10 dicas de como recuperar e evitar carrinho abandonado no seu e-commerce

Tamiris R. Lima 21/07/2023 9 min de leitura
Carrinhos abandonados no e-commerce

A taxa de carrinho abandonado preocupa muitos vendedores do e-commerce. E com justificativa, considerando que essa taxa chegou a 69,82% mundialmente em 2021, segundo uma pesquisa da Statista.

Mas calma! Assim como existe uma série de motivos que levam as pessoas a adicionar itens ao carrinho e depois desistirem da compra, também há formas de evitar que isso aconteça e recuperar vendas perdidas.

É o que vamos te mostrar no artigo de hoje. Continue lendo para descobrir:

O que é carrinho abandonado, afinal?

Quando um visitante coloca itens no carrinho, mas não prossegue para realizar o pagamento e finalizar o pedido, podemos dizer que isto é um abandono de carrinho. Em outras palavras, o carrinho abandonado é uma situação de desistência de compra durante a navegação em um site. 

Um estudo da Baymard destacou que cerca de 70% dos consumidores desiste de uma compra online. Esse número pode parecer alto, mas os carrinhos abandonados são muito comuns no e-commerce.

Isso porque os motivos para o abandono de carrinhos são diversos, que vão desde uma experiência de compra ruim até um checkout complexo e com muitas etapas. 

Esses são alguns exemplos de pessoas que realmente pretendem adquirir um item mas desistem no meio do caminho, mas existem diversos outros.  Entenda os motivos por trás dos carrinhos abandonados no e-commerce 👇

Por que as pessoas abandonam o carrinho?

Como dissemos, há diferentes razões que podem levar uma pessoa a desistir de uma compra online, mesmo depois de já ter adicionado produtos ao carrinho.

A boa notícia é que as principais razões estão relacionadas à experiência que seus clientes têm na sua loja. Ou seja, são coisas que você pode – e deve – melhorar para garantir mais vendas. Vamos a elas?

Fluxos complexos e demorados

Você pode até ter conquistado um cliente em potencial oferecendo o produto que ele procurava. As fotos e vídeos chamativos, somados a uma boa descrição, fizeram com que ele adicionasse o item ao carrinho.

Mas se na hora de finalizar a compra, essa pessoa se deparar com um fluxo muito difícil, cheio de etapas e dados para preencher, sua vontade de chegar até o final pode ser abalada.

Lembre que consumidores online tendem a ser imediatistas, já que a maior parte das coisas na internet é instantânea, demandando apenas um clique. Isso significa que qualquer processo que pareça complexo demais pode os afastar.

Poucas opções de pagamento

Imagine que o consumidor não só gostou do produto que adicionou ao carrinho como está disposto a finalizar a compra na mesma hora. Mas, quando chega ao checkout, não encontra o método de pagamento de sua preferência.

Nesses casos, as chances de desistência são muito grandes, já que a pessoa pode não estar disposta ou não ter como efetuar a compra de outra forma. Sua alternativa, então, vai ser buscar por outra loja virtual.

Site que não parece seguro

Um dos grandes medos dos consumidores em geral é ser vítima de um golpe pela internet, como acontece quando empresas de fachada vendem produtos fictícios e não fazem a entrega.

Por isso, se a sua loja não conta com selos e avisos de segurança, além de um checkout transparente que permita a finalização do pagamento dentro da própria loja, pode ser que a desconfiança dos consumidores leve à desistência da compra.

Frete muito caro

E por último, algo que contribui muito para aumentar a taxa de carrinhos abandonados: o frete caro. Às vezes, custando mais caro do que o próprio produto.

Os consumidores veem nesse valor uma espécie de “custo escondido”, ainda mais quando só é revelado na hora do checkout. Isso causa frustração e faz com que eles desistam na mesma hora da compra.

Leia também: 6 dicas para ter frete mais barato na sua loja virtual

Cálculo da taxa de abandono 

Antes de saber como reverter esse cenário, primeiro você precisa compreender qual a taxa de abandono de carrinho da sua loja virtual. Este indicador revela a porcentagem de clientes que adicionaram itens ao carrinho de compras para não finalizaram o pagamento.

Ou seja: através deste cálculo é possível saber a taxa de clientes em potencial que estão escapando da sua loja. A conta é simples:

Taxa de abandono de carrinho = número total de pedidos pagos/número de carrinhos criados

Para transformar isso em porcentagem, é só subtrair o total de 1 e multiplicar por 100. 

Qual é a taxa de carrinho abandonado considerada “normal”? 

Um estudo da Baymard  apontou que a taxa média universal de carrinho abandonado é de quase 70% no e-commerce – ou seja, o ideal é se manter abaixo desse valor. 

