Dia do Cliente 2023: 18 ideias e ofertas para vender mais na sua loja

Aurea Araujo 14/08/2023 8 min de leitura
Dia do cliente 2023

Especial para o calendário de datas comerciais, o Dia do Cliente abre muitas possibilidades para quem quer inovar nas ações para vender mais no e-commerce nesta data.

Por isso, vamos aprender mais sobre como vender na ocasião e descobrir dicas práticas para aplicar na sua loja virtual no Dia do Cliente 2023!

Quando é o Dia do Cliente 2023?

Fique de olho para organizar o calendário de promoções da sua loja virtual: o Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro.

Em 2023, o Dia do Cliente cai em uma sexta-feira, ótimo momento para lançar promoções com extensão para o final de semana. Em outras palavras, existe a possibilidade de aumentar a conversão de vendas para os clientes com mais tempo livre.

Entenda a diferença entre Dia do Cliente e Dia do Consumidor

Apesar dos nomes serem parecidos, as duas datas são diferentes.

O Dia do Cliente tem uma história mais comercial. Isso porque a data foi uma iniciativa de um empresário brasileiro, que tinha o objetivo de parabenizar clientes e fidelizar as relações comerciais entre eles e as empresas. É uma data recente, firmada em 2003.

Já o Dia Mundial do Consumidor, que é celebrado em 15 de março, tem origem na área do Direito, e é muito mais sobre a conscientização dos direitos dos consumidores.

As duas ocasiões são importantes para e-commerce, pois representam uma oportunidade de aumentar as vendas, fidelizar clientes e alcançar novos públicos. Por isso, vale preparar a sua loja virtual para melhorar os resultados.

5 benefícios em investir em ações para o Dia do Cliente

O Dia do Cliente movimenta diversas lojas virtuais e físicas porque traz muitos benefícios para quem vende – e para quem compra, também. Vamos ver algumas dessas vantagens a seguir: 

1. Aumento de visibilidade no site

As promoções do Dia do Cliente geram mais tráfego para as lojas virtuais, resultando em mais visitas, sessões e novos leads cadastrados na plataforma. 

2. Aumento do ticket médio

Ainda falando sobre promoções, a oferta de produtos não essenciais com valores atrativos tem potencial para aumentar as vendas gerais do e-commerce

Oferecer descontos especiais ou brindes faz com que as vendas aumentem, tanto em volume de produtos quanto em ticket médio, já que os clientes sentem que estão fazendo um bom negócio.

3. Fidelização dos clientes

Falamos dos benefícios para novos visitantes, mas precisamos destacar que criar promoções segmentadas para o Dia do Cliente 2023 para quem já é consumidor da sua loja traz um grande impacto na fidelização.

Ações voltadas para os clientes recorrentes fazem com que eles se sintam reconhecidos e importantes para a loja.

4. Aumento da lembrança de marca

As ações que costumam colocar o cliente em primeiro lugar tornam as marcas mais humanizadas e demonstram a importância do cliente. 

Por isso, utilizar o Dia do Cliente como maneira de fidelizar impacta, também, na lembrança de marca – seus clientes vão lembrar de como você fez com que eles se sentissem especiais.

5. Engajamento nas redes sociais

O Dia do Cliente também oferece oportunidades para criar conteúdos envolventes e interativos nas redes sociais. Afinal, você pode usar a ocasião para divulgar produtos ou criar campanhas para gerar novas promoções, o que leva a um aumento nas interações, compartilhamentos e comentários. E, como consequência, aumentando a taxa de engajamento das redes sociais.

Quando começar as promoções para o Dia do Cliente 2023?

O Dia do Cliente, como você já sabe, acontece na primeira quinzena de setembro. É uma data que se repete todos os anos, no mesmo período. Ou seja, você pode fazer um planejamento mais elaborado para a sua loja virtual.

Na hora de personalizar a loja virtual, vale utilizar um dos seis temas disponíveis na Yampi. Afinal, é possível criar banners, mudar cabeçalho, definir cores e deixar a loja pronta para converter mais. O recomendado é personalizar  com um mês de antecedência. 

Sabemos que o dia a dia pode ser corrido, mas estudar com antecedência o calendário de datas relevantes para o comércio e pensar como a sua loja virtual pode participar faz toda a diferença no sucesso das ações.

8 ideias para vender mais no Dia do Cliente 2023

Vamos conhecer 8 tipos diferentes de ações para colocar em prática no seu e-commerce e vender mais no Dia do Cliente:

1. Cupons de desconto

Utilize as redes sociais e demais canais de relacionamento com seus clientes para disparar cupons de desconto estratégicos para determinados produtos ou setores da loja virtual.

