Uma loja virtual permite que os clientes naveguem, escolham e comprem sem sair de casa. Podem operar 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo uma experiência de compra contínua e acessível de qualquer lugar. Para abrir uma loja virtual, o primeiro passo é definir o nicho de mercado, escolher uma plataforma de e-commerce, registrar um domínio e configurar a loja, incluindo layout, métodos de pagamento e opções de envio.
Um dos principais canais de venda online, as lojas virtuais são uma opção para quem quer ingressar no e-commerce e vender produtos com autonomia.
Neste artigo, você encontra tudo que sempre quis saber antes, durante e depois de abrir uma loja virtual. Desde dicas para escolher um nome para o seu negócio até ideias para facilitar a administração da sua loja. Confira 👇
O que é e como funciona uma loja virtual?
Uma loja virtual é um site onde são comercializados produtos e serviços de forma online. Para isso, o endereço da internet deve conter um catálogo de produtos, carrinho de compras, integração com sistemas de pagamento online, sistema de busca de itens e recursos de personalização, que permitem ajustar o layout.
Além disso, as lojas virtuais são um canal de venda para e-commerce, assim como marketplaces, landing pages e redes sociais. A grande diferença é que com a loja, você tem total controle sobre sua operação, design, logística, produtos e formas de pagamento.
A loja virtual funciona quase igual uma loja física: o visitante entra no seu site, passeia pelos corredores (ou navega pelas páginas e produtos), escolhe itens que lhe interessam, adiciona ao carrinho e realiza o pagamento.
A grande diferença é que o cliente tem a comodidade de receber sua compra diretamente no endereço que desejar. Assim, uma vez aprovado o pagamento, cabe à loja virtual embalar e enviar o produto.
Qual o custo de abrir uma loja virtual?
O custo para abrir uma loja virtual depende do tamanho da operação que você deseja ter. Existem despesas que não dá para fugir, como formalização do negócio, impostos, matéria-prima/estoque, registro do domínio próprio, anúncios de marketing e gastos logísticos, que envolvem parcerias com transportadoras e embalagens.
A boa notícia é que com a Yampi não é preciso gastar nada para criar a sua loja virtual: no plano Basic, a mensalidade é gratuita e você tem acesso a nossa Loja Virtual completa, com todos os recursos nativos. Ideal para quem está começando, já que é só 2,5% a cada pedido pago: ou seja, só paga quando já estiver lucrando.
Quem quer ter uma operação de dropshipping também encontra um investimento inicial menor, já que não precisa gastar com depósito, matéria-prima, embalagem, estoque e armazenamento.
É preciso ter CNPJ para abrir loja virtual?
Você não precisa de CNPJ para abrir a sua loja virtual na Yampi: apenas com o seu CPF você consegue criar sua conta gratuita e montar a sua loja. Mas, para ter um negócio profissional e sem complicações, o CNPJ é essencial para emissão de notas fiscais, por exemplo.
Além disso, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica passa mais credibilidade para os seus clientes, aumentando a confiança de consumidores e também fornecedores.
Nomes para loja virtual: como escolher?
Abrir uma loja virtual demanda algumas etapas: uma delas é escolher o nome do seu novo empreendimento. É uma atividade que demanda muita cautela: a escolha do nome da loja virtual deve passar por uma série de análises, tanto da concorrência, do público-alvo e da identidade que você busca para o seu negócio.
Uma dica para escolher um bom nome para a sua loja virtual é pensar em um conceito que esteja atrelado àquilo que você quer passar para o seu público.
Por exemplo: se você está abrindo uma loja de produtos saudáveis, pode buscar por palavras, frases e nomes que giram em volta desse universo, como fitness, verde, grão, orgânico, etc.
O que pode te ajudar nessa missão é dar uma olhada na sua concorrência, assim você não corre o risco de escolher algo parecido e acabar fazendo seus clientes lembrarem de outras marcas. Também vale conhecer bem a sua audiência: o que eles consomem, seus hábitos, quais seus interesses, dores e necessidades.
Pense que o naming – processo de definição do nome – pode ser uma chave para o sucesso da sua loja virtual. Afinal, o nome de uma marca pode influenciar na forma como ela é percebida pelo público, além de gerar valor para o negócio.
