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Blog » Marketing digital » Datas comerciais » Calendário comercial 2025: descubra as principais datas para o e-commerce

Calendário comercial 2025: descubra as principais datas para o e-commerce

Aurea Araujo 16/01/2025 6 min de leitura
calendário comercial
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Estar atento ao calendário comercial de 2025 é essencial: as datas sazonais representam grandes oportunidades de vendas e fortalecimento da marca. Eventos como o Dia do Consumidor, Black Friday, Natal e datas regionais ou temáticas permitem criar campanhas alinhadas ao comportamento de compra dos clientes, aumentando as chances de conversão.

Sua loja está preparada para aproveitar todas as oportunidades de vendas comemorativas do próximo ano? O planejamento do calendário comercial de 2025 começa hoje mesmo! 

Afinal, seguir um calendário de datas especiais para o e-commerce é mais do que antecipar feriados. Com a previsão em mãos, você ganha tempo para preparar a sua loja e vender muito mais.

Por isso, continue a leitura para entender todas as oportunidades do calendário comercial de 2025.

  • A importância das datas comemorativas para o e-commerce
  • Quais são as datas comemorativas comerciais de 2025?
  • 6 dicas para preparar seu e-commerce em datas sazonais

A importância das datas comemorativas para o e-commerce

Sim, os feriados são muito desejados em todo o país. Quem não finaliza o ano anterior pesquisando pelos feriados do ano seguinte, que atire a primeira pedra.

Para os gestores de e-commerce, as datas comemorativas e feriados são ainda mais aguardados! 

As datas comerciais do ano são oportunidades para vender ainda mais ao criar campanhas específicas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outros.

Só para você ter ideia, no Dia das Mães de 2024, o e-commerce teve um aumento de 11,8% nas vendas, quando comparado com o ano passado. 

Isso sem falar da Black Friday, um dos momentos mais esperados para o e-commerce. Pois é, em 2024, a data registrou um aumento de 20% em relação a 2023, de acordo com relatório da Yampi!

Aqui na Yampi, nossos lojistas registraram mais de R$31 milhões em pedidos, com uma surpreendente marca de 159 pedidos realizados por minuto. Impressionante, não é mesmo? 

Pois é, as datas comemorativas são ótimas oportunidades para vender mais e planejar com antecedência as ações de marketing. Mais do que isso: ao antecipar as ocasiões, é possível gerenciar estoque, criar estratégias de relacionamento e até mesmo realizar testes para saber o que vende mais ou menos. 

Nós sabemos bem o potencial que o calendário sazonal tem para aumentar as vendas do e-commerce. Por isso, confira a seguir os principais dias e datas para planejar o seu calendário de 2025 com a gente!

Quais são as datas comemorativas comerciais de 2025?

Então, vamos ao que interessa: as datas comemorativas de 2025.

Durante todos os meses do ano, temos possibilidades de datas comerciais que podem alavancar o faturamento da sua loja. Existem algumas ocasiões que funcionam mais para lojas com nichos específicos de atuação, mas outras, mais genéricas, podem ser exploradas por uma ampla gama de negócios digitais.

Para este levantamento, consideramos as principais datas para o comércio do próximo ano, dividindo as sessões mês a mês.

Datas comerciais de janeiro de 2025

  • 07/01 – Dia do Leitor
  • 21/01 – Dia Mundial da Religião
  • 30/01 – Dia da Saudade
  • 31/01 – Dia do Mágico

Datas comerciais de fevereiro de 2025

  • 02/02 – Dia de Iemanjá
  • 04/02 – Dia Mundial Contra o Câncer
  • 10/02 – Dia do Atleta Profissional
  • 14/02 – Valentine’s Day/Dia de São Valentim e Dia da Amizade
  • 19/02 – Dia do Esportista

❗ Vale lembrar que o Dia de São Valentim não é uma celebração tipicamente brasileira, mas que é aproveitada por vários segmentos de comércio por ter relação com o Dia dos Namorados no exterior.

