Sair do marketplace e ir para uma loja própria ajuda a aumentar o lucro das vendas, diminuir custos e ter um maior controle das vendas e do negócio. Entenda como fazer isso da melhor maneira, qual plataforma de e-commerce escolher e os pontos que precisam de atenção.
Está na hora de dar o próximo passo: por que migrar do marketplace para sua própria loja virtual?
Para muitos empreendedores, os marketplaces são a porta de entrada ideal no mundo do e-commerce. Com grande visibilidade e estrutura pronta, essas plataformas facilitam o início das vendas online.
Mas à medida que o negócio cresce, surgem novas necessidades: controle total sobre a marca, maior margem de lucro, liberdade para criar estratégias personalizadas e relacionamento direto com o cliente.
Neste artigo, você vai entender por que migrar do marketplace para uma loja virtual própria pode ser o movimento decisivo para escalar seu negócio — e como fazer isso de forma estratégica e segura.
As maiores vantagens de ter uma loja própria
Utilizar marketplaces para escalar vendas é uma estratégia válida, que pode – e deve – ser combinada com uma loja própria para que o negócio atinja, cada vez mais, resultados melhores.
Afinal, existem vantagens únicas em ter uma loja virtual própria:
Controle do próprio negócio
Ter uma loja virtual própria permite ao lojista controlar todos os aspectos do negócio — desde o visual e navegação do site até preços, formas de pagamento, promoções e relacionamento com o cliente.
Segundo pesquisa da ABComm divulgada em 2024, o e-commerce brasileiro já ultrapassa os 90 milhões de compradores ativos, e quem tem uma loja própria pode trabalhar para fidelizar parte desse público diretamente, sem intermediários.
Diminuição de taxas e custos do negócio
Diferentemente dos marketplaces, que possuem regras e comissões, o lojista tem liberdade para adaptar a operação, escolhendo plataformas com menor ou nenhum custo mensal, gateways de pagamento distintos e investimento em integrações.
Alguns dos maiores marketplaces atuantes no Brasil chegam a cobrar taxas de comissão entre 9% até 21% por venda efetivada. Sem contar taxas adicionais, como frete, manutenção, sistema antifraude e demais possibilidades.
Segurança da plataforma proprietária
Marketplaces são constantes alvos de ataques hackers por conta da alta movimentação financeira. Uma pesquisa da VULTUS Cybersecurity Ecosystem aponta que, até 2028, 48% dos grandes sites de compras do Brasil podem sofrer ataques hackers.
Da noite para o dia, o lojista pode se tornar uma vítima nesse meio e perder investimentos de uma vida toda. Ao ter uma plataforma própria e confiável, o lojista pode garantir mais segurança tanto para o cliente quanto para os dados transacionais, sem depender de sistemas terceiros.
💡Conheça a história da Linda Casa, que viu seu faturamento sumir da noite para o dia após um ataque hacker e mudou sua estratégia para focar na loja virtual própria:
Sem concorrência no mesmo espaço
Diferente dos marketplaces, onde dezenas de produtos semelhantes aparecem lado a lado, em uma loja própria o cliente é impactado apenas pela marca.
Ainda que exista concorrência no mercado em geral, criar um espaço próprio ajuda no aumento da percepção de valor, e permite ao lojista ofertar produtos complementares em um mesmo espaço.
Gabriel Valle, CEO da Linda Casa Enxovais (loja construída na Yampi), é um exemplo de empreendedor que migrou de grandes marketplaces para loja própria, e entende bem como é importante ter controle sobre o espaço.
“Com a loja virtual própria, eu controlava as regras do jogo: o quanto investir, quais produtos destacar e como crescer.”
Maior personalização do canal
Com uma loja própria, é possível adaptar o layout, a comunicação visual, a jornada de compra e as integrações disponíveis para simplificar a gestão.
Vitor Hugo Xavier, CEO da Inno Life (lojista da Yampi), atribui o crescimento do negócio a ter uma loja própria na plataforma.
“Existem 3 pilares para o sucesso do e-commerce: o primeiro é a conversão do Checkout da Yampi, que é acima da média. O segundo é a performance. Quando comparamos com outras ferramentas, nós percebemos uma performance muito alta. E o terceiro ponto são as integrações, elas fecham a conta porque facilita muito pra gente.”
Como migrar de marketplace para loja própria: tutorial completo
O processo de migrar do marketplace para uma loja própria deve ser realizado com calma e planejamento, e é por isso que estamos aqui.
Criamos um guia com os pontos mais importantes para quem deseja realizar a migração sem impactar negativamente os clientes e prejudicar o faturamento das vendas.
Estruture seu catálogo fora do marketplace
Reúna todas as informações dos produtos: fotos, descrições, SKUs, preços, variações e estoque real. Esses dados serão a base da nova loja.
