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Blog » Gestão » Taxa de conversão no e-commerce: veja como calcular e aumentar

Taxa de conversão no e-commerce: veja como calcular e aumentar

Marina Montenegro 18/01/2025 7 min de leitura
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A taxa de conversão no e-commerce é um dos principais indicadores para ficar de olho: é ela quem diz se o seu negócio está indo de vento em popa ou se é preciso tomar atitudes para corrigir problemas. 

Entenda o que é a taxa de conversão, como calcular e, principalmente, descubra dicas e estratégias para aumentar esse número e decolar o faturamento da sua loja virtual 🚀 

  • O que é taxa de conversão?
  • Como calcular taxa de conversão no e-commerce
  • Benefícios de calcular e monitorar a taxa de conversão no e-commerce
  • O que é considerado uma boa taxa de conversão?
  • Como analisar a sua taxa de conversão?
  • 6 estratégias para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual
  • 13 erros comuns que diminuem sua taxa de conversão
  • Acompanhe a taxa de conversão do seu checkout 

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica utilizada para analisar se as estratégias pensadas estão surtindo efeito. Em outras palavras, é qualquer ação desejada que o lead, público-alvo ou cliente realize. 

Pode ser o download de um material, o clique em um anúncio, a inscrição em um formulário, o cadastro em algum evento ou colocar um item no carrinho de compras. 

Portanto, a taxa de conversão é um dos indicadores mais importantes para monitorar no seu negócio, uma vez que é ele que indica o desempenho das vendas da sua loja virtual e a eficiência de campanhas de marketing. 

Como calcular taxa de conversão no e-commerce

A taxa de conversão é a proporção entre pessoas impactadas com a sua estratégia e pessoas que realizaram a ação que você desejava. Por exemplo, digamos que 1000 pessoas entraram na sua loja virtual, mas apenas 300 realizaram uma compra: isso significa que a sua taxa de conversão é de 30%. 

O cálculo para a taxa de conversão fica assim: 

Pessoas que concretizaram a compra)/Pessoas que visitaram o site *100 = Taxa de conversão 

Em outras palavras, é só dividir o número de visitantes pelo número de conversões e, ao final, multiplicar por 100. Viu como é simples?

Saber calcular a taxa de conversão é essencial para compreender, principalmente, como melhorar – afinal, quanto mais conversões, mais vendas para a sua loja virtual. 

Leia também: Como fazer vendas online? 

Benefícios de calcular e monitorar a taxa de conversão no e-commerce

O grande benefício de calcular e, principalmente, monitorar essa métrica é justamente o acompanhamento dos resultados do seu negócio. Já pensou se a sua taxa de conversão despenca e você não sabe onde está o problema? E o pior: muito menos quando começou a cair?

A partir do cálculo da taxa de conversão é possível traçar estratégias mais certeiras para aumentar as vendas, diminuir carrinhos abandonados e até aumentar a fidelização de clientes. Isso porque em qualquer mínimo desvio, você pode corrigir rotas e tomar atitudes para reverter o cenário.

E não estamos falando só nas conversões relacionadas a vendas! Uma das taxas mais importantes que você deve ficar de olho está relacionada às conversões dos seus anúncios de mídia paga – aqueles que você utiliza para atrair mais visitantes para o seu site. 

Quando você calcula e monitora esse número, fica mais fácil criar campanhas que atraiam o público certo e que não sejam um desperdício de dinheiro. 

🎓Quer aprender mais sobre anúncios para e-commerce? Confira:

Yampi Academy - Google Ads para e-commerce (Aula 3)

O que é considerado uma boa taxa de conversão?

Você deve estar se perguntando: então qual a taxa de conversão que minha loja virtual deve atingir? Bom, a resposta para essa pergunta é um pouco mais complexa. 

Isso porque a taxa de conversão depende muito do segmento em que você atua. Em alguns, a alta competitividade pode colocar esse número lá embaixo, enquanto outros nichos de mercado, por exemplo, são sazonais e podem ter altas taxas por um período e despencarem em outros. 

