o Instagram, é possível configurar lembretes para transmissões ao vivo. Utilize isso para que as pessoas recebam notificações quando a live iniciar. 

Resumindo: a divulgação de uma inauguração de loja é sobre criar expectativa e preencher com a realidade. Quando os clientes chegarem, eles precisam encontrar a qualidade que foi prometida. E nisso, a plataforma de e-commerce faz toda a diferença.

Divulgue uma loja virtual de qualidade para seus clientes

De nada adianta desenvolver estratégias para divulgar a loja virtual se o e-commerce está hospedado em uma plataforma lenta, insegura e pouco intuitiva.

Por isso, antes mesmo de abrir a loja, escolha uma plataforma completa como a Yampi.

Aqui, o e-commerce é mais completo e vende mais: 

  • Mais de 40 integrações disponíveis;
  • Mais de 15 afiliações de pagamento;
  • Checkout transparente incluído em todos os planos;
  • 7 templates de loja virtual responsivos para dispositivos móveis;

E muito mais!

botão para conhecer mais sobre a Yampi
Como divulgar loja virtual na internet?

Você pode divulgar sua loja virtual no Google, redes sociais e no WhatsApp. Confira nossas dicas:
Utilize técnicas de SEO
Registre produtos no Google Shopping
Faça anúncios no Google Ads
Utilize a ferramenta de marketplace
Invista no Instagram
Crie anúncios pagos
Crie uma conta no WhatsApp Business
Utilize listas de transmissão
Publique imagens na aba Status do WhatsApp Business

Como divulgar a inauguração de uma loja virtual?

Tenha canais oficiais da loja nas redes sociais
Crie as primeiras publicações, em torno de 10
Desenvolva a expectativa das pessoas
Nas publicações pré-inauguração, instigue o imaginário das pessoas criando expectativa sobre o que vem por aí.
Veicule anúncios
Transmita a inauguração em uma live

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