12 dicas para diminuir os casos de cartão recusado na sua loja virtual

Marina Montenegro 22/09/2023 8 min de leitura
cartão recusado no checkout

Você escolheu uma ótima plataforma para criar a sua Loja Virtual, se preocupou com a experiência e usabilidade do usuário, traçou estratégias de marketing para atrair visitantes, mas ainda assim está tendo dificuldades para converter vendas no checkout? Quem sabe as ocorrências de cartão recusado têm assombrado você?

Esse tipo de impedimento acontece devido a erros de digitação, recusas bancárias, proteção antifraude, entre outros motivos. 

Vale lembrar que a etapa de pagamento é uma das mais importantes para a experiência do usuário: já imaginou a frustração do consumidor que entra na sua loja, coloca produtos no carrinho e, na hora de pagar, não consegue finalizar a compra? 

Para saber como contornar esse grande problema com uma solução simples, continue a leitura 👇

6 causas do cartão recusado no checkout da sua loja

É um fato que os métodos de pagamento eletrônico, como cartões de crédito e débito, são ótimas formas de oferecer mais comodidade e segurança para os clientes no momento do checkout

Mas, invariavelmente, é natural que alguns dos pedidos realizados por esses meios sejam recusados, causando uma péssima experiência de compra ao consumidor e prejudicando as vendas do seu e-commerce.  

Existem milhares de motivos que podem gerar cartão recusado no momento do pagamento, desde informações incorretas até suspeita de fraude. Vamos trazer aqui as principais causas que você precisa saber para reverter as recusas de cartão:

1. Informações incorretas

Para realizar o pagamento através de cartão, o cliente precisa inserir algumas informações importantes, como nome do titular, CPF, data de validade e código de segurança do cartão. É fácil errar aqui: basta um número incorreto ou uma letra fora do lugar para que o pagamento seja recusado. 

2. Limite excedido

Esse é um dos principais motivos para os pedidos serem recusados, principalmente quando falamos em compras parceladas. Todo cartão de crédito tem um limite definido pelo banco e, em muitos dos casos, os clientes não estão atentos ao valor que têm disponível. 

3. Suspeita de fraude

Também pode acontecer do seu sistema antifraude recusar um pedido para proteger seu negócio de uma possível fraude. Isso porque o pedido pode estar fora do padrão de compra daquele cliente, apresentar divergência de informações ou repetidas compras seguidas com o mesmo cartão. 

4. Cartão expirado ou bloqueado

Isso acontece quando o seu cliente insere um cartão com data de validade expirada ou teve o cartão de crédito bloqueado pelo banco emissor por falta de pagamento de fatura. 

5. Segurança do banco

Um dos motivos para o pagamento do cliente não ser aprovado é quando a própria instituição financeira recusa a utilização do cartão. Pode ser porque houve alguma falha de comunicação com o sistema ou por protocolos de segurança do próprio banco. 

6. Falta de informações atualizadas

Digamos que o seu cliente mudou de endereço ou alterou seu nome civil e esqueceu de comunicar ao banco: a instituição financeira pode não aprovar a compra se as informações do pedido não forem condizentes com os dados cadastrais do cliente no sistema. 

Como diminuir os casos de cartão recusado? 

Os motivos para os clientes terem suas compras recusadas são muitos, mas com as estratégias certas é possível contornar essa situação e transformar pedidos não aprovados em mais faturamento para o seu e-commerce

Diminuir os casos de cartão recusado em um e-commerce é fundamental para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas online. 

Por isso, confira 12 dicas para diminuir casos de cartão recusado:

1- Ofereça diversas opções de pagamento:

Permita que os clientes escolham entre várias opções de pagamento, incluindo diferentes cartões de crédito, débito, carteiras digitais e Pix. Pois quanto mais opções, maior a probabilidade de um cliente conseguir concluir a compra com sucesso.

Botão para ler artigo sobre pix parcelado na Yampi

2- Melhore a qualidade dos dados do cliente:

Solicite informações precisas e atualizadas dos clientes durante o processo de pagamento. Isso porque erros nos dados, como endereços incorretos, podem resultar em recusas.

3- Utilize sistemas de detecção de fraudes:

Implemente sistemas de detecção de fraudes avançados que analisem padrões de comportamento do cliente e transações para identificar atividades suspeitas.

4- Configure as regras de risco:

Ajuste as regras de risco em seu sistema de pagamento para minimizar falsos positivos (transações legítimas que são recusadas por engano) e ao mesmo tempo detectar transações suspeitas.

