Vendas de Natal 2024: guia atualizado para faturar mais

Aurea Araujo 25/11/2024 10 min de leitura
vendas de natal

As buscas por presentes, decorações e produtos sazonais, fazem das vendas de Natal uma das melhores épocas para o e-commerce. Para isso, é essencial preparar estratégias eficazes, como promoções atrativas, facilidades de pagamento e frete rápido, além de investir em campanhas de marketing segmentadas e criar uma experiência de compra envolvente, como vitrines virtuais temáticas.

O Papai Noel está quase aí! Mas a sua loja está preparada para as vendas de Natal?

Afinal, essa data é muito esperada durante o ano todo e não é sem motivos: é uma das celebrações mais importantes para o comércio eletrônico.

Isso porque dezembro é o período do ano mais rentável para o e-commerce. Por isso, é importante preparar a sua loja virtual com alguma antecedência para comportar os novos acessos e ter estoque disponível para todos. 

E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Aprenda com a Yampi a deixar o seu e-commerce preparado para as vendas de Natal, com 17 dicas imperdíveis para vender mais no período.

Leia mais a seguir!

Quando começam as vendas para o Natal de 2024?

Há quem seja mais organizado e comece a pensar nas compras de Natal desde o início do ano. Mas, no geral, as vendas se intensificam entre o fim de Novembro e início de Dezembro. 

E não somos nós que estamos dizendo isso: uma pesquisa desenvolvida pela Offerwise e divulgada pelo E-commerce Brasil, mostrou que 89% dos consumidores estão planejando fazer compras de fim de ano no período que contempla a Black Friday e o Natal.

Afinal, as vendas de Natal também estão muito relacionadas com alguns bônus financeiros que as empresas, em determinados tipos de contrato, fornecem aos colaboradores.

Por exemplo: para quem trabalha na modalidade CLT, conta com o 13º salário entre Novembro e Dezembro.

Então, o Natal e, ao menos, os 30 dias que antecedem a data, são momentos em que as pessoas estão mais propensas a investirem na compra de produtos ou serviços.

Como foram as vendas de Natal 2023​? 

Uma pesquisa da Fecomércio de 2023 destacou o impacto positivo das vendas de Natal para o comércio: o faturamento médio teve um crescimento de 0,8% em relação ao Natal de 2022 e um aumento de 15,8%, quando comparado aos demais meses do ano. 

Mas como nem tudo são flores, o ticket médio apresentou um recuo de 7,6%, atingindo R$ 448,26. 

Os produtos mais vendidos no Natal

Entre as categorias de produtos de maior interesse, estão:

  • Alimentação – 66%;
  • Saúde – 39,8%;
  • Eletrodomésticos – 34,9%.

🔎 Para curiosidade: segundo a pesquisa, as datas em que os consumidores mais pretendem investir no segundo semestre são: Dia das Crianças, Dia dos Pais, Black Friday e, claro, Natal.

Ou seja, o comércio cresce aceleradamente no Brasil – tanto que o país é o segundo com maior crescimento na área na América Latina, segundo o Statista.

Por isso, vale preparar a sua loja para os produtos que mais vendem no e-commerce. Alguns deles são:

  • Cosméticos;
  • Decoração;
  • Roupas e acessórios;
  • Brinquedos;
  • Eletrônicos;
  • Eletroportáteis;
  • Livros;
  • Produtos para bebês.

E aí, a sua loja já vende os produtos mencionados? Vale a pena analisar se alguma das categorias faz sentido no tipo de negócio que você desenvolve e avaliar o retorno dos clientes. 

O que mais influencia as compras online?

Em épocas festivas, como o Natal e outras datas do comércio, as pessoas optam por comprar online. Mas você sabe quais são os fatores que influenciam os consumidores brasileiros a comprarem nessa modalidade? 

O Think With Google, em um estudo sobre as tendências de compra online, mostrou que cada tipo de produto tem um apelo diferente.