Use planilhas bem organizadas ou um sistema ERP integrado para garantir que não haja erros na migração.
Escolha uma plataforma confiável e flexível
Opte por uma plataforma de e-commerce que permita a personalização, integração com meios de pagamento, estabilidade e controle sobre o layout da loja.
A Yampi, por exemplo, é ideal para quem quer migrar com foco em conversão, pois oferece o Checkout Transparente nativo em todas as lojas virtuais e, em caso de necessidade, é possível contar com o suporte técnico especializado.
Invista em certificados de segurança
Quem escolhe a Yampi, não precisa se preocupar: a plataforma oferece os principais e mais importantes certificados de segurança para garantir a integridade dos dados transacionados.
Agora, se a plataforma escolhida para a nova loja virtual não contar com certificados próprios, busque alternativas e invista na manutenção da segurança.
Os mais populares são:
- Certificado SSL (Secure Sockets Layer) – disponível nativamente na Yampi;
- Ebit;
- Site Blindado;
- Norton Secured;
- ClearSale.
Cada um dos serviços de certificação possuem um custo adicional, que deve ser analisado diretamente com as ferramentas.
Importe os dados com consistência
Muitas plataformas oferecem planilhas com modelo para importação em lote ou ferramentas de migração automatizada.
Essa etapa reduz falhas, acelera o processo e mantém seu catálogo com os mesmos atributos do marketplace, facilitando a familiarização dos antigos clientes.
Construa uma identidade visual consistente
No marketplace, a marca aparece entre várias outras. Na loja própria, o cliente interage apenas com você.
Por isso, invista em uma identidade visual clara: logo, banners, paleta de cores e tom de voz. Tudo deve estar alinhado com o tipo de produto vendido e o perfil do público que já compra com você.
💡Aprenda a criar uma identidade visual forte para a sua marca:
Replique os meios de pagamento e condições comerciais
Ofereça os mesmos meios de pagamento disponíveis no marketplace (Pix, cartões, boleto) para não gerar atrito com clientes.
Se possível, mantenha os mesmos prazos de envio, promoções e descontos no início da transição, para preservar o volume de vendas enquanto a loja própria ganha força.
Como migrar clientes do marketplace para minha nova loja?
Muitos consumidores já compraram de você. O objetivo, agora, deve ser migrar esse relacionamento para um canal onde você tenha o controle de tudo.
Para isso, é necessário utilizar o potencial e as vendas do marketplace à favor da loja virtual. Uma estratégia é utilizar os materiais de entrega e embalagens para promover o novo canal, incluindo QR Codes, links e folders que falem sobre a loja e tragam vantagens para quem comprar por lá.
Trabalhar a base de clientes existentes do marketplace também é uma oportunidade de converter compradores para a loja própria. Alguns sites permitem o download da lista de clientes que já realizaram uma compra de você, como o Mercado Livre.
Com esses dados, além de enviar novas ofertas, é possível criar públicos para campanhas de anúncios pagos no Google e redes sociais. Isso ajuda a atrair pessoas com o mesmo perfil e com maiores chances de conversão.
Para que toda a estratégia não dependa somente dos consumidores atuais, investir em construção de autoridade para a loja virtual deve ser prioridade. E isso pode ser feito através da aplicação de técnicas de otimização para mecanismos de busca (o famoso SEO) e com tráfego pago.
Tenha em mente que nada acontece do dia para a noite. Por um período, ambas ferramentas de venda (marketplace e loja virtual) devem estar disponíveis e funcionando em conjunto para não prejudicar o lucro. Mantenha a organização em dia e veja a sua loja virtual se tornar o principal canal de atendimento.
Conte com a Yampi para ter mais lucro e controle da sua marca
Sair do marketplace para uma loja virtual é um caminho escolhido por muitos empreendedores. Seguir uma plataforma de e-commerce adequada, flexível, disponível e segura é o que vai definir o sucesso da ação.
A Yampi é uma solução pensada para quem deseja vender com mais liberdade, sem depender das regras e comissões dos grandes marketplaces. Com um painel intuitivo, integração com os principais meios de pagamento e recursos nativos para aumentar o ticket médio das vendas, a Yampi se tornou a plataforma que mais converte no Brasil.
Só quem tem uma loja Yampi, sabe do potencial de crescimento dos negócios.
Estrutura seu catálogo fora do marketplace
Escolha uma plataforma confiável e flexível
Invista em certificados de segurança
Importe os dados com consistência
Construa uma identidade visual consistente
Replique os meios de pagamento e condições especiais
Você pode utilizar os materiais de entrega e embalagens para promover o novo canal, enfiando folders, por exemplo. Além disso, use dados de clientes do marketplace para remarketing e invista em SEO e tráfego pago para atrair novos consumidores. Não esqueça de manter ambos os canais ativos inicialmente para garantir o lucro na transição.