Entre Yampi ou Shopify, a Yampi oferece melhor equilíbrio entre custo, autonomia e conversão. A Shopify, mesmo sendo uma referência global, exige mensalidade fixa em moeda estrangeira e, em muitos casos, complementos pagos para atingir as mesmas funcionalidades que a Yampi entrega desde o plano Basic.
A escolha da plataforma de e-commerce ideal sempre gera dúvidas, principalmente quando o mercado conta com opções completas como a Yampi e a Shopify.
Cada plataforma possui funcionalidades similares, que atendem às necessidades de personalização, vendas e gestão, mas variam em termos de custos e atendimento.
Portanto, para escolher qual das duas é a melhor, desenvolvemos um comparativo abordando os principais pontos envolvendo pagamentos, personalização e atendimento.
Acompanhe para entender quais são os pontos-chave de diferença entre Yampi e Shopify e qual delas é a melhor opção para o seu e-commerce.
O que é a Yampi
A Yampi é uma plataforma brasileira de e-commerce prática e intuitiva, que já foi responsável por impactar mais de 170 mil lojas construídas dentro do sistema. Desenvolvida no Brasil para o público brasileiro, conta com suporte em português e foco em conversão do consumidor nacional.
Desde 2011, oferece ferramentas para quem deseja vender online, em loja própria com estoque ou dropshipping, e trabalha em atualizações constantes para suprir as necessidades dos lojistas, como novos recursos, integrações e melhorias de desempenho.
Com um plano sem mensalidade (plano Basic) para iniciantes e opções avançadas para quem já precisa escalar o volume de vendas, a Yampi se adapta a qualquer fase do negócio e cresce junto com o e-commerce brasileiro.
O que é a Shopify
Assim como a Yampi, a Shopify também é uma plataforma de e-commerce, e uma das mais populares a nível mundial.
Foi criada no Canadá em 2006, e permite ao lojista montar, hospedar e gerenciar lojas virtuais por meio de assinaturas mensais.
Ela oferece temas prontos, gateway próprio de pagamentos, um marketplace de apps e, mais recentemente, recursos de inteligência artificial, como o AI Store Builder.
Comparativo entre Yampi e Shopify
Tanto a Yampi quanto a Shopify possuem recursos completos para criação e gerenciamento de lojas virtuais, e com certeza são ótimas opções para quem deseja empreender online.
As diferenças estão em cada um dos processos dentro das plataformas, que são voltados para diferentes públicos.
Por isso, vamos explicar com mais detalhes a seguir.
Planos e taxas
Os planos e taxas envolvem as cobranças realizadas pelas plataformas para sustentação da loja virtual.
- Yampi: conta com o plano Basic gratuito, sem mensalidade, com taxa única de 2,5% por pedido pago e produtos ilimitados. Planos Starter e Pro acrescentam funcionalidades premium e redução de taxa para lojistas com maior faturamento.
- Shopify: plano Basic a US$39,00 por mês, e demais planos podem chegar a até US$2.300 por mês. Cobrança em dólar ou euro, além das tarifas de IOF embutidas. Para quem não usa Shopify Payments, cobra uma “transaction fee” extra.
Recursos nativos
Os recursos nativos fazem parte das programação das plataformas e estão disponíveis em todas as lojas virtuais, sem custo adicional.
- Yampi: conta com Checkout Transparente já integrado em todos os planos, Order Bump, Upsell One Click, histórico de carrinhos abandonados (45 dias no Basic) e relatórios em tempo real.
- Shopify: editor de loja, relatórios básicos e AI Store Builder, funcionalidade de inteligência artificial que cria páginas completas a partir de palavras-chave.
Temas
Os temas para loja virtual permitem a personalização a partir de modelos prontos e responsivos.
- Yampi: possui uma coleção com diversos temas gratuitos e personalizáveis, com editor visual, troca de cores, fontes e banners sem necessidade de acessar o código-fonte.
- Shopify: conta com 12 temas gratuitos e mais de 100 pagos na loja de temas.
Painel do lojista
O painel do lojista possui as configurações necessárias e dados em tempo real para acompanhar o desempenho da loja virtual.
- Yampi: painel intuitivo e completo em português, com métricas em tempo real e configurações guiadas passo a passo. Relatórios completos desde o plano Basic.
- Shopify: dashboard original em inglês, mas possui opção de alterar o idioma para português. Para relatórios mais completos sobre a loja virtual, é necessário contratar planos avançados.
Cadastro de produtos
O cadastro de produtos permite ao lojista incluir as variedades disponíveis para os clientes.
- Yampi: cadastro ilimitado de produtos, com upload em massa via planilha ou integrações de terceiros, sem limite de quantidade ou variações, independente do plano escolhido.
- Shopify: também permite o cadastro de produtos por planilha e conta com um editor por lote. Ao atingir 50.000 variantes de produtos, a loja fica limitada ao upload de 1.000 variantes por dia, o que não ocorre em planos avançados.
Checkout transparente
O checkout é a página de finalização de compras, precisa ser transparente para garantir maior segurança e evitar redirecionamentos.
- Yampi: Checkout Transparente integrado em todas as lojas virtuais, em página única, sem redirecionamento. Permite uso de Pix, cartão e boleto e conta com a Retentativa Transparente. É integrável em lojas construídas com a Shopify.
- Shopify: checkout hospedado no domínio shopify.com; redirecionamento opcional para a Shopify Payments, solução de pagamentos própria exclusiva para lojistas com qualificação na plataforma. Conta com os principais meios de pagamento disponíveis.
