O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais rentáveis para o e-commerce. Além de ser uma possibilidade de aumentar as vendas em um mês com poucas comemorações, como junho, o dia 12/6 pode ser explorado por diferentes segmentos e nichos de atuação. As campanhas de marketing são fortes e a concorrência acirrada, portanto, acompanhe este conteúdo para se inspirar em ideias e dicas práticas.
Com a aproximação do dia mais romântico do ano no Brasil, chega também uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico. Portanto, é natural que lojistas e donos de e-commerce comecem a pensar em estratégias de como vender mais no Dia dos Namorados.
Afinal, ocasiões temáticas e datas comemorativas são uma das principais formas de alavancar as vendas e criar conexões com o público-alvo. Principalmente quando o romance está no ar, nada melhor do que aproveitar a oportunidade para fazer os clientes se apaixonarem… pela sua loja virtual!
Neste artigo, você vai conferir 15 dicas de como vender mais no Dia dos Namorados e ainda ideias de produtos que estão em alta. Boa leitura e boas vendas!💜
Quando é o Dia dos Namorados 2024?
O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil, uma quarta-feira.
É uma data comercial, criada em 1949 pelo empresário João Dória para movimentar as vendas no mês junino. O dia foi escolhido por ser véspera do dia de Santo Antônio, também conhecido como santo casamenteiro.
Em outros países, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, no Dia de São Valentim.
O que mais vende no Dia dos Namorados? Confira como foi 2023
O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o e-commerce, representando uma boa oportunidade para aumentar as vendas no mês de junho. De acordo com um relatório da Fecomércio-SC, o gasto médio em produtos foi de R$169,25.
Mas, para isso, é importante prestar atenção aos itens e produtos mais procurados.
Em 2023, a data teve um crescimento em vendas, atingindo R$293 milhões, de acordo com uma pesquisa da Newtail.
De acordo com o estudo da Fecomércio-SC, o maior ticket médio foi gerado por smartphones, sendo vestuário o segmento que mais se consolida como o preferido para presentes.
Outros nichos que performam bem em datas presenteáveis são acessórios, eletrônicos, eletrodomésticos e joias.
10 ideias de produtos para vender no Dia dos Namorados
Na data romântica, existem alguns produtos que fazem parte da seleção de presentes comuns, mas sabia que dá para ir além do clichê?
Confira alguns produtos que fazem sucesso na data e que podem te ajudar a vender mais no Dia dos Namorados:
Cestas de café da manhã
Romântico, este tipo de produto é uma opção muito buscada no Dia dos Namorados. Essa é uma boa ideia para quem tem uma loja virtual que atua em uma região específica, o que permite entregar os produtos em uma data e horário agendados pelo cliente.
Kits de spa
Personalize os kits de spa com aromas específicos, como lavanda para relaxamento ou menta para refrescância. Inclua também instruções para massagens e dicas para criar um ambiente relaxante em casa.
Presentes personalizados
Ofereça produtos personalizados, como canecas, camisetas, almofadas, capas de celular ou porta-retratos com fotos e mensagens românticas.
Itens de decoração
Venda itens de decoração para o lar com temática romântica, como almofadas com estampas de corações, quadros com citações inspiradoras, velas decorativas e abajures para criar um ambiente acolhedor e romântico.
Eletrônicos e Informática
Para 29% dos brasileiros, o presente ideal para a pessoa amada está na seção de eletrônicos. Você pode apostar em itens como smartwatches, smartphones, notebook e televisões.
Joias
Não se engane: o segmento de joias (e semijoias) é um dos campeões em vendas no Dia dos Namorados. 20% dos compradores optam por este produto na hora de presentear.
💡Leia também: Como vender joias na internet?
Artigos de papelaria
Venda cartões de Dia dos Namorados personalizados, cadernos com capas românticas, agendas ou planners decorados, e conjuntos de papelaria temáticos para casais.
Utensílios de cozinha
Uma opção de produto pouco convencional são aventais de cozinha com mensagens engraçadas ou românticas, além de utensílios como tábuas de corte gravadas ou conjuntos de facas de chef.
