Para quem tem um e-commerce, escolher a melhor opção de ERP faz toda a diferença na gestão e planejamento de recursos da empresa. Afinal, o software concentra as informações necessárias para a administração da loja virtual.
Portanto, vamos entender tudo sobre os diferentes tipos de ERP, como escolher um bom software para cada tamanho de e-commerce e, de quebra, você ainda confere uma lista com as melhores opções de ERP disponíveis no mercado em 2023.
Continue a leitura para aprender mais!
O que é ERP e para que ele serve no e-commerce?
ERP significa, no original, “Enterprise Resource Planning” – ou, em bom português, Planejamento de Recursos Empresariais.
Portanto, é considerado um ERP o tipo de software usado para concentrar as informações financeiras e administrativas de uma empresa, indo do lucro à gestão de estoque.
Eu preciso de um ERP para ter um e-commerce?
Sem informação, não somos nada. Para quem possui loja virtual, isso é ainda mais importante: contar com um sistema de ERP para gestão da informação significa ter o controle do próprio negócio.
Então, a resposta é: depende. Por isso, se você gerencia um e-commerce, ou qualquer outro tipo de negócio, precisa ficar sempre por dentro da saúde da sua empresa para crescer e vender cada vez mais.
Mas, se você tem pretensões de manter um negócio mais simples, com menor envolvimento de produtos e menos escalável, talvez um sistema eficiente de atendimento ao cliente, como um CRM, já supre a sua necessidade. Portanto, vale avaliar com calma o cenário atual e o que você deseja para o futuro do seu negócio.
A importância de um bom ERP para o e-commerce
Com o uso de um bom sistema de ERP, as pessoas que gerenciam empresas de e-commerce aceleram seus resultados, porque possuem controle de toda a informação disponível e sabem onde alocar esforços quando necessário.
Um ERP, para ser considerado útil e de boa qualidade, deve conter integração com diferentes sistemas da empresa, como estoque, logística, financeiro, recursos humanos, atendimento ao cliente, entre outros. Assim, vale considerar se a opção desejada possui essas configurações disponíveis.
Em abril de 2023, uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas apresentou um dado bem relevante sobre o uso de ERP no Brasil: das empresas entrevistadas, 84% afirmaram utilizar sistemas de gestão empresarial.
Na mesma pesquisa, as gigantes da tecnologia TOTVS e SAP são apontadas como as principais opções de ERP para grandes empresas. Mas não são as únicas e, por vezes, podem ser até mesmo inviáveis financeiramente a depender da potência do negócio.
Como encontrar soluções de ERP acessíveis?
Existem opções de ERP que são pagas, gratuitas, de código aberto e opções freemium – ou seja, grátis até um momento mas que demandam uma assinatura para desbloquear outros tipos de funcionalidades.
Para encontrar soluções acessíveis para o seu negócio, você pode seguir três dicas práticas:
- Pesquise em sites de confiança: muitas consultorias especializadas em avaliar softwares e outras soluções tecnológicas. Algumas delas são o Capterra, Crowd Reviews, o PeerSpot – e o próprio Reclame Aqui;
- Solicite demonstrações gratuitas: os fornecedores normalmente possibilitam que seja realizada uma demonstração do potencial da ferramenta sem custo;
- Peça indicações: além dos meios que falamos, você também pode consultar com outros donos de e-commerce de sua confiança quais foram as opções utilizadas por eles na hora de escolher um ERP.
E quais as opções de ERP mais escaláveis?
Uma plataforma escalável faz todo o sentido quando o objetivo é que o seu negócio cresça e siga vendendo cada vez mais. Isso porque o ERP precisa acompanhar esse crescimento com complementos, com novas integrações, pacotes de upgrade ou funcionalidades pagas.
Ou seja, ao escolher um sistema de ERP que pode ser aprimorado ao longo do tempo, você garante que a sua loja virtual estará sempre coberta e evita problemas com a troca de ferramentas no futuro.
A seguir, vamos indicar 21 opções de ERP, tanto para pequenos quanto médios e grandes negócios. Assim, em cada opção indicada, você tem mais detalhes sobre as possibilidades de crescimento.
21 melhores opções de ERP para e-commerce [atualizado 2023]
Com tantas opções no mercado, escolher o melhor software de ERP para a sua empresa pode ser uma tarefa bastante trabalhosa.
Dessa forma, para simplificar o processo, fizemos uma lista atualizada, com provedores disponíveis em território brasileiro, a partir das avaliações dos usuários no site Capterra – consultoria especializada em avaliação de softwares. Confira abaixo!
ERP para pequenas e médias empresas
Para quem está iniciando uma empresa com uma loja virtual, vale buscar opções de ERP com menor custo de manutenção, testes gratuitos e até mesmo integralmente gratuitos – sim, eles existem. Por isso, confira as opções a seguir:
1. Bling
O Bling é gratuito e voltado para micro e pequenas empresas, além de ser um produto brasileiro, com integração nativa na Yampi. Possui os módulos de gestão financeira, gestão de estoques e pedidos. Nota 4,8 de 5 no Capterra.
