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Blog » E-commerce » Meios de pagamento » Pagamento via Pix no e-commerce: guia completo para sua loja

Pagamento via Pix no e-commerce: guia completo para sua loja

Aurea Araujo 05/12/2024 7 min de leitura
pix no ecommerce
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Oferecer pagamento via Pix no e-commerce é essencial para quem atua no mercado brasileiro: esse é um dos meios mais populares para realizar transações financeiras na internet. Para fazer isso adequadamente, as lojas virtuais devem contar com um gateway de pagamento que suporte o Pix, ter uma comunicação transparente e destacar as vantagens, como descontos nas compras e agilidade na finalização. 

Desde o lançamento, o Pix se tornou um dos meios de pagamento no e-commerce mais populares no Brasil.

Com a principal vantagem de finalizar a compra rapidamente a partir de um tipo de transferência bancária, mas sem a burocracia de cadastrar um cartão de débito, esse meio de pagamento segue em alta.

Vamos entender, a seguir, como oferecer o Pix on e-commerce de maneira eficiente, garantindo a finalização das compras com segurança. 

  • Impacto do Pix no e-commerce brasileiro em 2024
  • Benefícios de oferecer Pix para seus clientes 
  • 5 melhores práticas para oferecer Pix no e-commerce
  • Novas regras do Pix: entenda impactos para lojas virtuais
  • Como configurar pagamento via Pix na loja Yampi
  • Meu cliente não pagou o código Pix, e agora?

Impacto do Pix no e-commerce brasileiro em 2024

Lançado em 2020 pelo Banco Central, o Pix ganhou popularidade, ao mesmo tempo em que a confiança da população geral com o novo meio de pagamento cresceu. 

Segundo informações públicas da própria instituição, entre outubro de 2023 e outubro de 2024, houve um aumento de mais de 1000% nas transações, ultrapassando R$2,5 milhões. 

No e-commerce, dados do The Global Payments Report 2024 apontam que a modalidade de pagamento representa 30% de todas as transações virtuais.

Até 2027, o Pix pode representar até 50% dos pagamentos em lojas virtuais, de acordo com o mesmo estudo.

Ou seja: oferecer esse meio de pagamento não é mais uma opção para quem deseja fechar mais compras no e-commerce. É obrigatório.

Qual o meio de pagamento mais popular no Brasil: Pix, crédito ou boleto?

As inovações no setor de pagamentos seguem mudando a maneira como o consumidor se comporta.

Com o aumento do uso do Pix, é comum acharmos que essa é a modalidade de pagamento mais  popular no Brasil. Mas, surpresa: o cartão de crédito continua sendo o meio mais utilizado para finalizar compras no e-commerce. É o que aponta o The Global Payments Report 2024. 

De todas as compras realizadas na internet, 40% são finalizadas com cartão de crédito (em lojas físicas, 36%), 30% com o Pix, 16% com carteiras digitais (como Apple Pay e Google Pay) e o restante está dividido entre boleto bancário, cartão de débito e outros tipos de transferência.

Dados da Yampi também confirmam o cartão de crédito como o meio favorito dos brasileiros, seguido pelo Pix, Boleto, depósito e carteiras digitais. 

Como o cartão de crédito oferece mais vantagens, como acúmulo de milhas, maiores parcelamentos e descontos para antecipação de parcelas, é possível que se mantenha no ranking como o principal ou, no máximo, a segunda alternativa mais utilizada para finalizar pagamentos.

Benefícios de oferecer Pix para seus clientes 

Resumidamente, o Pix no e-commerce oferece uma experiência de compra mais rápida, segura e econômica.

Mas, se analisarmos no detalhe, entendemos que cada vantagem faz muita diferença na experiência geral de compra dos clientes no e-commerce.

Aumento das opções de pagamento

Quem nunca precisou usar mais de um cartão de crédito até que fosse possível finalizar a compra na loja virtual?

Ao ofertar o Pix no e-commerce, o comprador tem a liberdade de escolher e, também, testar novos meios até a aprovação.

Com isso, aumentam as chances de conversão geral do e-commerce. 

Facilidade na transação

Para realizar pagamentos com Pix em lojas virtuais, não é necessário preencher mais dados do que o nome completo e o CPF.

Dentro do sistema, a própria loja oferece um código do tipo “copia e cola”, ou um QRCode, que pode ser utilizado com o celular do cliente para realizar o pagamento.

