Campanha de Black Friday: como divulgar em mídia paga e orgânica

Tamiris R. Lima 22/08/2023 11 min de leitura
Como fazer campanha de black friday

Que a Black Friday é a data mais importante do e-commerce você já sabe. Mas para aproveitar ao máximo o que ela tem a oferecer, é essencial gerar tráfego qualificado para a sua loja virtual – e ter uma campanha de Black Friday eficiente ajuda muito nesse sentido. 

Sim, através de uma boa estratégia de marketing digital e investindo em campanhas tanto orgânicas quanto pagas, fica muito mais fácil alcançar os seus objetivos.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre esses e outros assuntos. Confira:

Por que investir na divulgação da sua campanha de Black Friday

Conforme a Black Friday vai se aproximando, consumidores de todo o Brasil começam a ficar mais atentos ao e-commerce, pesquisar frequentemente os produtos que desejam comprar e acompanhar suas marcas favoritas online, à espera de boas promoções.

Só para você ter uma ideia, 62% dos consumidores brasileiros das classes AB pretendem comprar na Black Friday 2023, de acordo com uma pesquisa da Globo. Ou seja, essa é uma data cheia de potencial para quem vende online.

Tendo isso em mente, colocar em prática estratégias que vão atrair mais visitantes ao seu site é um ponto-chave para que o seu negócio se beneficie do aquecimento do mercado nesse período.

E é somente através de uma divulgação efetiva que se torna possível gerar não apenas um número maior de visitas, mas um tráfego qualificado para a sua loja virtual. Ou seja, composto por pessoas “compatíveis” com a sua marca e que já têm interesse em adquirir seus produtos.

A principal forma de fazer isso é através de estratégias de marketing digital, que incluem ações pagas e orgânicas. A seguir, vamos falar um pouco mais de cada uma delas.

Quando dar início às campanhas de Black Friday? 

A Black Friday acontece na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Em 2023, a ocasião será em 24 de novembro. 

No entanto, quando falamos de e-commerce, é preciso começar a campanha com antecedência, uma vez que os consumidores esperam ofertas e descontos não só no dia da Black Friday, mas ao longo do mês, da semana e dos dias seguintes. 

Essa abordagem é conhecida como “Black Week” (Semana da Black Friday) ou “Black November” (Novembro Negro), onde as promoções começam nos primeiros dias de novembro e continuam até o fim do mês. 

Isso permite que os consumidores tenham mais tempo para aproveitar as ofertas e evita uma grande concentração de tráfego no seu site no dia exato da Black Friday.

Dessa forma, não existe uma data específica para começar a campanha de Black Friday: isso vai variar de acordo com a estratégia de vendas de cada loja virtual. 

Algumas lojas, por exemplo, podem optar por começar suas promoções alguns dias antes da Black Friday, como na segunda-feira ou terça-feira que antecedem o evento. Isso é conhecido como “Black Monday” ou “Black Tuesday”, respectivamente.

10 benefícios das campanhas de Black Friday para sua loja virtual 

As campanhas de Black Friday podem trazer uma série de benefícios para sua loja virtual, impulsionando suas vendas, aumentando a visibilidade da marca e atraindo novos clientes. Separamos aqui algumas dessas vantagens:

1- Aumento nas vendas

A Black Friday é um dos eventos de compras mais aguardados do ano, com muitos consumidores em busca de descontos e ofertas. Isso pode resultar em um aumento significativo nas vendas para sua loja virtual durante o período da promoção.

2- Aquisição de novos clientes

As promoções da Black Friday podem atrair novos clientes que talvez nunca tenham visitado sua loja virtual antes. Ou seja, é uma oportunidade para conquistar novos compradores e expandir sua base de consumidores.

3- Esgotamento de estoque

Se você tem produtos em excesso ou em estoque antigo, a Black Friday é uma oportunidade para esgotar esses itens, liberando espaço para novos produtos e evitando custos de armazenamento.

4- Aumento na visibilidade da marca 

As campanhas de Black Friday podem aumentar a visibilidade da sua marca, especialmente se você promover suas ofertas por meio de anúncios, redes sociais e outros canais de marketing. Isso pode levar a um reconhecimento mais amplo da sua loja virtual.

5- Engajamento dos clientes

A Black Friday é uma época de empolgação para os consumidores, e suas promoções podem incentivar o engajamento dos clientes. Em outras palavras, os compradores estão mais propensos a visitar o seu site, interagir nas redes sociais e compartilhar a sua marca no boca a boca.

6- Oportunidade de vender produtos diversificados

Você pode usar a Black Friday como uma oportunidade para oferecer uma variedade de produtos a preços reduzidos, atraindo diferentes tipos de consumidores. Essa ideia é interessante também para quem faz dropshipping, que tem mais facilidade de variar o mix de produtos. 