2. Tiny ERP
O Tiny ERP é uma plataforma brasileira de ERP para pequenos e médios negócios, com baixo valor de investimento mensal. E o melhor: possui integração nativa com a Yampi. Nota 5 de 5 no Capterra.
3. Monday.com
A monday.com possui um ERP chamado Work OS, que simplifica e centraliza o planejamento dos recursos das empresas para uma melhor gestão. Possui nativamente os módulos de CRM, gestão financeira, gestão de RH, estoques, pedidos e cadeia de fornecedores, com versão gratuita. Nota 4,6 de 5 no Capterra.
4. ERPNext
O ERPNext é mais uma solução de código aberto e personalizável para ERP, com recursos como CRM, gestão financeira, RH, estoques, pedidos e fornecedores. Nota 4,5 de 5 no Capterra.
5. NABD System
Mais voltado para o atendimento ao cliente, o NABD System é um sistema de ERP com módulo de CRM disponível. Nota 4,6 de 5 no Capterra.
6. MarketUP
Voltado para pequenos negócios, a MarketUP é uma plataforma brasileira de ERP simplificada, mas que contempla os principais serviços necessários, como gestão financeira, estoque, pedidos e fornecedores. Nota 5 de 5 no Capterra.
7. FoxManager
O FoxManager é um sistema voltado para empresas brasileiras, com módulos como CRM, gestão financeira, de estoque e pedidos. É direcionado para pequenas empresas. Nota 5 de 5 no Capterra.
8. Bitix24
O Bitrix 24 é um ERP mais simplificado, disponível online e gratuito. Possui os módulos de CRM, gestão financeira e de RH. Nota 4,2 de 5 no Capterra.
9. Odoo
O Odoo faz parte da categoria de softwares de código aberto, gratuito e personalizável e com muitas possibilidades para aprimoramento. Possui os módulos de CRM, gestão financeira, gestão de RH, estoques, pedidos e cadeira de fornecedores. Nota 4,1 de 5 no Capterra.
ERP para grandes empresas
As opções de ERP para médias e grandes empresas são diversas, com diferentes módulos de operação e valores mensais. Por isso, separamos 12 sistemas de ERP disponíveis no Brasil com as melhores avaliações, também no Capterra.
1. Axelor
O Axelor é um ERP completo para gestão de recursos e gestão de relacionamento com o cliente. Também de código aberto, possibilita a personalização e desenvolvimento de módulos específicos. Nota 4,7 de 5 no Capterra.
2. TOTVS ERP
A gigante TOTVS possui um dos ERPs mais utilizados no mundo por grandes empresas, com módulos completos de gestão e CRM.
3. Constructor
O Constructor é um ERP completo, com módulos de gestão, CRM e financeiro, mas também com possibilidade de controlar doações, fundos e outras necessidades da empresa. Nota 4,7 de 5 no Capterra.
4. ERP Senior
O sistema ERP Senior é um produto brasileiro e foi desenvolvido para grandes empresas, mas ainda possui poucas integrações populares disponíveis, Nota 4,4 de 5 no Capterra.
5. Enterprise ERP API
O Enterprise ERP API é um sistema contábil e de ERP completo, com conexão com os principais provedores de armazenamento em nuvem. Possui versão de teste gratuita. Nota 4,5 de 5 no Capterra.
6. VOGSY
Voltado para empresas que utilizam o Google Workspace, o VOGSY possibilita a administração de empresas em diferentes módulos, como CRM, financeiro e gestão de pedidos, além de integrar com as ferramentas do Gmail. Nota 4,5 de 5 no Capterra.
7. SAP Business One
De outra gigante da tecnologia, o SAP Business One é uma solução completa e escalável, utilizada no mundo todo. Portanto, possui módulos de CRM, gestão financeira, de pedidos, estoques, entre outras possibilidades de personalização. Nota 4,3 de 5 no Capterra.
8. Dynamics 365
Da Microsoft, o Dynamics 365 é um ERP utilizado por grandes empresas e que possui integração com as ferramentas do Office. Os módulos de CRM, financeiro e demais possibilidades de gestão são completos. Nota 4,4 de 5 no Capterra.
9. Omie
O Omie é um CRM popular e muito utilizado por empresas de comércio de todos os portes, pois possui módulos como CRM, gestão financeira e de pedidos. Nota 3,5 de 5 no Capterra.
10. GoFrugal
O GoFrugal é mais um ERP popular entre comércios e varejo, com foco em CRM, gestão financeira, pedidos, estoque e cadeia de fornecedores. Possui nota 4,4 e 5 no Capterra.
11. Oracle Fusion Cloud ERP
O Oracle Fusion Cloud ERP é voltado para negócios corporativos, com o sistema baseado integralmente em nuvem. Possui os módulos de CRM e gestão financeira, de pedidos, estoque, entre outras possibilidades. Nota 4,2 de 5 no Capterra.