Brinquedos e jogos de tabuleiro
Se você quer fugir do clichê, pode investir a sua campanha de Dia dos Namorados naqueles casais que gostam de se divertir em casa. Faça seleção de jogos de tabuleiro, quebra-cabeças ou brinquedos interativos projetados especificamente para casais, proporcionando diversão e conexão para a data romântica.
Produtos sustentáveis
Eles sempre são tendência no e-commerce: os produtos sustentáveis são uma boa opção para quem tem um público-alvo mais consciente do seu consumo. Por exemplo, bolsas reutilizáveis, garrafas de água de aço inoxidável, velas orgânicas ou produtos de higiene pessoal naturais.
15 dicas de como vender mais no Dia dos Namorados
Em 2022, o faturamento do varejo no Dia dos Namorados foi de R$6,5 bilhões, segundo um relatório divulgado pela All In, Clear Sale, Neotrust e outras. Por isso, se você não quer ficar de fora dessa generosa fatia, é importante se preparar para a data.
Para além de “apenas” aumentar as vendas, o Dia dos Namorados é uma ótima oportunidade de estreitar o relacionamento com o cliente, fidelizar consumidores e alcançar novos públicos.
Portanto, essa é a hora de você investir em atração e fidelização para garantir não só um alto faturamento neste período, mas principalmente para manter esses números durante todo o ano.
Confira aqui 15 dicas de como vender mais no Dia dos Namorados:
1. Divulgação Temática
Importante para que o público saiba que a sua loja está em clima romântico, a divulgação temática significa trabalhar bem o seu marketing digital para atrair clientes. Isso porque é através das campanhas digitais que você consegue impactar o público certo, atrair sua atenção e mostrar que a sua loja tem o que eles procuram.
Por isso, nos anúncios de mídia paga e nos conteúdos orgânicos para redes sociais, vale apostar em mensagens e cores que se relacionem com a data.
Uma boa estratégia para o Dia dos Namorados é produzir conteúdo específico para a data, o que aumenta a conexão com o público e chama a atenção de possíveis compradores. Sejam artigos para blog, conteúdos para redes sociais ou vídeos para o YouTube, o importante é que todas as comunicações dialoguem entre si e sigam o tema da campanha para a data comemorativa
Tamiris R. Lima, Coordenadora de Conteúdo na Yampi
Por exemplo, o vermelho é uma cor comum para o Dia dos Namorados, mas você não precisa ficar preso a ela: é possível adaptar as campanhas para o seu segmento, público ou identidade visual.
2. Mude o layout da sua loja
Falando em identidade visual, nada fala “eu te amo” como uma vitrine bem decorada – e isso não vale só para lojas físicas. Na sua loja virtual, use e abuse de elementos personalizáveis para deixar o site com ares apaixonados.
Afinal, não é nenhum segredo que alguns ajustes e pequenos detalhes podem chamar a atenção dos clientes, aumentar as vendas e garantir uma boa experiência de compra. Para isso, invista em banners comemorativos, destaque seus principais produtos, mude as cores dos botões e inclua elementos que remetam ao Dia dos Namorados.
💡Leia também: Manual completo para personalizar loja
3. Crie cupons de desconto temáticos
A cuponagem é uma estratégia infalível para aumentar as vendas em períodos sazonais e no Dia dos Namorados não seria diferente: aposte na criação de cupons para atrair novos clientes e para fidelizar aqueles que já compram na sua loja.
Você pode criar ofertas para primeira compra, enviar cupons específicos para quem adquire com frequência na sua loja e até divulgar cupons nas redes sociais. Para turbinar essa estratégia, crie códigos relacionados à data para vender ainda mais, como por exemplo “namorados10” para dar 10% de desconto.
4. Aproveite outras datas do mês
Junho não só é o mês dos namorados, mas também é quando se comemora o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, no dia 28. Portanto, que tal unir as duas ocasiões e fazer uma campanha que mostra o posicionamento da sua marca e aumenta o alcance para novos públicos?