Por exemplo, para bens duráveis, como eletrônicos e eletrodomésticos, preço baixo, envio gratuito e promoções são os três principais pontos para os consumidores.

Os bens não duráveis (vestuário em geral) e itens do dia a dia (limpeza, higiene pessoal) apresentam as mesmas razões, mas em ordem diferente: envio gratuito, preço baixo e descontos.

Por isso, pense nessa informação na hora de montar a sua estratégia de vendas. Que, aliás, é o foco do próximo tópico. 

17 estratégias para vender no Natal 2024

Agora que você já sabe quais produtos mais vendem no Natal, está na hora de aprender a preparar a sua loja para vender mais no fim de ano.

Por isso, separamos 15 dicas práticas que envolvem desde escolha de mix de produtos até novas promoções, e vamos entrar no detalhe de cada uma delas a seguir!

1. Escolha os produtos

Como mostramos no tópico anterior, existem algumas categorias de produtos que venderam mais do que outros no ano passado.

Na hora de escolher o mix de produtos adequado para a sua loja, considere o consumo dos clientes habituais, mas também leve em conta o que tem maior propensão de vender de acordo com a época do ano.

Claro, desde que faça sentido com o segmento de atuação da sua loja.

💡 Dica: busque por tendências próximas da cidade ou estado que a loja atende no Google Trends. Experimente procurar o termo “presente de natal” e ver o que surge da pesquisa.

Leia também: Como escolher um nicho para o seu e-commerce?

2. Revise seu estoque

Falando em mix de produtos, antes de começar qualquer campanha, você precisa revisar o estoque do seu e-commerce. Pode parecer óbvio, mas na correria, muita gente pula essa etapa.

Dessa forma, ter um sistema organizado, com a quantidade de cada produto registrado, facilita na hora de adquirir mais produtos, fazer liquidação com o que está sobrando e substituir produtos.

3. Crie uma página de destino para o Natal

Partindo para as estratégias de vendas, o Natal é uma ótima oportunidade para criar uma página de destino focada no tema.

Também conhecida pelo nome landing page, ela ajuda a concentrar produtos, cupons, ofertas específicas e toda a temática que envolve a data festiva.

4. Desenvolva as promoções 

Criar promoções atrativas é uma ótima estratégia para aumentar as vendas do e-commerce no Natal.

Por isso, as primeiras dicas são tão importantes: separar os produtos, adquirir novos e criar ofertas para o que está em excesso no estoque. Tudo isso ajuda a ter promoções consistentes que não tragam impactos negativos nas finanças da loja.

5. Disponibilize frete grátis

Junto das promoções, o frete grátis é um dos pontos mais desejados pelos clientes. Em outras palavras, ele pode ser o principal motivo para impulsionar a decisão de compra.

Para que a logística funcione, você precisa determinar parceiros de confiança para fazer o processo na sua loja virtual.

💡 Dica: se a sua loja vende mais para determinado estado do que outro, crie promoções de frete grátis para essas regiões com maior foco.

Leia também: Dicas para ter frete mais barato na loja virtual

6. Tenha descontos em determinados meios de pagamento

Sabe quando você está em um e-commerce e, na hora de pagar a compra, aparece um valor de desconto para pagamento à vista ou Pix?

Essa é uma estratégia que funciona muito, principalmente para o tipo de cliente que se planejou com antecedência para garantir os presentes de Natal.

Confira as taxas de cada meio de pagamento que o seu e-commerce oferece e entenda como possibilitar descontos dentro das opções.

Leia também: Como oferecer Pix parcelado na loja virtual?

7. Faça um plano de divulgação

A comunicação vai ser a sua principal aliada para vender mais no Natal.

Afinal, um plano de divulgação envolve levantar os canais de comunicação oficiais da loja, como redes sociais e e-mail marketing. Portanto, é importante entender os tipos de conteúdo com melhor resultado em cada plataforma e programar um calendário de publicações, seguindo o branding da marca.

