Cyber Monday 2023: Guia completo para faturar ainda mais na sua loja

Marina Montenegro 09/11/2023 7 min de leitura
Cyber Monday

No mundo do e-commerce, a Cyber Monday é um daqueles eventos que podem fazer a diferença nas vendas. Essa data, assim como a sua irmã Black Friday, se tornou sinônimo de ofertas, promoções e descontos imperdíveis que impulsionam uma enxurrada de compras online. 

Mas o que torna a Cyber Monday tão especial? E como criar ofertas atrativas para atrair os consumidores? Ou melhor: como se destacar da concorrência nesta data?

Neste artigo, você vai descobrir estratégias essenciais para aproveitar ao máximo essa oportunidade de faturar mais. Boa leitura!

O que é Cyber Monday?

Também chamada de Segunda-Feira Cibernética, a Cyber Monday é um evento de compras online que ocorre na segunda-feira após a Black Friday. Assim que surgiu nos Estados Unidos, lá em 2005, tinha como objetivo se concentrar em ofertas e descontos online, enquanto a Black era uma data voltada exclusivamente ao varejo físico. 

Atualmente, nem precisamos dizer que o cenário mudou, né? Tanto a Black Friday quanto a Cyber Monday estão presentes no e-commerce e representam uma das principais datas para alavancar as vendas online. Elas marcam o início da temporada de vendas de fim de ano

Assim, podemos dizer que a Cyber Monday funciona como uma extensão das ofertas da Black Friday. Ainda não muito popular no Brasil, é uma ótima oportunidade de se destacar da concorrência e liberar estoque que não foi vendido na Black. 

Há quem diga também que a Segunda-Feira Cibernética é uma data para a venda de eletrônicos e itens de informática. 

Quando a Cyber Monday 2023 acontece?

A Cyber Monday acontece na segunda-feira após a Black Friday. Em 2023, a data vai cair no dia 27 de novembro

Mas, assim como acontece com a Black Friday, é possível estender as promoções para além do dia e criar campanhas que duram a semana toda. Quer saber como aproveitar a Cyber Monday para vender mais? Continue a leitura 👇

Vale a pena investir na Cyber Monday no e-commerce?

Vamos ao que interessa: será que vale a pena criar campanha e investir na Cyber Monday? A gente já adianta que essa pode ser uma estratégia altamente eficaz, mas sua eficácia vai depender de vários fatores, incluindo o tipo de produto ou serviço que você oferece, seu público-alvo e a forma como você planeja divulgar suas promoções. 

Portanto, a decisão de investir na Cyber Monday no seu e-commerce precisa ser pensada. Se feita com planejamento cuidadoso, conhecimento do mercado e uma estratégia sólida, pode ser uma oportunidade valiosa para aumentar suas vendas online e promover sua marca. 

No entanto, o sucesso nesse evento requer esforço, compromisso e consideração de alguns fatores. Confira o que você deve levar em consideração para avaliar se vale a pena investir na Cyber Monday:

Tipo de produto ou serviço: 

A Cyber Monday tende a ser mais eficaz para itens populares entre os consumidores que procuram descontos. Eletrônicos, roupas, produtos de beleza, brinquedos e artigos para o Natal são categorias muito buscadas na data. 

Público-alvo: 

Considere se o seu público-alvo está mais inclinado a fazer compras online e se está ciente da Cyber Monday como um evento de compras. Afinal, a data ainda não é tão popular no Brasil.  

Concorrência: 

Esteja ciente de que a Cyber Monday é altamente competitiva, apesar de ainda ser menos popular que a Black Friday. Muitos lojistas e e-commerces participam e oferecem descontos agressivos. Por isso, você precisa planejar ofertas atraentes e promoções que ressoem com seu público-alvo para se destacar nesse cenário.

Margens de lucro: 

Você pode oferecer descontos sem comprometer severamente suas margens de lucro? É importante equilibrar ofertas atraentes com a manutenção de sua sustentabilidade financeira.

Para saber como oferecer promoções sem prejudicar as margens de lucro, confira: Como fazer gestão financeira no e-commerce

Planejamento antecipado: 

A Cyber Monday requer um planejamento cuidadoso. Portanto, tenha certeza que você terá tempo para preparar suas promoções, criar materiais de marketing e otimizar seu site para receber o aumento do tráfego.