Aliás, vale ressaltar que o consumidor está mais consciente e exigente: de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 62% dos brasileiros já deixaram de comprar de marcas que violam direitos, cometem crimes ambientais e fazem discriminações de qualquer tipo.
Ou seja, mais do que aumentar as vendas, fazer um posicionamento de marca pode mostrar à audiência como a sua loja respeita e celebra diferenças. Isso contribui, inclusive, para aproximar os clientes da sua loja virtual e gerar uma identificação.
5. Faça uma pesquisa no Google Trends
Uma das estratégias para vender mais no Dia dos Namorados é saber exatamente o que as pessoas estão buscando e, claro, oferecer na sua loja virtual. Para isso, seu grande aliado é o Google Trends, ferramenta gratuita que permite encontrar tendências de busca e descobrir o que os consumidores estão pesquisando.
Para outros insights valiosos, acompanhe as tendências do seu nicho de atuação e veja os termos que são mais comentados nas redes sociais. Assim, você consegue preparar a sua loja para oferecer o que o seu público-alvo deseja.
6. Monte kits e combine produtos
Se tem algo que faz sucesso em datas comemorativas são os kits. Além de uma boa oportunidade de aumentar o ticket médio da sua loja, essa estratégia ainda agrega valor para o cliente e movimenta o seu estoque.
Uma opção é montar kits personalizados e utilizar recursos pensados para isso. Quem é cliente da Yampi, por exemplo, pode usar e abusar do “Compre Junto” para oferecer um item complementar àquele que o cliente já está de olho, aumentando as chances de emplacar a venda.
7. Crie uma landing page personalizada
Para aumentar o alcance da sua campanha de marketing e atrair leads para a sua loja virtual, que tal investir em uma landing page personalizada para o Dia dos Namorados? Uma dica é usar essas páginas de captura para criar um concurso cultural, oferecer um desconto imperdível e, claro, direcionar os clientes para a sua loja virtual.
Por exemplo, você pode criar um formulário para quem quiser se inscrever e ganhar algum brinde – assim, você alcança mais pessoas, divulga sua loja, aumenta as vendas e gera leads interessados nos seus produtos. A recompensa pode ser com a temática da data, como um jantar romântico, uma viagem a dois, uma cesta de café da manhã…
8. Faça promoções
Pode até parecer óbvio, mas com tantas dicas e ideias de como aumentar as vendas no Dia dos Namorados, é normal se esquecer do básico. Oferecer promoções, ofertas e descontos é uma das melhores formas de turbinar o faturamento na data comemorativa e fidelizar clientes.
Você pode oferecer o clássico “leve 2 pague 1”, mas também pode ir além do clichê e inovar para sair na frente da concorrência. Vale, por exemplo, apostar em ofertas que tragam valor para o Dia dos Namorados. Que tal oferecer um cartão personalizado no checkout? Ou oferecer uma caixa de bombons ao casal que adquirir o presente na sua loja?
9. Ofereça vale-presente
Às vezes os consumidores querem presentear alguém especial, mas não sabem exatamente qual produto agradaria a pessoa. Além disso, apesar das trocas e devoluções serem algo comum (e previstas no Código de Defesa do Consumidor), elas são indesejadas, principalmente em compras de e-commerce.
É aí que entram os vale-presentes, uma opção para quem não quer decepcionar a pessoa amada, mas também não sabe o que comprar. Oferecer esse tipo de produto na sua loja aumenta as vendas e pode ser uma estratégia para fidelizar mais de um cliente – quem comprou e quem ganhou.
10. Prepare o estoque para a demanda
Se as suas estratégias de marketing e vendas estiverem indo bem, você pode esperar uma alta na demanda para o Dia dos Namorados. Isso vai trazer um melhor giro de estoque e a possibilidade de renovar o seu catálogo.
