O pixel no marketing digital é essencial para quem tem e-commerce, pois permite rastrear o comportamento dos visitantes da loja, entender o que funciona nas campanhas e otimizar anúncios com base em dados reais. Com ele, é possível melhorar a performance, aumentar conversões e investir de forma mais inteligente em tráfego pago.
À primeira vista, o pixel no marketing digital pode até parecer um assunto muito técnico, mas quanto mais você sabe sobre ele, mais interessante ele se torna para o seu negócio.
Isso porque o pixel é um dos responsáveis por fazer você poupar dinheiro, aumentar as vendas e trazer mais visitantes para o seu site. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra os benefícios de usar o pixel no marketing digital da sua loja virtual 💰
Afinal, o que é pixel no marketing digital?
Também chamado de pixel de conversão ou pixel de vendas, o pixel no marketing digital é um dos principais aspectos de uma campanha de anúncios pagos.
Isso porque esta ferramenta é responsável por monitorar o comportamento do usuário que chega até o seu site. Em outras palavras, o pixel ajuda a analisar o desempenho de anúncios vinculados à sua loja.
Ou seja: quando acompanhado de perto, o pixel te ajuda a trazer não só mais visitantes para a sua loja virtual, como também os visitantes certos. Isto é, aqueles que, de fato, estão interessados nos seus produtos e serviços.
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E como funciona o pixel de conversão?
Agora que você já sabe que não deve ignorar o pixel de conversão, é hora de compreender exatamente como ele funciona. No marketing digital, o pixel atua como um código Javascript que você implementa em um site ou em uma página.
O objetivo desse código é monitorar e acompanhar de perto as intenções e os comportamentos dos usuários. Em outras palavras: você inclui um código na página que deseja e o pixel acompanha o comportamento do usuário até ele chegar nessa página e envia informações sobre as ações do visitante no local.
Por exemplo, existem diversas ferramentas de anúncios em redes sociais que disponibilizam pixel, como o Facebook Ads, Tik Tok Ads, Google Ads e Kwai Ads. Assim, é possível acompanhar as ações de cada visitante em relação aos seus anúncios e mensurar a eficácia da sua campanha em cada uma dessas redes.
O pixel no marketing digital é como se fosse o coração da sua estratégia: através de dados e métricas, ele permite ter uma visão clara das campanhas de anúncios e o que pode ser feito para melhorar
Luanna Braga, Analista de Mídia Paga na Yampi
A única forma dos seus anúncios performarem bem sem o pixel é com sorte – e no mundo dos negócios, é melhor investir mais em estratégia do que em coincidências do destino.
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7 benefícios de usar pixel na sua loja virtual
O uso do pixel no marketing digital é essencial no e-commerce. Através dele, é possível conhecer melhor o público-alvo e, portanto, planejar campanhas mais certeiras.
Ao instalar o pixel no seu site ou em uma página, é possível descobrir exatamente quem é o lead do seu negócio: faixa etária, gênero, interesses, localização, entre outras informações.
Outro aspecto interessante é a capacidade do pixel de mensurar a quantidade de cliques em um anúncio: isso permite compreender melhor qual copy de vendas tem mais conversão, quais imagens e ilustrações são mais atraentes.
Resumidamente, confira os benefícios de usar o pixel no marketing digital:
- Permite entender melhor o público-alvo;
- Campanhas de marketing mais certeiras;
- Poupa gastos com anúncios que não trazem resultados;
- Possibilita a criação de campanhas personalizadas a partir da coleta de informações;
- A partir dos insights atrai os visitantes certos para a sua loja virtual;
- Converte leads em compradores
- Aumenta o volume de vendas.
Qual melhor momento de usar o pixel como estratégia de marketing?
O melhor momento para usar o pixel como estratégia de marketing digital é justamente antes de começar a rodar a campanha. Isso porque é preciso implementar a ferramenta antes de veicular os anúncios, pois é a partir disso que ela começa a identificar o tipo de público que converte na sua campanha.
O mesmo vale para quem já está fazendo anúncios para atrair visitantes – nunca é tarde para rever a estratégia e corrigir rotas.
Se você não entende nada de JavaScript, pode ficar tranquilo: a instalação do pixel é fácil e pode ser feita mesmo por quem não tem conhecimentos de programação para web.
Mas se você quer ter certeza de que está extraindo tudo que o pixel proporciona, pode ser interessante procurar um especialista nessa área para te ajudar a tirar o máximo proveito. Afinal, um errinho na implementação ou na interpretação dos dados pode ter consequências negativas para o seu negócio.
5 dicas para usar o pixel na sua loja online
Se você quer vender mais na sua loja online, entender o comportamento dos seus visitantes é essencial.
E é aí que entra o pixel.
Essa ferramenta poderosa coleta dados valiosos sobre quem acessa sua loja, permitindo que você crie campanhas mais inteligentes, recupere vendas perdidas e otimize seus investimentos em tráfego.
Separamos algumas dicas práticas para aproveitar ao máximo o pixel na sua loja online:
1. Instale o pixel nas páginas-chave
Garanta que o pixel esteja presente em páginas importantes como: página inicial, produtos, carrinho e checkout. Assim, você acompanha toda a jornada do cliente.
