15 dicas de como vender mais no Dia dos Namorados na sua loja virtual

Marina Montenegro 15/05/2023 10 min de leitura
Como vender mais no Dia dos namorados

Com a aproximação do dia mais romântico do ano no Brasil, chega também uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico. Portanto, é natural que lojistas e donos de e-commerce comecem a pensar em estratégias de como vender mais no Dia dos Namorados. 

Afinal, ocasiões temáticas e datas comemorativas são uma das principais formas de alavancar as vendas e criar conexões com o público-alvo. Principalmente quando o romance está no ar, nada melhor do que aproveitar a oportunidade para fazer os clientes se apaixonarem… pela sua loja virtual!

Neste artigo, você vai conferir 15 dicas de como vender mais no Dia dos Namorados e ainda ideias de produtos que estão em alta. Boa leitura e boas vendas 

15 dicas de como vender mais no Dia dos Namorados

Em 2022, o faturamento do varejo no Dia dos Namorados foi de R$6,5 bilhões, segundo um relatório divulgado pela All In, Clear Sale, Neotrust e outras. Por isso, se você não quer ficar de fora dessa generosa fatia, é importante se preparar para a data

Para além de “apenas” aumentar as vendas, o Dia dos Namorados é uma ótima oportunidade de estreitar o relacionamento com o cliente, fidelizar consumidores e alcançar novos públicos. 

Portanto, essa é a hora de você investir em atração e fidelização para garantir não só um alto faturamento neste período, mas principalmente para manter esses números durante todo o ano. 

Confira aqui 15 dicas de como vender mais no Dia dos Namorados:

1. Divulgação Temática

Importante para que o público saiba que a sua loja está em clima romântico, a divulgação temática significa trabalhar bem o seu marketing digital para atrair clientes. Isso porque é através das campanhas digitais que você consegue impactar o público certo, atrair sua atenção e mostrar que a sua loja tem o que eles procuram. 

Por isso, nos anúncios de mídia paga e nos conteúdos orgânicos para redes sociais, vale apostar em mensagens e cores que se relacionem com a data

Uma boa estratégia para o Dia dos Namorados é produzir conteúdo específico para a data, o que aumenta a conexão com o público e chama a atenção de possíveis compradores. Sejam artigos para blog, conteúdos para redes sociais ou vídeos para o YouTube, o importante é que todas as comunicações dialoguem entre si e sigam o tema da campanha para a data comemorativa

Tamiris R. Lima, Coordenadora de Conteúdo na Yampi

Por exemplo, o vermelho é uma cor comum para o Dia dos Namorados, mas você não precisa ficar preso a ela: é possível adaptar as campanhas para o seu segmento, público ou identidade visual

2. Mude o layout da sua loja

Falando em identidade visual, nada fala “eu te amo” como uma vitrine bem decorada – e isso não vale só para lojas físicas. Na sua loja virtual, use e abuse de elementos personalizáveis para deixar o site com ares apaixonados.

Afinal, não é nenhum segredo que alguns ajustes e pequenos detalhes podem chamar a atenção dos clientes, aumentar as vendas e garantir uma boa experiência de compra. Para isso, invista em banners comemorativos, destaque seus principais produtos, mude as cores dos botões e inclua elementos que remetam ao Dia dos Namorados. 

3. Crie cupons de desconto temáticos

A cuponagem é uma estratégia infalível para aumentar as vendas em períodos sazonais e no Dia dos Namorados não seria diferente: aposte na criação de cupons para atrair novos clientes e para fidelizar aqueles que já compram na sua loja. 

Você pode criar ofertas para primeira compra, enviar cupons específicos para quem adquire com frequência na sua loja e até divulgar cupons nas redes sociais. Para turbinar essa estratégia, crie códigos relacionados à data para vender ainda mais, como por exemplo “namorados10” para dar 10% de desconto.

4. Aproveite outras datas do mês

Junho não só é o mês dos namorados, mas também é quando se comemora o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, no dia 28. Portanto, que tal unir as duas ocasiões e fazer uma campanha que mostra o posicionamento da sua marca e aumenta o alcance para novos públicos?

