Quando a plataforma utilizada não supre mais as necessidades do seu e-commerce, talvez seja o momento de fazer uma migração de loja virtual.
Este processo não é difícil, mas possui etapas que devem ser cumpridas com atenção para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
Tem dúvidas sobre a migração de loja virtual e quer entender se essa é a melhor escolha ou o melhor momento para realizar essa troca?
Portanto, vamos explicar todos os detalhes e, também, criar um passo a passo ensinando como migrar o seu e-commerce para a Yampi 😉
O que é migração de loja virtual?
A migração de loja virtual consiste na mudança de plataforma que sustenta as operações do e-commerce.
Ou seja, quando alguém deseja migrar a loja virtual, significa que os produtos, identidade visual, base de dados e clientes atuais serão alocados em outra plataforma, como a Yampi, por exemplo.
Ao migrar a loja, o objetivo é melhorar as operações gerais do e-commerce, o que pode gerar algum desconforto aos clientes durante a transição. Por isso, a comunicação deve acompanhar cada etapa do processo.
Quando vale a pena migrar um e-commerce?
Migrar um e-commerce para outra plataforma de vendas online é uma decisão que gera trabalho e requer cuidado, tanto para que informações não se percam quanto para que o cliente não sinta tanto os impactos disso.
Mas existem sinais de alerta importantes que ajudam a entender quando está na hora de migrar.
Confira se você já percebeu algum desses sinais:
- A plataforma tem apresentado lentidão, especialmente em picos de acesso à loja virtual;
- O tempo de inatividade da loja virtual está se tornando frequente e por maiores períodos de tempo;
- Não foram fornecidas atualizações de segurança recentemente;
- Você enfrentou problemas de segurança, como ataques estilo phishing ou vazamento de dados de clientes;
- A plataforma atual tem uma escalabilidade (capacidade de crescer e acompanhar o seu negócio) limitada;
- A interface da plataforma não estiver mais alinhada com as suas expectativas;
- Os custos de manutenção da plataforma estão aumentando além do que a sua loja virtual consegue arcar;
- A plataforma não se integra bem com outras ferramentas importantes para a gestão do e-commerce;
- O serviço de atendimento e suporte ao cliente da plataforma não atende às expectativas sobre tempo e solução de problemas.
Se você marcou 3 ou mais itens, está na hora de considerar a migração do seu e-commerce para outra plataforma de loja virtual.
Precisa saber programação para fazer migração de loja?
A migração de loja virtual não requer conhecimentos avançados em programação.
Mas, sim, algumas etapas podem ser mais complicadas do que outras para lojistas que não tenham tanta experiência utilizando o gerenciador do e-commerce.
O único momento em que alguma lógica de programação pode ser utilizada é no ajuste de layout.
Na Yampi, por exemplo, contamos com um tipo de personalização que utiliza código CSS. Mas não é obrigatória e, de fato, recomendamos o uso apenas por profissionais com conhecimento na área, para evitar instabilidades na loja.
8 dicas para uma migração de loja virtual segura
Antes de iniciarmos o passo a passo da migração de loja virtual, vamos entender como fazer o processo de maneira segura.
Assim, detalhamos aqui as melhores práticas para antes, durante e após a migração da loja virtual.
Estipule os critérios para nova plataforma
Em primeiro lugar, é preciso estar claro qual ou quais são os motivos para trocar o e-commerce de plataforma.
Por exemplo: expansão do e-commerce, novos layouts, melhoria de segurança. Todos são motivos válidos e ajudam a entender os critérios da próxima plataforma.
Pesquisa sobre a plataforma escolhida
Com os critérios específicos, confira as opções disponíveis no mercado que atendam às necessidades que motivaram a migração de loja virtual.
Por exemplo, em pesquisas rápidas no Google ou YouTube, é possível encontrar resultados de usuários das plataformas de e-commerce compartilhando experiências e feedbacks.
Outra ideia é pesquisar sobre o desempenho da plataforma em sites especializados, como o Reclame Aqui.
Faça um backup de segurança da plataforma atual
Antes de iniciar a migração, faça um backup completo de todos os dados, incluindo banco de dados de clientes, arquivos e configurações.
Isso porque essa atitude permite que você restaure facilmente os dados em caso de problemas.
Mas lembre de armazenar os dados de maneira segura, para evitar qualquer tipo de vazamento.
Mantenha a plataforma atual ativa
Mesmo com todos os critérios atendidos pela nova plataforma de e-commerce, a utilizada atualmente deve ser mantida em atividade. Pelo menos até você finalizar tudo.
Isso porque o processo leva um tempo até ser finalizado e não ter o e-commerce em funcionamento durante a migração pode trazer consequências negativas para o lojista.
Além disso, a plataforma utilizada funciona como um segundo backup. Então, segure a vontade de derrubar tudo e mantenha em atividade!
Realize testes
Ao definir a nova plataforma que aceite a migração do e-commerce e cumpra com os requisitos escolhidos, faça testes.
