O principal objetivo de quem tem uma loja virtual é alcançar uma boa taxa de conversão de vendas, ou seja, encantar consumidores para que não apenas adicionem itens ao carrinho, mas finalizem a compra. Por isso, é tão importante contar com um checkout transparente, que facilita a etapa de finalização e aumenta as vendas.
Essa tarefa não é das mais simples e a gente sabe disso. Mas é possível tornar a experiência do cliente mais descomplicada através de um fluxo de compra menos burocrático, que poupe tempo e esforço, além de transmitir mais segurança.
É aí que entra o checkout transparente, assunto deste artigo. Dando continuidade à leitura, você vai descobrir:
O que é checkout transparente?
Começando pelo nome: afinal, o que quer dizer “checkout”?
Em inglês, check significa “verificar” e out, “saída”. De forma geral, o termo é utilizado quando fechamos uma conta ou encerramos algum serviço, especialmente em aeroportos e hotéis.
No e-commerce, a palavra “checkout” foi adotada com um propósito semelhante, sendo utilizada no momento em que uma pessoa finaliza a compra e efetua o pagamento.
Mas por que é necessário que ele seja “transparente”?
Tradicionalmente, o checkout pode parecer complicado por conter uma série de etapas de preenchimento de dados e redirecionar quem está fazendo a compra a uma nova página.
Essa interrupção no fluxo de compra, somada à mudança visual entre o site da loja e a página externa, pode fazer com que a pessoa fique descontente com tantas etapas e desconfie da segurança do processo.
O checkout transparente, por sua vez, busca simplificar esse fluxo unificando todas as suas etapas.
Com ele, ao invés de ser redirecionada, a pessoa preenche os dados e faz o pagamento em uma única página, dentro da própria loja.
Por isso o chamamos de “transparente” – no momento decisivo em que a pessoa escolhe entre finalizar ou desistir da compra, uma experiência mais fluída, prática e segura pode fazer toda a diferença.
Sendo assim, se você tem um e-commerce ou gostaria de criar uma loja virtual, investir em um checkout transparente pode ser a chave para o seu sucesso.
🎓 Nossa Product Manager, Camila Defensor, explica melhor o que é Checkout Transparente nesta aula da Yampi Academy:
Checkout padrão versus checkout transparente: quais as diferenças?
Existem dois tipos de checkout e a diferença entre eles pode ser o pontapé para o sucesso do seu negócio. Vamos explicar o motivo 👇
O checkout padrão é quando o cliente é redirecionado para a página da afiliação de pagamento para finalizar o pedido. É como se o consumidor fosse convidado a se retirar da sua loja virtual para inserir os dados do seu cartão de crédito. Parece desconfortável e suspeito, não é mesmo?
É por isso que surgiu o checkout transparente: para tornar esse processo mais simples e seguro, visando não só a conversão de vendas, mas também a experiência do cliente. Ele reúne todas as etapas de pagamento em uma única página, dentro da própria loja virtual, transmitindo mais credibilidade e segurança para que os clientes finalizem a compra.
As vantagens de ter um checkout transparente
Agora que você já sabe o que é checkout transparente, vamos entender mais a fundo quais são as suas vantagens:
Diminui a taxa de carrinhos abandonados
De acordo com uma pesquisa da Zimpler, cerca de 47% dos consumidores brasileiros desistem de uma compra online na hora do pagamento. Além disso, 61% das pessoas afirmam que já abandonaram carrinho e apontam a falta de um checkout transparente como um dos principais motivos
Esses números mostram a importância de oferecer uma boa experiência durante a finalização do pedido. Aliás, mais do que isso: esses dados reforçam a necessidade de contar com um checkout transparente, que transmita segurança para os clientes.
Além disso, um bom checkout é responsável por agilizar o processo de finalização do pedido, o que diminui as chances de desistência da compra.
Melhora a experiência de quem faz a compra
Dar atenção especial à experiência do usuário (UX) é uma prática em destaque que pode ser o grande diferencial do seu negócio.
Em poucas palavras, ela faz com que o caminho que o usuário precisa trilhar dentro do site seja mais intuitivo.
E o Checkout Transparente é um excelente exemplo disso.
Ao otimizar as etapas do processo de compra, ele satisfaz o desejo por facilidade e rapidez, assegurando uma experiência positiva que, além de resultar em mais conversões, fideliza clientes.