Outro ponto de atenção na hora de escolher o nome é verificar se o domínio está disponível. Você pode verificar a disponibilidade no registro.br e vale dar uma olhada também nas redes sociais antes de criar seus perfis.
Como montar uma loja virtual? 9 passos essenciais
Montar uma loja virtual é mais fácil do que você imagina. Hoje, plataformas de e-commerce como a Yampi oferecem a possibilidade de criar uma loja do zero, mesmo que a pessoa não saiba nada de programação web.
Isso significa que você pode se concentrar em aspectos estratégicos do seu empreendimento e focar em construir um plano de negócio sólido.
👣Veja alguns passos essenciais para montar uma loja virtual:
1. Determine o investimento inicial
Este primeiro passo é importante para que você tenha uma loja virtual lucrativa, com fluxo de caixa saudável e bons resultados. Para determinar quanto de dinheiro você deve investir na sua loja virtual, recomendamos analisar alguns pontos:
- quais produtos serão comercializados;
- como será a operação logística e meios de entrega;
- quais estratégias de marketing serão utilizadas;
- em qual plataforma de e-commerce você vai criar a sua loja virtual.
A partir desses fatores, você consegue listar despesas, custos fixos e variáveis, gastos e necessidades iniciais do seu negócio. O ideal é que você faça um mapeamento de, pelo menos, 12 meses para garantir que você tenha capital de giro suficiente.
2. Monte um plano de negócios
Apesar da facilidade de criar uma loja virtual, não podemos esquecer de que isso é um negócio e, como tal, deve ser bem planejado para que seja bem sucedido. Por isso, analise a concorrência e o mercado, defina o seu nicho de atuação e faça uma pesquisa do seu público-alvo.
Com base nas informações encontradas, você consegue tirar alguns insights e começar os seus planejamentos.
No plano de negócios, inclua tudo o que você encontrar nas suas buscas, além de detalhar o diferencial competitivo, estratégia de precificação e marketing, além de planejamento financeiro e operacional. Não esqueça de incluir a identidade visual da sua loja!
3. Formalize o seu negócio
Etapa muitas vezes ignorada pelos lojistas, formalizar o seu empreendimento é essencial para ter um negócio dentro da legalidade e capaz de emitir notas fiscais.
🎓Veja como abrir um CNPJ para loja virtual:
Além disso, vale ficar de olho na legislação para que a sua loja não caia em maus lençóis, como o Código de Defesa do Consumidor, a Lei do E-commerce e a Lei Geral de Proteção de Dados.
4. Escolha a plataforma de e-commerce
A escolha da plataforma para a criação do seu e-commerce é um momento delicado, afinal, uma decisão errada aqui pode colocar tudo a perder. Isso porque existem plataformas que cobram mensalidades altíssimas, não oferecem recursos nativos e não contam com aplicativos para escalar os negócios.
Como essa é uma etapa essencial, pois é aqui que você vai criar a sua loja virtual, recomendamos pesquisar antes de bater o martelo. Na Yampi, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual totalmente gratuita, personalizar como desejar e ainda utilizar todos os nossos recursos gratuitos.
Confira alguns itens o que você precisa verificar na plataforma de e-commerce escolhida:
- se há limites de cadastro de produtos;
- recursos disponíveis gratuitamente;
- quais os aplicativos disponíveis para integração;
- quais as taxas e mensalidades cobradas;
- se é possível personalizar a loja virtual;
- se a plataforma conta com app para administrar a loja pelo celular;
- quais ferramentas oferece para aumentar a conversão de vendas.
5. Personalize sua loja virtual e cadastre os produtos
Com base na identidade visual que você definiu para a sua loja virtual, é hora de personalizar as cores, layout, fontes, botões e categorias do seu site. Na Yampi, isso é muito simples: é só escolher um dos temas disponíveis e clicar em “personalizar” para deixar com a cara do seu negócio.
Para cadastrar produtos, é só inserir as informações do item: se tem variação de cor e tamanho, nome do produto, marca, fotos, vídeos e, claro, a descrição. É preciso caprichar na descrição para encantar consumidores e impulsionar a decisão de compra.