7- Conversões e fidelização

Além de atrair novos clientes, as promoções da Black Friday também podem incentivar as conversões de clientes em potencial que estavam considerando fazer uma compra. Além disso, se os consumidores tiverem uma experiência positiva durante a Black Friday, isso pode aumentar a fidelidade à sua marca.

8- Dados e insights

Durante a Black Friday, você pode coletar dados valiosos sobre o comportamento dos clientes, preferências de compra e quais produtos são mais populares. Essas informações podem ajudar a orientar suas estratégias futuras.

9- Impulso para o quarto trimestre

A Black Friday marca o início da temporada de compras de fim de ano, que é um período crucial para muitos varejistas. O sucesso das suas promoções de Black Friday pode gerar um impulso positivo para as vendas durante todo o quarto trimestre.

10- Competitividade no mercado

Participar da Black Friday é uma maneira de se manter competitivo no mercado e acompanhar outras lojas virtuais e varejistas que também estão oferecendo promoções. Isso pode ser importante para atrair a atenção dos consumidores que estão procurando as melhores ofertas.

Como divulgar sua campanha de Black Friday de forma orgânica

A divulgação orgânica é aquela que não exige investimento monetário, mas ainda assim demanda boas práticas para que seja assertiva. Confira os principais meios em que essa divulgação é feita:

Redes sociais

Antes de mais nada, é importante que você conheça bem o seu público, estudo que deve ser feito na etapa de elaboração do branding da sua marca.

Conhecendo o seu público, você vai ter uma noção de quais são as redes sociais mais utilizadas por ele e, assim, poderá investir em conteúdo qualificado para engajar essas pessoas.

A estratégia mais aplicada às redes sociais é a de marketing de conteúdo. Com ela, você oferece conteúdos que possuem valor às pessoas que compõem o seu público-alvo, fazendo com que elas comecem a confiar na sua marca antes mesmo de se tornarem clientes.

E-mail marketing

Além das redes sociais, uma estratégia orgânica com muito potencial é o envio de e-mails marketing. Você pode alimentar sua base de clientes com e-mails pré-Black Friday, apresentando sua campanha e os produtos que vão estar em oferta.

Também é possível utilizar o marketing de conteúdo para engajar aquelas pessoas que cadastraram o e-mail no seu site para receberem novidades da sua loja, por exemplo.

Só lembre de interagir com cada público de formas diferentes, a partir de um estudo de perfil. Segmentando o envio de e-mails para cada base, você torna a comunicação mais personalizada e aumenta as suas chances de conversão.

Estratégias de SEO

Lembra que falamos que, especialmente no período da Black Friday, os consumidores pesquisam frequentemente pelos produtos que querem comprar?

Mesmo que não sejam alcançados pelos conteúdos publicados nas suas redes, um público considerável de usuários pode chegar à sua loja através do Google. Isso significa que o seu site precisa estar bem posicionado nas páginas de pesquisa.

Para chegar lá, use e abuse do SEO (sigla em inglês para otimização de mecanismos de busca). Em poucas palavras, as estratégias de SEO te ajudam a adequar suas páginas online para que elas alcancem um posicionamento melhor no Google e em outros buscadores.

🎥 Quer saber mais sobre o assunto? Dá uma olhada neste vídeo:

Como divulgar sua campanha de Black Friday por mídias pagas

Agora que já cobrimos as principais estratégias orgânicas, vamos aos anúncios pagos, responsáveis por trazerem resultados mais rápidos ao seu negócio.

Assim como é possível divulgar sua campanha de Black Friday em diferentes canais, existem diferentes plataformas para se investir em mídia paga.

As mais utilizadas pelo e-commerce são o Google Ads e o Facebook Ads, cada uma com custos distintos. Bora aprender mais sobre elas?

Google Ads

A grande vantagem do Google Ads é que, através de uma única plataforma, você consegue divulgar sua campanha de Black Friday em diversos locais, como:

  • Páginas do próprio buscador;
  • Vídeos do YouTube;
  • Sites parceiros;
  • Google Shopping.

Explicamos melhor cada um deles a seguir:

Além de aplicar estratégias de SEO às páginas da sua loja virtual, você pode pagar ao Google para mostrar o seu site na parte superior da página de busca (direcionada a anúncios), quando palavras-chaves relacionadas ao seu negócio são pesquisadas.

conteúdos em formato de vídeo têm ganhado popularidade de uns tempos para cá. Muitas pessoas, inclusive, fazem pesquisas diretamente no YouTube, o que o torna um ótimo lugar para se anunciar.