Datas comerciais de março de 2025

  • 02/03 – Dia Nacional do Turismo
  • 04/03 – Carnaval
  • 05/03 – Quarta-Feira de Cinzas
  • 08/03 – Dia Internacional da Mulher
  • 14/03 – Dia do Vendedor de Livros
  • 15/03 – Dia do Consumidor
  • 17/03 – St. Patrick’s Day/Dia de São Patrício
  • 20/03 – Início do Outono
  • 21/03 – Dia Universal do Teatro
  • 27/03 – Dia do Circo
  • 31/03 – Dia da Saúde e Nutrição

❗ Assim como o Dia de São Valentim, o Dia de São Patrício não é oficialmente celebrado no país, mas é utilizado como um dia de homenagem ao santo padroeiro da Irlanda. Dessa forma, a data acabou se transformando no dia da cerveja e costuma ser explorada  por empresas do segmento de bebidas (não se esqueça da cor verde predominante no chopp e na cerveja 🍀).

Datas comerciais de abril de 2025

  • 01/04 – Dia da Mentira
  • 07/04 – Dia do Jornalismo
  • 13/04 – Dia do Beijo
  • 18/04 – Sexta-Feira Santa
  • 19/04 – Dia dos Povos Indígenas
  • 20/04 – Páscoa
  • 21/04 – Tiradentes
  • 22/04 – Descobrimento do Brasil
  • 23/04 – Dia Mundial do Livro
  • 28/04 – Dia do Frete Grátis e Dia da Sogra
  • 29/04 – Dia Internacional da Dança
  • 30/04 – Dia Nacional da Mulher

❗ O Dia do Frete Grátis é uma boa oportunidade de conquistar clientes com esse incentivo! Você ainda pode aliar com o Dia da Sogra, comemorado na mesma data, para sugerir presentes e produtos femininos.

Datas comerciais de maio de 2025

  • 01/05 – Dia do Trabalho e Dia da Literatura Brasileira
  • 03/05 – Dia do Sertanejo
  • 07/05 – Dia do Silêncio
  • 11/05 – Dia das Mães
  • 14/05 – Dia Internacional Contra a Homofobia
  • 28/05 – Dia Mundial do Hambúrguer

Datas comerciais de junho de 2025

  • 05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente
  • 08/06 – Dia Mundial dos Oceanos
  • 10/06 – Dia da Língua Portuguesa
  • 12/06 – Dia dos Namorados
  • 13/06 – Dia de Santo Antônio
  • 19/06 – Corpus Christi
  • 20/06 – Dia do Revendedor e Início do inverno
  • 24/06 – Dia de São João
  • 28/06 – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+

Datas comerciais de julho de 2025

  • 07/07 – Dia Mundial do Chocolate
  • 10/07 – Dia da Pizza
  • 13/07 – Dia do Rock
  • 15/07 – Dia dos Homens
  • 19/07 – Dia Nacional do Futebol
  • 20/07 – Dia do Amigo e Internacional da Amizade
  • 26/07 – Dia dos Avós

❗ O mês de julho, apesar de não ter feriados, tem diversas datas que fazem parte da cultura popular brasileira e podem ser exploradas por lojas de diversos segmentos.

Datas comerciais de agosto de 2025

  • 05/08 – Dia Nacional da Saúde
  • 10/08 – Dia dos Pais
  • 22/08 – Dia do Folclore
  • 24/08 – Dia da Infância

Datas comerciais de setembro de 2025

  • 01/09 – Início da Semana da Pátria
  • 07/09 – Independência do Brasil
  • 15/09 – Dia do Cliente
  • 22/09 – Início da Primavera
  • 27/09 – Dia de Cosme e Damião

Datas comerciais de outubro de 2024

  • 01/10 – Dia do Vendedor e Dia do Café
  • 04/10 – Dia da Natureza e Dia Mundial dos Animais
  • 09/10 – Dia do Atletismo
  • 12/10 – Dia das Crianças
  • 15/10 – Dia do Professor
  • 25/10 – Dia do Sapateiro
  • 29/10 – Dia Nacional do Livro
  • 31/10 – Dia das Bruxas

