Com apoio da Yampi, a Acto Watches transformou desafios do e-commerce em grandes oportunidades, construindo uma marca brasileira de relógios desejada por colecionadores, celebridades e empreendedores jovens. Com expectativa de faturamento de R$18 milhões em 2025, a marca aposta nos lançamentos e pré-vendas exclusivas.
Imagine criar uma marca do zero, em um mercado altamente competitivo como o de relógios, e em poucos anos conquistar celebridades, colecionadores exigentes e jovens empreendedores. Parece missão impossível? Não para a Acto Watches.
Com a ajuda estratégica da Yampi, plataforma brasileira referência em e-commerce no Brasil, a Acto transformou desafios comuns (como estruturar vendas online, criar desejo em torno da marca e gerenciar o crescimento) em oportunidades únicas. Este artigo revela os bastidores dessa trajetória de sucesso: da inspiração inicial ao momento em que a Acto se tornou uma marca cobiçada no mercado nacional.
Continue lendo para descobrir como a união entre visão criativa, produto de qualidade e tecnologia certa foi essencial para construir uma das histórias mais interessantes do e-commerce brasileiro atual.
De sonho a sucesso: a jornada da Acto
Tudo começou com uma ideia: criar relógios estilosos, acessíveis e cheios de personalidade para jovens brasileiros. Mas nem tudo foi fácil para que a Acto chegasse ao sucesso que é hoje.
Thiago Cassol Chiká, CEO da Acto Watches, conta que estudava muito por conta própria, principalmente online, e buscava entender como poderia transformar isso em negócio. Ele lembra de duas referências que o marcaram: a Zee.Dog, marca de acessórios para pets, e a história do fundador do Madero.
“No caso da Zee.Dog, ele criou uma marca de acessórios para cachorro porque não encontrava no mercado o que queria. E o fundador do Madero falava que criatividade era pegar algo que você gosta e transformar na melhor coisa possível”, explica Thiago. “Aí eu pensei: o que é algo que eu gosto e não vejo uma marca forte aqui no Brasil?”
A resposta veio das memórias em família: “Quando a gente morava na China, a gente criou um ritual de comprar um relógio em cada viagem. Não eram relógios caríssimos, eram marcas locais, bem diferentes, com um apelo muito por design e estética. Eu já gostava muito de relógio, já tinha uma breve coleção, e pensei: por que não uma marca brasileira de relógio? Criar o relógio que eu queria usar, o relógio dos meus sonhos — e ainda sendo uma marca brasileira.”
O começo difícil
A Acto tomou forma em 2020 e começou a operar no início de 2021. Desde o começo, Thiago tinha clareza de que a marca seria uma DNVB (Digital Native Vertical Brand), ou seja, focada no online. Ele montou um MVP com peças selecionadas de diferentes fornecedores, mas logo veio o primeiro desafio: vender.
“Eu imaginei que fosse ser muito mais simples. Na verdade, pro Brasil, no meio da pandemia, com e-commerce em ascensão, para uma marca desconhecida, com produto de ticket elevado, foi muito difícil vender só por tráfego direto”, relembra. Foram meses batendo cabeça sem vendas, até que surgiu o primeiro grande aprendizado.
“Eu conheci a página Watch Dreamers no Instagram, mandei um relógio pra eles testarem e eles postaram. Com esse primeiro post, a gente vendeu algumas unidades. Foi quando tive meu primeiro contato com marketing de influência e enxerguei que deveria investir mais nesse lado de pessoas reais, em vez de simplesmente anúncio por anúncio.”
Definindo o público e o modelo de vendas
Hoje, a Acto trabalha com quatro personas bem definidas:
- Henrys (High Earners Not Rich Yet), como médicos recém-formados e pequenos empresários, que querem se diferenciar mas ainda não compram relógios de altíssimo luxo.
- Colecionadores, que já têm relógios caros, mas buscam uma marca brasileira interessante para o dia a dia.
- Celebridades, incluindo atletas, pilotos e artistas que começaram a usar os modelos Acto.
- Herdeiros, filhos de colecionadores, para quem os pais preferem comprar relógios de entrada.
O modelo de vendas também se transformou.. e isso aconteceu quase sem querer. Ao invés de focar na vendas por tráfego pago, Thiago teve a ideia de criar escassez através de lançamentos exclusivos.
“Esse negócio dos lançamentos e das pré-vendas surgiu de maneira despretensiosa, não totalmente orquestrada. Eu pensei: vou tentar aplicar o que os caras fazem para vender infoproduto para vender relógio. Fazer algo mais exclusivo, que não vai ser todo mundo que vai ter acesso, e que o cara compre só quando ele tem certeza que quer.”
O resultado? O primeiro grande lançamento vendeu R$400 mil em um único dia, algo que Thiago nunca tinha alcançado antes. “Foi aí que nasceu a questão dos lançamentos, foi quando entendi que talvez nossa maneira de gerar desejo, conexão e interesse seria através disso.”
Parcerias que surgem naturalmente
Entre as parcerias da Acto está Eric Shibata, conhecido por seu trabalho na Cimed, que se tornou cliente desde os primeiros tempos. “Ele foi um dos poucos a comprar quando ainda nem fazíamos lançamento, ele viu lá na página do Watch Dreamers. Comprou um relógio preto com pulseira amarela. Na época, eu nem sabia quem ele era, só descobri depois.”
Hoje, a Acto desenha seus próprios modelos do zero, e a marca segue crescendo, impulsionada por uma estratégia digital ousada e uma conexão real com seus consumidores.
Thiago resume: “A inspiração vinha da vontade de empreender que eu aprendi com meu pai. A ideia se desenvolve a partir de estudos e insights que eu tive. No fim, construir a Acto foi um jeito de transformar meu sonho no relógio dos sonhos, não só meu, mas de muita gente.”
A parceria certa: Yampi + Acto
Quando Thiago percebeu que precisava escalar o negócio, sabia que precisava de uma plataforma robusta e confiável. Foi aí que a Yampi entrou em cena.
Com a solução da Yampi, a Acto Watches conseguiu centralizar operações, otimizar a experiência de compra e melhorar a taxa de conversão. “A Yampi nos deu a estrutura que precisávamos para crescer. Sem ela, seria muito mais difícil acompanhar a demanda e manter o nível de qualidade que a gente quer entregar”, afirma Thiago.
A plataforma permitiu à marca focar no que realmente importa: produto e cliente. Enquanto a Yampi cuidava de integrações, checkout eficiente e recursos para maximizar vendas, a Acto pôde investir em marketing, design e no fortalecimento da marca no mercado. É a combinação entre uma ideia bem executada e a ferramenta certa que colocou a Acto Watches entre as marcas que mais se destacam no segmento.