Mas, para que isso aconteça, é importante fazer uma boa gestão antes, durante e depois das suas campanhas. Portanto, planeje com atenção quais produtos você vai dar destaque na sua loja, quais entrarão em kits ou promoções e tenha certeza de que o seu estoque consegue dar conta da demanda.
Também vale fazer uma estratégia no sentido contrário: às vezes você tem algum produto parado que precisa girar e pode dar destaque a ele para queimar o seu estoque. De uma forma ou de outra, é preciso garantir que não vai faltar e que também não haverá grandes volumes sobressalentes.
11. Comece a campanha de marketing com antecedência
Quando o assunto é e-commerce, não adianta querer deixar pro último minuto: os consumidores começam as compras com antecedência, já calculando que haverá um prazo de entrega. Portanto, a sua loja virtual precisa estar preparada para começar a vender em meados de maio.
De acordo com dados do Google Trends, inclusive, é no meio do mês de maio que se intensificam as buscas pelo Dia dos Namorados. Vale se orientar por esses números para dar início à sua campanha de marketing digital.
12. Faça nutrição de clientes no pós-venda
Uma das grandes vantagens de aumentar as vendas no Dia dos Namorados é poder utilizar essa data para fidelizar os clientes que você conquistou nesse período. Para isso, aposte em uma nutrição desses clientes, via e-mail marketing, SMS, mensagem no WhatsApp ou remarketing de anúncios em redes sociais.
Você pode oferecer cupons de desconto específicos para quem comprou na sua loja no Dia dos Namorados, além de aproveitar para construir um relacionamento com esses clientes.
13. Aposte na experiência do cliente
Que a experiência do cliente é peça-chave para qualquer negócio de sucesso, isso não é nenhuma novidade. Mas você sabia que o Dia dos Namorados é uma excelente oportunidade de colocar isso em prática para encantar, seduzir e fidelizar a clientela?
De acordo com um relatório da CX Trends, 83% dos consumidores que têm uma boa experiência com uma loja fazem questão de elogiar os amigos e familiares.
Ou seja: aproveite a ocasião para oferecer a melhor experiência possível. Isso inclui garantir que a sua loja virtual está bem organizada e com fácil navegação, que o seu layout está harmonioso, que os seus botões para compra são de fácil acesso e que o seu checkout é transparente e sem ruídos na etapa de pagamento.
Além disso, vale investir no atendimento ao cliente neste período, tanto na sua própria loja, quanto nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Também vale dar uma atenção especial às embalagens deste período: como a maioria é para presente, você pode caprichar no aroma, no pacote e nos laços.
14. Aproveite para aumentar o seu ticket médio
Às vezes, para aumentar o faturamento não é preciso aumentar o volume de vendas e sim o ticket médio da sua loja. A solução para isso é usar recursos que te ajudam a turbinar o valor das compras dos clientes, como Order Bump e Upsell.
Funciona assim: o Order Bump permite que você ofereça um item relacionado àquele que o cliente está buscando, no momento do checkout. Com apenas um clique, o produto é adicionado ao carrinho e o consumidor finaliza o pagamento.
Já com o Upsell, você se propõe a melhorar a oferta ao cliente, incluindo um produto ou item com mais vantagens. Assim, o cliente pode incrementar a sua compra e sair da sua loja virtual com algo de maior valor.
Essas duas ferramentas são essenciais, não só para garantir uma boa experiência de compra, como também para aumentar o faturamento da sua loja.
🎥 Entenda mais sobre esses recursos:
15. Destaque as formas de pagamento
Uma das principais formas de vender mais no Dia dos Namorados é oferecendo diversas formas de pagamento. Isso porque as preferências de pagamento variam de consumidor para consumidor.
Uma pesquisa do The Global Payments Report destaca que o cartão de crédito continua sendo o favorito para 43,2% dos brasileiros. No mesmo cenário, o Pix já representa 6% das conversões em e-commerce, sendo um dos meios que mais cresce no Brasil, de acordo com um estudo da Beyond Borders.
Portanto, é essencial que você ofereça diversas formas de pagamento no seu checkout. Além disso, é importante destacar essas vantagens, já que elas podem ser uma das influenciadoras na decisão de compra.