5- Avalie a taxa de conversão:

Monitore a taxa de conversão de seu e-commerce para identificar pontos de atrito no processo de pagamento. Dessa forma, elimine obstáculos que possam estar levando à desistência dos clientes.

6- Otimize a página de checkout:

Simplifique a página de checkout, tornando-a intuitiva e de fácil navegação. Reduza o número de campos obrigatórios e evite informações redundantes. Afinal, quanto mais simples, também são maiores as chances do cliente finalizar o pedido. 

🎓Aprenda a usar o Checkout Transparente:

7- Use tokens de pagamento:

Utilize tokens de pagamento para armazenar informações de cartão de crédito com segurança. Isso permite que os clientes façam compras subsequentes com menos atrito.

💡A Yampi tem um recurso que faz isso por você: a Compra Fácil torna a compra recorrente mais rápida ao armazenar dados do seu cliente. Entenda mais sobre essa funcionalidade:

8- Parcerias com afiliações de pagamento confiáveis:

Trabalhe com processadores de pagamento confiáveis que ofereçam serviços de segurança avançados e conformidade com as regulamentações de pagamento.

9- Suporte ao cliente eficaz:

Ofereça um suporte ao cliente rápido e eficaz para ajudar os clientes que enfrentam problemas com transações. Assim, você reverte cenários delicados com rapidez e assertividade. 

10- Feedback aos Clientes:

Solicite feedback dos clientes sobre a experiência de pagamento e use essas informações para fazer melhorias contínuas. Lembre: quanto melhor for a experiência dos consumidores na sua loja, maiores as chances dele voltar a comprar com você. 

Leia também: 4 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

11- Acompanhamento de Tendências:

Esteja atento às tendências do setor de pagamentos e tecnologias emergentes, como autenticação biométrica, para garantir que seu e-commerce esteja atualizado com as melhores práticas.

7 práticas e ferramentas para diminuir recusas no cartão

Para diminuir as recusas de cartão de crédito, você pode usar várias ferramentas e serviços disponíveis no mercado. Aqui estão algumas delas:

1- Sistemas de detecção de fraudes:

Utilize sistemas de detecção de fraudes avançados que analisam padrões de transações e comportamento do cliente para identificar atividades suspeitas. 

2- Serviços de verificação de cartão:

Utilize serviços que verificam a autenticidade e validade dos cartões de crédito, como a verificação do código CVV e a validação do número do cartão. Aliás, algumas afiliações de pagamento oferecem esses serviços integrados.

3- Análise de dados em tempo real:

Use análise de dados em tempo real para avaliar o risco de cada transação com base em informações como localização do cliente, histórico de transações e padrões de compra. Isso ajuda a tomar decisões de aprovação mais precisas.

4- Serviços de monitoramento de fraude em tempo real:

Contrate serviços de monitoramento em tempo real que acompanham transações em busca de atividades suspeitas e podem tomar medidas imediatas, como bloquear transações suspeitas.

5- Avaliação de risco de terceiros:

Considere a integração de serviços de avaliação de risco de terceiros que fornecem pontuações de risco com base em informações públicas e histórico de crédito do cliente.

6- Gerenciamento de chargebacks:

Utilize serviços de gerenciamento de chargebacks para lidar com estornos de forma eficaz e disputar transações fraudulentas.

7- Atualizações regulares de software:

Mantenha seus sistemas e softwares de pagamento atualizados para se beneficiar das últimas melhorias de segurança.

8- Retentativa Transparente:

Ative este recurso no seu Checkout da Yampi, com apenas alguns cliques, para recuperar compras na sua loja virtual. Quer saber mais? Continue a leitura 👇

O que é a Retentativa Transparente?

A Retentativa Transparente é um recurso capaz de recuperar até 35% dos pedidos que teriam sido recusados. 

Para você ter noção de como essa solução é eficaz: desde o momento que foi liberada para os nossos clientes, em 2021, a Retentativa Transparente já ajudou a recuperar mais de R$ 39 milhões em pedidos!

E para ficar ainda melhor, esse é um recurso nativo do nosso Checkout Transparente, líder nacional de vendas. Isso significa que não é preciso pagar nada a mais para ativar essa poderosa ferramenta. 

Como funciona a Retentativa Transparente?

O objetivo dessa solução é acionar novas tentativas de pagamento em gateways secundários, que chamamos de backup, caso a primeira tentativa seja recusada. Isso tudo de forma automática.