Em questão de minutos, a notificação de compra aprovada aparece na tela, o que torna o processo todo mais simples para quem está comprando.

Agilidade na finalização da compra

Diferente de outros meios de pagamento, que exigem mais dados e possuem um tempo maior para concluir a aprovação da compra, o Pix é instantâneo.

Na mesma tela de finalização, o sistema informa se a compra foi ou não finalizada. Em caso de negativa, por falta de saldo na conta do cliente, por exemplo, o código é cancelado após alguns minutos.

Isso evita a necessidade de aprovações extras em aplicativos de cartão de crédito, por exemplo, ou aguardar o tempo de compensação dos emissores de boletos bancários. 

Possibilidade de garantir descontos

Por ter taxas de transação menores para os lojistas, o pagamento em Pix é uma alternativa que pode ser incentivada com a oferta de descontos para os clientes.

Geralmente, esse valor fica em torno de 5% a 10% do valor total da compra, o que garante ao cliente uma vantagem financeira na compra.

Evita o cadastro de dados sensíveis

Ainda que os sistemas de pagamentos de lojas virtuais sejam, em maioria, seguros para o cliente, é sempre importante evitar o preenchimento de dados sensíveis em muitos meios diferentes.

Para gerar um código Pix, o cliente precisa apenas informar CPF e nome completo, excluindo a necessidade de compartilhar dados do cartão de crédito, por exemplo.

Parcelamento de compras mesmo sem cartão

Outra vantagem do Pix no e-commerce é a possibilidade de ofertar o parcelamento de compras, mesmo que o cliente não possua cartão de crédito disponível.

Isso é possível com o uso do Pix Parcelado, um meio de pagamento que segue a mesma facilidade do Pix, mas com parcelas distribuídas em períodos de 15 a 30 dias.

A partir do cadastro de dia de pagamento e quantidade de parcelas, o valor é debitado automaticamente da conta registrada no Pix do primeiro pagamento ( que deve ser efetivado na hora da compra).

5 melhores práticas para oferecer Pix no e-commerce

Agora que as vantagens de ofertar o Pix para os clientes ficaram claras, precisamos avaliar como fazer isso adequadamente.

Para oferecer o Pix no e-commerce de maneira eficiente e segura para o cliente final, é importante ter atenção a 5 detalhes. 

Oferecer chave copia e cola

Disponibilizar a chave PIX em formato de “copia e cola” facilita o processo de pagamento para os clientes, permitindo que eles realizem transações de maneira rápida e sem complicações. 

Essa prática reduz a possibilidade de erros na digitação das chaves e acelera o fluxo de compra, contribuindo para uma experiência de usuário mais agradável no e-commerce. 

Disponibilizar QR Code

O QR Code do Pix é uma alternativa complementar ao código “copia e cola”.

Esse tipo de código em imagem permite que os clientes efetuem pagamentos de maneira simples, utilizando a câmera do aplicativo bancário para escanear e completar a transação instantaneamente. 

Geralmente, é ofertado na mesma tela em que o código em texto. 

Se o cliente está realizando a compra por um dispositivo móvel, como um celular, copiar o código é mais fácil. Mas, se está fazendo através de um computador, escanear a imagem com o celular dentro do aplicativo do banco é mais fácil. 

Importante: na Yampi, o código copia e cola sempre aparece quando a compra acontece em um dispositivo móvel. O QR Code aparece em complemento nas compras feitas a partir de um computador. 

Ofertar descontos

Incentivar o uso do PIX oferecendo descontos exclusivos pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a adoção desse método de pagamento. 

Como mencionamos, o Pix abre a possibilidade de oferecer uma pequena margem de desconto para o cliente final. E isso funciona como um incentivo para que os clientes escolham esse meio de pagamento ao invés de outros.

Para comparação, a taxa de uso do Pix para os lojistas está em torno de 1% a 1,99% por transação, enquanto a taxa do cartão de crédito começa a partir de 3%, podendo chegar a 8% (principalmente em compras parceladas).

Com menos taxas, é possível abrir mais espaço para descontos que não impactam na saúde financeira da loja virtual.

Leia também: Como criar cupons de desconto no e-commerce

Manter os dados da loja atualizados

Garantir que todas as informações relacionadas ao Pix estejam sempre atualizadas é um ponto-chave para a segurança das transações.