Mais do que aumentar as vendas, isso contribui para iniciar um relacionamento no pós-venda. Além disso, confirme as compras com mais um código de desconto exclusivo para a próxima visita do cliente ao e-commerce.

🎥Quer saber como criar cupons de desconto? Aperta o play:

2. Promoções “leve mais, pague menos”

Em produtos que estejam com grande estoque na sua loja, crie ações em que o cliente possa comprar mais produtos e pagar menos.

Assim, aumenta o seu ticket médio de venda no período e ainda libera espaço no estoque para incluir novos produtos.

3. Desconto progressivo

Similar à promoção anterior, o desconto progressivo é utilizado para quantidades de produtos. Ou seja, quanto mais comprar, maior é o desconto, independente da categoria. 

Na sua Loja da Yampi, você pode configurar faixas de desconto de acordo com valor mínimo da compra e quantidade de produtos.

4. Frete grátis nas compras do período

Essa é uma das ações que mais gera resultado. Portanto, como o Dia do Cliente em 2023 acontece em uma sexta-feira, libere o frete grátis durante o final de semana.

Leia também: 6 dicas para ter frete mais barato

5. Ações de indicação

Uma ação que funciona muito bem em datas como o Dia do Cliente é a de promover indicações de amigos

Dessa forma, você pode criar cupons de desconto compartilháveis, em que o seu cliente indica amigos para a sua loja e, em troca, ganha pontos ou desconto para comprar os seus produtos.

6. Envio de brindes

Essa ação pode ter condicionais de valor mínimo do carrinho, quantidade de produtos, regiões de envio, entre outros.

Os brindes podem ser produtos menores, produtos personalizados como copos e souvenirs e, até mesmo, cupons de desconto para uma próxima compra. 

7. Sorteios

As redes sociais podem e devem ser usadas para sua campanha no Dia do Cliente. Assim, uma possibilidade é sortear brindes e fazer  transmissões ao vivo, utilizando ferramentas de contagem e seleção aleatória de nomes. 

Mas atenção: tenha cuidado com legendas de publicações que incentivem o sorteio diretamente, como “curta e compartilhe para participar”. Algumas redes sociais podem penalizar contas que forçam o engajamento em textos e imagens. 

8. Lançamentos de hora em hora

Essa estratégia é ótima para reter a sua comunidade nos seus canais digitais e causar uma antecipação positiva.

Portanto, semanas antes da data, anuncie a dinâmica do lançamento dos produtos novos e exclusivos nos canais de comunicação que você utiliza para o e-commerce, e siga alimentando o desejo até o período. 

No dia (ou no final de semana), siga com os lançamentos de acordo com o que foi programado. 

Como personalizar a loja virtual para o Dia do Cliente 2023

Para mostrar que a sua loja entrou no clima de Dia do Cliente, além de fazer publicações e comunicados nos canais digitais, você pode personalizar a sua loja seguindo as nossas dicas:

1. Crie uma identidade visual para a data

Uma identidade visual nada mais é do que uma “roupa” que representa o seu e-commerce.

Normalmente, as lojas possuem uma identidade visual determinada no branding, mas que pode ser alterada em alguns aspectos, como cores e imagens, por exemplo.

Para mostrar que a sua loja entrou no clima da data, crie um novo visual específico para o Dia do Cliente. Isso porque a mudança de cores e aspectos chama a atenção do público, que vai ficar de olho para descobrir o que está acontecendo.

💡Aprenda como criar uma identidade visual para a sua loja:

2. Desenvolva uma página exclusiva para a data

Uma boa estratégia para vender mais no Dia do Cliente é a criação de uma landing page, isto é, uma página exclusiva para a data. Assim, você consegue destacar produtos e categorias, além de direcionar o seu cliente para a finalização direta do pedido.  

3. Crie uma página de perguntas e respostas 

Centralize as dúvidas frequentes sobre promoções e ofertas do Dia do Cliente em um mesmo espaço na sua loja virtual. Dessa forma, facilita o acesso dos seus clientes ao atendimento. 

4. Atualize as fotos dos produtos em promoção

Pode ser produzindo novas fotos, criando artes com as fotos atuais e parte da nova identidade visual. Invista na sua criatividade e deixe a sua loja com a cara da data

10 promoções para fazer na sua loja virtual no Dia do Cliente

Está com poucas ideias de quais promoções fazer no Dia do Cliente? Nós podemos ajudar!

