Se você deseja saber como importar da China, está no lugar certo. A importação de produtos chineses tem se tornado cada vez mais comum, devido aos preços competitivos e à variedade de opções disponíveis.
Importar produtos da China, como vestuário em geral, utilitários de casa, acessórios e tecnologia para vender em lojas virtuais é possível, e nós da Yampi te ajudamos nessa missão!
Preparamos um guia completo e atualizado sobre como importar do país asiático e aumentar o lucro da sua loja virtual com dropshipping.Continue lendo para saber todos os detalhes! E, quando preferir, utilize os links do menu suspenso para ir direto ao ponto:
Como funciona a importação de produtos da China?
Antes de entrar no tópico sobre como importar da China, você precisa entender que a etapa de planejamento da importação é a mais importante de todo o processo.
Durante o planejamento, é necessário fazer definições que vão ditar como será o seu trabalho com importações da China. São elas:
- Mineração de produtos a serem importados;
- Requisitos de importação que o Brasil exige para determinados produtos;
- Cadastro de empresa importadora na Receita Federal;
- Pesquisa e avaliação de fornecedores;
- Negociação e contratação dos serviços de importação;
- Documentação necessária para revista aduaneira;
- Detalhes logísticos;
- Entrega e distribuição para o cliente final.
No dropshipping, as etapas de logística e entrega são de responsabilidade do fornecedor, e você fica responsável por fazer a parte de promoção e venda do produto em território brasileiro. Mas ainda é necessário entender os detalhes dos documentos necessários para estar de acordo com as taxas impostas.
A etapa de mineração de produtos vai auxiliar no entendimento de quais taxações podem ser cobradas sobre as suas importações, como veremos com mais detalhes no próximo tópico.
Entenda a taxação de produtos chineses em 2023
Em abril de 2023, o governo brasileiro apresentou uma proposta de taxação para importações de menor valor da China por pessoas físicas.
Essa proposta não teve continuidade, mas trouxe à tona o assunto da taxação de importações de produtos chineses, que é algo que você deve estar por dentro se deseja trazer esses produtos para o seu e-commerce.
Mas, antes, vale reforçar: as compras feitas como pessoa física são apenas para bens de consumo. Se o objetivo, como estamos tratando aqui, é para venda, os produtos precisam ser importados por pessoas jurídicas – o CNPJ.
🎓Saiba como criar um CNPJ para sua loja virtual:
Importação empresarial
Para empresas que desejam fazer o pedido formal de importação de produtos, com o objetivo direto de revenda, o cenário muda.
São 5 tipos de impostos que podem incidir sobre as compras internacionais para empresas no Brasil, com variação de acordo com o tipo de produto importado:
- Imposto de Importação: o valor varia de 0 até 35% do preço, com base na categoria de produto;
- Imposto de Produtos Industrializados: combina o valor da mercadoria com o Imposto de Importação, e a alíquota varia de acordo com o tipo de produto importado;
- Programa de Integração Social: também chamado de PIS, representa uma alíquota de 1,6% a 2,1% do valor do produto, e é a mesma taxação que acontece nos produtos brasileiros;
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social: conhecido como COFINS, a alíquota varia entre 3% a 7,6% do valor do produto;
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços: é a sigla ICMS, e utiliza a alíquota de acordo com o estado de destino da mercadoria.
Sim, são muitos detalhes, siglas e nomes que você precisa prestar atenção na hora de escolher quais produtos importar e, também, como precificar corretamente. Vale atentar para a escolha de um sistema de ERP robusto para calcular essas e outras taxas, que seja integrado com a sua loja virtual.
Além disso, ainda é possível optar por um tipo taxação chamada de Importação Simplificada. Como o nome indica, é mais simples de realizar e não necessita de registro do CNPJ na Receita Federal ou despachante aduaneiro.
O que eu preciso para importar da China?
Você já sabe que existem diferentes tipos de taxação para determinados produtos, mas sabia que existem mais dois itens essenciais para importar produtos da China legalmente? O registro da empresa no sistema de comércio e exportação e despachante aduaneiro.
O registro da empresa acontece através do Radar SISCOMEX – sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior. Portanto, para importar produtos, a empresa precisa fazer um cadastro e indicar o objetivo e fim dos produtos. Assim, o Radar mantém um tipo de histórico de importações, auxiliando sistemas como Receita Federal a terem o controle do que entra no país por cada CNPJ.
Já o despachante aduaneiro é o profissional que representa as empresas de importação e exportação junto à Receita Federal, e auxilia no desembaraço das mercadorias que chegam na aduana. Ou seja, é a pessoa que apresenta documentos e ajuda na liberação legal das cargas que a sua empresa importa.
Qual o valor mínimo para importar da China?
Não existe um valor mínimo, mas os valores máximos impactam no tipo de taxação.
As importações da China de até US$ 500 feitas por CNPJ passam pelo Regime de Tributação Simplificada, que consiste na cobrança de 60% acima do valor da compra.
Caso o montante de produtos importados fique com valor entre US$500 e US$3.000, é necessário pagar, também, o Imposto Estadual (ICMS), que varia de acordo com o estado de destino da mercadoria. Nos dois casos, o uso de um despachante aduaneiro pode ser necessário para desembaraçar a chegada dos produtos e liberação no Brasil.