Marketing e promoção:

Não tem Cyber Monday sem a divulgação da sua campanha: investir em marketing digital é essencial para o sucesso na data. Isso inclui estratégias por e-mail, publicidade online, mídias sociais e outros métodos para promover suas ofertas.

💡Aprenda a fazer anúncios para a sua loja:

Experiência do cliente: 

Garanta que a experiência de compra seja suave e eficiente para os clientes durante a Cyber Monday. Isso envolve garantir estoque suficiente e oferecer um excelente atendimento ao cliente.

Dados da Cyber Monday no Brasil em 2022

Em 2022, a Cyber Monday não apresentou um faturamento tão animador: de acordo com uma pesquisa da NielsenIQ|Ebit, o e-commerce brasileiro registrou uma queda de 12,5% em comparação a 2021. 

No entanto, alguns segmentos tiveram alta: foi o caso de Alimentos e Bebidas, que teve alta de 20,4%! Já o nicho de games teve um crescimento expressivo de 28% e o de eletrônicos, 1%.

Apesar da queda, os números mostram que as compras no e-commerce têm ficado espalhadas ao longo do mês de novembro. Muitos lojistas, inclusive, optam por realizar ofertas que duram a semana ou o mês inteiro. 

O que vender de diferente na Cyber Monday?

Antes de mais nada é importante que você responda a seguinte pergunta: você pretende realizar uma campanha de vendas na Black Friday? 

Se sim, saiba que você pode usar a Cyber Monday como uma extensão da data, para vender o estoque que sobrou das ofertas – é uma boa oportunidade de não deixar produtos parados no depósito. 

Essa é uma das estratégias para definir o que vender na Cyber Monday e vai depender do segmento de atuação da sua loja e dos artigos excedentes. 

Outra possibilidade é explorar a procura dos consumidores por eletrônicos, itens de informática, consoles e videogames, smartphones e artigos digitais. Afinal, em bom português a data é conhecida como Segunda-Feira Cibernética. 

Mas não precisa se limitar: itens de moda, beleza, brinquedos e artigos para o Natal também costumam ser muito procurados pelos consumidores. Uma dica é acompanhar no Google Trends as tendências de pesquisa dos compradores. 

10 dicas para faturar mais na Cyber Monday 2023

Faturar mais na Cyber Monday não tem nada a ver com sorte: com um bom planejamento, a data pode ser uma oportunidade de turbinar o faturamento e emplacar mais vendas. 

Pensando nisso, separamos aqui 10 dicas para te ajudar a vender mais na Cyber Monday:

1- Prepare o seu e-commerce:

Planejar com antecedência envolve definir as ofertas, criar materiais de marketing, preparar o estoque e garantir que seu site esteja otimizado. Por exemplo, se você vende eletrônicos, comece a negociar com fornecedores e fabricantes com antecedência para garantir que você tenha produtos suficientes disponíveis.

Leia também: Como fazer gestão de estoque

2- Ofereça descontos atraentes:

Se você acha que essa dica é óbvia, saiba que as ofertas são os principais gatilhos de compra. Além disso, os consumidores começam a pesquisar os preços bem antes da data para garantir que vão fazer uma boa compra. 

Por isso, ofereça descontos que realmente incentivam os clientes a comprar. Por exemplo, um desconto de 30% em eletrônicos populares pode ser mais atraente do que um desconto de 10%.

3- Promova as ofertas:

Use uma variedade de canais de marketing para promover suas ofertas. Isso pode (deve) incluir anúncios pagos no Google e nas mídias sociais, e-mails promocionais, banners no site e até mesmo publicações em blogs e redes sociais. Por exemplo, crie teasers em suas redes sociais antes do evento para gerar expectativa.

4- Destaque produtos populares:

Identifique os produtos mais vendidos em seu catálogo e destaque eles na página inicial da sua loja com descontos significativos. Se você usa a loja virtual Yampi, é só ir em Visão Geral para ver o ranking dos produtos mais vendidos do seu site. 

5- Crie pacotes e combos:

Ofereça pacotes de produtos relacionados com descontos adicionais. Por exemplo, se você vende produtos de beleza, crie um pacote que inclua maquiagem, cuidados com a pele e produtos para o cabelo a um preço com desconto.

