Como rastrear um pedido online? Conheça ferramentas úteis

Aurea Araujo 07/08/2023 4 min de leitura
Rastreio de encomendas na Yampi

Rastrear um pedido online está entre os momentos mais esperados de quem faz compras na internet.

Afinal, quem nunca ficou na esperança pela chegada de um pedido? 

O mesmo vale para quem possui um e-commerce: fornecer o código de rastreio faz toda a diferença na experiência do cliente.

Vamos entender melhor como rastrear um pedido online de compras em território brasileiro e internacional por aqui!

Tipos de transportadores de pedidos online

Antes de falarmos sobre como rastrear pedidos online, precisamos entender como funcionam as empresas de transporte e logística no Brasil. 

As maneiras mais utilizadas de envio de pedidos e logística de frete são: Correios, transportadora particular, crowdshipping e, em alguns casos, motoboys autônomos. 

No caso das três primeiras opções, o rastreamento de pedidos costuma fazer parte do serviço contratado. 

Algumas das empresas de transporte mais utilizadas no país são:

Dica: dentro da Loja Virtual da Yampi, existem integrações com os Correios e Melhor Envio, facilitando a gestão de frete. Além disso, também é possível utilizar os serviços da Frenet e Intelipost.

Leia também: Como fazer logística para e-commerce? [Guia 2023]

Para os pedidos online que são realizados com entrega fora do país, existem outras transportadoras que realizam o serviço. A DHL, por exemplo, é internacional, assim como a FedEx. 

Mas, no geral, os pedidos comprados de outros países, principalmente da China, são transportados via companhias aéreas, navios cargueiros e outras modalidades que nem sempre permitem o envio de um código de rastreamento. 

Leia também: Como importar da China? [Guia 2023]

Aliás, para dropshipping, existem empresas especializadas no rastreamento de pedidos online que fazem conexão com muitas transportadoras no mundo todo. Veja mais neste texto sobre como fazer rastreio  no dropshipping.

Como rastrear um pedido para minha loja virtual?

Agora é hora de entender como disponibilizar o sistema de rastreamento dentro da sua loja virtual.

Na Yampi, além das integrações disponíveis com as empresas de frete e logística, você pode direcionar o cliente para a nossa Ferramenta de Rastreio de Encomendas. Com qualquer código de rastreio dos Correios, dá para saber onde está o pacote e as últimas atualizações. 

Também é possível fazer uma conexão com a ferramenta Rastreio.net, que disponibiliza, em um único painel, comparativos entre várias transportadoras com tempo de entrega e valores dos serviços contratados.

💡Aprenda a fazer a integração com a Rastreio.net:

E como rastrear um pedido internacional?

Quem tem uma operação de dropshipping e atua com encomendas internacionais, deve ficar de olho no rastreio de pedidos internacionais. A conexão entre o sistema de rastreamento e a Loja da Yampi pode ser feita criando uma página com o link específico. 

Para isso, siga esses passos:

  1. Abra o Painel da Yampi;
  2. Acesse “Temas“;
  3. Selecione “Personalizar“;
  4. Procure por “Cabeçalho” e, em seguida, “Link para rastreio de pedidos“;
  5. Copie e cole o link da sua plataforma de rastreamento dentro da página e salve as configurações. 

Essa é a parte técnica do rastreamento. Agora, para que as informações cheguem da maneira mais correta possível, você precisa cumprir alguns requisitos. 

  • Preencha as informações de contato corretamente com a transportadora: como endereço de entrega, nome do cliente, CEP e documentos pessoais (quando necessário);
  • Solicite o código de rastreamento: as empresas de transporte internacionais fornecem códigos alfanuméricos que podem ser utilizados para rastrear o pedido, mesmo em território brasileiro;
  • Acompanhe o status da remessa: desde a postagem até a entrada no país de origem. Algumas empresas de transporte internacionais não fornecem cobertura depois que o envio chega no Brasil, vale se informar e ser transparente com seus clientes;
  • Mantenha a comunicação: falando em transparência, deixe claro  todas as informações sobre a entrega e envio do pedido aos seus compradorese, inclusive se o pedido estiver atrasado. Assim, você evita problemas com atendimento e avaliações negativas no seu negócio.

Como posso ajudar meu cliente a rastrear o seu pedido?

Fornecer ao cliente um código de rastreio e estar disponível para tirar dúvidas é fundamental para ter uma loja bem sucedida. Além de aumentar a credibilidade do seu e-commerce, isso também colabora para a fidelização dos compradores e pode ajudar a aumentar a sua receita. 

Veja como estabelecer essa comunicação com os seus clientes: 

Finalização do pedido

Mantenha o seu checkout simplificado para que os clientes preencham as informações corretamente. Afinal, para o envio do código de rastreio, é necessário que o comprador tenha informado seus dados corretos.  

Status de atualização do pedido

Nesta etapa, a comunicação pode acontecer por e-mail ou mensagem. Assim, a cada novo status do pedido, você dispara um e-mail automático para seu cliente a partir do CRM integrado à Yampi. O mesmo pode acontecer por WhatsApp.

Avisos extras

O pedido vai atrasar? Houve algum problema com o estoque? Comunique! Afinal, quanto mais transparente for a comunicação, melhor é a relação de confiança entre a sua loja e quem compra de você.

Peça feedbacks

Deu tudo certo com o rastreamento e o pedido foi entregue? Está na hora de pedir para que o cliente compartilhe a opinião sobre a experiência de compra na sua loja virtual. Aliás, na Yampi, você pode inserir avaliações e provas sociais dos seus produtos: isso ajuda a impulsionar a compra de quem está indeciso!

Como rastrear um pedido pela Yampi passo a passo

A Yampi te ajuda a melhorar a comunicação com os clientes e oferecer uma forma de rastrear os pedidos! Com a nossa ferramenta de Rastreio de Encomendas, qualquer pessoa com um código válido dos Correios pode buscar o status de um pedido.

Dessa forma, através da funcionalidade é possível visualizar:

  • Objeto postado, que significa que ele tá nas mãos dos Correios;
  • Objeto em trânsito, que é quando a encomenda está em transporte;
  • Objeto entregue, que já foi recebido pelo destinatário;
  • Objeto não encontrado, quando o código não é mais válido.
Status do Pedido na Ferramenta de Rastreio de Encomendas da Yampi

Não precisa ser cliente da Yampi para usar a ferramenta: é só inserir o código que a ferramenta consegue rastrear qualquer encomenda dos Correios! Assim, fica mais fácil compartilhar com os compradores e oferecer uma ferramenta confiável para rastrear os pedidos. 

Rastreio de encomendas na Yampi
Aurea é Jornalista, formada pela PUCRS, e Especialista em Comunicação e Marketing Estratégico. Atua com redação e criação de conteúdo desde 2016, e é redatora para o blog da Yampi.

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