Gateways de pagamento
Gateways de pagamento permitem a conexão da loja com sistemas de pagamentos e instituições financeiras.
- Yampi: conta com 6 das principais opções do mercado disponíveis desde o plano Basic, como o Mercado Pago e o PagBank. A partir do plano Starter e Pro, são incluídas mais 9 opções, incluindo Cielo e Getnet.
- Shopify: conta com 100 opções de gateways disponíveis para o público brasileiro, além da função Shopify Payments para lojistas qualificados.
Dropshipping
Dropshipping é um modelo popular de comércio para quem não deseja ter um estoque físico mas quer vender na internet.
- Yampi: a Yampi foi criada como uma solução de dropshipping, por isso conta com integrações nativas e ferramentas de automação brasileiras, além da possibilidade de incluir mais integrações para dropshipping a partir da loja de aplicativo.
- Shopify: conta com integrações disponíveis com os principais provedores de drop do mundo, mas algumas integrações demandam um custo extra na assinatura mensal.
Loja de aplicativos
A loja de aplicativos conta com opções que ampliam as funções do e-commerce.
- Yampi: loja com mais de 100 aplicativos, em áreas como marketing, ERP, logística, suporte, com algumas opções gratuitas.
- Shopify: mais de 8.000 aplicativos disponíveis para lojas virtuais em diferentes áreas, muitas com custo extra em dólar.
Suporte e atendimento
Sobre os canais de atendimento e suporte ao lojista disponíveis
- Yampi: atendimento humanizado totalmente em português, com auxílio ao vivo através do chat disponível em todas as páginas. Também é possível entrar em contato através do e-mail [email protected]. É um dos pontos mais fortes da Yampi, com um tempo de primeira resposta de até 30 segundos.
- Shopify: chat disponível 24 horas através de bot, mas possui atendimento humanizado em horário comercial. Conta com suporte em português tanto via chat quanto e-mail, mas com maior tempo de espera.
Personalização de loja
Permite o uso de funções disponíveis nos modelos de loja virtual para construir visuais únicos e alinhados com a identidade visual do negócio.
- Yampi: conta com um editor visual prático e intuitivo, além de modelos de loja personalizáveis até na página de Checkout Transparente. A edição por código não é necessária, mas é permitida dentro do sistema da Yampi.
- Shopify: os temas disponíveis são bastante personalizáveis e também permite a gestão através de código para modificações.
Suporte para migração de site
O suporte para migração auxilia os lojistas a levarem as operações para outra plataforma, com o menor impacto possível para clientes e tráfego em geral.
- Yampi: possui uma série de tutoriais gratuitos para ensinar sobre como migrar para a Yampi, além de permitir o upload de planilhas de informações e pedidos diretamente na plataforma. O time de suporte também está disponível desde o plano gratuito para auxiliar no processo de migração e tornar tudo mais simplificado.
- Shopify: conta com assistente de importação para planilhas de dados e produtos de outras plataformas, com suporte disponível para sanar dúvidas. É possível contratar um Parceiro da Shopify para criar uma solução personalizada de migração.
Qual é a melhor plataforma: Yampi ou Shopify?
Como vimos, ambas plataformas possuem tudo o que é necessário para criar uma loja virtual e faturar mais na internet. Ou seja, o que muda é o custo para o lojista.
A Shopify, por ser uma opção internacional, possui planos com mensalidades que são cobradas em dólar, uma moeda com custo muito elevado para quem opera em real, com dependência das variações cambiais e impostos.
Além disso, quase todas as funcionalidades extras, incluindo novos temas, são pagas ou estão disponíveis em planos mais avançados, que custam mais caro e tornam o lojista dependente das variações cambiais – o que gera mais um custo extra para o caixa da loja virtual.
Enquanto a Yampi é pensada e desenvolvida totalmente para o público brasileiro. Desde o plano Basic, o plano gratuito da Yampi, a loja virtual já possui todas as funcionalidades necessárias para alavancar as vendas, com complementos disponíveis nos planos Starter e Pro.
O Checkout Transparente da Yampi ainda permite a integração em lojas construídas com a Shopify. Então, mesmo que a opção seja seguir com a plataforma, é possível diminuir taxas e custos de gerenciamento de vendas integrando o nosso Checkout.
Em resumo: se você busca praticidade, melhor relação custo-benefício, uma loja completa desde o plano gratuito e mais saúde para o caixa da sua loja virtual, escolha a Yampi.
Crie a loja que você sempre quis com a Yampi
Conte com a Yampi para ter uma loja completa, personalizada e única, sem custos extras ou surpresas na manutenção.
Desde o plano gratuito, você já possui tudo o que precisa para vender mais, incluindo o Checkout Transparente que mais converte no Brasil.
Portanto, se já utiliza outra solução e deseja migrar, estamos aqui para ajudar: conte com a nossa equipe de suporte totalmente em português para solucionar as principais dúvidas na hora de trazer o seu negócio para a Yampi.
Criamos uma plataforma pensada para o público empreendedor brasileiro, e queremos ver o seu negócio decolar.
A Yampi é uma plataforma brasileira de e-commerce prática e intuitiva, que já foi responsável por impactar mais de 170 mil lojas construídas dentro do sistema. Desenvolvida no Brasil para o público brasileiro, conta com suporte em português e foco em conversão do consumidor nacional.
Se você busca praticidade, melhor relação custo-benefício, uma loja completa desde o plano gratuito e mais saúde para o caixa da sua loja virtual, escolha a Yampi.