💡Aprenda sobre a importância de UX no e-commerce:
Gera mais confiança na marca
Infelizmente, é comum ouvir falar de pessoas que caem em golpes na internet por confiarem em empresas de fachada, e isso é algo que preocupa muito os consumidores.
Ao serem redirecionados a novas páginas ou bombardeados por pop-ups, acabam desconfiando de que podem estar caindo em um desses golpes.
Com o checkout transparente, a sua loja centraliza todas as informações mais importantes sobre o pedido em um só lugar e, assim, transmite a sensação de segurança necessária para a finalização da compra.
Para complementar essa estratégia, é importante que as páginas da sua loja, em especial a de checkout, exibam selos e avisos de segurança, provando aos consumidores que eles podem confiar na sua marca.
Aumenta a taxa de conversão de vendas
Por fim, a vantagem principal desse recurso:
Ao otimizar a jornada de compra com uma experiência positiva e transmitir segurança, as chances de abandono de carrinho são reduzidas.
Automaticamente, isso aumenta a taxa de conversão das suas vendas.
🛒Quer saber mais vantagens do checkout transparente? Assista agora:
O checkout transparente aceita Pix?
Um bom checkout transparente deve oferecer diversas formas de pagamento: este é um dos principais aspectos que podem aumentar ou diminuir a taxa de conversão de um e-commerce. Isso porque um cliente pode desistir de uma compra online se a loja não aceitar cartão de crédito ou não parcelar o valor, por exemplo.
Por isso, sim, o checkout transparente deve aceitar Pix para garantir que a loja virtual tenha alto volume de vendas online e ofereça uma boa experiência de compra.
Para você ter uma ideia da importância de oferecer essa forma de pagamento, o Pix já é o meio favorito dos consumidores em 40% das compras realizadas online, de acordo com uma pesquisa da Beyond Borders.
Além disso, hoje representa 6% do valor total de pagamentos realizados no e-commerce e com uma expectativa de que alcance 9% até o final de 2024.
O Checkout Transparente da Yampi, por exemplo, já estava de olho nessa tendência muito antes de ser tendência: foi pioneiro em oferecer o Pix como forma de pagamento e hoje tem uma taxa de conversão média de 80%!
Como escolher o melhor checkout transparente?
Agora que você já sabe a importância de contar com um bom checkout transparente, vamos te ajudar a escolher a melhor solução para a sua loja virtual. Afinal, essa solução é a responsável por garantir que o cliente finalize a compra e pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.
Confira alguns aspectos que você deve considerar na hora de escolher o checkout transparente:
Diversas formas de pagamento
Como já vimos, oferecer diversas formas de pagamento pode ser um diferencial para a sua loja virtual, além de ser responsável por diminuir as taxas de abandono de carrinho e aumentar as suas vendas.
Portanto, na hora de escolher um checkout, opte sempre por aquele que oferece diferentes meios de pagamento. Para você ter alguma noção, o Checkout Transparente da Yampi permite que os clientes finalizem a compra com boleto, depósito, cartão de crédito ou Pix.
Recursos para aumentar conversão
Preste bastante atenção nas taxas de conversão da solução que você está escolhendo e garanta que você não está entrando em nenhuma cilada. Os melhores checkouts precisam contar com recursos nativos para te ajudar a vender mais.
Alguns exemplos são: recuperação de carrinho abandonado, Order Bump, Upsell e design responsivo, que se adapta a diferentes tamanhos de tela. Esses requisitos são fundamentais para obter bons resultados com o seu negócio.
Para ir além, escolha um Checkout Transparente que te ajuda a vender ainda mais. Na Yampi, por exemplo, a Retentativa Transparente é um recurso gratuito e que recupera de 10% a 30% de pedidos que teriam seus pagamentos recusados. Em apenas um ano, a solução recuperou R$ 28 milhões em pedidos.
Personalização do checkout
Uma boa experiência também passa pela aparência. Afinal, o grande benefício de ter um checkout transparente é poder reunir todas as etapas de pagamento em uma única página, que tenha a cara da sua loja e ofereça uma experiência de compra mais fluida e com menos atritos.
Portanto, opte sempre por um checkout transparente que seja altamente personalizável e que você possa atribuir a identidade visual do seu negócio.
Como usar o Checkout Transparente da Yampi
O Checkout Transparente da Yampi pode ser utilizado tanto na sua Loja Virtual, quanto em lojas da Shopify e WooCommerce. Vamos ver o passo a passo para cada integrar a nossa solução com cada uma dessas opções:
Loja Virtual
Se você criou uma Loja Virtual na Yampi, uma boa notícia: o Checkout Transparente já vem integrado para você sem nenhum custo adicional!