Aliás, vale ressaltar que o consumidor está mais consciente e exigente: de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 62% dos brasileiros já deixaram de comprar de marcas que violam direitos, cometem crimes ambientais e fazem discriminações de qualquer tipo. 

Ou seja, mais do que aumentar as vendas, fazer um posicionamento de marca pode mostrar à audiência como a sua loja respeita e celebra diferenças. Isso contribui, inclusive, para aproximar os clientes da sua loja virtual e gerar uma identificação. 

5. Faça uma pesquisa no Google Trends

Uma das estratégias para vender mais no Dia dos Namorados é saber exatamente o que as pessoas estão buscando e, claro, oferecer na sua loja virtual. Para isso, seu grande aliado é o Google Trends, ferramenta que permite encontrar tendências de busca e descobrir o que os consumidores estão pesquisando. 

Para outros insights valiosos, acompanhe as tendências do seu nicho de atuação e veja os termos que são mais comentados nas redes sociais. Assim, você consegue preparar a sua loja para oferecer o que o seu público-alvo deseja. 

6. Monte kits e combine produtos

Se tem algo que faz sucesso em datas comemorativas são os kits. Além de uma boa oportunidade de aumentar o ticket médio da sua loja, essa estratégia ainda agrega valor para o cliente e movimenta o seu estoque.

Uma opção é montar kits personalizados e utilizar recursos pensados para isso. Quem é cliente da Yampi, por exemplo, pode usar e abusar do “Compre Junto” para oferecer um item complementar àquele que o cliente já está de olho, aumentando as chances de emplacar a venda. 

7. Crie uma landing page personalizada

Para aumentar o alcance da sua campanha de marketing e atrair leads para a sua loja virtual, que tal investir em uma landing page personalizada para o Dia dos Namorados? Uma dica é usar essas páginas de captura para criar um concurso cultural, oferecer um desconto imperdível e, claro, direcionar os clientes para a sua loja virtual. 

Por exemplo, você pode criar um formulário para quem quiser se inscrever e ganhar algum brinde – assim, você alcança mais pessoas, divulga sua loja, aumenta as vendas e gera leads interessados nos seus produtos. A recompensa pode ser com a temática da data, como um jantar romântico, uma viagem a dois, uma cesta de café da manhã… 

8. Faça promoções

Pode até parecer óbvio, mas com tantas dicas e ideias de como aumentar as vendas no Dia dos Namorados, é normal se esquecer do básico. Oferecer promoções, ofertas e descontos é uma das melhores formas de turbinar o faturamento na data comemorativa e fidelizar clientes. 

Você pode oferecer o clássico “leve 2 pague 1”, mas também pode ir além do clichê e inovar para sair na frente da concorrência. Vale, por exemplo, apostar em ofertas que tragam valor para o Dia dos Namorados. Que tal oferecer um cartão personalizado no checkout? Ou oferecer uma caixa de bombons ao casal que adquirir o presente na sua loja? 

9. Ofereça vale-presente

Às vezes os consumidores querem presentear alguém especial, mas não sabem exatamente qual produto agradaria a pessoa. Além disso, apesar das trocas e devoluções serem algo comum (e previstas no Código de Defesa do Consumidor), elas são indesejadas, principalmente em compras de e-commerce

É aí que entram os vale-presentes, uma opção para quem não quer decepcionar a pessoa amada, mas também não sabe o que comprar. Oferecer esse tipo de produto na sua loja aumenta as vendas e pode ser uma estratégia para fidelizar mais de um cliente – quem comprou e quem ganhou. 

10. Prepare o estoque para a demanda

Se as suas estratégias de marketing e vendas estiverem indo bem, você pode esperar uma alta na demanda para o Dia dos Namorados. Isso vai trazer um melhor giro de estoque e a possibilidade de renovar o seu catálogo. 

Mas, para que isso aconteça, é importante fazer uma boa gestão antes, durante e depois das suas campanhas. Portanto, planeje com atenção quais produtos você vai dar destaque na sua loja, quais entrarão em kits ou promoções e tenha certeza de que o seu estoque consegue dar conta da demanda. 