Aliás, o mesmo vale para anúncios pagos nas redes sociais e Google Ads: crie uma agenda e siga o planejado, com consistência.

💡Aprenda a criar um branding para a sua marca:

8. Divulgue nas redes sociais

Com o plano de comunicação em mãos, dê especial atenção para as redes sociais da sua loja.

Mas lembre que cada rede social tem um apelo diferente. No Instagram, por exemplo, conteúdos mais interessantes e vídeos trazem mais resultados em visualizações e engajamento.

Já no Facebook, é interessante utilizar os recursos do Marketplace e divulgar mais os produtos.

Assim, avalie como o seu público se comporta e a reação em cada tipo de conteúdo para entender o que funciona melhor.

Leia também: Dicas de como vender mais no Instagram

9. Direcione o atendimento ao cliente

Cliente bem atendido retorna, isso é um fato. Por isso, o atendimento da sua loja virtual precisa ser impecável.

Dessa forma, crie um manual com as principais promoções do Natal, disponibilize os prazos e desenvolva uma sessão de dúvidas frequentes na loja virtual para antecipar as principais questões dos clientes.

Saiba tudo sobre atendimento ao cliente com este conteúdo.

10. Seja transparente com as condições das promoções

A transparência na comunicação é primordial para vender mais, e vender sempre.

Portanto, as condições das promoções disponibilizadas durante o Natal devem estar visíveis, com os preços e descontos em cada meio de pagamento claros para todos.

11. Envie cupons de desconto

Os cupons de desconto engajam os clientes a comprarem mais da loja ou mesmo podem conquistar novos consumidores.

Por isso, dentro do planejamento de comunicação, crie uma regra de envio de cupons por e-mail ou WhatsApp: pode ser para primeira compra, para compras acima de determinado valor ou mesmo para produtos de uma categoria específica.

Assim, se fizer sentido, disponibilize alguns cupons específicos também na sua landing page de Natal.

12. Trabalhe com o funil de vendas por e-mail

Essa estratégia é ótima para gerar expectativa nas semanas anteriores e disparar promoções segmentadas para cada tipo de cliente.

Por exemplo: se na sua ferramenta de e-mail marketing existe a segmentação por estado, forneça o frete grátis ou cupons de desconto para os que mais compram da loja.

Ou, então, experimente uma segmentação para quem mais abre os e-mails que a sua loja dispara, com uma comunicação voltada direto para conversão.

Além disso, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas no e-commerce, tanto que 79% dos negócios B2C (venda direta para clientes) utilizam como parte da estratégia de marketing.

13. Ofereça descontos personalizados por WhatsApp

O WhatsApp Business também é uma ferramenta que pode – e deve – ser utilizada para aumentar as vendas de Natal. Afinal, esse é um contato mais próximo com o cliente e pode ser um grande aliado na hora de estreitar o relacionamento. 

Mas, cuidado para não gerar mensagens inadequadas e sem contexto para seus clientes. Elas podem gerar penalidades.

Portanto, para evitar problemas, confira a política de mensagens do WhatsApp Business.

14. Tenha diferentes tipos de frete

Além do frete grátis, ofereça opções variadas de frete e diferentes transportadoras.

Isso porque parceiros de logística diferentes possuem cotações com valores mais atrativos, a depender da região de entrega.

💡 Dica: antes de escolher uma nova empresa para fazer a logística da sua loja, consulte um serviço de organização, como o Melhor Envio.

15. Solucione rapidamente eventuais problemas 

O atendimento da loja está preparado, o estoque está organizado e as promoções estão trazendo resultado. Mas, e agora? 

Afinal, se um dos seus clientes perceber um problema com um produto e não conseguir atendimento rápido para solucionar, a estratégia de vendas corre risco.