🎓 Confira dicas para criar uma descrição de produto otimizada em SEO dando play abaixo:
6. Determine os meios de pagamento
Os meios de pagamento são as diferentes formas que um cliente pode pagar pelo produto ou serviço na loja virtual. Assim, você pode permitir que a compra seja finalizada com cartões de crédito e débito, boleto, depósito ou Pix.
Na hora de determinar os meios de pagamento, analise o comportamento do seu público-alvo e veja quais as suas formas preferidas de finalizar as compras.
É importante ressaltar que existem diversas afiliações de pagamento disponíveis para você escolher. Para você entender um pouco melhor, a Yampi tem integração com afiliações como Mercado Pago, PagSeguro e Apmax.
7. Adicione aplicativos a sua loja
Além de contar com uma boa plataforma de e-commerce, você também pode incrementar ela para que o seu negócio chegue ainda longe. Existem diversas ferramentas e aplicativos disponíveis na Yampi para integrar ao seu site, que ajudam você a gerir pedidos, integrar estoques, emitir notas fiscais e automatizar e-mails!
Clique aqui e conheça a Loja de Aplicativos da Yampi.
8. Defina a logística
Talvez uma das partes mais delicadas do processo de criar uma loja virtual seja o planejamento da operação logística. Afinal, você vai precisar encontrar fornecedores, definir modelo de entrega, firmar parcerias e integrar sua loja com sistemas de rastreamento.
Isso sem falar no planejamento de logística reversa – quando o cliente quer devolver um item, seja porque desistiu da compra ou porque o produto veio com defeito.
Pode até parecer que isso é uma atividade dos bastidores, mas a logística de uma loja virtual impacta diretamente na satisfação do cliente. Fornecer um código de rastreio, entregar o produto bem embalado e com agilidade são qualidades que fidelizam e encantam.
9. Divulgue o seu negócio
Por fim, é hora de divulgar a sua loja virtual para que ela seja encontrada pelos consumidores. Aqui, você deve aplicar as técnicas e estratégias de marketing que mapeou quando fez o seu plano de negócios.
Existem algumas formas de divulgar o seu empreendimento. Você pode, por exemplo, apostar na criação de perfis em redes sociais e na publicação de conteúdos para esses meios, bem como em parcerias com influenciadores do nicho de mercado que você quer atingir.
Uma das maneiras mais eficazes de atrair visitantes para o seu site é através de anúncios pagos, via Google Ads ou Facebook Ads. Assim, você amplia o alcance da sua marca para além dos seus seguidores.
Da mesma forma, investir em SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para ser encontrado de maneira orgânica nos resultados de busca do Google. Para isso, é necessário criar descrições de produtos bem detalhadas, ter um site responsivo, inserir palavras-chaves nas páginas de produtos e usar URLs amigáveis.
O que vender na loja virtual? 7 produtos populares
Escolher o que vender na loja virtual não é tão simples quanto parece: você precisa analisar o mercado, a concorrência, o retorno financeiro, a logística… tudo isso interfere no sucesso do seu negócio.
Mas, existem alguns produtos que estão sempre em alta no e-commerce e que tendem a ter boa aceitação no mercado online:
- Roupas e acessórios: existe uma ampla gama de nichos dentro desse setor, como moda feminina, masculina e infantil; roupas esportivas, de festa e casual; bolsas, cintos, e bijuterias.
- Eletrônicos: smartphones e acessórios; fones de ouvido, carregadores e cases; gadgets tecnológicos como smartwatches e drones.
- Produtos de beleza e cuidados pessoais: maquiagem e produtos de skincare; produtos para cabelo, como shampoos e condicionadores; perfumes e desodorantes.
- Produtos para casa e decoração: móveis e itens de decoração; utensílios de cozinha e eletrodomésticos; roupa de cama, mesa e banho.
- Fitness e saúde: equipamentos de ginástica, como pesos e esteiras; roupas e acessórios esportivos; suplementos alimentares e vitaminas.
- Livros e produtos de papelaria: livros físicos e digitais; cadernos, agendas e materiais escolares; itens de escritório, como canetas e pastas.