Com o Checkout Transparente da Yampi, você ainda pode habilitar quantos gateways de pagamento quiser, e a nossa ferramenta se encarrega de realizar a retentativa de forma sequencial. 

A melhor parte é que esse processo acontece de forma transparente, ou seja, o cliente não precisa realizar nenhuma ação para que as retentativas ocorram. Um detalhe importante que torna a experiência de compra mais satisfatória.

Como instruir o cliente em caso de cartão recusado?

Instruir seus clientes sobre como agir em caso de cartão recusado é importante para melhorar a experiência de compra e ajudar a resolver problemas de pagamento de forma eficaz. 

Dessa forma, o primeiro passo é se certificar de que as mensagens de erro exibidas quando um cartão é recusado sejam claras e informativas, evitando mensagens genéricas. Forneça informações específicas sobre o motivo da recusa, como dados incorretos ou limite de crédito excedido.

Ofereça opções de pagamento alternativas aos clientes, como outros cartões de crédito, débito, carteiras digitais, pagamento por boleto, Pix ou até mesmo Pix parcelado

Se a recusa for devido a problemas temporários no processamento do pagamento, sugira que o cliente tente novamente mais tarde. Além disso, forneça informações de contato da sua loja e encoraje os clientes a procurar a sua equipe de suporte para obter assistência imediata.

Explique que alguns bancos podem bloquear transações suspeitas por motivos de segurança e instrua o cliente a entrar em contato com o banco para verificar se há bloqueios ou desbloqueios pendentes. 

Se o cliente já tiver ativado o token de pagamento, vale orientar a usar para concluir a transação. Por fim, demonstre gratidão pela paciência do cliente e assegure que você está lá para ajudar a resolver o problema. 

Por fim, não esqueça de informar sobre a política de devolução e reembolso da sua loja, caso precisem cancelar a compra e tentar novamente mais tarde.

Dicas para monitorar e analisar casos de cartão recusado

Monitorar e analisar casos de cartão recusado em um e-commerce é fundamental para otimizar as operações e a experiência do cliente. 

Por isso, os dados serão seus melhores amigos. 

Comece implementando um sistema eficaz de registro de dados que rastreie todas as recusas e organize elas por tipo, como limites de crédito excedidos, erros nos dados do cliente ou bloqueios de segurança. 

Aliás, vale acompanhar as taxas de recusa ao longo do tempo e identifique padrões e tendências nos dados, como horários de pico de recusas ou produtos específicos mais afetados.

Além disso, avalie as mensagens de erro fornecidas pelas instituições financeiras para entender as razões específicas das recusas e utilize ferramentas de análise de dados para uma análise mais aprofundada. 

Portanto, colabore com a equipe de suporte ao cliente para obter feedback direto sobre os casos de recusa e defina metas claras de melhoria, acompanhando regularmente o progresso em direção a essas metas. 

Afinal, ao melhorar a experiência do cliente com base nas análises, você pode otimizar a taxa de sucesso de transações e garantir que seu e-commerce funcione de maneira eficiente e eficaz.

Hora de aumentar a conversão das suas vendas

Agora que você já sabe que a Retentativa Transparente é o recurso certo para aumentar a conversão de vendas e diminuir a taxa de recusa na hora do checkout, que tal começar a recuperar pedidos perdidos?

A ferramenta faz parte do nosso Checkout Transparente e você pode utilizar tanto na Loja Virtual da Yampi quanto em lojas da Shopify, do WooCommerce e em landing pages. Uma solução simples, mas que vem alcançando resultados incríveis desde o seu lançamento, recuperando até 20% de pedidos que seriam recusados. 

Quais são as causas do cartão recusado em compras online?

Informações incorretas
Limite excedido
Suspeita de fraude
Cartão expirado ou bloqueado
Segurança do banco
Falta de informações atualizadas

Como diminuir casos de cartão recusado na loja virtual?

Ofereça diversas opções de pagamento
Melhore a qualidade dos dados do cliente
Utilize sistemas de detecção de fraude
Configure as regras de risco
Avalie a taxa de conversão
Otimize a página de checkout
Use tokens de pagamento
Faça parcerias com afiliações de pagamento confiáveis
Tenha um time de suporte ao cliente eficaz
Peça feedback aos clientes
Faça acompanhamento de tendências

Assinatura Marina Montenegro

Revolucione suas
vendas online com nossa Loja Virtual completa e o Checkout Transparente que mais vende no Brasil!

Criar conta grátis