Portanto, para definir uma boa taxa de conversão para a sua loja virtual, é preciso fazer contas. Você deve se perguntar: qual a taxa de conversão ideal para eu atingir X em faturamento? A partir disso, é possível estipular um número que você considera como bom para o seu negócio. 

E qual a taxa de conversão média no e-commerce brasileiro?

De acordo com uma pesquisa do IRP E-commerce, a taxa média de conversão no e-commerce mundial é de 1,95%. Não, você não leu o número errado: apesar de parecer baixo, isso não significa um baixo faturamento. 

No Brasil, a taxa de conversão no comércio eletrônico é de 1,92%, de acordo com Experian Hitwise. Vale lembrar que este valor leva em consideração todos os segmentos, e por isso pode variar a depender do nicho de mercado. 

A taxa de conversão também é sensível aos dispositivos utilizados para realizar a compra. Celulares e tablets, por exemplo, apresentam uma taxa menor, mas que vem crescendo gradativamente com a mudança de comportamento dos consumidores. 

Por isso é tão importante estar atento à experiência do consumidor também em dispositivos móveis. 

Leia também: Tendências do e-commerce para 2023

Como analisar a sua taxa de conversão?

A importância de calcular e monitorar a taxa de conversão exige que a sua análise não seja complexa: é preciso que essa atividade seja simples e prática para facilitar a tomada de decisão. 

Na Yampi, por exemplo, os lojistas têm acesso a uma funcionalidade exclusiva, e fundamental para fazer o negócio crescer: um painel de visualização da taxa de conversão do checkout por etapas. 

Isso significa que desde o início da compra até a criação do pedido, o lojista da Yampi tem acesso a dados que permitem monitorar e entender melhor o comportamento dos compradores. 

A taxa de conversão revela muito sobre a experiência do consumidor durante a sua jornada de compra. Por isso não basta olhar apenas para o número final, é preciso, também, acompanhar essa taxa durante diferentes etapas e momentos do processo de compra

Karoline Walczak, Product Manager na Yampi

A funcionalidade já está disponível na nova Visão Geral, dentro do Painel da Yampi, e exibe:

  • A conversão de acessos ao checkout e de pedidos criados (primeira e última etapa do funil);
  • As etapas e comparações nos diferentes momentos da jornada de compra: acesso ao checkout, dados pessoais, entrega, pagamento e criação do pedido.
Taxa de conversão e-commerce

6 estratégias para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual

Mais do que indicar os resultados das vendas, a taxa de conversão também aponta ruídos na experiência do consumidor com a sua loja virtual. Por isso, é preciso estar sempre de olho em oportunidades para aumentar esse número.

É verdade, não é uma tarefa fácil, mas com algumas estratégias é possível aumentar as vendas, diminuir o abandono de carrinhos e garantir maiores faturamentos. Veja algumas dicas para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual:

Crie descrições detalhadas dos produtos

Nada de escrever um texto chato e sem graça: a descrição do produto serve para encantar os consumidores, despertar desejo e mostrar os benefícios daquela compra. Detalhe as características do item e tire as dúvidas que poderiam surgir.

Além disso, uma boa descrição de produtos te ajuda em outro quesito: no SEO (Search Engine Optimization) da sua loja virtual. 

💡Quer ajuda para criar descrições incríveis para os seus produtos? Dá o play:

Yampi Academy - Copy para descrição de produtos (Aula 4)

Coloque avaliações dos produtos

As provas sociais são ótimas formas de aumentar a taxa de conversão. Isso porque elas influenciam a decisão de compradores em potencial. Fotos, vídeos, comentários e até estrelas atribuídas ao produto por outros clientes podem ser decisivos para que um visitante da sua loja se convença de que o item realmente tem valor agregado.