Também vale fazer uma estratégia no sentido contrário: às vezes você tem algum produto parado que precisa girar e pode dar destaque a ele para queimar o seu estoque. De uma forma ou de outra, é preciso garantir que não vai faltar e que também não haverá grandes volumes sobressalentes. 

11. Comece a campanha de marketing com antecedência

Quando o assunto é e-commerce, não adianta querer deixar pro último minuto: os consumidores começam as compras com antecedência, já calculando que haverá um prazo de entrega. Portanto, a sua loja virtual precisa estar preparada para começar a vender em meados de maio. 

De acordo com dados do Google Trends, inclusive, é no meio do mês de maio que se intensificam as buscas pelo Dia dos Namorados. Vale se orientar por esses números para dar início à sua campanha de marketing digital. 

12. Faça nutrição de clientes no pós-venda

Uma das grandes vantagens de aumentar as vendas no Dia dos Namorados é poder utilizar essa data para fidelizar os clientes que você conquistou nesse período. Para isso, aposte em uma nutrição desses clientes, via e-mail marketing, SMS, mensagem no WhatsApp ou remarketing de anúncios em redes sociais. 

Você pode oferecer cupons de desconto específicos para quem comprou na sua loja no Dia dos Namorados, além de aproveitar para construir um relacionamento com esses clientes. 

13. Aposte na experiência do cliente

Que a experiência do cliente é peça-chave para qualquer negócio de sucesso, isso não é nenhuma novidade. Mas você sabia que o Dia dos Namorados é uma excelente oportunidade de colocar isso em prática para encantar, seduzir e fidelizar a clientela?

De acordo com um relatório da CX Trends, 83% dos consumidores que têm uma boa experiência com uma loja fazem questão de elogiar os amigos e familiares. 

Ou seja: aproveite a ocasião para oferecer a melhor experiência possível. Isso inclui garantir que a sua loja virtual está bem organizada e com fácil navegação, que o seu layout está harmonioso, que os seus botões para compra são de fácil acesso e que o seu checkout é transparente e sem ruídos na etapa de pagamento.

Além disso, vale investir no atendimento ao cliente neste período, tanto na sua própria loja, quanto nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Também vale dar uma atenção especial às embalagens deste período: como a maioria é para presente, você pode caprichar no aroma, no pacote e nos laços.

14. Aproveite para aumentar o seu ticket médio

Às vezes, para aumentar o faturamento não é preciso aumentar o volume de vendas e sim o ticket médio da sua loja. A solução para isso é usar recursos que te ajudam a turbinar o valor das compras dos clientes, como Order Bump e Upsell

Funciona assim: o Order Bump permite que você ofereça um item relacionado àquele que o cliente está buscando, no momento do checkout. Com apenas um clique, o produto é adicionado ao carrinho e o consumidor finaliza o pagamento. 

Já com o Upsell, você se propõe a melhorar a oferta ao cliente, incluindo um produto ou item com mais vantagens. Assim, o cliente pode incrementar a sua compra e sair da sua loja virtual com algo de maior valor. 

Essas duas ferramentas são essenciais, não só para garantir uma boa experiência de compra, como também para aumentar o faturamento da sua loja. 

🎥 Entenda mais sobre esses recursos:

15. Destaque as formas de pagamento

Uma das principais formas de vender mais no Dia dos Namorados é oferecendo diversas formas de pagamento. Isso porque as preferências de pagamento variam de consumidor para consumidor. 

Uma pesquisa do The Global Payments Report destaca que o cartão de crédito continua sendo o favorito para 43,2% dos brasileiros. No mesmo cenário, o Pix já representa 6% das conversões em e-commerce, sendo um dos meios que mais cresce no Brasil, de acordo com um estudo da Beyond Borders

Portanto, é essencial que você ofereça diversas formas de pagamento no seu checkout. Além disso, é importante destacar essas vantagens, já que elas podem ser uma das influenciadoras na decisão de compra

Checkout da Yampi foi pioneiro no Pix

Dica extra: o que vender no Dia dos Namorados?