O cliente precisa ter acesso aos principais dados da loja virtual, como nome social, CNPJ e banco de cadastro, disponíveis no momento do pagamento, para ter certeza de que a transação é confiável. 

Ter uma comunicação transparente

A transparência é fundamental para aumentar a confiabilidade do e-commerce, ainda mais em transações financeiras instantâneas como o Pix.

Além de disponibilizar os dados de cadastro atualizados, o status da compra em cada etapa deve ser informado nos canais de comunicação oficiais, como e-mail e WhatsApp. 

Se a compra não for finalizada por algum motivo, o cliente precisa ser comunicado imediatamente.

É importante contar com um suporte treinado para lidar com questões específicas relacionadas ao Pix, garantindo que os clientes recebam assistência rápida e eficaz.

Novas regras do Pix: entenda impactos para lojas virtuais

Em novembro de 2024, o Banco Central (Bacen), responsável por gerir o Pix, atualizou algumas normas de uso do meio de pagamento, principalmente para aumentar a segurança das transações.

A partir da data, todos os dispositivos de uso do Pix, como celulares e tablets, precisam estar corretamente cadastrados e autorizados nos aplicativos de bancos.

Se o usuário trocar o smartphone, por exemplo, e não realizar o cadastro, poderá realizar transações financeiras de R$200,00 via Pix, até atingir o limite de R$1.000,00 por dia.

Na prática, funciona da seguinte maneira: se a pessoa que está comprando em um e-commerce trocou recentemente o aparelho celular, e não atualizou o dispositivo no aplicativo do banco de preferência, tem um limite de R$200,00 para fazer compras. Ao atualizar, pode voltar aos limites-padrão de cada banco. 

É importante, também, descadastrar os dispositivos antigos para evitar que sejam utilizados em operações financeiras não autorizadas (principalmente, se o aparelho antigo for vendido).

Para a loja virtual, vale cadastrar avisos sobre a nova limitação e informar, quando o Pix não for autorizado, por qual motivo isso aconteceu. Dentro dos principais gateways de pagamento, esse informativo deve ser automático.

Como configurar pagamento via Pix na loja Yampi

Cadastrar o Pix como meio de pagamento na loja virtual Yampi é simples. 

No painel de configurações, você precisa acessar o menu “Checkout”, seguido de “Pagamento”.

Em “Meios de Pagamento”, selecione Pix. 

Agora, é necessário configurar a afiliação de pagamento. É nessa etapa que você também precisa ajustar a disponibilidade de código copia e cola e QR Code. 

Afiliação de pagamento é a instituição escolhida por cada lojista, que está responsável por intermediar operações financeiras. Também chamada de gateway de pagamentos ou adquirente.

Atualmente, o Pix está disponível nas afiliações do Mercado Pago, Pagar.me e Appmax, disponíveis desde o plano Basic na Yampi.

“Tenho a obrigação de cadastrar um adquirente de pagamento para receber em Pix na minha loja virtual?” Sim. A Yampi não realiza transações financeiras, cada lojista precisa de um cadastro separado no banco ou instituição financeira de preferência. 

Aprenda a configurar:

Meu cliente não pagou o código Pix, e agora?

Se o cliente escolher o pagamento via Pix, o código fica disponível no momento do checkout. Em dispositivos móveis, aparece o código copia e cola. Em computadores, também está disponível o QR Code em complemento.

As afiliações de pagamento, por padrão, disponibilizam 30 minutos de validade paga cada código Pix gerado. 

Se, após o período, o cliente não efetivar o pagamento, o código é cancelado automaticamente pelo gateway. Em seguida, o cliente recebe um e-mail informativo sobre a finalização da compra em outros meios, como cartão de crédito ou boleto bancário.

O envio de comunicados por e-mail para cada status da compra, incluindo o cancelamento/expiração do código Pix, é enviado automaticamente para o cliente.

Em caso de falha do sistema, mantenha um canal aberto e direto para atendimento ao cliente, como um e-mail ou telefone, e pratique uma comunicação transparente – incluindo se houver uma falha de responsabilidade do lojista. 

Aurea é Jornalista, formada pela PUCRS, e Especialista em Comunicação e Marketing Estratégico. Atua com redação e criação de conteúdo desde 2016, e é redatora para o blog da Yampi.
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