Outra possibilidade de divulgação da sua campanha de Black Friday é através de banners no formato display em sites parceiros do Google, como sites de notícias. Essa configuração é feita dentro da própria plataforma do Google Ads.

Vale lembrar que as campanhas do Google Ads são personalizáveis. Ou seja, você pode escolher para qual público quer que elas sejam direcionadas, incluindo aí pessoas que já demonstraram interesse em adquirir seus produtos. Então, não deixe de aproveitar esse recurso!

E por fim, chegamos à modalidade de divulgação feita exclusivamente para vendedores online: o Google Shopping. Nele, você anuncia seus produtos e permite que consumidores os encontrem na página de busca do Google, antes mesmo de acessarem a sua loja.

Facebook Ads

O Facebook Ads veicula anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram. Novamente, lembramos que é importante conhecer seu público para saber em qual mídia seu investimento vale mais a pena.

O Ad (abreviação de advertisement, que significa “anúncio” em inglês) inclui uma arte e os textos que a acompanham (título, descrição, legenda e CTA, que é a chamada para ação).

Depois de desenvolver o conteúdo do Ad, você pode especificar qual será sua audiência e então pagar para que ele alcance essas pessoas na rede social escolhida.

Também é possível escolher qual será a “ação de sucesso” de cada campanha, o que inclui visitas ao site, cadastros, compras, quantidade de pessoas que vão ser alcançadas pelo anúncio, entre outras.

A partir dessa configuração, o Facebook Ads vai direcionar seu anúncio para a audiência que você segmentou, buscando atingir a ação de sucesso definida.

Uma publicação impulsionada, por sua vez, é quando você paga para que uma das suas publicações já feitas no feed tenham um alcance maior. Nesse caso, é possível direcionar o post, com base na sua performance, para diferentes audiências.

💡 Quer inspiração para criar seus anúncios? Confira a Biblioteca de Anúncios do Facebook.

TikTok Ads

O TikTok Ads é uma boa estratégia para lojas virtuais que atuam com um público mais jovem e engajado nessa rede social. Apesar de famosa pelas dancinhas, a plataforma é um ambiente que gera engajamento e pode ser uma oportunidade para aumentar a visibilidade das marcas. 

Os anúncios, dinâmicos e criativos, são integrados aos posts do TikTok e aparecem para os usuários em meio a postagens dinâmicas. A partir do Gerenciador de Anúncios, você consegue definir o objetivo da sua campanha, segmentar o seu público e determinar o orçamento. 

É possível fazer anúncios de feed, anúncios de vídeo e os spark ads – uma forma que o TikTok oferece para as marcas promoverem seus próprios vídeos orgânicos, com reprodução automática para os usuários.

10 dicas para manter sua campanha de Black Friday a todo vapor

Agora que você já sabe como divulgar sua campanha e a importância de trabalhar a Black Friday, é hora de saber o que você precisa fazer para que a sua estratégia alcance os melhores resultados. 

Veja o que é necessário para manter sua campanha de Black Friday a todo vapor:

1- Contagem regressiva: 

Use uma contagem regressiva para criar um senso de urgência entre os consumidores. Para isso, vale anunciar nas redes sociais quando as promoções começam e quando terminam para incentivar as pessoas a agirem rapidamente.

2- Ofertas exclusivas para clientes recorrentes: 

Ofereça ofertas exclusivas para clientes que já compram ou já compraram na sua loja virtual. Afinal, essa iniciativa pode criar um senso de exclusividade e incentivar seus clientes a permanecerem engajados com sua marca.

Leia também: Como tornar e manter um cliente recorrente?

3- Ativação nas redes sociais: 

Não esqueça de manter uma presença ativa nas redes sociais ao longo de toda a campanha – e depois também! Vale compartilhar atualizações regulares sobre as promoções, respondendo a perguntas e interagindo com os seguidores.

4- Histórias de sucesso: 

Compartilhe histórias de sucesso de clientes que se beneficiaram das suas promoções da Black Friday no passado. Isso pode criar uma conexão emocional com os consumidores e incentivar a compra na sua loja. Se você estiver começando no e-commerce, pode contar histórias de sucesso em outras campanhas que você já fez. 

5- Gamificação: 

Uma boa ideia para garantir o sucesso da campanha de Black Friday é introduzir elementos de gamificação. Para isso, você pode incluir desafios, concursos ou brindes especiais para clientes que realizarem compras ou compartilharem suas ofertas. O objetivo aqui é não só aumentar as vendas, mas garantir um bom engajamento. 

6- Parcerias estratégicas: 

Colabore com outras marcas ou influenciadores relevantes para ampliar o alcance da sua campanha. As parcerias podem ajudar a atrair novos públicos e agregar valor às suas promoções.