Separamos aqui 10 ideias de fácil execução para vender mais no Dia do Cliente. Confira:

  1. Cashback: ofereça um cashback para as próximas compras dos seus clientes, incentivando para que voltem à loja;
  2. Flash sales: realize várias liquidações rápidas ao longo do dia, com produtos diferentes em oferta por um curto período de tempo, para manter os clientes engajados e retornando à loja;
  3. Happy hour de descontos: como a flash sale, mas em um período específico do dia, como um “happy hour” de descontos, em que certos produtos têm descontos especiais apenas no horário designado;
  4. Descontos por aniversário: ofereça um desconto especial para clientes que estão celebrando o aniversário durante o mês do Dia do Cliente;
  5. Cupom misterioso: envie cupons de desconto por e-mail para os clientes, mas não revele o valor do desconto até que o cupom seja aplicado na compra;
  6. Desafio de compras: crie um desafio de compras, em que os clientes que atingirem um certo valor de compra recebem um desconto adicional na próxima;
  7. Desconto por avaliação: disponibilize um desconto adicional para clientes que deixarem avaliações sobre os produtos comprados;
  8. Desafio de indicação: crie um desafio de em que os clientes são recompensados por indicarem novos clientes;
  9. Lançamento exclusivo: aproveite a data para fazer lançamentos de novos produtos, oferecendo com exclusividade no Dia do Cliente;
  10. Personalização gratuita: ofereça a gravação de iniciais ou nomes para personalizar produtos que permitam essa ação aos clientes que comprarem na data.

Mensagens de Dia do Cliente para engajar com seu público

Ainda na ideia de facilitar o seu trabalho no Dia do Cliente, desenvolvemos algumas frases que você pode aplicar de acordo com o segmento da sua loja virtual. 

Dica: utilize as frases sempre em primeira pessoa, como se estivesse falando apenas com uma pessoa. Torna a comunicação mais personalizada e diminui a sensação do leitor de que é mais um na multidão. 

  • “Clientes como você fazem nosso trabalho valer a pena. Feliz Dia do Cliente!”
  • “Cliente satisfeito é a nossa maior conquista. Parabéns a você, que nos inspira a melhorar nossos serviços a cada dia!”
  • “Neste Dia do Cliente, a gratidão é nossa maior oferta. Você é o coração do nosso negócio!”
  • “Fazer negócios com clientes como você é um privilégio. Desejamos um Dia do Cliente repleto de alegria e prosperidade.”
  • “Neste dia dedicado a você, nosso cliente, queremos retribuir um pouco do carinho que nos dá todos os dias. Obrigado por fazer parte da nossa família!”
  • “O Dia do Cliente é a ocasião perfeita para reafirmarmos nosso compromisso com a sua satisfação. Muito obrigado por fazer parte da nossa jornada.”
  • “No Dia do Cliente, renovamos nosso compromisso de oferecer a você o melhor serviço e produtos. Sua satisfação é nossa prioridade.”
  • “No Dia do Cliente, nossa maior gratidão vai para você, que nos permite fazer o que amamos. Seu apoio é a força que impulsiona nosso sucesso!”
  • “Para o melhor cliente do mundo, um Feliz Dia do Cliente repleto de alegria, recompensas e momentos inesquecíveis. Sua presença é um presente para nós!”

Lembre de modificar as frases de acordo com o canal em que elas serão utilizadas, como redes sociais, e-mail marketing ou WhatsApp. 

Bônus: o que os consumidores desejam comprar no Dia do Cliente?

Aqui vai uma dica muito valiosa para o seu e-commerce: foque seus esforços no que os clientes mais desejam comprar no Dia do Cliente em 2023. Ou seja, é importante ficar de olho em pesquisas sobre tendências.

A lista a seguir tem como base o relatório de tendências de consumo da NielsenIQ Ebit 47ª edição Webshoppers, lançado em fevereiro de 2023. 

O relatório considerou os comportamentos de compra de 2022 e serve para entendermos onde nossos clientes desejam investir em 2023.

O ranking de produtos com maior quantidade de pedidos foi: 

  1. Perfumaria e Cosméticos;
  2. Casa e Decoração;
  3. Alimentos e Bebidas;
  4. Saúde;
  5. Eletrodomésticos;
  6. Moda e Acessórios;
  7. Esporte e Lazer;
  8. Bebês e Cia;
  9. Telefonia;
  10. Informática;
  11. Eletrônicos;
  12. Construção e Ferramentas.

O ano de 2022 teve um aumento significativo no número de vendas online, em comparação ao ano anterior. As categorias com maior contribuição nesse aumento são:

  • Eletrônicos (23%);
  • Casa e Decoração (17%);
  • Saúde (12%);
  • Perfumaria e Cosméticos (12%);
  • Alimentos e Bebidas (8%). 

Está na hora de preparar a sua loja virtual para o Dia do Cliente. Vamos lá?

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Aurea é Jornalista, formada pela PUCRS, e Especialista em Comunicação e Marketing Estratégico. Atua com redação e criação de conteúdo desde 2016, e é redatora para o blog da Yampi.

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