15 frases de marketing para vendas no Dia dos Namorados
Toda boa estratégia de marketing vem acompanhada de um mote: uma frase para encantar de vendas para o Dia dos Namorados podem ser utilizadas nas comunicações da sua loja, como e-mail marketing, conteúdos nas redes sociais, banners dentro do site e até via mensagem de texto!
Separamos aqui algumas frases de marketing para vendas no Dia dos Namorados que podem te inspirar a criar a sua:
- “Celebre o amor com presentes que encantam. Descubra nossas ofertas especiais para o Dia dos Namorados!”
- “Encontre o presente perfeito para o seu amor. Explore nossa coleção exclusiva para o Dia dos Namorados.”
- “Deixe o amor florescer neste Dia dos Namorados. Surpreenda com presentes que emocionam.”
- “Demonstre seu amor de maneira única. Presenteie com nossos produtos selecionados para o Dia dos Namorados.”
- “Comemore o amor com estilo. Descubra nossas opções de presentes elegantes para o Dia dos Namorados.”
- “O amor está no ar! Encontre presentes que fazem o coração bater mais forte neste Dia dos Namorados.”
- “Deixe seu amor brilhar. Presenteie com nossas joias deslumbrantes neste Dia dos Namorados.”
- “Faça deste Dia dos Namorados inesquecível. Surpreenda seu amor com experiências exclusivas e presentes personalizados.”
- “Celebre a jornada do amor. Encontre presentes que contam sua história neste Dia dos Namorados.”
- “Dê asas ao romance. Descubra nossas opções de presentes para criar momentos mágicos no Dia dos Namorados.”
- “Para o amor que transcende o tempo. Presenteie com nossos produtos atemporais neste Dia dos Namorados.”
- “Faça seu amor florescer. Surpreenda com nossas opções de presentes florais para o Dia dos Namorados.”
- “Celebre o amor em todas as formas. Encontre presentes que representam sua conexão neste Dia dos Namorados.”
- “Transforme o Dia dos Namorados em uma experiência memorável. Descubra nossas ofertas exclusivas para casais.”
- “Comemore o amor com nossas coleções inspiradas para o Dia dos Namorados. Encontre algo especial para seu amor hoje mesmo!”
7 exemplos de promoção para fazer no Dia dos Namorados
Como qualquer data comemorativa, o Dia dos Namorados também deve trazer promoções e ofertas especiais, que façam a sua loja virtual se destacar da concorrência.
Afinal, as promoções são ótimas maneiras de atrair clientes e aumentar as vendas durante o período. Confira aqui algumas ideias de ofertas que podem ser adaptadas de acordo com o seu público-alvo e objetivos do seu negócio:
1- Desconto especial para casais
Você pode oferecer um desconto exclusivo para casais que comprarem juntos. Por exemplo, “Compre dois produtos e receba 20% de desconto em sua compra”.
2- Frete grátis para presentes de Dia dos Namorados:
Ofereça frete grátis para todas as compras feitas especificamente para o Dia dos Namorados. Para isso, você pode determinar um período em que esta oferta fica disponível, ou mesmo selecionar produtos ou categorias que se encaixam na temática. Isso incentiva os clientes a comprarem presentes sem se preocuparem com custos extras de envio.
💡Leia também: Como oferecer frete mais barato?
3- Sorteio de pacote romântico
Uma promoção diferente que tem tudo a ver com o Dia dos Namorados! Realize um sorteio para os clientes que fizerem uma compra durante um determinado período. Eles podem concorrer a um pacote romântico, por exemplo, que pode incluir um jantar para dois, uma estadia em hotel, entre outros mimos.
4- Compre e ganhe
Ofereça um presente especial para os clientes que fizerem compras acima de um certo valor, como uma miniatura de perfume, um chaveiro fofo, ou um cartão de presente para a próxima compra.