Afinal, testar ajuda a identificar e corrigir problemas antes de colocar a loja no ar.
Verifique os requerimentos de segurança
Confira se a nova plataforma de e-commerce possui requisitos específicos de segurança, como a correta implementação de certificados SSL para garantir a comunicação segura entre o servidor e os usuários.
Execute auditorias de segurança antes e após a migração para garantir que todas as configurações e ajustes estejam de acordo com as melhores práticas de segurança.
🔒 Criamos uma coleção na nossa página de suporte para falar sobre todos os investimentos da Yampi na área de segurança. Confira aqui!
Crie um plano de comunicação
Desenvolva um plano para informar clientes sobre a migração, assegurando que todos estejam cientes de que qualquer período de inatividade é previsto, e indique os canais em que podem buscar ajuda em caso de problemas.
Dessa forma, vale criar um documento de FAQ em formato de publicação para redes sociais, ou em uma página no e-commerce atual, compartilhando as perguntas frequentes sobre a migração da loja.
Capacite a equipe de atendimento
Por fim, ao criar um plano de comunicação para informar aos clientes sobre a migração, lembre de priorizar a capacitação da equipe interna.
É o atendimento que vai ser o canal de comunicação mais efetivo entre a loja virtual e os clientes. Então, quem estiver neste papel precisa ser instruído da melhor maneira possível.
Agora podemos falar sobre a migração da loja virtual. A Yampi é uma plataforma que permite a migração de outros e-commerces para o sistema interno e é sobre isso que vamos falar a seguir.
Como migrar para a loja virtual Yampi passo a passo
Escolheu a Yampi como a sua nova plataforma de e-commerce? Parabéns, você fez uma ótima escolha 👏
Agora, vamos te ensinar, em 7 passos, como migrar a loja virtual para a Yampi:
1 – Cadastro de produtos
Na Yampi, você consegue importar produtos de 3 maneiras diferentes.
Importando produtos de outras plataformas
Se você utiliza Shopify, WooCommerce, Automágico, Bling ou Tiny, existe a opção de importar os produtos diretamente para a Yampi.
Para isso, é necessário integrar o Checkout Transparente da Yampi com a loja atual e seguir essas orientações.
⚠️ Ao integrar com a Shopify ou WooCommerce, nosso Checkout começará a aparecer na sua loja, substituindo o checkout atual. Além disso, a integração importará os seus produtos e categorias.
Cadastro manual de produtos
Também é possível cadastrar manualmente os seus produtos na plataforma, seguindo as etapas descritas neste artigo.
Mas não se esqueça de incluir as categorias, subcategorias e outros detalhes durante o processo.
Importação em massa com uso de planilha
Uma alternativa é cadastrar os produtos em massa através de uma planilha, conforme o tutorial abaixo.
⚠️ Não aceitamos planilhas de outras plataformas, apenas as da Yampi e que estejam no formato processável pela nossa plataforma.
Portanto, para importar a planilha de produtos:
- Acesse o seu painel da Yampi: “Produtos” → “+Novo produto”.
- Cadastre um produto de exemplo apenas.
- Selecione o produto → Clique em “Ações” → “Exportar produtos”.
- Preencha as informações na planilha conforme orientações fornecidas aqui.
- Salve a planilha e importe-a para a Yampi, clicando em “Produtos” → “Importar”. Pronto, os produtos estão criados.
Para configurar preços, peso e outros detalhes em massa, utilize a planilha de SKU e siga os mesmos passos.
⚠️ As informações de categorias, coleções, marca, selos e variações devem estar cadastradas antes do preenchimento da planilha.
Nossa equipe de suporte ensina a fazer o cadastro de produtos por planilha neste vídeo.
2 – Gateway e forma de pagamento
As afiliações são conexões entre a loja da Yampi e os gateways de pagamento.
Para configurar na sua loja:
- Acesse o seu painel da Yampi: “Checkout”→ “Pagamento”.
No plano Basic, possuímos 5 gateways de pagamentos. As quantidades e variações aumentam no plano Starter e Pro.
Veja mais detalhes nos dois artigos, desenvolvidos pelo time de suporte da Yampi:
📝 Gateways e adquirentes de pagamento
3 – Logística e entrega
A logística e os meios de entrega são o que vão garantir que o produto chegue ao cliente final no prazo estipulado e por um preço acessível.
Na Yampi, para configurar os tipos de entrega:
- Acesse, no painel de administrador: “Apps”;
- Em “Categoria”, selecione “Logística”;
- Escolha as integrações disponíveis e defina o parceiro de entregas para a sua loja virtual.
Atualmente, contamos com integração com o sistema dos Correios, Frenet, Intelipost, Manda Bem e Melhor Envio. Com o Rastreio.net, é possível apenas monitorar o envio do pedido através do código.
4 – Personalização
A personalização da loja virtual é o que vai fazer com que a nova plataforma siga a identidade visual da marca, do jeito que foi construído anteriormente.