Claro, isso é na teoria: você precisa olhar para outros aspectos da sua loja virtual, como a sua taxa de conversão, número de pedidos e total de visitantes. Quanto menor for a taxa de abandono de carrinho, melhor para o seu negócio, pois significa que os clientes estão finalizando as compras. 

Para definir um valor ideal para a sua loja virtual, o primeiro passo é mapear como está a sua taxa atual, analisar os motivos para as desistências e traçar estratégias para diminuir esse número. 

10 dicas para recuperar e evitar carrinho abandonado

Saber quais são as causas mais comuns do carrinho abandonado é fundamental. Agora, precisamos empregar estratégias para contornar essas situações e garantir mais vendas.

A seguir, confira 10 dicas para evitar que as pessoas desistam da compra na sua loja e para recuperar carrinhos que foram abandonados.

1 – Use uma plataforma de loja virtual estável e segura

Essa é a primeira das estratégias por ser a mais importante, já que vai contribuir não apenas para diminuir sua taxa de carrinhos abandonados, mas também para que seu negócio como um todo tenha um bom desempenho.

Se o site da sua loja é estável (isto é, não fica caindo o tempo todo), carrega rápido e transmite segurança, isso com certeza vai agradar os visitantes e fazer com que eles se tornem clientes.

Na Yampi, por exemplo, você pode criar sua loja virtual com a tranquilidade de poder contar com um ambiente 100% seguro, com servidores estáveis e alta velocidade de carregamento.

2 – Aceite diferentes formas de pagamento

Para garantir que seus clientes vão sempre encontrar a forma de pagamento que desejam no checkout, o ideal é oferecer os métodos mais utilizados no e-commerce atualmente.

São eles: cartão de crédito e débito, boleto, transferências bancárias e o Pix, que vem se popularizando cada vez mais.

Inclusive, a Yampi foi pioneira em oferecer o Pix como forma de pagamento no checkout. Além disso, oferecemos integrações com os principais gateways do mercado. Você pode incluir quantos quiser, sem pagar nada a mais por isso.

🎓Aprenda o que é gateway de pagamento:

3 – Ofereça descontos exclusivos e frete grátis

Para incentivar os consumidores a tomarem a decisão de compra, oferecer descontos exclusivos é sempre uma boa opção.

Você também pode oferecer frete grátis em compras acima de um valor X, por exemplo, evitando o abandono e contribuindo para que as pessoas incluam mais itens ao carrinho.

Na Yampi, você tem a opção de oferecer produtos complementares com desconto na hora do checkout através do Order Bump, um recurso nativo que aumenta seu ticket médio.

🎥Aprenda como oferecer fretes mais baratos na sua loja:

4 – Envie mensagens de recuperação

Essa é uma estratégia muito utilizada no e-commerce e da qual você provavelmente já foi alvo. Lembra de ter desistido de uma compra e, um tempo depois, ter recebido um e-mail com um lembrete sobre ela? Pois então!

Ao abrir essa mensagem, a pessoa se depara novamente com o produto que a interessou, e você tem uma nova chance de convencer ela a finalizar a compra. Chance essa que aumenta se o lembrete vier com um desconto.

Mas enviar essas mensagens uma por uma, além de cansativo, toma muito tempo da sua gestão. É por isso que a Yampi oferece o envio automático de e-mails e SMS de recuperação, com modelos prontos que você pode alterar conforme achar melhor.

5 – Conte com um Checkout Transparente

Essa é uma dica de ouro para evitar carrinhos abandonados, já que o verdadeiro terror dos consumidores no e-commerce é ter que enfrentar processos de compra burocráticos demais. 

Sendo assim, poder contar com uma ferramenta que, além de personalizável, reduz o número de passos e pede apenas dados essenciais para a compra faz toda a diferença para aumentar suas vendas.

Isso é comprovado pelo Checkout Transparente da Yampi, que se tornou líder em vendas no Brasil e oferece diversos recursos sem cobrar taxas extras.

Para ficar ainda melhor, ele também sinaliza qual foi a última etapa do checkout que seus clientes preencheram antes de abandonarem o carrinho, o que te ajuda a direcionar estratégias mais assertivas para recuperação dessas vendas.

Banner para checkout transparente

6 – Tenha programas de fidelidade: 

Uma maneira simples e eficaz de diminuir os carrinhos abandonados na sua loja é através de programas de fidelidade, de vantagens ou de recompensas. Esse tipo de estratégia funciona como um gatilho mental de reciprocidade: o cliente se sente mais inclinado ao finalizar a compra ao perceber que terá benefícios ou vantagens. 

Além de diminuir o número de carrinhos abandonados, os programas de recompensas também auxiliam na fidelização de clientes. 

Existem empresas que oferecem descontos e brindes a partir de um certo número de compras, outras preferem um sistema de pontos ou milhas que podem ser trocados por produtos ou serviços. Vale avaliar o que faz mais sentido para os seus clientes e o que pode reverter o seu cenário de carrinhos abandonados. 