- Artigos para pets: rações e petiscos; roupas e acessórios para animais de estimação; brinquedos e itens de cuidado, como shampoos e coleiras.
Essas categorias abrangem uma ampla gama de produtos que atraem diversos públicos. É importante realizar pesquisas de mercado para entender melhor a demanda e a concorrência no seu nicho específico, além de considerar seus interesses pessoais e experiência no setor escolhido.
Existe loja virtual pronta para usar?
Sim! Existem modelos de loja virtual que já estão prontas para uso: é preciso apenas cadastrar os produtos, inserir suas informações de pagamento e pronto!
Na plataforma de ecommerce Yampi, por exemplo, você encontra seis temas gratuitos e já estruturados. É só escolher e personalizar com a cara do seu negócio. Além disso, eles são adaptáveis a diferentes segmentos de atuação, como moda, beleza, pet, acessórios, dentre outros.
Principais formas de pagamento para loja virtual
Já passou o tempo que os lojistas ditavam as regras: hoje, quem manda são os consumidores! E eles querem poder escolher, também, através de qual forma vão realizar o pagamento da sua compra.
Por isso, é fundamental oferecer diferentes possibilidades na sua loja virtual. Confira quais os principais meios de pagamento no e-commerce:
Cartão de crédito
É o método preferido para compras online de 43,2% dos brasileiros, de acordo com o relatório The Global Payments Report.
Pix
Verdadeiro fenômeno do mundo dos pagamentos, o Pix é a segunda principal forma de pagamento em lojas virtuais, e já corresponde a cerca de 6% das conversões em e-commerce, de acordo com uma pesquisa da Beyond Borders.
Pix Parcelado
Disponível na Yampi, o Pix Parcelado permite que o cliente parcele a compra, mesmo sem cartão de crédito! Isso torna a compra mais atraente e acessível – o que aumenta a taxa de conversão do seu e-commerce.
Boleto bancário
Fundamental para conquistar aqueles clientes que não têm cartão de crédito (ou estão desconfiados), o boleto bancário prova que continua sendo um dos principais meios de pagamento também no e-commerce. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, é a forma preferida de 21% dos brasileiros.
Quanto tempo demora para uma loja virtual dar lucro?
Com a sua loja virtual no ar, é normal começar a se perguntar: e agora, em quanto tempo ela vai dar lucro? A resposta para essa pergunta vai depender da competitividade do nicho de mercado que você escolheu, do valor do investimento inicial e da estratégia de precificação que você adotou.
Por isso, é de extrema importância fazer um plano de negócios detalhado, mapeando e listando margem de lucro, capital de giro, retorno sobre investimento (ROI) e o prazo de retorno do investimento (PRI).
Existem casos de pessoas que abriram uma loja virtual e viram seu negócio decolar em poucas semanas. Outros empreendedores, começaram a ter retorno depois de alguns meses.
Tudo vai depender de uma série de fatores, por isso é necessário dedicar tempo e atenção para construir uma estratégia de mercado sólida.
🎙️Iagor Gonçalves é o caso de alguém que deu muito certo vendendo produtos online, em pouco tempo: com apenas 16 anos ele faturou o primeiro milhão! Confira no episódio do YampiCast:
Abri minha loja virtual! E agora, quais os próximos passos?
Uma vez criada a sua loja virtual, cadastrados os produtos e divulgado seu site através de marketing digital, é hora de começar a colocar a mão na massa para vender!
Por isso, uma das primeiras coisas que você precisa fazer, se já não fez no seu plano de negócios, é criar um calendário de ações. Isso inclui planejar campanhas, programar ofertas, desenvolver ações de visibilidade, entre outros. Uma dica é criar um cronograma com tudo o que você precisa para os próximos meses.
O que nos leva ao próximo passo: acompanhar os indicadores da sua loja virtual. Para garantir que o empreendimento tenha bons resultados, é necessário ficar de olho na taxa de conversão e acender o alerta se algo não estiver saindo como o esperado.
Esse monitoramento é importante para que você contorne problemas com rapidez e agilidade. Por exemplo: às vezes, trocar a cor de um botão de compra pode levar à diminuição das suas vendas, mas você só vai saber o motivo da queda se estiver monitorando os dados.