Para isso, ao abrir a loja virtual na Yampi:
- Escolha o template em “Loja virtual” → “Temas”.
Temos 7 versões de temas gratuitos para e-commerce, com detalhes e layouts que se encaixam em vários tipos de negócios.
Conheça todos os detalhes dos temas Yampi neste artigo.
5 – Domínio
O domínio da loja virtual é o que compõe a URL do e-commerce. Normalmente, é o nome da loja e algum tipo de variação.
Ao migrar de plataforma, você com certeza quer manter a URL conquistada anteriormente. Até mesmo para não perder a parcela de clientes que acessa diretamente pesquisando o nome.
Para isso, é necessário ativar o domínio próprio na Yampi e fazer apontamentos DNS para a nova loja.
Os apontamentos DNS são processos que associam um domínio (URL) a um protocolo de internet (IP), fazendo com que o usuário que está pesquisando determinada URL seja direcionado ao servidor correto.
⚙️ Nessa etapa, recomendamos que entre em contato com o nosso time de suporte para receber auxílio adequado.
6 – Pixel e códigos externos
Os pixels são pequenas linhas de código que conectam a loja virtual às principais plataformas de redes sociais, como TikTok e Facebook.
Com os pixels, é possível acompanhar as conversões e demais dados de acesso que vêm diretamente das plataformas.
Para configurar:
- Acesse o menu “Marketing” → “Pixels”;
- Clique em “Novo pixel”;
- Selecione o provedor e finalize.
A Yampi tem suporte ao pixel de redes sociais como Facebook, Kwai, Pinterest e TikTok, mas também para outras plataformas de marketing, como Google Ads, Taboola e Outbrain.
7 – Redirecionamento
Os redirecionamentos ajudam a manter as indexações que a sua loja virtual conquistou nos motores de busca ao longo do tempo.
As indexações são os resultados de URLs que aparecem no Google, por exemplo, ao pesquisar pelo nome da loja virtual.
Como a migração impacta na mudança de para onde a URL irá apontar, o redirecionamento 301 ajuda a indicar o link correto para o motor de busca, sem prejudicar o alcance do e-commerce.
Para configurar os redirecionamentos:
- Acesse “Configurações” → “Redirect 301”;
- Clique em “Novo redirecionamento”;
- Coloque a URL antiga no primeiro espaço e a URL nova no segundo espaço.
Utilize o Redirect 301 para as páginas da plataforma antiga de e-commerce de produtos, categorias, promocional, entre outras, e indique, na URL nova, para onde esses links devem ser direcionados – já com as URLs da nova plataforma.
Essa é uma etapa que deve ser executada ao final da configuração do novo e-commerce.
⚙️ Sabemos que é muita informação, mas estamos aqui para ajudar. Você pode solicitar o apoio da equipe de suporte da Yampi através do botão flutuante, localizado no lado direito inferior da página.
Ou, então, envie seu pedido de suporte através do e-mail: [email protected].
Plataforma de e-commerce grátis e completa? Essa é a Yampi
Com o Checkout que mais converte no Brasil, temas gratuitos para personalização e integração com vários sistemas diferentes de marketing, logística e gestão, a Yampi é a melhor opção para migrar a sua loja virtual.
A loja virtual é gratuita e os planos de manutenção foram pensados para que lojistas de vários tamanhos possam vender tranquilos e pagar taxas justas por isso.
Aliás, os planos da Yampi acompanham as fases do seu negócio: Basic para quem está começando, Starter para quem está em fase de crescimento e Pro para quem está em acelerada expansão.
Conte com um suporte humanizado e disponível para solucionar possíveis problemas de maneira rápida e efetiva, via chat em tempo real ou e-mail.
A migração de loja virtual consiste na mudança de plataforma que sustenta as operações do e-commerce. Ou seja, quando alguém deseja migrar a loja virtual, significa que os produtos, identidade visual, base de dados e clientes atuais serão alocados em outra plataforma.
Se a sua loja apresenta 3 ou mais itens abaixo, é sinal de que deve migrar seu e-commerce:
A plataforma tem apresentado lentidão, especialmente em picos de acesso à loja virtual;
O tempo de inatividade da loja virtual está se tornando frequente e por maiores períodos de tempo;
Não foram fornecidas atualizações de segurança recentemente;
Você enfrentou problemas de segurança, como ataques estilo phishing ou vazamento de dados de clientes;
A plataforma atual tem uma escalabilidade (capacidade de crescer e acompanhar o seu negócio) limitada;
A interface da plataforma não estiver mais alinhada com as suas expectativas.
Os custos de manutenção da plataforma estão aumentando além do que a sua loja virtual consegue arcar;
A plataforma não se integra bem com outras ferramentas importantes para a gestão do e-commerce;
O serviço de atendimento e suporte ao cliente da plataforma não atende às expectativas sobre tempo e solução de problemas.
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