7 – Adicione uma lista de desejo

Um dos motivos que levam ao abandono de carrinho é que muitas pessoas utilizam essa funcionalidade como uma “lista de desejos”, para salvar aquilo que consideram interessante. Então, por que não adicionar esse recurso na sua loja virtual?

Assim, você não só diminui a taxa de abandono de carrinho, como também oferece uma experiência de compra personalizada, o que aumenta as chances de tornar o seu cliente recorrente. 

Leia também: Como tornar e manter um cliente recorrente?

8 – Faça remarketing nas mídias sociais

Use anúncios para recuperar aqueles clientes que se interessaram por produtos da sua loja, mas não finalizaram o pedido. Através do pixel, é possível criar campanhas de marketing certeiras e personalizadas, mostrando os itens deixados no carrinho e convidando o comprador para concluir a compra. 

O remarketing, inclusive, é uma estratégia essencial para recuperar os carrinhos abandonados: uma boa campanha desse tipo pode trazer até 50% mais vendas, de acordo com o Adwisely.

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9 – Utilize pop-ups de saída

Os pop-ups de saída são aquelas janelas que abrem automaticamente quando um usuário está prestes a sair do site. É uma excelente forma de chamar a atenção de um cliente que está perto de desistir de uma compra. 

Você pode usar esta ferramenta para destacar o valor agregado do produto, oferecer um desconto imperdível ou uma oferta especial para o cliente finalizar a compra. 

10 – Faça testes e otimize seu carrinho

Já pensou que às vezes a sua loja virtual não atinge as vendas planejadas porque o seu carrinho de compras não oferece uma boa experiência ao consumidor? Uma boa dica é realizar testes para conferir o que pode melhorar a conversão – talvez um botão de outra cor, uma melhor disposição dos itens, uma copy para vendas mais persuasiva…

Experimente diferentes versões e acompanhe as métricas do seu e-commerce para melhorar a sua taxa de abandono de carrinho. 

Dica extra: recupere carrinho abandonado com o app da Yampi

Quem tem uma Loja Virtual ou Checkout Transparente na Yampi também pode baixar o nosso aplicativo para gerenciar sua operação de qualquer lugar.

Com ele, você recebe notificações a cada nova venda, acompanha seus pedidos e os resultados do seu negócio.

Além disso, é possível habilitar a opção de receber notificações quando tiverem carrinhos abandonados na sua loja. Assim, você consegue enviar mensagens de recuperação para o WhatsApp de clientes pelo próprio app.

Leia também: Benefícios do App da Yampi para o seu e-commerce

3 dicas para uma excelente copy para recuperar carrinho abandonado 

Para fazer com que um cliente não desista da compra – ou retorne à ela – você precisa trabalhar bem o caráter persuasivo do seu texto, isto é, da sua copy de vendas. Por isso, uma dica importante para construir e-mails e mensagens instigantes é oferecer ofertas personalizadas e cupons de desconto que atraiam a atenção do cliente.

Destacar o valor das ofertas também é uma boa ideia, de forma a mostrar ao consumidor o que ele pode estar perdendo ao deixar o carrinho. Essa é uma excelente estratégia para clientes que estão em dúvidas se estão fazendo um bom negócio.  

O que nos leva à próxima dica! Utilizar gatilhos mentais de escassez (“só tem mais dez unidades”), de urgência (“essa promoção só vale até amanhã”) e de exclusividade (“essa oferta é só para clientes VIP”) são fundamentais para trazer de volta clientes. 

Como analisar os dados de abandono de carrinho?

O primeiro passo para recuperar e evitar carrinhos abandonados você já deu: ler este artigo e ficar por dentro de estratégias e dicas para reverter esse cenário. 

O segundo, é acompanhar e monitorar as métricas do seu e-commerce. Não só a taxa de carrinho abandonado, mas também as taxas de conversão e o número de visitantes que o seu site recebe. 

A partir do monitoramento dessas informações, é possível realizar testes para melhorar os resultados, descobrir pontos de atenção no seu e-commerce e planejar ações mais certeiras para melhorar a experiência dos usuários e aumentar as vendas. 

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Recupere seus carrinhos abandonados com a Yampi

Viu como diminuir sua taxa de carrinhos abandonados não é assim tão difícil? Basta saber quais são as estratégias e ferramentas certas para usar.

Inclusive, já tem mais de 200 mil pessoas aproveitando essas e muitas outras vantagens que a Yampi oferece. Que tal se juntar a elas nessa revolução?

E não deixe de acompanhar nossas postagens por aqui, para profissionalizar a gestão do seu negócio cada vez mais!

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Assinatura Tamiris Lima

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