Por fim, para ter certeza de que a sua loja virtual terá uma vida longa e saudável, não esqueça de prestar atenção ao atendimento ao cliente. Treinar a sua equipe, oferecer diferentes canais de comunicação e responder constantemente comentários nas redes sociais faz toda a diferença para que a sua marca tenha uma imagem positiva.
3 dicas para administrar sua loja virtual e faturar mais
A gente sabe que não é fácil administrar uma loja virtual, mas com um pouco de organização, planejamento e um bom gerenciamento, é possível aumentar o faturamento e se destacar da concorrência.
Por isso, separamos aqui algumas dicas para te ajudar nessa missão:
1. Analise indicadores
As métricas e dados são essenciais para qualquer loja virtual: eles te ajudam a entender melhor o seu consumidor, identificar oportunidades, corrigir falhas e até prever tendências. Portanto, não subestime o poder dos indicadores.
Alguns dos mais importantes que você precisa ficar de olho são: taxa de conversão, taxa de rejeição, ticket médio, margem de lucro, custo de aquisição de clientes e taxa de abandono de carrinho.
2. Tenha um planejamento financeiro
Pode até parecer óbvio, mas é comum que lojistas de primeira viagem tenham dificuldades em manter todas as finanças da loja virtual organizadas.
Assim, vale criar um planejamento financeiro para que você tenha controle do que sai e entra no caixa, quanto de capital de giro a sua loja tem e quais os custos e despesas que estão pesando no bolso.
Vale criar uma planilha para controlar suas receitas, gastos e faturamento total. Na Yampi, inclusive, você pode integrar sua loja virtual com uma plataforma de ERP (Enterprise Resource Planning) para te auxiliar a planejar os recursos da sua empresa.
3. Faça controle de estoque
Não basta ter bons fornecedores: é preciso monitorar e controlar o seu estoque para evitar anunciar produtos que não estão disponíveis. Mais do que isso: esse gerenciamento permite que você crie campanhas para queimar estoque e evitar prejuízos.
Muitos lojistas indicam criar um método de organização para facilitar a administração de produtos: pode ser através da criação de categorias, depósitos separados e prateleiras numeradas, por exemplo.
Qual o melhor site para criar loja virtual grátis?
Agora que você já sabe tudo o que precisa para criar e administrar uma loja virtual de sucesso, é hora de escolher uma plataforma de e-commerce que te ajude a faturar mais.
Na Yampi, você monta sua loja virtual como quiser, cadastra quantos produtos desejar e ainda tem acesso a uma série de recursos gratuitos, pensados para alavancar as vendas.
Inclusive, se precisar de ajuda para saber como tirar o máximo proveito da plataforma Yampi, entre em contato com o nosso time de Suporte através do chat, Facebook ou Instagram. Ficaremos felizes de te ajudar!
O custo para abrir uma loja virtual depende do tamanho da operação que você deseja ter. Existem despesas que não dá para fugir, como formalização do negócio, impostos, matéria-prima/estoque, registro do domínio próprio, anúncios de marketing e gastos logísticos, que envolvem parcerias com transportadoras e embalagens. Porém, não é preciso gastar nada para criar a sua loja virtual: no plano Basic da Yampi, a mensalidade é gratuita e você tem acesso a uma Loja Virtual completa, com todos os recursos gratuitos.
Não é preciso de CNPJ para abrir uma loja virtual, mas para ter um negócio profissional e sem complicações, o CNPJ é essencial para emissão de notas fiscais, além de passar credibilidade para clientes e fornecedores, por exemplo.
Determine o investimento inicial
Monte um plano de negócios
Formalize o seu negócio
Escolha a plataforma de e-commerce
Personalize sua loja virtual e cadastre os produtos
Determine os meios de pagamento
Adicione aplicativos a sua loja
Defina a logística
Divulgue o seu negócio
Roupas e acessórios
Eletrônicos
Produtos de beleza e cuidados pessoais
Produtos para casa e decoração
Fitness e saúde
Livros e produtos de papelaria
Artigos para pets