12 dicas para aumentar as vendas de fim de ano na sua loja [Guia 2024]

Marina Montenegro 27/11/2024 9 min de leitura
vendas fim de ano

As vendas de fim de ano são uma oportunidade estratégica para lojistas online aproveitarem o aumento na demanda de Black Friday ao Natal. Prepare-se com estoques adequados, promoções atrativas e campanhas personalizadas para atrair clientes e alavancar resultados. Invista em prazos de entrega ágeis e um atendimento eficiente para fidelizar consumidores.

Não importa se a sua loja virtual teve um ano incrível ou se foi desafio atrás de desafio: o final de ano é a época perfeita para aumentar (ou recuperar) o faturamento e fechar o ano com chave de ouro. Portanto, agora é hora de garantir vendas de fim de ano no seu e-commerce!

Afinal, depois da Black Friday, dezembro é o melhor mês para o comércio, com a chegada do 13º salário e o aquecimento das festividades de final de ano. 

Para você não perder as grandes oportunidades desse período, preparamos algumas dicas e sugestões que podem te ajudar a aumentar as vendas de fim de ano. Confira 👇

Como se preparar para as vendas de fim de ano?

Black Friday, Cyber Monday, Natal, Ano Novo… O que não falta nos últimos meses do ano são oportunidades de faturar. Mas antes de correr para o abraço, o planejamento é essencial para garantir as vendas de fim de ano. 

Essa é uma das épocas mais movimentadas do ano para o e-commerce, com alta procura dos consumidores por produtos online. Por isso, é importante fazer um planejamento antecipado, detalhando metas de vendas, orçamentos, estratégias de marketing e ações a serem desenvolvidas. 

A partir disso é possível prever se você tem estoque suficiente dos seus produtos mais populares e avisar fornecedores de que haverá uma alta na demanda. Para aumentar as vendas, esteja ciente da concorrência e ajuste seus preços de acordo, oferecendo promoções e descontos atraentes.

Além disso, é essencial desenvolver estratégias de marketing digital abrangentes, que incluam anúncios pagos, e-mail marketing, redes sociais e marketing de conteúdo. 

Mas nada disso vai ter o efeito desejado se você não otimizar o seu site para oferecer uma experiência de compra suave, rápida e segura. Isso inclui conferir se o carregamento está rápido, se a loja está responsiva a dispositivos móveis e se o seu checkout é simples e objetivo.  

Por fim, mas não menos importante, a logística e o frete demandam atenção redobrada: avisar os parceiros e negociar condições especiais para entregas expressas pode fazer a diferença nas vendas e na experiência dos clientes. 

As principais datas comerciais no final de ano

Nem só de Black Friday vive o segundo semestre no e-commerce! As vendas de fim de ano também são impactadas por outras datas comemorativas, que podem ser bem exploradas por lojas de diferentes nichos de atuação. 

Confira algumas das principais datas para aumentar as vendas no final do ano:

Black Friday:

O maior evento de descontos e ofertas do comércio eletrônico promete crescer cerca de 9,4% em 2024, quando comparado com as vendas em 2022, de acordo com um relatório da Conversion. Isso mostra a força que a Black Friday está ganhando entre consumidores e lojistas. 

Realizada na última sexta-feira de novembro, a Black Friday é uma oportunidade de ouro para conquistar novos clientes com preços atrativos e fidelizar aqueles que já compram com você. 

Cyber Monday:

Após a Black Friday, vem a Cyber Monday, ou Segunda-Feira Cibernética, em português. Aqui, o foco das ofertas e promoções são os eletrônicos e acessórios de informática. 

Embora menos popular que a Black Friday, a data vem ganhando adeptos no Brasil. Se a sua loja é especializada neste nicho de mercado, vale criar estratégias para aproveitar a ocasião para aumentar as vendas no fim de ano. 

Natal:

O Natal representa o auge das celebrações de fim de ano e das vendas, com a busca por presentes iniciando bem antes do dia 25 de dezembro. Portanto, é importante antecipar bastante a campanha para esta data comemorativa e apostar em presentes, alimentos e bebidas – itens que costumam fazer sucesso no Natal. 

Boxing Day:

Essa data é mais relevante em países como o Reino Unido, Canadá e Austrália e ocorre no dia 26 de dezembro. Ou seja: é conhecida por descontos pós-Natal. Apesar de pouco popular no Brasil, o Boxing Day pode ser uma oportunidade para vender mais no fim de ano. 

Ano Novo:

As comemorações do Ano Novo, em 31 de dezembro e 1º de janeiro, também representam uma oportunidade para vendas de produtos relacionados a festas e celebrações. 

O Réveillon segue uma dinâmica semelhante ao Natal, embora, em contraste com as trocas de presentes, o foco esteja nas compras de produtos relacionados à celebração da virada do ano. 

Quais produtos mais vendem no final do ano?