Para isso é possível utilizar o recurso de Compre Junto, que aparece na página do produto que o cliente está visualizando. Disponível gratuitamente na loja virtual Yampi, a funcionalidade é uma aliada importante e reúne produtos similares em uma espécie de combo, com um preço atrativo. 

6- Descontos progressivos e cashback:

Ofereça descontos com base no valor gasto. Por exemplo, você pode oferecer 10% de desconto em compras acima de R$100 e 20% de desconto em compras acima de R$200.

Uma estratégia que tem grande eficácia em datas como a Cyber Monday é o cashback, que consiste em reembolsar uma parte do valor gasto pelo cliente para que ele realize uma nova compra. Na Yampi, é possível oferecer cashback através da nossa integração com a Zoppy

7- Recuperação de Carrinho Abandonado:

Use estratégias para alcançar visitantes que adicionaram itens ao carrinho, mas não finalizaram a compra. Com a ferramenta de recuperação de carrinho abandonado da Yampi, isso fica ainda mais fácil: você configura a mensagem que deseja enviar ao cliente e ela é enviada automaticamente!

A dica é caprichar na copy de vendas para que ela seja persuasiva o suficiente para estimular o cliente a retornar. Para deixar ainda mais irresistível, inclua incentivos, como frete grátis ou descontos adicionais.

8- Melhore a experiência de compra:

Tudo que é bom pode ficar melhor. Isso vale também para a experiência de compra no seu site: confira se tudo está funcionando perfeitamente, se o site é rápido e fácil de usar. Não custa nada verificar os links dos seus banners para garantir que eles estão levando o usuário para as páginas certas. 

Não esqueça de otimizar a velocidade de carregamento, melhorar a navegação e simplificar o processo de checkout.

9- Atendimento ao cliente eficiente:

A Cyber Monday pode ser uma oportunidade de fidelizar clientes. Por isso, esteja preparado para um aumento no volume de consultas e pedidos de suporte e garanta que a sua loja responda rapidamente. 

Nada encanta mais o consumidor do que uma assistência eficaz. Por exemplo, ofereça opções de atendimento ao cliente, como chat ao vivo ou uma linha telefônica de suporte.

10- Programas de fidelidade:

Essa é uma estratégia um pouco mais avançada, que tem como objetivo aumentar as vendas não só na Cyber Monday, mas ao longo prazo. 

Programas de fidelidade ou recompensas são ótimos para incentivar a retenção dos clientes. Você pode, por exemplo, oferecer pontos que os clientes podem usar durante a Cyber Monday ou em compras futuras.

Conte com a Yampi para vender mais na Cyber Monday

Se você optou por criar ofertas para a  Cyber Monday, saiba que você pode contar com a Yampi para vender mais. Além de ter acesso a recursos gratuitos que te ajudam  a aumentar o faturamento, como Cupons de Desconto, Compre Junto, Upsell e Order Bump, você também conta com uma plataforma de e-commerce completa e altamente personalizável. 

Assim, é possível criar e destacar ofertas na página inicial do seu site, criar categorias específicas para as promoções e tornar o seu site altamente intuitivo e interessante para o comprador. Isso é essencial para garantir uma boa experiência de compra e alavancar as vendas em datas comemorativas!

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O que é Cyber Monday?

Também chamada de Segunda-Feira Cibernética, a Cyber Monday é um evento de compras online que ocorre na segunda-feira após a Black Friday. Ela é uma das principais datas para alavancar as vendas online, marcando o início da temporada de vendas de fim de ano. 

Quando a Cyber Monday 2023 acontece?

A Cyber Monday acontece na segunda-feira após a Black Friday. Em 2023, a data vai cair no dia 27 de novembro. 

Como vender mais na Cyber Monday 2023?

Para preparar sua loja virtual para vender mais durante a Cyber Monday 2023, siga as dicas abaixo:
Prepare o seu e-commerce
Ofereça descontos atraentes
Promova as ofertas
Destaque produtos populares
Crie pacotes e combos
Descontos progressivos e cashback
Recuperação de Carrinho Abandonado
Melhore a experiência de compra
Atendimento ao cliente eficiente
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