Na data romântica, existem alguns produtos que fazem parte da seleção de presentes comuns, mas sabia que dá para ir além do clichê? Veja alguns produtos que fazem sucesso na data e que podem te ajudar a vender mais no Dia dos Namorados:

  • Moda e acessórios

É a categoria que tem mais intenção de compra, de acordo com relatório divulgado pela All in e Opinion Box: 53% das pessoas optam por esse tipo de produto. 

  • Beleza e cosméticos

Em 2022, este foi o segmento que ocupou o segundo lugar entre as categorias mais buscadas para o Dia dos Namorados. Alguns produtos que podem ser destacados na sua loja virtual incluem maquiagens, perfumes, itens de skincare e produtos para cabelo. 

  • Eletrônicos e Informática

Para 29% dos brasileiros, o presente ideal para a pessoa amada está na seção de eletrônicos. Você pode apostar em itens como smartwatches, smartphones, notebook, kindle e televisões. 

  • Joias

Não se engane: o segmento de joias (e semijoias) é campeão em vendas no Dia dos Namorados. 20% dos compradores optam por este produto na hora de presentear. 

💡Veja as intenções de compra com base em diferentes segmentos:

Intenção de compra dos consumidores no Dia dos Namorados

Conheça o comportamento do cliente no Dia dos Namorados

Além de saber quais produtos fazem sucesso, é importante conhecer o comportamento do consumidor para emplacar mais vendas no Dia dos Namorados. 

De acordo com o Google Trends, a pesquisa por assuntos relacionados à data começa na metade de maio – por isso é importante começar a sua campanha de marketing com antecedência e preparar a sua loja antes da data em si. 

Outro dado relevante de 2022 que podemos nos basear para traçar as estratégias para 2023 é sobre os dispositivos usados para fazer as compras. Antes do dia 12 de junho, os consumidores preferem fazer buscas através do celular. Já na data, a preferência é pelo desktop:

Gráfico comparativo de dispositivos usados para compras no Dia dos Namorados

Isso significa que é importante verificar se a sua loja virtual está com um design responsivo, que se adapta a diferentes tamanhos de tela, e, principalmente, se oferece uma boa experiência em dispositivos móveis. 

Em relação às vendas, elas atingem o pico três semanas antes do dia 12 de junho e 26% dos compradores gastam entre 100 e 200 reais no presente para a pessoa amada. 

Mas não se engane: embora as vendas tenham seu auge em maio, é importante traçar estratégias para atender a demanda dos atrasados – aqueles que deixam para comprar na última hora. Isso inclui oferecer entrega expressa, descontos no frete e kits prontos. 

Em 2022, a taxa de recompra foi de 2,4%. Ou seja: a experiência do cliente deve estar na mira da sua estratégia. 

💡Quer uma dica? Ative o recurso Compra Fácil da Yampi, que preenche automaticamente os dados de clientes recorrentes na etapa do checkout, aumentando a conversão, diminuindo o tempo médio para finalização do pedido e aumentando ainda mais a recompra. 

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Decore a sua loja virtual para o Dia dos Namorados na Yampi!

Uma das maneiras de vender mais no Dia dos Namorados é preparando a sua vitrine. Assim como as lojas físicas, as lojas virtuais também precisam de decoração temática, banners com produtos em destaque e, quem sabe, pop ups temáticos que estimulem a decisão de compra.

Afinal, da mesma maneira que o cliente é impactado pelo perfume, organização e disposição de itens em um ponto de venda, ele também tem uma experiência com o seu site. Portanto, uma das maneiras de aumentar as vendas em datas comemorativas é “decorando a sua vitrine”. 

Para isso, é importante que a sua loja virtual seja altamente personalizável. Clientes da Yampi, por exemplo, têm a facilidade de poder alterar, mudar e personalizar o seu site como desejarem: banners, cabeçalho, rodapé, fontes, cores, botões, recursos. Tudo para deixar a loja em clima de romance. 

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