Parte do sucesso nas vendas de fim de ano tem a ver com antecipar tendências e ficar de olho nos produtos que podem ter maior demanda. Mas uma dica é fazer, primeiro, uma análise interna dos produtos mais populares da sua loja virtual, e depois olhar para o que os clientes estão buscando. 

Dessa forma, você consegue aliar os pontos fortes do seu e-commerce com as principais tendências de mercado. Entre os produtos e categorias que mais impactam as vendas de fim de ano estão:

  • Roupas e calçados
  • Eletrônicos (Notebooks e Smartphones)
  • Alimentos e Bebidas
  • Brinquedos
  • Consoles e Video Games
  • Eletrodomésticos
  • Cosméticos
  • Livros

Se você quer ficar de olho no que está em alta para o público-alvo do seu negócio, uma boa ideia é usar o Google Trends para analisar tendências de busca e antecipar produtos. 

12 dicas para aumentar as vendas de fim de ano no seu e-commerce

É no período do final de ano que as pessoas estão mais dispostas a comprar e gastar. O que isso significa para a sua loja virtual? Uma oportunidade e tanto de aumentar as vendas online, e, principalmente, de encantar os consumidores com uma experiência de compra incrível. 

Veja algumas dicas de como aproveitar essa temporada:

1- Ofertas personalizadas

Mais do que ter preços competitivos, uma boa estratégia para aumentar as vendas é apostar na criação de ofertas personalizadas. Isso significa utilizar as festividades de final de ano para criar uma identidade visual comemorativa, que faça sua loja se destacar. 

Claro, não esqueça de oferecer boas promoções, cupons de desconto e ofertas exclusivas. Uma boa ideia é mapear o que tem mais valor para os seus clientes e planejar para que a comunicação da sua loja passe essa mensagem. 

Na hora do checkout, uma opção é utilizar o recurso de Order Bump para aumentar o ticket médio nesse período, oferecendo mais de um produto por um preço reduzido. 

2- Atendimento de excelência

Com o aumento da demanda no fim de ano, é fundamental que a sua loja também precise dar conta de mais atendimentos. Portanto, prepare a sua equipe de vendas e suporte para atender os clientes da melhor forma possível.

Além disso, você pode oferecer diferentes canais de atendimento, como chat, WhatsApp, e-mail e redes sociais. Com a proximidade das festividades, avalie se é necessário estender o horário de atendimento para dar conta da demanda.

Leia também: Dicas para atendimento ao cliente no e-commerce

3- Controle de estoque

Quando se fala em aumento da demanda, é essencial fazer um planejamento do estoque para evitar a falta ou a sobra de produtos. Caso a sua loja virtual não consiga vender o que havia previsto, busque fazer uma queima de estoque para não começar o próximo ano com dor de cabeça. 

4- Ações de frete

Nada é mais atraente para o consumidor do que ler a palavra “grátis”. Principalmente se ela vier acompanhada da palavra “frete”. Pensar em ações desse tipo pode aumentar o faturamento da sua loja virtual e atrair mais visitantes. 

Leia também: Como ter frete mais barato na loja virtual

Você também pode oferecer prazos de entregas menores e destacar que os pedidos chegam “antes do Natal”, por exemplo. Além de ser uma ótima forma de aumentar as vendas através de um gatilho de urgência, você ainda conquista aqueles consumidores que deixaram para fazer as compras na última hora. 

Mas atenção! Faça um bom planejamento e consulte os seus parceiros logísticos para que tudo saia como o previsto. Isso vale também para quem atua com dropshipping

5- Boa comunicação

Muitas pessoas aproveitam o período de fim de ano para fazer uma retrospectiva do ano que passou. Você pode fazer o mesmo com a sua loja virtual: destaque as campanhas que a sua empresa fez no último ano e divulgue ações sociais e de sustentabilidade que o seu negócio esteve envolvido. 

Invista em uma boa comunicação para gerar valor para o seu negócio e aproveite o espírito natalino para lançar programas de recompensa, ações de fidelidade e distribuir brindes. 

6- Pagamento facilitado

De nada adianta ter um planejamento minucioso, criar ofertas imbatíveis e atrair visitantes se a sua loja virtual dificulta o pagamento. Além de frustrante para o cliente, também gera uma imagem negativa e atrapalha as suas vendas. 

Uma solução para isso é o Checkout Transparente da Yampi, que permite que você ofereça diversas formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto, Pix e Pix Parcelado

Além disso, o cliente não precisa sair da sua loja para finalizar o pedido: nossa ferramenta concentra todas as etapas de pagamento em um único lugar, passando mais credibilidade e segurança.

7- Divulgação em redes sociais

As redes sociais são suas grandes aliadas para alavancar as vendas no fim de ano! Use e abuse desses canais de comunicação para atrair mais visitantes para o seu site, seja com conteúdo orgânico ou anúncios publicitários. 