Tem como importar da China com pouco dinheiro?
Sim, é possível importar da China com pouco dinheiro, especialmente se você estiver disposto a começar com quantidades menores e produtos de baixo custo na sua loja virtual.
Vale principalmente para testar a adesão do seu público aos novos produtos.
Leia também: Como começar no dropshipping do zero? Veja 5 dicas
O que vale a pena importar da China para revender?
Em 2023, o mercado de dropshipping pode movimentar mais de US$ 243 milhões! E a estimativa é ainda maior para os próximos anos: até 2026, esse número pode ultrapassar US$ 476 bilhões – como mostra o relatório da consultoria norte-americana Stadista.
É um mercado potente e em constante crescimento, por isso vale ficar de olho se você quer ter uma operação de dropshipping ou um e-commerce com fornecedores internacionais.
O investimento em importações da China para revenda em e-commerce pode ser mais simples no início e evoluir de acordo com a aderência do público. Para começar, considere investir na importação de produtos com baixo custo e alto retorno financeiro, como:
- Roupas;
- Brinquedos;
- Produtos para cuidados com a saúde;
- Maquiagem e skin care;
- Itens para organização de casa.
Quando seu negócio estiver mais consolidado nas importações e o público estiver respondendo bem aos novos produtos ofertados, considere investir em produtos que demandam maior aporte financeiro, mas que podem aumentar o ticket médio da sua loja virtual:
- Eletrônicos;
- Acessórios para smartphones;
- Fones de ouvido;
- Produtos inteligentes com conexão à internet.
Além dos produtos que citamos, existe uma variedade quase infinita de possibilidades made in China que podem potencializar as vendas do seu e-commerce e entregar valor aos clientes. Vale sempre pesquisar as novas tendências para criar o mix de produtos ideais para o seu negócio.
Vantagens e desvantagens de importar da China
A variedade de produtos e os preços competitivos das importações da China fazem brilhar os olhos, tanto de consumidores quanto de lojistas que desejam revender no Brasil.
De fato, os produtos com origem na China são muito mais baratos do que os produzidos nacionalmente. Isso acontece porque o país asiático possui uma capacidade de produção em massa maior do que o Brasil, além de um sistema de taxação diferente do nosso.
Mas ainda que sejam atrativos os valores por produto, outros custos são embutidos no preço final do produto que será revendido no Brasil. Inclusive, é preciso levar em consideração o custo das taxas e o registro da empresa em sistemas governamentais, além, claro, do desembaraço aduaneiro, caso ocorra.
Como importar da China legalmente: passo a passo
Para importar da China legalmente, acompanhe esse passo a passo:
1. Registro da empresa e documentação
Obtenha os documentos necessários, como registro comercial e número de identificação fiscal, para regulamentar a sua empresa de e-commerce. Lembre de verificar quais são os documentos necessários no Brasil para o tipo de produto que você deseja importar, entendendo a tributação específica.
2. Pesquisa e seleção de fornecedores
Verifique a reputação, histórico e avaliações dos fornecedores. Sempre que possível, solicite amostra dos produtos ou compre em pequenas quantidades para testar. É importante que você também negocie e registre os termos e condições com os fornecedores, incluindo preços, quantidade mínima de pedido, prazos de entrega e condições de pagamento.
3. Importação e logística
Organize a documentação para o desembaraço aduaneiro, como notas fiscais e comprovantes da empresa e do fornecedor. Confira os custos de cada tipo de transporte dos produtos da China para o Brasil e entenda a opção mais vantajosa, de acordo com os prazos de entrega que você definiu para o cliente final.
4 sites populares para importar produtos chineses
Na parte de pesquisa e seleção de fornecedores, o que não faltam são opções para diferentes segmentos de mercado. Ao definir quais produtos você deseja importar para a sua loja virtual, considere sites populares e fornecedores de confiança.
A seguir, separamos 4 sites populares para importar produtos da China:
Aliexpress
É considerado um dos maiores marketplaces do mundo. Faz parte das empresas do grupo Alibaba, também dono do Alipay, Taobao, CAINIAO, Tmall, Ant Financial e Freshippo. Aliás, no Aliexpress, é possível encontrar de tudo um pouco: de eletrônicos a produtos para casa, vestuário e ferramentas. No Reclame Aqui, o site possui nota 5,3/10.
Shein
Especializada em moda, acessórios e vestuário em geral, a Shein é reconhecida pela variedade dos produtos encontrados e pela agilidade na entrega. O marketplace aparece com nota 7,2/10 no Reclame Aqui.
Bangood
A Banggood é um marketplace especializado em produtos eletrônicos, gadgets e ferramentas inteligentes. A loja não possui nota específica no Reclame Aqui por não possuir atendimento dentro da plataforma.
Gearbest
A Gearbest é mais uma empresa especializada no comércio de eletrônicos e eletrodomésticos tecnológicos. Como a anterior, a Gearbest não possui atendimento dentro do Reclame Aqui, por isso a nota é indefinida.
Integre fornecedores da China com a Yampi
Com a Yampi, você pode integrar a sua loja virtual de dropshipping com fornecedores internacionais, através de ferramentas como Wiio, SourcinBox e Nimble (AliExpress). Assim, os pedidos são enviados automaticamente para os parceiros, sem que você precise realizar alguma ação.