Para personalizar, é só clicar em ‘Checkout’, na barra lateral esquerda. Você também pode incluir ferramentas para aumentar suas taxas de conversão, como provas sociais, configurações de frete e informações que aparecem para os clientes e descontos.
Ah, não esqueça de integrar as afiliações de pagamento que vão realizar as transações financeiras na sua loja e selecione os meios de pagamento que você quer oferecer.
Shopify
Agora, se você já tem uma loja na Shopify, mas quer utilizar o Checkout Transparente líder em vendas no Brasil, saiba que é bem simples de integrar.
Para isso, você vai precisar acessar o seu painel na Shopify, clicar em Apps > Desenvolver Apps. Em seguida, é só criar um aplicativo e dar um nome para ele.
Pronto, é hora de configurar certinho o seu aplicativo para que tudo corra perfeitamente: atribua as permissões “Read and Write” para os itens Produtos, Temas e Orders. Não esqueça de salvar o seu progresso!
Depois de criado o app, é preciso instalar e obter seus dados para fazer a integração. Clique em Credenciais de API > Instalar App. Na tela você deve visualizar o token de acesso.
⚠️ Por motivos de segurança, o token só aparece uma única vez, por isso anote em algum lugar seguro caso precise consultar novamente. Essa credencial de acesso é quem concede acesso à API para dados confidenciais da sua loja, portanto não compartilhe o seu token com terceiros.
Agora é hora de inserir essas informações no seu dashboard da Yampi. Vá em Configurações > Integração > Checkout Shopify. Preencha os campos solicitados e insira o seu token de acesso. Pronto: sua loja da Shopify está integrada com o Checkout número 1 do Brasil.
WooCommerce
Para usar o Checkout da Yampi na sua loja WooCommerce, primeiro é preciso instalar o plugin da Yampi no seu painel: clique em Plugins > Adicionar Novo. Na caixa de busca, é só pesquisar por Yampi para encontrar o nosso Checkout. Agora, é só clicar em Instalar > Ativar.
É hora de criar as chaves de acesso para poder integrar a solução. Para isso, vá em Configurações Avançadas e clique em Rest API. Adicione uma chave e não esqueça de dar permissão de leitura e escrita (Read and Write).
Vamos agora para o dashboard da Yampi, em Integrações, e vamos selecionar a opção WooCommerce. Nos campos que aparecem, preencha a URL da sua loja e coloque as chaves de acesso que estão no seu painel da WooCommerce.
Voilá: o Checkout da Yampi está integrado com a sua loja! Se tudo deu certo, você deve visualizar os produtos no painel da Yampi.
🎥 Quer ver o passo a passo completo? Dá o play:
5 dicas para otimizar a sua página de checkout
Para garantir que o seu checkout tenha boas taxas de conversão, não basta só contar com uma plataforma que ofereça os recursos necessários: é preciso, também, saber criar estratégias e utilizar essas ferramentas da melhor forma possível.
Veja algumas dicas para otimizar o seu checkout:
1. Não peça informações desnecessárias
Ninguém gosta de preencher formulários extensos, não é mesmo? No checkout isso ainda pode afastar os seus clientes, causar desconfianças e colocar a sua loja em maus lençóis quando o assunto é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Por isso, uma boa dica para ter bons resultados com o checkout é solicitar apenas as informações necessárias para os clientes, como nome, e-mail e telefone para contato, endereço de entrega e dados do cartão, caso o comprador tenha escolhido esse meio de pagamento.
2. Ofereça provas sociais
Além de contar com um checkout transparente que reúne todas as etapas de pagamento em um único lugar, é interessante oferecer mais uma confirmação de que o seu site é confiável.
As provas sociais são ótimas formas de impulsionar a decisão de compra, já que funcionam como um feedback positivo de pessoas que já compraram o seu produto ou serviço. É aquele famoso “boca a boca”: os compradores são mais propensos a confiar em alguém que teve uma boa experiência com a sua loja
Camila Defensor, Product Manager Checkout na Yampi
Outra forma de destacar a segurança do checkout é com a exibição de certificações, distintivos ou selos que assegurem que o cliente está em um ambiente seguro.
3. Evite distrações
O checkout é uma etapa delicada e qualquer elemento que possa desviar a atenção do comprador definitivamente deve ser removido para evitar o abandono de carrinho. Por isso, na hora de personalizar, opte por um design limpo e dê destaque para os botões necessários para a finalização do pedido.