Vale realizar concursos, compartilhar histórias de sucesso de clientes e interagir com seu público.

8- Marketing de influência

Já que estamos falando sobre redes sociais, que tal utilizar o marketing de influência para destacar as ofertas de fim de ano? Essa estratégia visa traçar parcerias com influenciadores e microinfluenciadores que podem te ajudar a conquistar mais clientes e ganhar a confiança do público. 

A estratégia do marketing de influência no e-commerce visa tirar proveito do alcance e da capacidade de influência desses indivíduos em nichos específicos, com o objetivo de impulsionar a divulgação de produtos ou de uma marca.

9- Análise de dados e otimização

O sucesso das vendas no fim de ano também tem a ver com o monitoramento das suas campanhas e dos resultados na loja. Por isso, acompanhe constantemente o desempenho das estratégias de marketing usando ferramentas analíticas, como o Google Analytics.

Assim, você consegue fazer ajustes na sua estratégia com base nas métricas de conversão e no feedback dos clientes para otimizar as vendas de fim de ano.

💡Leia também: Métricas do e-commerce para acompanhar

10- Programas de Fidelidade

Mais do que uma época para alavancar o faturamento, o fim de ano pode ser uma boa oportunidade para fidelizar consumidores e tornar clientes recorrentes. Para isso, vale apostar em programas de fidelidade, que podem incentivar a lealdade. 

É possível definir diferentes formatos, como sistemas de pontos que podem ser trocados por descontos, ofertas exclusivas para membros ou inscritos na newsletter e programa de níveis. 

11- Pacotes de presentes personalizados

A oferta de pacotes de presentes personalizados é uma estratégia eficaz para melhorar a experiência do cliente durante as vendas de fim de ano no seu e-commerce. Isso não só torna o processo de compra mais conveniente, mas também adiciona um toque pessoal e festivo às compras. 

Leia também: Como escolher embalagens para e-commerce?

12- Personalização da loja virtual

A decoração temática no site é uma estratégia eficaz para criar um ambiente festivo e atrair os consumidores durante a temporada de fim de ano. Em outras palavras, a atmosfera festiva no seu site pode aumentar o engajamento dos visitantes e incentivar a explorar seus produtos. 

Portanto, vale alterar o banner principal da sua loja para que ele fique no clima do final de ano e, assim, chamar a atenção dos usuários. Mudar cores e fontes de alguns elementos e botões também pode ser uma boa estratégia. Na Yampi, você consegue personalizar sua loja virtual inteiramente para deixar ela no clima das festividades. 

Não esqueça de analisar as vendas de final de ano da sua loja   

Estoque preparado, campanhas de marketing prontas para rodar, loja virtual personalizada e vendas acontecendo: agora é hora de monitorar os resultados de todas as ações tomadas.

Uma boa opção, rápida e fácil, é acompanhar as suas vendas em tempo real com as ferramentas de gestão da Yampi. No seu painel, é possível visualizar não só as vendas, mas também acompanhar o ticket médio, a taxa de conversão do Checkout, os pedidos cancelados e quais as formas de pagamento usadas pelos clientes. 

Além disso, é importante que você tenha o Google Analytics 4 conectado à sua loja virtual, assim você consegue ter uma visão minuciosa das suas campanhas de marketing e até antecipar altas e baixas na demanda.

A análise dos dados e das vendas serve como aprendizado para que você saiba exatamente o que está funcionando e quais os erros que podem ser corrigidos.                                      

Recursos essenciais para aumentar o ticket médio

Boa parte das vendas da sua loja virtual depende também de bons recursos na hora de colocar suas estratégias em prática, ou mesmo para reverter situações complicadas.  

Por exemplo, já imaginou se o seu negócio consegue um aumento de 130% nos pedidos, mas cerca de 20% deles são recusados na hora do pagamento? Com certeza isso prejudicaria (e muito) a performance da sua loja. 

Foi pensando nisso que a Yampi lançou a Retentativa Transparente, um recurso nativo do nosso Checkout Transparente para recuperar até 20% de pedidos que seriam recusados. 

💡Você também pode criar a sua Loja Virtual com a Yampi e contar com uma série de facilidades que te ajudam a escalar as vendas no final de ano:

  • Design que se adapta a qualquer tela
  • Criação de cupons de desconto
  • Recuperação de carrinhos abandonados
  • 6 temas totalmente personalizáveis
  • Provas sociais para os seus produtos
  • Integrações para dropshipping

Conte com uma loja que não cai nas suas vendas de fim de ano

A temporada de fim de ano é uma ótima oportunidade para melhorar as vendas, recuperar o faturamento, aumentar o ticket médio e começar o próximo ano com todo gás. 

Conte com a gente na hora de colocar seu planejamento em prática. Da nossa Loja Virtual ao Checkout Transparente, que é líder nacional de vendas: a Yampi está aqui para te ajudar a gerar novos negócios.

Assinatura Marina Montenegro

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