7- Personalização das mensagens: 

Personalize as mensagens e ofertas de acordo com o histórico de compras e interesses dos clientes. Uma atitude simples, mas que aumenta a relevância das promoções e melhora a experiência de compra.

8- Monitoramento competitivo: 

Acompanhe o que seus concorrentes estão fazendo durante a Black Friday. Não é para copiar: essa ação pode ajudar você a ajustar sua estratégia e garantir que suas promoções se destaquem.

9- Apoio ao cliente em tempo real: 

Durante o período da Black Friday, ofereça suporte ao cliente em tempo real por meio de chat ao vivo, WhatsApp e redes sociais. Afinal, isso pode ajudar a resolver problemas rapidamente e melhorar a satisfação do cliente.

Leia também: Dicas para melhorar o atendimento ao cliente

10- Pós-Black Friday: 

Mantenha o ímpeto após a Black Friday com promoções de acompanhamento, como a “Cyber Monday” ou descontos estendidos. Portanto, continue a se comunicar com os clientes e manter o envolvimento mesmo após o evento principal.

Tenha cuidado com esses erros comuns nas campanhas de Black Friday

Nem tudo são flores: para além das muitas vendas e do aumento no faturamento, a Black Friday também pode trazer dor de cabeça, quando aplicadas as estratégias erradas. Por isso, separamos aqui os erros mais comuns que os lojistas cometem nas campanhas de Black Friday:

Descontos exagerados 

Oferecer descontos excessivamente altos pode prejudicar sua lucratividade e até despertar desconfiança nos consumidores. Por isso, é bom se certificar de que calculou cuidadosamente seus preços de venda para garantir que as promoções ainda sejam vantajosas para o seu negócio.

Má gestão de estoque

Não ter estoque suficiente para atender à demanda gerada pela Black Friday pode levar a frustrações dos clientes e perda de vendas. Uma situação que nenhum lojista deseja, não é mesmo? Portanto, tenha certeza de que seus níveis de estoque estejam adequadamente planejados.

Além disso, ter um estoque desorganizado pode levar a problemas como envios atrasados ou falta de disponibilidade de produtos.

Comunicação ineficaz

Uma comunicação inadequada ou confusa sobre as promoções, descontos e datas pode levar a mal-entendidos entre os clientes e prejudicar a credibilidade da sua marca. Atenção redobrada na hora de criar a copy de vendas

Falta de segmentação

Não segmentar corretamente seu público-alvo pode resultar em anúncios sendo exibidos para pessoas que não têm interesse real nas suas ofertas. O que isso significa? Que você pode pode desperdiçar recursos e reduzir a eficácia da sua campanha.

Excesso de e-mails

Enviar muitos e-mails promocionais pode levar os clientes a se sentirem bombardeados e até mesmo a se descadastrarem da sua lista. Equilibre a frequência de e-mails para evitar essa reação negativa.

Ignorar o mobile

Não otimizar suas campanhas e loja virtual para dispositivos móveis é um erro grave, considerando que muitos consumidores fazem compras por meio de seus smartphones. Na Yampi, a Loja Virtual é responsiva e se adapta a diferentes tamanhos de tela

Falta de atenção ao pós-venda

Concentrar-se apenas nas vendas do Black Friday e negligenciar o atendimento pós-venda pode prejudicar a satisfação do cliente. É importante treinar a sua equipe e fornecer suporte e acompanhamento adequados também após a venda.

Não medir resultados

Não acompanhar e analisar os resultados da sua campanha é um erro comum. Você precisa avaliar o desempenho para entender o que funcionou e o que precisa ser ajustado para futuras campanhas de Black Friday.

Analisando os resultados da sua campanha de Black Friday

Chegamos a um ponto muito importante. Para que todo o investimento feito em divulgação gere não apenas resultados a curto prazo, mas também a possibilidade de melhorias futuras, é importante analisar seus resultados.

Acompanhe de perto os dados obtidos a partir da sua campanha de Black Friday para saber o que deu certo e o que não deu. Assim, será possível replicar ou aprimorar sua estratégia para que ela se torne mais assertiva no ano seguinte.

Uma boa dica é realizar testes A/B. Isto é, veicular duas versões do mesmo anúncio e avaliar seus resultados para entender qual delas performou melhor. Isso facilita a melhoria das suas próximas campanhas. 

Tudo pronto para ter uma Black Friday de milhões? 

Agora que você já sabe como divulgar sua campanha de Black Friday, é hora de colocar seus aprendizados em prática!

Ah, e não se esqueça de continuar acompanhando os conteúdos que postamos por aqui para aprofundar ainda mais seus conhecimentos no assunto, belê?

Conte com a Yampi para te ajudar a ter uma Black Friday de milhões 🖤

Assinatura Tamiris Lima

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