A questão é: problemas podem acontecer, mas o importante é estar disponível e atender ao cliente rapidamente e de forma eficiente. O objetivo deve ser solucionar, para que a pessoa veja que a sua loja é confiável e escolha comprar mais vezes. 

16. Aposte em embalagens e experiência temática

As embalagens são uma parte crucial da experiência de compra no Natal, especialmente para o e-commerce, onde a primeira interação física do cliente com o produto é o momento do recebimento. 

Portanto, investir em embalagens temáticas é uma oportunidade de surpreender e encantar, tornando a compra ainda mais especial. Para isso, você pode apostar em um design natalino, com cores e elementos associados à data, como vermelho, verde, dourado, flocos de neve, renas e árvores de Natal. 

Um design atrativo cria uma conexão emocional com o cliente e pode até incentivar o compartilhamento nas redes sociais, ampliando a visibilidade da sua marca.

Investir em embalagens temáticas no Natal não apenas melhora a experiência do cliente, mas também fortalece a imagem da marca, criando uma lembrança positiva que pode levar à fidelização e ao boca a boca digital.

17. Personalize sua loja virtual para o Natal

E claro que não poderíamos chegar ao fim deste artigo sem falar da importância de personalizar a sua loja para o Natal🎄🎁

Portanto, se você tem uma loja na Yampi, é sinal de que você escolheu muito bem sua plataforma de e-commerce e, ainda, conta com 7 temas altamente personalizáveis para colocar toda a criatividade em prática, no melhor do espírito natalino.

Mas, o que você pode fazer para personalizar? Temos algumas dicas a seguir!

  • Banners: os banners direcionam para promoções, páginas, categorias de produtos e o que mais você decidir. Veja como criar modelos incríveis aqui!;
  • Ícones temáticos: nos espaços de texto da loja, você pode incluir emojis para representar a temática natalina, como uma árvore ou um presente. Os emojis deixam a comunicação mais leve e divertida;
  • Cores: a paleta de cores do Natal contempla o vermelho, verde, branco, dourado e prateado. Experimente utilizar essas cores em espaços específicos da loja virtual, mas sempre com atenção para não poluir o seu branding;
  • Fotos: as fotos dos produtos também podem ser personalizadas. Isso inclui uma nova sessão de fotos com elementos natalinos de fundo, ou até mesmo uma edição mais simples para alterar o fundo (ou background) das imagens para um padrão de papel de presente;

Bônus: texto para vendas de Natal​ 

Para te ajudar a criar campanhas, criativos e comunicações para as vendas de Natal, aqui vai uma inspiração para a sua loja:

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Tenha uma loja virtual que não cai durante as vendas de Natal 

No Natal, quando as vendas podem atingir seu pico, a última coisa que um lojista deseja é enfrentar instabilidades em sua loja virtual. Com a Yampi, você tem a tranquilidade de contar com uma plataforma estável e preparada para lidar com altos volumes de acessos e transações, mesmo nos momentos de maior movimento.

Nossa infraestrutura garante estabilidade total, para que sua loja esteja sempre disponível para seus clientes, sem quedas ou lentidão. Além disso, oferecemos recursos avançados focados na conversão, como checkout simplificado, integração com múltiplos meios de pagamento e ferramentas que aumentam suas vendas, como cupons de desconto e Upsell.

Escolha a Yampi e aproveite a temporada de Natal com confiança, sabendo que sua loja está nas mãos da melhor plataforma de e-commerce do mercado. Venda mais e melhor com a Yampi! 🎄✨

O que é mais vendido no Natal?

Entre as categorias de produtos de maior interesse de vendas no Natal, estão:
Alimentação – 66%;
Saúde – 39,8%;
Eletrodomésticos – 34,9%

Como aumentar vendas durante o Natal?

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Aurea é Jornalista, formada pela PUCRS, e Especialista em Comunicação e Marketing Estratégico. Atua com redação e criação de conteúdo desde 2016, e é redatora para o blog da Yampi.

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