Datas comerciais de novembro de 2025

  • 02/11 – Dia de Finados
  • 03/11 – Dia do Cabelereiro
  • 05/11 – Dia do Cinema Brasileiro
  • 06/11 – Dia Nacional do Riso
  • 15/11 – Proclamação da República
  • 17/11 – Dia da Criatividade
  • 20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra
  • 29/11 – Black Friday

Datas comerciais de dezembro de 2025

  • 01/12 – Cyber Monday
  • 04/12 – Dia da Propaganda
  • 21/12 – Início do Verão
  • 25/12 – Natal
  • 26/12 – Boxing Day
  • 31/12 – Reveillon

6 dicas para preparar seu e-commerce em datas sazonais

Agora que você já sabe quais são as principais datas comerciais em 2025, vamos falar sobre planejamento e execução para o seu e-commerce.

Participar das conversas sobre datas comemorativas é muito interessante para o comércio eletrônico. Como vimos, o faturamento do Natal ou Black Friday, por exemplo, faz toda a diferença na receita anual de uma loja virtual

A seguir, confira como fazer com que o seu e-commerce aproveite as datas comerciais do ano que vem da melhor maneira possível.

Planeje com antecedência

Estudar, analisar e selecionar as datas comemorativas de 2025 não deve ser uma tarefa feita em cima da hora: planejamento é a chave para aproveitar as ocasiões para alavancar as vendas. 

Portanto, a melhor hora é agora: selecione quais datas fazem mais sentido com o seu negócio e planeje como participar em cada momento.

Vá além do calendário comum

As datas comerciais existem e fazem parte do imaginário popular. Mas que tal inovar e aderir a outras datas menos populares, como o Dia do Café ou Dia da Pizza?

Por isso, tenha em mãos um calendário comercial atualizado e avalie como a sua marca conversa com cada possibilidade.

Deixe a sua loja com a cara da data

A personalização do e-commerce é o que vai deixar claro ao seu cliente que a sua loja está participando da data celebrativa.

Invista em novos banners, troque cores e imagens, inclua gifs animados, emojis e o que mais fizer sentido – mas não exagere para evitar poluições visuais.

Faça promoções temáticas

O que os clientes mais buscam durante as datas festivas são ofertas que valem a pena. Se houver cupons de desconto e frete grátis, então, melhor ainda!

Avalie como a sua loja virtual pode participar da data promovendo descontos que valem a pena. Assim, aproveite para liberar o estoque dos produtos que estão há muito tempo parados fazendo liquidações temáticas.

Prepare um pacote de comunicações

Comunicar as promoções das datas festivas pode acontecer de várias maneiras: por e-mail marketing, redes sociais, mensagens por WhatsApp Business, entre outras possibilidades.

Portanto, entenda quais são as mais utilizadas por seus clientes no momento de fechar compras e crie um pacote temático, com textos personalizados, artes e banners.

Crie landing pages direcionadas

Ainda na proposta de personalizar a loja para a data, utilize landing pages específicas para centralizar as promoções temáticas, os produtos em oferta e caprichar na personalização.

As landing pages ajudam a entender se as ofertas de datas comemorativas estão adequadas porque fornecem dados de acesso exclusivos.

💡 Uma regra que vale para vários pontos da vida, e que também pode ser considerada, é de que nem tudo o que está disponível deve ser utilizado.

Por exemplo: se existe um dia muito específico no calendário de 2024, como o Dia do Folclore, mas a sua loja não vende produtos relacionados a nenhum segmento que converse com a temática, não precisa participar. 

Se você precisa se esforçar para entrar na conversa, seus clientes também percebem.

Aurea é Jornalista, formada pela PUCRS, e Especialista em Comunicação e Marketing Estratégico. Atua com redação e criação de conteúdo desde 2016, e é redatora para o blog da Yampi.
Como preparar loja virtual para datas sazonais?

Planeje com antecedência
Vá além do calendário comum
Deixe a sua loja com a cara da data
Faça promoções temáticas
Prepare um pacote de comunicações
Crie landing pages direcionadas

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