Na Loja Virtual da Yampi é possível inserir avaliações tanto na página de produto, quanto no próprio checkout. Além disso, elas podem vir com fotos, vídeos, estrelas e o lojista aprova todas antes de colocar no ar. Uma das grandes vantagens desse recurso é a possibilidade de enviar e-mails automáticos para coletar essas opiniões. 

Simplifique o checkout

A etapa do checkout é uma das mais delicadas e deve ser otimizada para evitar desistências e abandonos de carrinhos. Neste momento, o cliente precisa inserir dados sensíveis, como nome, CPF e informações do cartão de crédito, por exemplo. Para garantir que eles finalizem a compra, uma dica é simplificar ao máximo o seu checkout. 

Utilizar um Checkout Transparente como o da Yampi, por exemplo, é uma boa alternativa, já que ele reúne todas as etapas do pagamento em um único lugar, dentro da sua loja. Isso passa mais credibilidade e segurança para os clientes e aumenta as taxas de conversão da sua loja virtual. 

Recupere carrinhos abandonados

Eles fazem parte de ter uma loja virtual: um levantamento da Opinion Box revelou que 78% dos consumidores desistem de uma compra online. Se não tem como se livrar deles, o que você pode fazer é criar estratégias para recuperar carrinhos abandonados.

Na Yampi, por exemplo, é possível enviar e-mails e mensagens de texto automáticas para clientes que deixaram itens no carrinho. Além disso, você visualiza o histórico de contatos e pode até criar cupons de desconto específicos para quem abandonou uma compra. 

Invista no atendimento ao cliente

Além de contar com diferentes canais de comunicação com o cliente, como chats, e-mail, telefone, redes sociais e aplicativos de mensagem, é fundamental oferecer também um suporte atencioso. Treine sua equipe de atendimento ao cliente e esteja sempre disponível para tirar dúvidas e resolver problemas. 

Um bom atendimento pode não só aumentar sua taxa de conversão, como também fidelizar clientes, aumentar o ticket médio e gerar feedbacks positivos sobre a sua marca. 

Leia também: 7 estratégias para tornar seu e-commerce omnichannel

Monitore o seu desempenho

Uma das principais estratégias para aumentar a taxa de conversão é monitorar o desempenho do seu site. Para isso, vale apostar em ferramentas que ofereçam dados e informações para compreender melhor o comportamento dos usuários na sua loja virtual. 

O Google Analytics, Mixpanel e os próprios recursos de gestão da Yampi são bons exemplos de ótimas ferramentas para compreender melhor a conversão do seu e-commerce. 

13 erros comuns que diminuem sua taxa de conversão

A principal forma de aumentar a conversão do seu e-commerce é saber exatamente o que está prejudicando este número. Será que o layout da sua loja está confuso para o usuário? Será que o checkout tem muitas etapas para serem preenchidas? 

Para te ajudar a não cometer erros que podem diminuir a sua conversão, vamos listar aqui os principais motivos que afastam os clientes:

  1. Produtos sem fotos;
  2. O site não se adapta à navegação no celular;
  3. Dificuldade de encontrar produtos na loja;
  4. Falta de canais de atendimento;
  5. Valor mínimo de compra;
  6. Prazo de entrega muito longo;
  7. Checkout com muitas etapas;
  8. Falta de confiança na marca;
  9. Custos adicionais na finalização do pedido;
  10. Poucas opções de formas de pagamento;
  11. Dificuldade de rastrear pedido;
  12. Não ter política de troca e devolução
  13. Frete muito caro.

Acompanhe a taxa de conversão do seu checkout 

A taxa de conversão é um dos indicadores mais importantes de um e-commerce: através de um acompanhamento frequente desta métrica, é possível compreender melhor como vender mais e fidelizar clientes. 

Na Yampi, além de ter acesso a sua taxa de conversão durante diferentes etapas do checkout, você ainda pode visualizar as principais métricas para gestão do seu e-commerce. 

Botão para saber mais sobre os recursos de gestão da Yampi
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