2. Acompanhe eventos personalizados
Configure eventos como “adicionou ao carrinho”, “iniciou finalização”, “compra concluída”. Isso permite criar campanhas mais segmentadas e com maior chance de conversão.
3. Crie públicos personalizados
Use os dados do pixel para criar públicos com base em quem visitou sua loja, viu produtos ou abandonou o carrinho. Ideal para remarketing e recuperação de vendas.
4. Otimize campanhas com base em conversões
Com os dados coletados, as plataformas de anúncios (como Meta Ads ou TikTok Ads) conseguem entregar suas campanhas para quem tem mais chance de comprar.
5. Faça testes e acompanhe os resultados
Monitore o desempenho e ajuste suas campanhas com base nas informações do pixel. Com o tempo, isso ajuda a reduzir custos e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI).
Como instalar pixel na sua loja virtual passo a passo
Na Yampi, é possível utilizar e criar diferentes tipos de pixel para o seu site. Vale lembrar que algumas plataformas recomendam a instalação de apenas um pixel para evitar um impacto desconhecido na performance dos anúncios e para facilitar o gerenciamento.
Veja o passo a passo para instalar um novo pixel na loja virtual Yampi:
1- No seu Painel, clique em Marketing na aba lateral esquerda e, em seguida, em Pixels.
2- Depois, é só clicar em Novo Pixel e selecionar o tipo que você deseja inserir.
3- Agora, é hora de preencher as informações do pixel. A depender do pixel que você estiver instalando, podem ser solicitadas mais ou menos informações. Por fim, copie e cole o código do seu pixel na plataforma que você deseja.
Quais pixels estão disponíveis na Yampi?
Na Yampi, é possível instalar diferentes pixels para rastrear e monitorar a eficácia da sua campanha em diferentes lugares. Confira quais pixels estão disponíveis:
- Facebook e Instagram
- TikTok
- Google Ads
- Kwai
- Taboola
- Outbrain
E em qual página devo instalar o pixel?
Você pode instalar o pixel nas páginas que deseja monitorar. Por exemplo: se você vai fazer uma campanha de anúncios que levam o visitante para a página inicial da sua loja, é essencial que você tenha o pixel instalado no site como um todo, de forma a monitorar o comportamento do usuário na sua loja.
Na Yampi, ainda tem um bônus: é possível escolher produtos específicos para a instalação de pixels de diferentes plataformas. Ou seja: você consegue escolher quais produtos quer instalar um pixel do Facebook e quais quer instalar um pixel do Kwai, por exemplo.
Isso significa que você pode realizar testes para verificar a performance de diferentes produtos em diferentes redes sociais. Afinal, o marketing digital bem sucedido é aquele que experimenta para encontrar os melhores resultados.
Quando contratar um profissional para instalar o pixel?
Se o objetivo é profissionalizar sua operação e ter clareza sobre o que realmente gera vendas, contar com um especialista em pixel pode ser um excelente investimento. Você deve considerar contratar um profissional para instalar o pixel quando:
- Não tem familiaridade com códigos ou configurações técnicas: Se você não se sente seguro para editar o código da sua loja ou configurar eventos personalizados, é melhor contar com alguém experiente.
- Precisa de eventos avançados ou personalizados: Se quer rastrear ações específicas, como cliques em botões, rolagem de página ou interações fora do padrão, um especialista pode configurar tudo corretamente.
- Está investindo em tráfego pago: Se você já anuncia (ou pretende anunciar) com frequência em plataformas como Meta Ads ou Google Ads, o pixel bem instalado é crucial para o desempenho das campanhas.
- Quer escalar suas vendas com dados confiáveis: Um profissional pode garantir que o pixel esteja coletando as informações certas para alimentar algoritmos de otimização e ajudar suas campanhas a converterem mais.
Você sempre pode contratar os especialistas da Yampi: agências, gestores de tráfego e profissionais que podem te ajudar com o pixel.
Aproveite o poder do pixel na sua loja virtual Yampi
Agora que você já sabe que o pixel é essencial para o marketing da sua loja virtual, é hora de colocar os seus conhecimentos em prática.
No fim das contas, o pixel de conversão pode ser a estratégia certa para aumentar as vendas e fazer o seu negócio crescer.
Por isso, acesse o seu painel da Yampi, instale os pixels nas páginas que desejar e comece a fazer o seu negócio decolar.
O pixel no marketing digital, também chamado de pixel de conversão ou de vendas, é uma ferramenta fundamental para campanhas de anúncios pagos, pois monitora o comportamento do usuário no site e ajuda a analisar o desempenho dos anúncios da loja.
Instale o pixel nas páginas-chave
Acompanhe os eventos personalizados
Crie públicos personalizados
Otimize campanhas com base em conversões
Faça testes e acompanhe resultados
Facebook e Instagram
TikTok
Google Ads
Kwai
Taboola
Outbrain
Pinterest
No seu Painel, clique em Marketing na aba lateral esquerda e, em seguida, em Pixels
Clique em Novo Pixel e selecione o tipo que você deseja inserir
Preencha as informações do pixe
Copie e cole o código do seu pixel na plataforma que você deseja