5- Oferta de última hora
Crie uma promoção específica para os clientes que deixaram para comprar o presente de última hora. Por exemplo, “Compre hoje e receba um desconto de 15% em sua compra.” É uma excelente forma de atrair os que deixaram para depois.
6- Cupons de desconto personalizados
Para uma data romântica, nada melhor do que um cupom de desconto personalizado para os clientes cadastrados em sua lista de e-mail.
🎥Confira como criar cupons de desconto na Yampi:
7- Brindes exclusivos
Ofereça brindes exclusivos para os primeiros clientes que fizerem compras durante o Dia dos Namorados, como amostras grátis de produtos, mini chocolates ou cartões.
Conheça o comportamento do cliente no Dia dos Namorados
Além de saber quais produtos fazem sucesso, é importante conhecer o comportamento do consumidor para emplacar mais vendas no Dia dos Namorados.
Use o Google Trends para descobrir os termos mais buscados e assuntos relacionados à data – isso te ajuda a começar a sua campanha de marketing com antecedência e preparar a sua loja antes da data em si.
Um dos segmentos que mais decola no período que antecede o Dia dos Namorados é o de alimentos e bebidas: chocolates, cervejas, vinhos e cestas de café da manhã fazem sucesso na data, de acordo com relatório da Newtail.
Em relação às vendas, elas atingem o pico três semanas antes do dia 12 de junho e 26% dos compradores gastam entre 100 e 200 reais no presente para a pessoa amada.
Mas não se engane: embora as vendas tenham seu auge em maio, é importante traçar estratégias para atender a demanda dos atrasados – aqueles que deixam para comprar na última hora. Isso inclui oferecer entrega expressa, descontos no frete e kits prontos.
💡Quer uma dica? Ative o recurso Compra Fácil da Yampi, que preenche automaticamente os dados de clientes recorrentes na etapa do checkout, aumentando a conversão, diminuindo o tempo médio para finalização do pedido e aumentando ainda mais a recompra.
Personalize sua loja virtual para o Dia dos Namorados na Yampi
Uma das maneiras de vender mais no Dia dos Namorados é preparando a sua vitrine. Assim como as lojas físicas, as lojas virtuais também precisam de decoração temática, banners com produtos em destaque e, quem sabe, pop ups temáticos que estimulem a decisão de compra.
Afinal, da mesma maneira que o cliente é impactado pelo perfume, organização e disposição de itens em um ponto de venda, ele também tem uma experiência com o seu site. Portanto, uma das maneiras de aumentar as vendas em datas comemorativas é “decorando a sua vitrine”.
Para isso, é importante que a sua loja virtual seja altamente personalizável. Clientes da Yampi, por exemplo, têm a facilidade de poder alterar, mudar e personalizar o seu site como desejarem: banners, cabeçalho, rodapé, fontes, cores, botões, recursos. Tudo para deixar a loja em clima de romance.
O Dia dos Namorados de 2024 é comemorado em 12 de junho, uma quarta-feira.
Segundo relatório do Fecomércio-SC, os tipos de produto que mais vendem no Dia dos Namorados são smartphones, vestuário, acessórios, eletrônicos, eletrodomésticos e joias.
– Cestas de café da manhã
– Kits de spa
– Presentes personalizados
– Itens de decoração
– Eletrônicos e Informática
– Joias
– Artigos de papelaria
– Utensílios de cozinha
– Brinquedos e jogos de tabuleiro
– Produtos sustentáveis
– Faça divulgação temática
– Mude o layout da sua loja
– Crie cupons de desconto temáticos
– Aproveite outras datas do mês, como dia do orgulho LGBTQIAP+
– Faça uma pesquisa no Google Trends para entender comportamentos
– Monte kits e combine produtos
– Crie uma landing page personalizada
– Faça promoções
– Ofereça vale-presente
– Prepare o estoque para a demanda
– Comece a campanha de marketing com antecedência
– Faça nutrição de clientes no pós-venda
– Aposte na experiência do cliente
– Aproveite para aumentar o seu ticket médio
– Destaque as formas de pagamento