12. abas ERP
Para finalizar, o abas ERP é uma das 20 principais soluções de planejamento, de acordo com o site de avaliações. Possui todos os principais módulos de gestão. Nota 4,5 de 5 no Capterra.
Como migrar de ERP em uma loja virtual já estabelecida?
Migrar de um ERP existente para outro em uma loja virtual é um processo que gera bastante trabalho e planejamento para que as informações não se percam.
Comece iniciando as necessidades atuais da loja e os gargalos que um novo ERP pode suprir.
O plano de migração de um ERP para um novo na sua loja virtual deve conter os seguintes passos:
- Mapeamento de dados;
- Backup;
- Armazenamento de dados;
- Transferência de arquivos;
- Treinamento de equipe;
- Suporte e período de teste.
O objetivo é que nenhum dado fique de fora e se perca no momento de desativar a ferramenta anterior. Aliás, esse é um momento complexo e crítico: nada de desativar ERP antigo sem ter a certeza de que o atual está em pleno funcionamento!
Conte sempre com o suporte da Yampi para que a migração dentro da sua loja virtual seja o mais tranquila possível.
7 dicas para implementar e usar o ERP na rotina da sua equipe
Até aqui, você já aprendeu tudo sobre o uso de ERP para e-commerce, consultou dicas de ferramentas, possibilidades de integração dentro da Loja Virtual da Yampi e como estamos disponíveis para auxiliar no processo de instalação.
O uso de um ERP dentro do e-commerce precisa fazer parte da cultura dos seus colaboradores. Por mais que muitos dados possam ser automatizados entre plataforma e software, ainda existem informações que demandam preenchimento manual e a participação dos funcionários é fundamental para isso.
Então, descubra como implementar o uso de ERP na rotina na sua equipe:
1. Envolva a equipe desde o início
Inclua os membros da equipe no processo de implementação do ERP com reuniões de conscientização, explicando os benefícios do sistema e acolhendo as dúvidas dos envolvidos.
2. Defina processos e fluxos de trabalho
Dessa forma, identifique áreas de melhoria e otimização dos fluxos de trabalho, documentando tudo o que for possível para alinhar com as funcionalidades e recursos do ERP.
3. Personalize o ERP
Aproveite as opções de personalização do ERP para adaptá-lo às necessidades específicas da sua equipe e negócio. Nas opções de código aberto, existem mais opções de personalização que podem – e devem – ser aproveitadas.
4. Forneça treinamento
Afinal, plataforma sozinha não faz milagre: isso vale tanto para o treinamento inicial, durante a implementação do ERP, quanto para aprimoramento contínuo à medida que novos recursos e funcionalidades são adicionados ou atualizados.
5. Tenha canais de suporte
Isso pode ser feito através de um sistema de tickets ou um ponto de contato dedicado para lidar com problemas, dúvidas e solicitações relacionadas ao ERP, com time interno ou suporte especializado da ferramenta. No segundo caso, comunique com clareza onde encontrar as informações de FAQ, por exemplo.
6. Promova uma cultura de uso do ERP
O bom uso de um ERP depende também da equipe. Assim, demonstre como o sistema pode facilitar o trabalho diário, melhorar a eficiência e fornecer informações valiosas.
7. Monitore o desempenho e faça melhorias
Acompanhe regularmente o desempenho do ERP e faça ajustes conforme necessário, com avaliações periódicas para identificar áreas de melhoria e feedback da equipe.
Como escolher o melhor ERP para minha loja virtual?
Ao escolher o melhor ERP para a sua loja virtual, considere pontos importantes como funcionalidades, atendimento e facilidade de uso.
Por exemplo: as principais funcionalidades que um ERP deve tersão: controle de estoque, recursos financeiros, emissão de notas fiscais e atendimento ao cliente.
Portanto, é sempre necessário verificar as possibilidades de integração do ERP junto com a plataforma de loja virtual que você está utilizando.
Na Yampi, os ERPs Tiny, Bling e Softvar possuem integração nativa, mas também é possível conectar a sua loja com outros fornecedores através da API da Yampi.
Como fazer a integração do ERP na minha loja virtual?
A Yampi possui muitas funcionalidades para ajudar na construção de uma loja virtual de qualidade, como a possibilidade de integrar com softwares externos de maneira nativa ou através da API.
Confira como fazer com o que o ERP escolhido funcione na Yampi:
Verifique se o ERP escolhido possui integração nativa com a Yampi
Entre na sua conta Yampi e, no menu lateral esquerdo, selecione a opção Apps > ERP.
Integre através de webhooks
Se não houver uma integração nativa, o processo deve ser realizado através do menu de webhooks, conectando com a API da Yampi e do ERP escolhido. Para isso, entre no Painel da Yampi e clique em Configurações > Webhooks.
Os webhooks requerem um pouco mais de conhecimento em plataformas, mas temos tutoriais disponíveis na documentação oficial.
Vale mencionar que a integração pode variar dependendo do ERP que você está utilizando. Em alguns casos, pode ser necessário utilizar ferramentas adicionais de terceiros ou buscar suporte técnico especializado.