4. Utilize o preenchimento automático
Para evitar que os clientes desistam de uma compra, é essencial facilitar ao máximo o checkout. Uma boa maneira de diminuir o tempo gasto com o preenchimento de informações, é utilizar recursos que fazem esse papel automaticamente.
No Checkout da Yampi, por exemplo, temos a Compra Fácil – quando ativada, essa ferramenta permite que clientes recorrentes autorizem o preenchimento automático de seus dados para que não precisem digitar tudo novamente.
Não só diminui o tempo médio para realizar uma compra, como também aumenta a taxa de recorrência de clientes e é capaz de aumentar em até 10% a conversão do checkout.
🎥 Saiba mais sobre a Compra Fácil:
5. Otimize para dispositivos móveis
Cerca de 52% dos brasileiros realizam compras através do celular: isso significa que aproximadamente 33 milhões de pessoas estão navegando e comprando através de smartphones. Já imaginou perder todo esse público?
Portanto, garanta que o seu checkout esteja otimizado também para mobile e não se esqueça de que existem diferentes tamanhos de tela. Verifique como fica a navegação e experiência do usuário para ter certeza de que o seu checkout vai trazer bons resultados.
Por que o Checkout Transparente da Yampi é líder em vendas no Brasil?
Processos de finalização de pagamento longos e descontínuos podem fazer com que os consumidores abandonem o carrinho antes de finalizarem a compra. Por isso, não foi por acaso que o Checkout Transparente da Yampi se tornou líder em vendas no país: com diversos recursos nativos e altas taxas de conversão, a solução é a favorita dos lojistas.
Mas você sabe o que faz o Checkout da Yampi ser o número 1 no Brasil?
Simplifica os passos da jornada de compra
Como dissemos, burocracia é o verdadeiro terror dos usuários que gostam de praticidade e rapidez.
Pensando nisso, a Yampi simplificou a etapa de finalização da compra com o nosso Checkout, pedindo apenas dados essenciais e reduzindo o número de passos para priorizar aquilo que é de fato necessário.
Unindo design e tecnologia, eliminamos processos confusos e facilitamos a navegação dos usuários, tornando sua experiência de compra mais satisfatória.
Garante acesso adaptado para dispositivos móveis
Outra peça-chave para a conversão é ter uma interface preparada para receber acesso via dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Segundo o Canaltech, 58% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular, o que automaticamente influencia no número de compras feitas pelo aparelho.
Por isso, a Loja Virtual e o Checkout Transparente da Yampi foram desenvolvidos pensando em oferecer a melhor experiência tanto para acesso pelo computador quanto por dispositivos móveis.
Oferece as principais formas de pagamento
Disponibilizar a opção de pagamento de preferência dos seus clientes é essencial para assegurar que eles não desistam da compra.
Uma pesquisa do jornal Valor Econômico mostrou que a forma de pagamento online mais utilizada pelos brasileiros é o cartão de crédito, seguido pelo Pix, que ganhou rápida popularidade em 2021.
E a Yampi foi pioneira em permitir pagamentos via Pix no nosso Checkout, além de oferecer integrações com os principais gateways do mercado.
Assim, você pode disponibilizar diversas opções de pagamento sem comprometer a experiência de quem faz a compra, garantindo mais competitividade para o seu negócio.
Conta com diversos recursos para vender mais
Para fechar com chave de ouro, nosso Checkout possui uma série de recursos que ajudam a impulsionar suas vendas, como:
- Tema personalizável, para que você possa transmitir a identidade visual da sua marca e gerar ainda mais confiança;
- Ações de Upsell e Order Bump, para aumentar seu ticket médio;
- Envio nativo de e-mails informando o status do pedido aos clientes;
- Recuperação de carrinhos abandonados através de SMS ou e-mail;
- A Retentativa Transparente, um recurso que recupera de 10% a 30% dos pedidos feitos com cartões de crédito que seriam recusados.
E você pode utilizar nosso Checkout tanto em conjunto com a Loja Virtual da Yampi quanto em lojas da Shopify, do WooCommerce e landing pages.
Hora de configurar o Checkout Transparente da sua loja
Pronto! Agora você tem o conhecimento necessário para fazer o seu e-commerce decolar com um Checkout Transparente que coloca sua taxa de conversão nas alturas.
Continue acompanhando nossos conteúdos para ficar cada vez mais craque em gerenciar seu negócio online e fazer ele crescer.